Sie sind auf Seite 1von 8

Prof. Eduardo F.

Sallenave

Grcia Antiga
Perodo Pr-Homrico (2800-1100 a.C.)
Tambm chamado de Idade do Bronze.

Civilizao Cretense ou Minica (apogeu 1700-1450 a.C.) Grandes palcios labirnticos; povo pacfico (cidades sem muralhas, cermicas sem cenas de batalhas). Contatos comerciais e culturais com os demais povos do mar Egeu e Mediterrneo. Religio: estatuas de mulheres (deusa-me); sacralizao do figura do touro. Arte: representaes da vida natural em cermicas e afrescos. Escrita em linear A. Colapso: invaso dos aqueus (micnicos) por volta de 1400 a.C. Civilizao Micnica (apogeu 1400-1230 a.C.) Influenciados pelo contato com Creta (desenvolvem a escrita linear B, assumem as rotas comerciais e adaptam o modelo palaciano). Sistema monrquico centrado no palcio. Sociedade blica: cidades muradas e presena de carros de combate, armas de bronze. Mas no h evidncia de unificao poltica entre as cidades; a cidade mais preeminente era Micenas. O comrcio se confundia com a pirataria. Grandes tmulos e ricos tesouros funerrios. Decadncia: presso gradual dos dricos (dominavam o ferro) por volta de 1200 a.C. incio da chamada "idade das trevas". Explicao anloga da queda de Roma.

Prof. Eduardo F. Sallenave

Perodo Homrico (1100-800 a.C.)


Tambm chamado de Idade do Ferro. Consequncias das "invases" dricas: grande ruptura, decadncia da organizao palaciana, ruralizao, desaparecimento da escrita, interrupo das relaes comerciais no Egeu e Mediterrneo (o mar se torna uma barreira), isolamento entre as localidades gregas, migrao para outras regies (1 dispora grega), declnio populacional, pobreza material.

Poemas picos homricos, aproximadamente do sculo VIII a.C.: Ilada e Odisseia. So a principal fonte histrica sobre este perodo. Mistura de trs temporalidades nos poemas: Idade do Bronze, Idade do Ferro, tempo de Homero resultado de uma longa tradio oral difundida por bardos itinerantes (os dois poemas so uma costura de lendas e memrias de pocas antigas que ganham forma escrita no sculo VIII a.C.). Comunidade gentlica (genos): unidades agrcolas autossustentveis lideradas pelo patriarca. No h um forte poder centralizado ou a figura de um poderoso rei. Poemas de Hesodo, contemporneo de Homero: Teogonia (Nascimento dos Deuses) e Trabalhos e Dias (sucesso da decadncia das idades: Ouro, Prata, Bronze e Ferro).

Perodo Arcaico (800-500 a.C.)


Fim da "idade das trevas": ressurgimento da escrita (adaptao do alfabeto fencio). Renascimento do comrcio e artesanato (tenso social entre os enriquecidos e a aristocracia de nascimento); crescimento populacional; contato com outras regies do Egeu e Mediterrneo; migrao e colonizao (2 dispora grega). 776 a.C. primeiros jogos olmpicos. Gradativa formao da plis: unio de vrios genos; governo aristocrtico (grandes proprietrios de terras, os euptridas). Acrpole: parte alta da cidade, local dos prdios principais. gora: praa central, local dos debates polticos. Predominantemente agrcolas. Desenvolvimento da falange de hoplitas.

Prof. Eduardo F. Sallenave

Emergncia das tiranias (VII-VI a.C.): governantes que chegaram ao poder de forma no tradicional; resultado das tenses sociais advindas do renascimento comercial; amide pessoas com muita riqueza; apoio "popular" (hoplitas) pois os tiranos quebraram o monoplio de poder da antiga aristocracia terratenente. Realizaes: incentivo ao comrcio; melhorias urbanas; construo de templos; colonizao. Valiam-se de mercenrios. Declnio da popularidade das tiranias.

Perodo Clssico (500-336 a.C.)


