Sie sind auf Seite 1von 13

8/4/13

Introduo Geral da Disciplina Cincias Sociais


Professora Maria Elisa Soares Rosa

Introduo
Desde que o ser humano desenvolveu a capacidade de pensar, est em busca de explicaes para os fenmenos que o circundam. A parJr dessa preocupao bsica, o homem se tornou produtor de conhecimento sobre o mundo. Num primeiro momento, as explicaes sobre o funcionamento da natureza e da vida humana eram dadas a parJr de mitos e explicaes mgicas no pautadas em um sistema lgico e coerente. Posteriormente, foram criadas outras formas de conhecer e explicar o mundo, como as religies, a losoa e a cincia. Nesta unidade, nosso propsito idenJcar as diferentes formas de se pensar a vida social e delimitar nosso campo de estudo cienRco.

8/4/13

O conhecimento mJco
O conhecimento mJco se manifesta atravs de um conjunto de histrias, lendas e crenas. Os mitos carregam mensagens que traduzem os costumes de um povo e consJtuem um discurso explicaJvo da vida social. O mito se explica pela f, ou seja, no precisa de comprovao. Segundo Meksenas (1993, p. 39), o mito fez com que o ser humano procurasse entender o mundo atravs do sen6mento e busca da ordem das coisas. Na medida em que o homem desenvolveu sua conscincia, senJu necessidade de descobrir as leis que regem o mundo e procurou entend-lo de um modo racional. Enquanto o mito contribua para o homem aceitar o mundo atravs de histrias, a losoa atuou no senJdo de permiJr o entendimento das coisas atravs da reexo sobre elas.

O conhecimento losco
O conhecimento losco valoraJvo (com o senJdo de emiJr juzo de valor), porm, se apoia na formulao de hipteses, pautado na razo e tem como nalidade buscar uma representao coerente da realidade estudada. Como ilustram Lakatos e Marconi (2009, p. 19), o conhecimento losco caracterizado pelo esforo da razo pura para ques6onar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrendo s luzes da razo humana.

8/4/13

De acordo com Scrates (apud MEKSENAS, 1993, p. 41):


no existe no mundo conhecimento pronto, acabado e que, se desejamos chegar raiz do conhecimento, devemos em primeiro lugar cri6car o que j conhecemos.

O conhecimento religioso
O conhecimento religioso tambm se baseia em doutrinas valoraJvas, mas suas verdades so consideradas indiscuRveis. um Jpo de conhecimento que no se vale diretamente da razo e da experimentao, mas sim da f na revelao divina. Esse conhecimento se imps como dominante no mundo ocidental durante o perodo medieval e, assim, o crisJanismo impediu o orescimento de outras maneiras de conhecer a realidade e se consJtuiu um saber absoluto que jusJcava o poder de uma insJtuio: a igreja Catlica.

8/4/13

Senso Comum e Conhecimento cienRco


Quanto ao senso comum, ele a nossa primeira forma de compreenso do mundo, resultante da herana cultural dos grupos sociais onde estamos inseridos. um conhecimento transmiJdo de gerao em gerao por meio da educao informal e baseado em imitaes e experincias pessoais. Todos os seres humanos possuem conhecimentos prJcos de como agir e de como parJcipar das insJtuies. O senso comum um saber que parte da prJca do homem comum, do no especialista. um conhecimento que se volta compreenso dos dados imediatos e no procura explicaes profundas dos eventos. As transformaes que ocorreram no mundo a parJr do sculo XVI como as grandes navegaes e a internacionalizao do comrcio foram acompanhadas pela crJca ao poder eclesisJco de explicar a realidade. Com a desagregao do mundo feudal, foi conferida uma importncia nica ao conhecimento cien?co. Surgiu uma necessidade histrica de formular um saber que permiJsse estabelecer um critrio de verdade pautado na razo e na funcionalidade.

Questo inicial
Todos ns somos capazes de estabelecer opinies sobre os eventos polJcos e sociais que ocorrem em nossa sociedade. O que diferencia o pensamento do homem comum em seu coAdiano das reexes estabelecidas na Universidade?

8/4/13

Senso Comum X Cincia


A razo, ou capacidade racional do homem de conhecer a realidade, foi denida como elemento essencial para confrontar o dogmaJsmo religioso e a autoridade eclesial. O desenvolvimento da razo conduziu a uma nova aAtude diante da possibilidade de explicar os fatos sociais de maneira lgica e coerente (COSTA, 2005). Senso comum: o conhecimento do homem comum, no especialista. um conhecimento avulso, supercial. Cincia: conhecimento crJco, sistemJco, racional. UJliza mtodos adequados de anlise e formula teorias. Busca um conhecimento exato sobre a realidade. O conhecimento cienRco se pauta na realidade concreta e baseado na experimentao e no apenas na razo. um saber que possui uma ordenao lgica e busca constantemente se repensar. A caractersJca elementar do pensamento cienRco a procura pela verdade atravs do desenvolvimento de mtodos de anlise e de uma linguagem objeJva que evite ambiguidades.

Para reeAr:
Qual a diferena entre conhecimento mAco, losco e cien?co? Por que a universidade o espao do pensamento cienRco? Cada forma de conhecer o mundo representada por insJtuies prprias. O pensamento religioso amplamente difundido por insJtuies religiosas. O senso comum est disseminado por toda a sociedade e encontra nos meios de comunicao de massa espao para sua expresso. Mas, e o conhecimento cien?co?

