Sie sind auf Seite 1von 6

SUMRIO

1. Histria da Loucura --------------------------------------------------------------- 01 1.1 Sociedades Pr-Histricas e Antigas --------------------------------------------- 01 1.2 Grcia e Roma Antigas ------------------------------------------------------------- 02 1.3 Idade Mdia -------------------------------------------------------------------------- 03 1.4 Renascimento ------------------------------------------------------------------------- 04 1.5 Idade Clssica ------------------------------------------------------------------------ 05 2. O Surgimento da Clnica Psiquitrica ------------------------------------------ 08 3. O Normal e o Patolgico ----------------------------------------------------------- 15 3.1 A normalidade como mdia estatstica: anlise do conto O Alienista ------------- 16 3.2 A normalidade como normatividade segundo G. Canguilhem ------------------ 20 3.3 Caso clnico ilustrativo Witty Ticcy Ray ---------------------------------------- 24 4. A Psicopatologia como um Campo de Disperso do Saber ------------------ 27 5. Diagnstico psicopatolgico e diagnstico estrutural ------------------------- 34 6. Semiologia Psicopatolgica --------------------------------------------------------- 55 6.1 A conscincia e suas alteraes ------------------------------------------------------ 57 6.2 A ateno, a orientao, as vivncias do tempo e do espao e suas alteraes ------------------------- 68 6.3 A sensopercepo e suas alteraes ------------------------------------------------- 73 6.4 A memria e suas alteraes --------------------------------------------------------- 80 6.5 A afetividade e suas alteraes ------------------------------------------------------- 85 6.6 A vontade, a psicomotricidade e suas alteraes ---------------------------------- 91 6.7 O pensamento e suas alteraes ------------------------------------------------------ 95 6.8 A linguagem e suas alteraes ------------------------------------------------------ 104 7. Consideraes finais ------------------------------------------------------------------ 110

Psicopatologia crtica: guia didtico para estudantes e profissionais de Psicologia

Rogrio Paes Henriques

Sobre o autor: Psiclogo pela Universidade Federal do Esprito Santo (1999) tendo sido bolsista do PET/CAPES de 1995 a 1999. Mestre em Sade Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2003). Doutor em Sade Coletiva pelo IMS/UERJ (2008). Atuou como psiclogo estatutrio da Prefeitura Municipal de Serra/ES, compondo uma equipe matricial em Sade Mental junto Estratgia de Sade da Famlia (ESF), e como docente na iniciativa privada (20042008) e, a partir de 2009, professor adjunto do Departamento de Psicologia (DPS) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde leciona a ctedra de Psicopatologia para os cursos de Psicologia e Medicina. Tem experincia prtica na rea de Sade Coletiva, com nfase em Sade Mental e Ateno Bsica. Vem se dedicando ao estudo da chamada "clnica da psicose", de uma perspectiva psicanaltica, pensando-a na sua interseo com os dispositivos da sade. Contato: rsphenriques@hotmail.com

Poetas e romancistas so nossos preciosos aliados, e seu testemunho deve ser altamente estimado, pois eles conhecem muitas coisas entre o cu e a terra com que nossa sabedoria escolar no poderia ainda sonhar. Nossos mestres conhecem a psique porque se abeberaram em fontes que ns, homens comuns, ainda no tornamos acessveis cincia. (S. Freud, O delrio e os sonhos na Gradiva de Jensen).

(...) em nossa profisso, sem dvida alguma, muito melhor conhecer bem a obra de Sfocles, Eurpedes, Shakespeare, Dostoievsky e Machado, do que decorar sndromes, cdigos e listas. O que vemos realmente todos os dias em nossos consultrios e enfermarias so frustrados dipos, Orestes e Electras, ou prosaicos Hamlets, Karamazovs e Bentinhos, e no as siglas vazias do DSM-IV. (C. L. Bastos, Manual do Exame Psquico)

PREFCIO Este livro prope-se a suprir uma lacuna nos escritos sobre psicopatologia cuja nfase tecnicista voltada ao pragmatismo mdico costuma, no geral, afastar os leitores mais crticos servindo como guia didtico de leitura aos estudantes e profissionais da psicologia, fomentando discusses e contemplando reflexes pertinentes a essa disciplina especfica das cincias humanas. A adjetivao da expresso psicopatologia no ttulo deste trabalho meramente descritiva, referindo-se to-somente dimenso de criticidade que tentamos resgatar aqui, e no a mais um especialismo emergente. Nossa abordagem crtica em psicopatologia holista (do grego holos = todo) sendo, portanto, incompatvel com qualquer fragmentao desse saber em especialidades. No temos a pretenso de escrever um manual de psicopatologia, ao menos por dois motivos principais: (1) este guia no substitui os textos didticos bsicos a partir dos quais redigimos cada captulo, os quais continuam sendo leituras indispensveis formao ou atuao profissional; antes, pretendemos, a partir das leituras desses textos bsicos, sistematizar o debate pertinente psicopatologia, que ocorre no campo multiprofissional da sade mental, assinalando para os estudantes de psicologia e psiclogos os pontos cruciais que lhes dizem respeito; assim, sentimo-nos mais portavozes de um discurso polifnico j existente, que clama por sistematizao, do que autores no sentido poitico (do grego poiesis = criao) do termo; alm disso, (2) este no constitui um guia prtico, no sentido de explicar ou compreender, mas sim de problematizar; ao invs de fornecermos respostas aos problemas pertinentes psicopatologia com os quais os profissionais da psicologia lidam na sua prtica clnica cotidiana, pretendemos, primeiro, formular tais questes de forma correta, condio indispensvel para qualquer esboo de resposta que se pretenda consistente. Este guia surgiu de um esforo de compilao e construo narrativa de planos e esquemas de aulas da disciplina de Psicopatologia Geral I, preparadas e ministradas pelo autor aos cursos de graduao em psicologia, no decorrer dos seus seis anos de magistrio nessa rea, e como tais, refletem as idiossincrasias (positivas e negativas) do registro de transmisso oral. Convidamos, portanto, o leitor apreciao deste trabalho sem a garantia de que seu esforo ser recompensado no final, cabendo a ele julgar sua pertinncia e relevncia. De antemo, agradeo s leituras atentas e crticas. Aracaju, 30 de maro de 2010.

Aos meus alunos e ex-alunos, que exigem ou exigiram de mim este esforo de poesia.

Das könnte Ihnen auch gefallen