Esparta (fundada no sc. IX a.C. pelos drios): Predomnio da agricultura, pouco comrcio, navegao e artesanato. Conquista da Messnia (VIII-VII a.C.). Sociedade militarizada e fechada em si mesma; rgida educao militar; morte de bebs com deficincias; primazia da comunidade sobre a famlia Estado acima dos indivduos. Liga do Peloponeso (570 a.C.): liderana espartana de uma coalizo de cidades. Diviso social Cidados da plis Sem direitos polticos; comrcio e artesanato; em caso de guerra tinham obrigaes militares Escravos pertencentes plis

Espartanos Periecos Hilotas

Organizao poltica (criao atribuda a Licurgo)


Dois reis (diarquia) Funes religiosas e militares

pela (assembleia composta por todos os cidados) elegia:

Conselho de Ancios, a gersia (28 membros com + de 60 anos)

Funes legistativas e judicirias

Eforato (5 membros eleitos anualmente)

Funes administrativas e poltica externa

Atenas: Atenas do Perodo Arcaico: inicialmente, governo monrquico, depois, estabelece-se um governo aristocrtico

Prof. Eduardo F. Sallenave composto pelos euptridas (aristocracia de nascimento, possuidores de terras):

Arepago: Conselho de Euptridas.

Arconte polemarco: poder militar

Arconte epnimo: principal governante Arcondado (mandatos anuais) Arconte basileus: funes religiosas

Thesmothetas (6): funes jurdicas

Perodo de expanso comercial e de colonizao (sul da Itlia, regio do Mar Negro) parte do movimento de renascimento comercial do Perodo Arcaico. Paralelo crescimento da escravido. Tenses sociais: choque entre euptridas (aristocracia de nascimento) e demiurgos (comerciantes enriquecidos) e gergois (pequenos e mdios agricultores sujeitos escravido por dvidas) A prosperidade material abala os alicerces da sociedade tradicional ateniense! Cdigo de Drcon (621 a.C.): publicidade das leis (sinal de declnio da aristocracia); no retirou os privilgios dos euptridas; marcado pela severidade. Arcondado de Slon (594 a.C.): eleito arconte nico por um ano com amplos poderes necessidade de mudanas para evitar risco de agitaes sociais (possibilidade de surgir uma tirania); qualidade de Slon: moderao. Medidas: eliminao da escravido por dvidas; novo sistema de pesos e medidas; extenso da cidadania ateniense aos estrangeiros. Novo arranjo poltico-constitucional: diviso da sociedade por critrio censitrio (permitiu a ascenso dos demiurgos); criao da bul (conselho dos 400, com representantes de todas as regies de Atenas); criao da eclsia (assembleia popular que aprovava as leis preparadas pela bul); helieu (tribunal aberto a todos os cidados) essas medidas quebraram o monoplio da aristocracia de nascimento. Logo aps o arcondado de Slon: caos, conflitos sociais, disputas entre faces:

Prof. Eduardo F. Sallenave

A) preservar o legado de Slon

B) defender a antiga aristocracia

C) ampliar as conquistas populares

Tirania de Psstrato (561-556 a.C.): apoio dos mais pobres; distribuio mais igualitria da terra; no governou com severidade; diminuiu o poder da aristocracia; primeiro imposto fixo de Atenas. No destruiu o legado de Slon. Sucedido pelos filhos. Queda da tirania: devido oposio aristocrtica com o apoio de Esparta. Tirania: passo para o estabelecimento da democracia posteriormente. Reformas de Clstenes (510 a.C.): conter a reao aristocrtica aps a queda da tirania. "Implementao" da democracia. No lugar da diviso em 4 tribos tradicionais, criao de 10 tribos. Cada uma das tribos divididas em trs regies da polis: costa, plancie e Atenas. Novas divises administrativas, 160 demos (localidades). Criao do Conselho dos 500 (aberto a todos os cidados). Para os cargos mais elevados, ainda havia restries censitrias. Eleio de um general por cada tribo. Ostracismo: banimento da cidade por 10 anos (evitar golpes de Estado e traies).

Guerra Mdicas (os persas tambm eram conhecidos como medos): 1 guerra (490-479 a.C.): Dario I, campanha punitiva contra Atenas que apoiara a rebelio das cidades gregas sob jugo persa na sia Menor. Vitria ateniense na Batalha de Maratona. Crescimento do poder ateniense.

