Sie sind auf Seite 1von 6

Princpios e mtodos da auto-educao AULA 1 - CONDIES PSICOLGICAS

00:00 - Toda educao auto-educao, pois o sujeito ativo do processo educacional o prprio est dante. - Nunca existiu auto-educao absoluta, pois todos precisam de orientao externa. 01:50 - Necessidade do modelo que possui metas e objetivos. - Existem metas sem grandes pretenses (escolas tcnicas) e metas profundas (que alt era a estrutura da inteligncia - educao jesutica). - No existe modelo geral, pois cada modelo tem seus objetivos e seu pblico-alvo. 07:00 - Existem no Brasil, inmeros profissionais e intelectuais que exercem trabalhos d e grande respeito, porm sempre limitados ao quadro pedaggico que representam, sem ter um alcance cultural mais geral (no versa sobre temas que auxiliam na compreen so atual da situao brasileira). - Alta cultura: produes culturais de alta qualidade que so uma resposta aos temore s, angstias e questes existenciais daquele momento. - Como as questes fundamentais so de algum modo vivenciados por todos, estas queste s so o eixo, o centro unificador de uma determinada cultura (ex.: cultura sovitica do sec.XX sempre faz referncia ao regime ditatorial russo). - No importa o assunto nominal, mas sim o ngulo existencial em que voc est encarando o problema. - Brasil: no h nenhuma tentativa de explicar o que ser brasileiro. 16:00 - O indivduo no Brasil nasce sem sabe o pano de fundo histrico no qual est inserido e, por esta razo, no sabe qual seu papel. - Um dos efeitos mais bvios a total insegurana e a consequente, busca em se agarra r em algo firme. "No sabem o que a sociedade est exigindo delas, no sabe as regras de conduta que as levaro ao sucesso ou ao fracasso, no sabem se esto agradando ou desagradando, no sa bem se so aceitas ou no". - Falta de valoras, carter, fibra e coragem: resultado da insegurana. - Quando as pessoas esto inseguras, o reflexo de fazer a coisa certa nunca aparec e. A preocupao de como ir se preservar. A preservao naturalmente algo impossvel. - A histria do indivduo a histria de seus feitos baseados na pergunta: o que a cois a certa a ser feita? - Modelos de roteiro: correspondncias com sua urgncia interior. REpertrio de escolh as. - Modelos fortuitos: surf. - Segurana = sensao de ser algum. 24:30 - O desejo de parecer normal se torna uma obsesso neurtica. E este o objetivo de v ida dos brasileiros. - O problema que a coletividade no se interessa em voc, o que gira um vazio, que p or sua vez, exige mais a aprovao dos outros. - Brasil o campeo de depresso. - As pessoas esto assustadas e no conseguem reagir intelectualmente contra o que q uer que seja. - Os intelectuais realizam diversos diagnsticos, porm sempre utilizando de ferrame ntas profissionais bem especficas, tornando estes bastantes estreitos, pobres e , por que no inteis. s vezes, estes diagnsticos esto viciados por preconceitos ideolgic os. - "A atividade normal do esprito humano que tentar apreender o que est acontecendo

e represent-lo de acordo com os instrumentos que voc tem simplesmente cessou." 35:30 - Algum sinal de que alta cultura exisitu precisa existir para despertar o desej o. - Tudo aquilo que feito com finalidade escolar no tem finalidade alguma. No possui efeito nenhum no mundo real. - A totalidade dos trabalhos publicados no Brasil teve finalidade escolar. - O trabalho cientfico tem importncia se transcender a finalidade escolar. Adicion ar-se no fio da histria daquela cincia. - "Voc s mostrou para sua me que voc um bom estudante" 47:50 - Movimento de idias na Frana. Crise na literatura, mas isto objeto de constante d ebate. 50:00 - Meta ou modelo: fazer as coisas do jeito deles. CPIA - Relatos de Carpeaux: Abundncia de modelos. Quando voc no tem isso no seu ambiente imediato, voc deve buscar modelos remotos e de forma indireta = LEITURA. *Modelo na Histria da Arte: Max Bordgard *Modelo no Jornalismo Poltico: Carl Krauss *Modelo de Dialtica: Bendito Croch(dialtica que vem de Hegel). - Atravs destes modelos voc compe sua vocao. - constante remodelao dos modelos = AUTO-EDUCAO. - Modelos tem uma funo inspiradora e esttica (simboliza o que voc pode e quer ser) - TesTE: ler um livro e sentir a vontade de ter escrito aquele livro. *Eric Vail - Expositor da filosofia alheia - alemo que escrevia em francs. *Paul friedlender - PLATo *Santo Toms de Aquino - Chesterton - comeo da auto-educao: coleo de modelos - O modelo indica um padro, standard, uma rgua. 1:18:00 - Ausncia de histria no Brasil (coisas fsicas, como edifcio) impossibilita a criao da memria - Quando no temos estes testemunhos fsicos, temos que imaginar. - Os sinais escritos permanecem . 1:22:00 - Dilogo entre intelectuais forma a alta cultura nacional - Este dilogo inexiste no Brasil, pois s sobrou o dilogo miditico, predominantemente ideolgico e partidrio. 1:30:00 - Formao da conscincia. Nascemos com um Eu potencial. Este EU nasce das tentativas de marcar seu territrio. - O eu se forma na tentativa de exteorizar mas se constitui daquilo em que voce falhou em exteriorizar (aspectos ntimos que a linguagem e as aes no conseguem repres entar, de tal modo que s muito pouco do nosso Eu exteriorizado). - diferente da imagem (aquilo que vc que aparecer) . O importante so os fatos. - Vivemos na ditadura do Imagem - A auto imagem deslizante e varivel. O que vale os acontecimentos. - O que foi feito pode ser esquecido, mas no desfeito. *Parmenides: "O Ser Eterno". - Existe tambm uma histria dos pensamenteos, mas isto deve ser feito depois da his tria dos fatos. - Modelo: determina o mnimo que devo fazer. A constelao de modelos o comeo da auto-e ducao.

