Sie sind auf Seite 1von 10

As dores do povo em texto e ilustraes do jornal Tribuna Popular (1945-1947) do PCB

Karina Pinheiro Fernandes*

RESUMO: Entre os anos de 1945 e 1947 o Partido Comunista do Brasil esteve na legalidade e mantinha ligao direta com o PC da URSS; neste perodo contava com a publicao do peridico dirio Tribuna Popular. Este jornal representava os problemas dos trabalhadores e as principais pautas do programa do PCB atravs da utilizao de ilustraes de diversos artistas plsticos brasileiros. Este artigo pretende compreender como as dores do povo eram tratadas nos textos e ilustraes deste jornal e as influncias que os mesmos sofreram do realismo socialista sovitico. Para tanto, ser analisada a configurao do Tribuna Popular, suas caractersticas e importncia poltica para o PCB. Palavras-Chave: Tribuna Popular; Partido Comunista do Brasil, ilustraes realistas socialistas. ABSTRACT: Between 1945 and 1947 the Communist Party of Brazil was held on the legality and direct connection with the CPSU, in this period had the publication of daily newspaper Tribuna Popular. This paper represented the workers' problems and the main guidelines of the program of the PCB through the use of illustrations from various Brazilian artists. This article seeks to understand how the "pain of the people" were treated in the texts and illustrations in this paper and the influences that they suffered from the Soviet socialist realism. To this end, we will analyze the configuration of the Tribuna Popular, their characteristics and political importance to the PCB. Keywords: Tribuna Popular, Communist Party of Brazil; socialist realist ilustrations.

A partir de 1942, o PCB Partido Comunista do Brasil comeou a reaparecer na cena poltica nacional. Eram novos tempos nos quais o partido iniciou sua reestruturao aps a derrota no Levante Comunista de 1935, quando foi desarticulado e posto na ilegalidade.
Mestranda do Programa de Ps-Graduao em Histria Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bolsista da Capes.
*

Neste episdio a represso ao partido levou muito vrios de seus membros priso, e mesmo depois de sete anos, muitos ainda estavam encarcerados, entre eles grandes lderes comunistas. Dada esta situao, podemos compreender a dificuldade de o PCB se rearticular. neste perodo em que os ncleos do partido que esto reaparecendo comearam a tentar definir as estratgias de sua ao poltica central. Os impactos da Segunda Grande Guerra trouxeram a oportunidade de mostrar a importncia da ao do PCB no mbito nacional, mas tambm exigiam um posicionamento decisivo no tocante aos questionamentos que se apresentavam ao apoiar a entrada do Brasil na guerra ao lado dos Aliados contra o nazi-fascismo, e para isso apoiar o Estado Novo de Getlio Vargas em uma Unio Nacional. Em agosto de 1943 foi organizada a Conferncia da Mantiqueira em Engenheiro Passos no Rio de Janeiro. Neste evento se definiriam as diretrizes que o partido seguiria dali em diante, e desta forma o Partido Comunista do Brasil se reorganizaria. A partir de ento o apoio ao governo de Getlio Vargas seria um esforo de guerra e de grande importncia por ser parte de um objetivo maior que era a derrota do nazi-fascismo, (SEGATTO, 1981) A partir do ano de 1942 o PCB foi crescendo em poder de influncia e em nmero de militantes. Nos anos seguintes, e com as estratgias que comearam a ser traadas principalmente a partir da Conferncia da Mantiqueira, o partido conseguiu conquistar mais apoio s suas ideias e multiplicar o nmero de seus militantes. De acordo com Segatto, apenas no curto perodo entre os anos de 1942 a 1945 de cerca de cem militantes, o Partido passou para cerca de cinquenta mil. (SEGATTO, 1981) Este foi o momento estratgico no qual os comunistas do PCB encamparam campanhas nacionais privilegiando as questes relacionadas aos direitos sociais, liberdades vrias e ainda a Anistia dos presos polticos. Isso s fez aumentar o prestgio que vinha alcanando com a Unio Nacional desde 1942 at ento:
Assim, quando o ano de 1945 se abriu, nas ruas e entre as elites, cresciam e eram j imensos o prestgio e a fora poltica dos comunistas evidenciados nas lutas sociais que repontavam, nos comcios e manifestaes pela Anistia e pela democratizao do pas, no I Congresso dos Escritores, nas multides em festa nas praas e nas ruas, saudando a vitria contra o nazi-fascismo, afinal formalizada