2 guerra (480 a.C.): rei Xerxes, enorme exrcito persa. Gregos: formao de uma aliana pan-helnica. Batalha das Termpilas (300 de Esparta derrotados), saque de Atenas. Reao grega: vitria na Batalha naval de Salamina (poderosa frota ateniense). Expulso definitiva dos persas: batalhas de Plateias e Mcale.

Prof. Eduardo F. Sallenave

Imprio e Democracia Atenienses: Estariam os gregos livres da ameaa persa? Formao da Liga de Delos (478 a.C.): continuar a combater os persas at findar a ameaa de um retorno. Cidades das ilhas do Egeu e cidades da sia Menor sob a liderana de Atenas (a Liga do Peloponeso deixou a guerra). Manuteno da Liga de Delos mesmo aps a vitria militar imperialismo ateniense (cobrana de tributos dos membros). Paz com os persas em 449 a.C.. Grande crescimento do poder de Atenas. Crescimento da influncia dos generais atenienses. "Idade de Pricles" (461-429 a.C.): auge de Atenas; ampliao da democracia. Quem era Cidado: homens adultos filhos de pais atenienses (excludos: mulheres, escravos e estrangeiros). Igualdade jurdica sem igualdade econmica. "Legislativo" Assembleia (eclesia): aberta a todos os cidados, principal local de tomada de decises. Conselho dos 500: preparao das leis a serem deliberadas na eclesia. "Executivo" no havia um governo, apenas uns poucos cargos administrativos. Alguns cargos eram escolhidos por sorteio; outros, pela competncia tcnica. Fim das barreiras censitrias. Eleio de 10 generais anualmente. "Judicirio" julgamentos com jurados, tribunais abertos a todos os cidados. Dcada de 440 a.C.: construo de grandiosas obras pblicas. Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.): Antecedentes: crescimento do poder ateniense com a formao da Liga de Delos rivalidade espartana. Alguns choques militares ainda na dcada de 450 a.C..

Prof. Eduardo F. Sallenave Liga de Delos x Liga do Peloponeso aps idas e vindas, vitria espartana (recebeu apoio persa). Governo dos Trinta Tiranos (404 a.C.): estabelecido pelos espartanos com apoio de parte da aristocracia ateniense. Reao democrtica liderada por Trasbulo restabelecimento da democracia em Atenas (governo de moderao e conciliao). Principal consequncia da guerra: enfraquecimento de ambos os lados.

Conjuntura do mundo grego aps a guerra: Esparta incapaz de manter um imprio ocupando o lugar de Atenas. Ascenso de Tebas: invaso do Peloponeso com uma fora de 70.000 soldados fim do poderio espartano para sempre. Breve hegemonia tebana entre 371-362 a.C.. Debilidade geral das cidades-estado gregas. Manuteno da tendncia descentralizadora em detrimento da formao de amplas alianas de cidades.

Perodo Helenstico (338 a.C. - 31 a.C.)


A ascenso da Macednia: povo helenizado, incorporou-se ao mundo grego. Felipe II (chega ao trono em 359 a.C.): unificao da Macednia; desenvolvimento de poderoso exrcito profissional; vitria contra Atenas e Tebas (Batalha de Queroneia 338 a.C.); intento de Felipe: unificar a Grcia e conquistar a Prsia, porm falece antes, em 336 a.C.. Alexandre, o Grande (356-323 a.C.): filho de Felipe; educado por Aristteles; manteve a Grcia sob seu controle e avanou sobre o imprio Persa, conquistou o Egito, a Fencia, a Prsia e chegou at a ndia. Difuso da cultura helenstica. Aps sua morte, o imprio macednico foi dividido entre seus generais. Helenismo: combinao das principais caractersticas culturais gregas com elementos das culturas orientais.

Prof. Eduardo F. Sallenave Os diversos reinos helensticos aps a morte de Alexandre:

Mundo helenizado: intenso contato ("globalizao") incluindo comrcio, produtos manufaturados, cultura, mercenrios, migrantes, elites polticas, conhecimentos, religio etc. Mundo que seria conquistado pelos romanos.

Das könnte Ihnen auch gefallen