1:49 - H dilemas que no possuem soluo para voc, neste caso h que deixar a soluo para a REA ADE, pois no existem na esfera lgica (do pensamento). Desistencia de dominar as co isas intelectualmente. - As obras de arte geram a vontade de imit-las ou somente admir-las. - A arte da lgica se contitui interiramente de pensamentos possveis no de coisas re ais. O conceito de real no existe em Lgica. uma articulao do que voc j sabe. - Esta noo te mantm sempre aberto * Gilbert Haight - Teaching (1:55:25) 2:22:55 - Aquilo que voc realmente quer a medida do que voc pode. A vontade unifica todas as nossas energias para a realizao do objetivo. - Existem sentimentos que confundem nossa busca, como a inveja. A inveja um sent imento paralisante onde nada se faz, deixando o sujeito se corroendo. Louis lavelle e Schelling =============================================================== AULA 2 - ASPECTOS PRTICOS 00:00 Comear pelo estudo da Educao. Utilizar uma "Histria da Educao" Levantar os momento culminantes da educao, como: Grcia Antiga; Sec.XII e XIII na Eu ropa; Romantismo Alemo Sec XVII e XIV; Viena no sec. XX. Outros mtodos: Vedanta, na ndia e Letrados chineses, na China. 03:40 No se envolver em discusses quando se tem uma motivao emocional. Quando se houve uma opinio contrria, deveramos perguntar: "como essa pessoa percebe as coisas". A ser necessrio fazer um exerccio stanislavisquiano com o outro. *Stanislav: "A construo do personagem" "A preparao do ator".

Tcnica da memria afetiva: buscar na sua memria situaes anlogas.Exteriorizao similar ( ruturalmente semelhantes) a emoo do personagem. *Experincia do psicologo William Sargant com soldados que haviam participado da G uerra da Coria.

14:00 Entender o contedo explcito mas tambm as percepes que esto por trs. Muitos autores, po uma ausncia de contedo e vocabulrio, no expressam o que percebeu mas o sim um disc urso confuso. Leibniz: "Eu concordo com tudo que leio" Diferir o momento da compreenso e do julgamento. No devemos nos recusar a nos envo lver com idias adversas ou repugnantes. As informaes biogrficas e histricas ajudam. 19:00 Muitas vezes no trajeto que vai da percepo, passando pela motivao at a expresso existe um erro. A expresso do que voc sente o instrumento fundamental da Educao. Fazer da maneira ma is exata e personalisada possvel. Termos prpios e genricos (termo prprio do vocabulrio).

Desenvolvimento do vocabulrio deve vir par-e-passo com o desenvolvimento da capac idade de observao e distino do objeto que se deseja estudar ou expressar. Quem no tem habilidade artstica no tem nada. Aristteles: "todo conhecimento comea pelos sentidos". preciso mapear o caminho da percepo sensvel ao conceito abstrato. Base do conhcecimento: percepo e imagens, ou se ja, o Mundo da Arte.