pela rendio incondicional, assinada em 8 de maio de 1945.(AARO FILHO, 2002:71)

Com a reorganizao do PCB e determinao das diretrizes, bases e estratgias na Conferncia da Mantiqueira em 1942, Lus Carlos Prestes foi escolhido chefe do Comit Central do partido mesmo estando preso. A Campanha da Anistia teve participao fundamental dos comunistas do PCB e em 1945, enfim, obteve resultados positivos, sendo Prestes um dos libertados. (POMAR, 2006) Um balano dos estudos sobre esse perodo compreendido entre 1945 e o incio de 1947 nos mostra que nesses dois anos o Partido Comunista do Brasil obteve conquistas muito importantes. O objetivo de alcanar as massas, proclamado por Lus Carlos Prestes em seus discursos parecia estar sendo alcanado, pois o nmero de membros aumentava exponencialmente. Outro fator que demonstra essa expanso do partido o nmero de candidatos eleitos nos dois processos eleitorais pelos quais participou terem sido significativos, assim como o percentual de votos dos candidatos que no se elegeram. No entanto, no houve escapatria, o Partido Comunista do Brasil teve seu registro cassado e voltou ilegalidade em 1947. Acabava o perodo que parecia to promissor, toda a estrutura partidria, a rede de imprensa, nada resistiria investida das foras repressivas amparadas na deciso judicial. (AARO FILHO, 2002) Essa expanso do PCB no pode ser desvinculada da sua relao com a Unio Sovitica. Aps derrotar a Alemanha na Segunda Grande Guerra, a URSS ganhou um prestgio internacional. O Partido Comunista do Brasil se relacionava diretamente com o Partido Comunista da URSS e procurava seguir suas diretrizes. A poltica de alcance das massas fazia parte destas estratgias e o realismo socialista era um meio de aproximao entre os ideais comunistas e o povo atravs dos diversos tipos de manifestaes artsticas. No Brasil, o PCB , assim como outros Partidos Comunistas do mundo, se alinhou s diretrizes stalinistas e adotou o realismo socialista como a via artstica capaz de traduzir as ideias do partido.

A poltica cultural do PCB neste perodo era parte da doutrina de expanso dos ideais comunistas. A apropriao que este partido fez do realismo socialista e sua verso para a sociedade brasileira enfocava a necessidade de a arte chegar ao que consideravam como classe trabalhadora atravs de temas brasileiros, especialmente aqueles que abordassem a vida do trabalhador do campo ou da cidade. A partir de 1945 o PCB comeou a divulgar no Brasil as bases do realismo socialista atravs do jornal Tribuna Popular. Desta forma, as ideiasfora do realismo socialista chegaram ao Brasil atravs do Partido Comunista do Brasil, onde encontraram artistas que as incorporaram, defenderam e que produziram suas obras a partir das preocupaes sociais trazidas por esta vertente artstica. A arte de temtica social desenvolveu-se na Rssia logo aps a Revoluo Bolchevique, e a partir da dcada de 1920 passou a ser motivo de debates entre artistas e intelectuais a respeito da funo que a cultura deveria ter para a Revoluo e do controle que o Partido Comunista deveria exercer sobre a vida intelectual da populao (STRADA,1989). Com a morte de Lnin em 1924 ocorreram modificaes profundas na direo poltica do governo revolucionrio e na sua postura diante da produo cultural. Em 1934 o realismo socialista, que j tinha suas bases sendo desenvolvidas, foi ento, considerado doutrina oficial e deste ano at 1945 se apresentou como representante dos interesses da classe trabalhadora contra a arte burguesa, capaz de mostrar uma arte em favor da revoluo e definir a burguesia como inimiga da classe trabalhadora. A arte deveria mostrar a vida do proletrio operrio ou campons, ou seja, a arte deveria ser didtica e alcanar o entendimento das massas mostrando sua realidade sofrida e sua superao, idia fulcral da Revoluo (STRADA, 1989). A produo artstica na Unio Sovitica enfrentar forte censura e terror, por serem considerados anticomunistas ou traidores da revoluo quaisquer opositores das diretrizes oficiais. A partir de ento ser radicalizada a postura sovitica em relao cultura e esttica (STRADA, 1989). As propostas do realismo socialista pareciam trazer uma preocupao com o proletariado em virtude de suas lutas e conquistas, a inteno de se fazer uma arte preocupada 4