8/4/13

Papel da universidade
A universidade concebida como centro de criao e difuso do conhecimento cienRco, centro do saber, insJtuio preocupada com a qualicao do ensino, rigor da aprendizagem e o progresso da cincia. Materializa-se pela unio de professores e alunos para o avano do conhecimento e do estudo. Seu compromisso com o desenvolvimento da cincia e da sociedade atravs da formao de prossionais competentes e com slida formao cienRca. Desse modo, nosso foco neste curso se volta para a anlise cienRca da sociedade, pois nosso compromisso insJtucional com o desenvolvimento da cincia. Portanto, nosso compromisso com pensamento cienRco.

Por que estudar Cincias Sociais?


As Cincias Sociais desempenham papel central para a compreenso das foras sociais que vm transformando nossas vidas. um conhecimento capaz de conduzir o homem comum a compreender os nexos que formam a realidade.

8/4/13

O Que sociologia?
Conhecimento cienRco sobre a realidade social que visa estabelecer teorias e confront-las com a realidade. Pressuposto bsico: a sociedade possui uma lgica passvel de ser apreendida. A sociedade, ao contrrio da natureza, obra dos prprios indivduos.

Objeto de Estudo da Sociologia


O Objeto de Estudo da Sociologia a sociedade capitalista. E o que o capitalismo ? um sistema econmico voltado para a produo e para a troca, para a expanso comercial, para a circulao crescente de mercadorias e para o consumo de bens materiais. O lucro se torna a nalidade principal de qualquer aJvidade econmica.

8/4/13

Formao da sociedade capitalista


Renascimento: Movimento losco e arRsJco que conduziu ruptura com o mundo medieval, com caractersJcas agrria e teocrJca, e formao do mundo moderno, urbano, burgus e comercial. Contexto histrico: Sculo XVI, momento de desenvolvimento do comrcio e da navegao, do contato com outros povos. Formao de uma nova classe social: burguesia comercial.

Uma nova mentalidade


Formao de uma mentalidade laica, na medida em que o homem vai se desligando dos dogmas religiosos. O conhecimento deixa de ser revelado como resultado de uma aJtude de contemplao e f e volta-se a reexo baseada na razo. O homem passa a se senJr livre para pensar e criJcar a realidade e se concebe como agente dos acontecimentos.

8/4/13

Ilustrao seculo XVIII


Movimento losco que propunha uma aJtude curiosa e livre; convico na razo como fonte de conhecimento; Valorizao da pesquisa cienRca e disseminao de aJtudes de planejamento. Busca da novas formas de organizao social que garanJam a realizao do homem na comunidade e o exerccio da liberdade. O poder visto como construo lgica e jurdica, independente de quem ocupa, de forma temporria e representaJva.

Estado Nacional
Surge o conceito de Estado Nacional um territrio soberano onde imperava uma polJca que privilegiava o desenvolvimento econmico e as necessidades do mercado. A nao deveria se orientar por uma polJca que favorecesse a prosperidade e a acumulao de riqueza e que Jvesse o indivduo agente. Propunha uma nova forma de governo pautada na legiJmidade popular. Defesa da igualdade jurdica, da democracia e da liberdade de manifestao polJca.

8/4/13

Principais representantes da ilustrao


Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) Armava que a vida social deveria se basear no interesse comum e no consenJmento unnime dos homens em renunciar s suas vontades parJculares em favor da coleJvidade. John Locke (1632-1704) Defesa do sistema consJtucional, da liberdade individual e respeito propriedade. Adam Smith (1732-1790) revela a importncia do trabalho na formao das riquezas. A economia deveria ser regida por leis naturais da oferta e da procura (a livre concorrncia).

Transformaes sociais do sc. XVIII Revoluo Francesa


Revoluo popular que pem m a monarquia absoluJsta na Frana. Inuenciada pelos lsofos iluministas conduziu a sociedade francesa : Pr m aos privilgios da nobreza. Decretar a autonomia do Estado face da Igreja; consco das suas propriedades. Amparar e incenJvar a aJvidade empresarial.

10

8/4/13

Transformaes sociais do sc. XVIII Revoluo Industrial


Acumulao de capital ocorrida desde o sculo XVI, fruto da brutal explorao colonial e do escravismo. O desenvolvimento de novas tecnologias oriundas do desenvolvimento cienRco. Desenvolvimento da manufatura e do parcelamento do trabalho.

Nova estrutura da sociedade


Reordenao da sociedade rural, com signicaJva migrao da populao para os centros urbanos. Destruio das relaes de servido. Surgimento de um novo Jpo de trabalhador (o operrio), e de uma intensa diviso do trabalho.

11

8/4/13

Condies da classe trabalhadora


Extensas jornadas de trabalho que chegavam a 16 horas por dia. UJlizao da mo-de-obra infanJl e feminina. Precrias condies de habitao na periferia das grandes cidades. Epidemia de doenas como Jfo, clera e febre amarela.

Consequncias da revoluo industrial


Formao da mulJdo e da preocupao com a pobreza que essa mulJdo revela, exibindo nas ruas suas necessidades. Momento de consolidao do capitalismo como modo de organizao social e da burguesia como classe social dominante.

12

8/4/13

Pergunta e Resposta
A Revoluo Industrial signicou um conjunto de transformaes em diferentes aspectos da aJvidade econmica (indstria, agricultura, transportes, bancos, meios de comunicao, etc), que levou a armao do capitalismo como modo de produo dominante. Quais so as classes sociais bsicas do capitalismo? a)Nobreza e camponeses b)Senhores feudais e servos c)Patrcios e plebeus d)Burguesia e proletariado e)Classes mdias RESPOSTA: Burguesia e proletariado

O pensamento cienRco sobre o social : o PosiJvismo


Inuncias: Darwinismo social: crena de que todas as sociedades evoluiriam num mesmo senJdo. Organicismo: A sociedade era concebida como um organismo consJtudo de partes integradas e coesas que funcionavam harmonicamente.

13

Das könnte Ihnen auch gefallen