Tudo comea com a percepo sensvel. Se voc tem o conceito abstrato mas no sabe qual foi a sequncia inteira das transformaes desde a percepo sensvel, ento voc no sabe do que st falando. Ex. Se uma pessoa viu o conceito de VACA num dicionrio mas nunca viu u ma VACA Saber a diferena entre um conceito cientfico - classe de objeto - e uma figura de linguagem - a impresso que voc teve diante de um objeto. Acaba que o sujeito fica sabendo o conceito geral e articulao entre os conceitos, mas sem nenhuma relao com o objeto estudado em si. Dominar a linguagem at ao ponto de voc se tornar um escritor. Impropriedade vocabular viciosa

O Scio-construtivismo eliminou o domnio fontico-silbico bsico, partindo direto para f unes superiores da linguagem, como a expresso. Se voc no tem os domnio dos elemntos bs cos da linguagem, no possvel fazer uma construo personalizada, sobrando sempre uma e xpresso convencionada, por mais que se acha que se est sendo criativo. 51:00 *Apostila - Inteligncia: Verdade e Certeza Graduar o nvel da certeza e das nossas opinies. *Emile Chartier - "Pensar aquilo que voc pensa" As opinies que mais nos escravizam so aquelas que no conseguimos expressar, justame nte porque no possuem uma concretude que nos permite analis-las. O conjunto dos conhecimentos que voc tem s vale na medida que voc saiba classific-lo s Chaves classificatrias: 1 - Importncia subjetiva (Aquilo que voc realmente sabe, aquilo que define seu cart er de forma secundria, conhecimentos possveis). 2 - 4 nveis de cradibildiade objetiva (vide apostila) *Diagramas sobre as chaves classificatrias do conhecimento que foram dadas no cur so Introduo Vida Intelectual. Pedir por e-mail. 3 - Gneros literrios *Livreto escrito por Olavo 4- Lugar do conhecimento no sist. das cincias. 01:03:00 - No confundir f com crena reiterada. Uma coisa que voc no consegue imaginar , voc no pode classificar, e assim no pode entender. 1:13:00 *Sistema das Cincias. Os departamentos de uma universidade tem uma diviso meramente administrativa. *Miguel Reale: Noes preliminares de Direito - dcadas de discusso sobre qual o objeto de estudo do Direito. Nenhuma diviso resolve o problema, mas importante ter uma noo da dificuldade de cla

ssificao para saber em que territrio estamos pisando. 1:44 *CONDITIONS DE L'ESPRIT,LES Fourasti, Jean * Feuerstein - para casos mais desesperados (mongolides) AULA 3 05:00 Mapear o terreno: Especialista em informao cultural. Mnimo 01 ano. Orelhas, ndices, resenhas, etc. de livros. 08:50 Pegar uma Histria de cada matria. Para ser consultados: cronologia de autore s(cronologia e obras. Fazer da publicao a diviso e das cronologia fontes primrias da divulgao e secundrias. das idias). 32:00 Histrias das Filosofias *Frederic Coplesstone Ler mais tarde. Pegar mais meticulosas *HISTORIA DE LA FILOSOFIA II 2 - FRAILE, GUILLERMO *nicolas timachef - teoria sociolgica !!Olavo falou que vai dar uma listinha bibliografica *Pequena bibliografia critica da lit. Brasileira - Carpeaux -Livretinho sobre sist. de arquivamento de O.de C. *Dicionario dos Filosofos - Marins Fontes * ferrater moura * Andre lalande http://www.amazon.ca/Vocabulaire-technique-critique-philosophie-nouvelle/dp/2130 585825/ref=sr_1_1?s=books-en-francais&ie=UTF8&qid=1376345700&sr=1-1 - Criar um mapa da ignorncia *Jos Honrio Rodrigues (1949) Teoria da Histria do Brasil: introduo metodolgica (1966) Vida e histria (1979) Histria da Histria do Brasil. 1a Parte: A historiografia colonial. *G. P. Gooch - Principais historiadores do sec.XIX * Nocoes e filosofia do Direito *nocoes e filosofia do direito del vecchio - Maquieavel - exemplo de Olavo como ele fez uma pesquisa comecando pela opiniao dos criticos e logo com sua opinio. *Social philosophies of an age of crisis / by Pitirim A. Sorokin [Hardcover] Pitirim Aleksandrovich (1889-1968) Sorokin

*Contemporary Sociological Theories (1928 Edition) Sorokin *History and Transcendensce - http://www.amazon.com/Transcendence-History-Ultima cy-Societies-Postmodernity/dp/0826214762/ref=sr_1_sc_1?ie=UTF8&qid=1376358681&sr =8-1-spell&keywords=History+and+Transcendensce 2:15 - Ambiente etico-estetico-cognitivo interere na nossa percepo

Das könnte Ihnen auch gefallen