com questes sociais e no apenas com beleza e decorao. A princpio parece bem interessante e fundamental, mas com mais ateno notamos que o uso autoritrio e repressivo das foras oficiais para impor esta vertente artstica acabou por fazer perder-se o seu encanto. As teses divulgadas eram sedutoras, conquistavam pela idia de uma arte engajada, comprometida com causas dos trabalhadores. (MORAES,1994 :122-123) Nesta vertente, as artes plsticas deveriam ser figurativas, e de fcil entendimento. O carter pedaggico das obras era fundamental, pois as ideias comunistas deveriam sempre ser reproduzidas e transmitidas s pessoas. A importncia da educao poltica para o governo sovitico era comumente defendida nos artigos e discursos.
A expressividade do realismo socialista ligava-se ao gnero figurativo. No se toleravam o abstracionismo e o subjetivismo. A herana do realismo crtico seria interpretada conforme os princpios do partidarismo. Os artistas tinham que buscar uma representao ntida dos sentimentos e das emoes dos homens. Mas nada que lembrasse o expressionismo burgus, que transmitia o desespero, o pessimismo, o descrdito nas pessoas e no futuro e, por conseguinte, acaba por deturpar a vida. (MORAES, 1994:124)

O jornal Tribuna Popular era parte de uma rede de publicaes do Partido Comunista do Brasil. A estrutura organizada era chamada de Imprensa Popular e para atingir variados setores sociais diversificou tambm o enfoque de suas publicaes. Hlio Benvolo Nogueira afirma ainda que no mundo jornalstico e cultural, tnhamos um jornal para cada setor mais importante de atividades (BENVOLO, 2003: 133). Gawrysewski nos explicita ainda o carter destas publicaes com programas to especficos, destacando caractersticas dos contedos, dos temas tratados e de quem as escrevia. Cada publicao tinha um perfil e um pblico bem definido, e para isso a densidade do contedo e a variedade seguiam uma linha especfica para cada um traados de acordo com as estratgias do partido para cada setor que pretendia atingir. (GAWRYEWSKI, 2010) A Imprensa Popular era uma forte rede que abrangia diferentes pblicos e se apresentava com diferentes perfis. Neste conjunto heterogneo, porm articulado, um vis pode ser destacado: o dos peridicos dirios. A estrutura de imprensa diria montada abrangia grandes capitais do Brasil a comear pelo Rio de Janeiro com o Tribuna Popular que 5

