Sie sind auf Seite 1von 5

LEOS ESSENCIAIS DE LARANJAS

A Laranja uma fruta que foi criada pelo homem a cerca de 2mil anos atrs na China partir do cruzamento do pumelo (Citrus mxima) e da mandarina (Citrus deliciosa). De l para c, com intercruzamentos surgiram dezenas de variedades, algumas bem exticas, outras que fizeram histria com seu sabor e importncia prpria.

Para os apaixonados por estes frutos magnficos, a Laszlo conseguiu ter em mos uma coleo de leos essenciais de laranjas nica, merecedora de estar na prateleira de todo bom colecionador de leos essenciais e perfumista. No perca esta chance, pois algumas variedades so raras e possveis de serem conseguidas somente com muita dificuldade.

O leo essencial de laranja possui alto teor de d-limoneno, molcula que tem sido estudada com profundidade pela cincia em uma variedade muito ampla de usos. Dentre alguns dos potenciais do leo de laranja e do d-limoneno encontram-se as seguintes indicaes:

1. Drenagem linftica e atuao positiva em problemas de m circulao; 2. Cncer e tumores, o d-limoneno tem mostrado potencial teraputico em estudos clnicos em humanos; 3. Estudos mostraram que o leo de laranja espanta cupins e baratas; 4. O leo de laranja possui ao ansioltica e levemente calmante em estudos; 5. Segundo a aromaterapia o leo de laranja desperta a alegria e motivao pela vida eliminando estados depressivos; 6. O leo de laranja ajuda a limpar o sangue de gordura acumulada, contribuindo no tratamento da ateroesclerose;

7. O d-limoneno do leo de laranja, junto de outro componente possui ao lipoltica, ou seja, ajuda na perda de gordura localizada por ser termognico; 8. O leo de laranja um leve vasodilatador, podendo ajudar sutilmente a controlar a presso sangunea alta; 9. O leo de laranja contm citral e mirceno, componentes capazes de inibir a enzima tirosinase que produz a melanina na pele, o que ajuda a diminuir a formao de manchas escuras de pele (desde que em tomar sol); 10. O d-limoneno do leo de laranja um potente depurativo, ajuda na desintoxicao do corpo por aumentar a atividade das enzimas da glutationa, o que no s desintoxica o corpo de toxinas e radicais livres, como tambm promove hepatoproteo; 11. O leo de laranja ajuda na melhora de sintomas de priso de ventre (usado especialmente 3 gotas com 1 colher de sopa de mel num copo d'gua todas as noites antes de dormir, sendo este tambm um excelente recurso contra a insnia; 12. O leo de laranja ajuda a eliminar mau cheiro nos ambientes (isso vale para cheiro de urina, alho, peixe, cigarro e mofo); 13. O leo de laranja em pesquisas brasileiras mostrou potencial anti-ulcerativo, sendo til em gastrites e lceras estomacais; 14. O seu uso gastronmico muito comum, sendo empregado este doce leo essencial em bolos, musses, chocolates, tortas e cookies.

LARANJA DA TERRA (AMARGA) LARANJA DARK VAR.BENDEL GT BELIZE LARANJA LIMA LARANJA PRA OE LARANJA PRA LFC OE LARANJA SANGUINEA OE LARANJA TAQUARI OE LARANJA VALNCIA LARANJA DA TERRA (AMARGA)

Esta laranja, tambm chamada de bigaradia, marcou

histria. At a idade mdia era descartada por ter sabor amargo intragvel, mas os ingleses ento descobriram que dava uma maravilhosa gelia que combinava perfeitamente com o ch preto. Assim, esta laranja comeou a se popularizar no comrcio europeu ganhando mercado finalmente. Seu leo essencial possui teor mais elevado de linalol que lhe confere ao ansioltica mais marcante que as outras laranjas. Linalol o mesmo componente calmante presente no leo de lavanda. Produo nacional.

LARANJA SANGUINEA

Esta uma laranja rara, e mais raro ainda o seu leo essencial. Recebeu este nome de "sangunea"; pois sua polpa vermelha como o "sangue". Se qualifica ao lado da laranja dark como um dos melhores leos de laranjo mundo. Super aromtica, de perfume intenso e doce, tambm rica em linalol, agregando poder sedativo como a laranja amarga. Importado da Itlia.

LARANJA DARK

A laranja dark recebe este nome devido polpa e leos escuros. produzida partir de espcimes selvagens em Belize, sendo portanto tambm um produto raro e importado. Fora a cor caramelada do leo, possui um perfume forte, intenso e super adocicado. Um produto especial para perfumistas que buscam notas ctricas especiais. Tambm junto da laranja sangunea e amarga possui mais linalol, sendo outra laranja potente como ansioltica.

LARANJA LIMA

A laranja lima uma aquisio recente da Laszlo, proveniente de uma nova indstria de sucos que nasce no Brasil, um leo mais cido, intensamente rico em

d-limoneno, sendo um produto muito especial para uso esttico em drenagens linfticas, como depurativo e desintoxicante.

LARANJA PRA & LARANJA PERA LFC

A laranja pra a variedade mais produzida no Brasil para a indstria de sucos. A maioria de todo o leo de laranja doce comercializado proveniente desta variedade. Recentemente a Laszlo obteve leo essencial de laranja pra LFC que significa "Livre de FuranoCumarinas (LFC)". As furanocumarinas so os componentes presentes nos leos ctricos responsveis por sua capacidade de manchar a pele se exposta aos raios UV do sol. No leo LFC estes componentes so retirados por um processo de destilao com temperatura controlada, e o leo pode ento ser empregado sem qualquer risco sobre a pele em exposio seguida direta ao sol.

LARANJA TAQUARI

A laranja variedade taquari outra espcie recentemente adquirida pela Laszlo e que empregada por algumas indstrias de suco do sul. Possui uma nota aromtica muito parecida com a laranja valncia.

LARANJA VALNCIA

A laranja valncia junto da pra faz parte das laranjas de alta produtividade para suco. Como subproduto surge ento seu leo essencial. Uma laranja muito comum na Itlia e que gosta muito de sol. Possui um aroma menos cido que a laranja pra, sendo assim portanto mais doce.

LARANJA 5X

Este leo essencial de laranja de fato um leo

deterpenizado, ou seja, que passou por um processo de limpeza de seus terpenos. De um total de cerca de 10% de componentes aromticos, os outros 90% so de monoterpenos com aroma menos intenso. Subindo cerca de 5 vezes os 10% de compostos aromticos que vo para cerca de 50%, reduz-se a parcela de monoterpenos (principalmente d-limoneno) a 50%. Isso d origem a um leo extremamente perfumado, muito apreciado na indstria de sucos, perfumaria e psicoaromaterapia, pois poucas gotas so capazes de aromatizar enormes auditrios.

Todos estes leos de laranja e outros voc encontra na Laszlo Aromaterapia www.laszlo.com.br <http://www.laszlo.com.br <http://www.laszlo.com.br> >

Aprenda mais sobre este facinante universo dos cheiros e dos leos essenciais naturais. Faa um curso de aromatologia no IBRA: www.ibraromatologia.com.br <http://www.ibraromatologia.com.br%20 <http://www.ibraromatologia.com.br %20> >

Laranja sangunea

Para os estudiosos aprofundados, neste link (www.laszlo.ind.br/campanhas/laranjas.zip <http://www.laszlo.ind.br/campanhas/laranjas.zip <http://www.laszlo.ind.br/campanhas/laranjas.zip> > ) possvel baixar as cromatografias dos nossos leos e comparar a diferena de qualidade entre as espcies.

Das könnte Ihnen auch gefallen