comeou a circular em maio de 1945. Logo teriam jornais de carter semelhante em So Paulo, no Esprito Santo, na Bahia, em Pernambuco, no Cear, em Alagoas, em Gois, Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, totalizando dez capitais nacionais. Esta atividade seria essencial para a afirmao do Partido Comunista do Brasil e difuso do movimento que propunha para os trabalhadores. Uma das estratgias para alcanar as massas populares, e aumentar desta forma o nmero de filiados e ampliar o acesso das pessoas s suas propostas foi a estruturao de uma imprensa engajada forte, ativa e que chegasse s pessoas de forma fcil e no seu dia-a-dia. (BUONICORE, 2010). O jornal Tribuna Popular comeou no Rio de Janeiro o que depois constituiria uma rede de publicaes peridicas que dialogaria e faria contribuies numa esfera local. Assim o PCB investia em peridicos, como o jornal Hoje em So Paulo, uma das capitais que se destacavam e se mostravam estratgicas. De acordo com Antnio Rubim, em 1946 eram dez jornais dirios, que alcanavam grandes cidades do pas, grandes em populao absoluta e em importncia no cenrio poltico nacional.
Alm de Tribuna Popular e Hoje, surgem em 1945 Folha Capixaba, em Vitria, lanada em maio; Folha do Povo, em Recife, em novembro; Tribuna Gacha, em Porto Alegre; O Democrata, em Fortaleza; Voz do Povo, em Macei. O Momento passa a ser dirio em maro de 1946. Aparecem tambm em 1946 O Estado de Gois, em Goinia, e o Jornal do Povo, em Belo Horizonte. (RUBIM, 1988:43).

O jornal Tribuna Popular tinha, portanto, grande importncia poltica para o Partido Comunista do Brasil. Sua configurao era estratgica e abrangia uma larga gama de temas. Este jornal era publicado diariamente na cidade do Rio de Janeiro (exceto s segundasfeiras), entre os anos de 1945 e 1947. Este peridico tambm era assinado por pessoas de outras cidades e estados do Brasil. Os exemplares eram enviados para esses assinantes, como demonstram os arquivos da polcia poltica no perodo de circulao deste jornal. O peridico em questo era composto na maior parte de sua existncia de oito pginas, em alguns perodos contou com at doze pginas. Na capa costumava vir uma manchete de

destaque poltico e algumas fotografias e s vezes ilustraes. Os temas eram, geralmente, referentes poltica nacional ou internacional, e ainda algumas notcias sobre o Partido.

(Capa do Jornal Tribuna Popular, 15-11-1945)

Nas pginas seguintes havia matrias mais longas ou continuaes das matrias da capa. Eram comuns artigos de membros do Partido de todo o pas, mas principalmente dos membros que constituam a direo do jornal, como Pedro Mota Lima e outros nomes conhecidos, como Jorge Amado. Alguns artigos de outros jornais de Partidos Comunistas do mundo eram traduzidos e publicados esporadicamente no jornal. Estes artigos traziam temas mais tericos sobre poltica, economia, incluindo anlises de textos marxistas. Mas tambm abrangiam o papel social da literatura e da arte em geral. Os textos costumavam ser longos e ganhavam certo destaque nas pginas internas do jornal. Nas duas pginas centrais do jornal tinha lugar fixo notcias sobre esporte, com fotografias que podiam ocupar quase a pgina inteira. Eram publicados resultados de jogos de futebol, especialmente de times do Rio de Janeiro. O turfe tambm tinha seus resultados publicados diariamente no jornal, alm de notcias sobre os cavalos e os jqueis. Estas pginas que ganhavam tanto destaque pareciam chamar mesmo ateno do pblico leitor. Nas pginas seguintes havia ainda publicaes referentes aos Comits Populares do PCB, como resolues e datas importantes a serem divulgadas. Estes comits eram clulas do Partido em diversos bairros e regies. Encontrava lugar fixo tambm uma sesso, geralmente na sexta pgina, de divulgao de peas de teatro e horrios de filmes em cinemas, neste 7

espao tambm eram divulgadas algumas produes cinematogrficas do PCB e edies de livros promovidas por editoras do Partido, como Horizonte e Vitria. Nestas pginas havia tambm matrias com teor de denncia social, no raro contavam com ilustraes de artistas como Paulo Werneck e destacavam o sofrimento das pessoas. Na ltima pgina, eram comuns matrias e ilustraes desse tipo, pois chamavam ateno do leitor ao tema desenvolvido.

(Detalhe da ltima pgina do jornal Tribuna Popular. Em 18-1-1946)

Este gnero de matrias tinha destaque no jornal, no eram textos muito longos, mas era comum virem com alguma imagem: ou fotografia ou ilustraes. Nestes textos as dores do povo eram ressaltadas num teor de crtica poltica. Nesta imagem acima, por exemplo, podemos ver que a matria Ameaa de despejo pesa sobre o morro vem acompanhada de uma ilustrao de grandes dimenses, desenhada pelo artista Paulo Werneck. Este artista era membro do PCB e contribua regularmente com inmeras ilustraes para o jornal Tribuna Popular. A ilustrao da imagem acima chama bastante ateno; seus traos e a temtica nos levam referncia do realismo socialista j caracterizado. A imagem dura de mulheres carregando latas, possivelmente de gua, sobre suas cabeas mostram o sofrimento destas pessoas, as dificuldades da vida nos morros. Quando vemos esta ilustrao e o ttulo da matria, podemos observar que h um forte apelo s questes sociais que so expostas nesta matria, assim como em muitas outras. O sofrimento dos rostos demonstra a verso que os 8

artistas ligados ao PCB faziam do realismo socialista sovitico e o texto acompanha estas ideias de denncia e ao mesmo tempo de defesa das massas populares com solues ligadas s propostas do Partido. Neste texto da matria, assim como em outros de mesmo carter, possvel observar que a vida do proletariado do campo ou da cidade tem lugar de grande importncia no jornal Tribuna Popular. compreensvel, desta forma, que a intenso de alcanar as massas, declarada pelo PCB neste momento, esteja de acordo com o realismo socialista sovitico que tambm busca essa conexo com os grupos proletrios. No caso do PCB, sua verso no Brasil acaba recorrendo s agruras do povo, seus sofrimentos do dia-a-dia relacionados s condies de moradia, de trabalho, transporte, a carestia dos alimentos bsicos, etc. Desta forma, as ideias do realismo socialista podem ter sido mais um fator para a aproximao do Partido com as massas.

Referncias Bibliogrficas: AARO REIS, Daniel. Entre reforma e revoluo: a trajetria do Partido Comunista no Brasil entre 1943 e 1964. In: REIS, Daniel Aaro; RIDENTI, Marcelo. Histria do Marxismo no Brasil. Vol. 5. Ed. da Unicamp, 2002 BENVOLO, Hlio. Relembranas. Rio de Janeiro, Edio do autor, 2003. BUONICORE, Augusto. Comunistas, Cultura e Intelectuais entre os anos de 1940 e 1950. Disponvel em: http://www.espacoacademico.com.br/032/32cbuonicore.htm , acessado em 25-09-2010. GAWRYSEWSKI, Alberto. Arte visual comunista: imprensa comunista brasileira, 19451958. (Coleo Histria na Comunidade, v. 4) LEDI, Londrina, 2010. MORAES, Dnis de. O imaginrio vigiado. A imprensa comunista e o realismo socialista no Brasil (1947-53). Rio de Janeiro, Jos Olympio 1994. POMAR, Pedro Estevan da Rocha. Comunicao, cultura de esquerda e contra-hegemonia: o jornal Hoje (1945-1952). Tese de doutorado para o PPGCOM da ECA- USP, So Paulo, 2006. 9

RUBIM, Antonio Albino Canelas. Marxismo, Cultura e Intelectuais no Brasil. In: MORAES, Joo Quartin (org.). Histria do Marxismo no Brasil. Campinas: Unicamp, 1988- vol. III. P. 43. SEGATTO, Jos Antnio. Breve Histria do PCB. Livraria Ed. Cincias Humanas. SP, 1981. STRADA, Vittorio. Da revoluo cultural ao realismo socialista. In: HOBSBAWN, Eric. (org.). Histria do Marxismo. Paz e Terra, 1989. Vol. XI. Peridico: Jornal Tribuna Popular (1945-1947)

10

Das könnte Ihnen auch gefallen