Sie sind auf Seite 1von 4

NATIVOS NORTE-AMERICANOS

Os primeiros habitantes da Amrica vieram do Nordeste da sia (Sibria), entre 100.000 a 30 mil a.C. Pesquisam indicam que eles alcanaram o Alasca atravs do estreito de Behing. Outros grupo chegaram Amrica do Sul, provenientes da Polinsia. No princpio, os grupos eram nmades, migrando apra novas regies sempre que a caa diminuia. As primeiras comunidades sedentrias surgiram por volta de 3.000 a.C.

Devido grande extenso territorial da Amrica do Norte, sua populao se desenvolveu de modo distinto. As tribos foram organizadas em vrias famlias lingusticas, como os algonkians e os iroquois (nos Eua) e os athapascans ( no Canad). esses grupos lingusticos dividiam-se em diversos cls ou tribos, cuja religiosidade foi influenciada pelas caractersticas do clima onde estavam fixados e pela maneira como conseguiam alimentos por meio da caa, da pesca ou da agricultura. Os povos da regio rtica (esquims), por exemplo, desenvolveram uma religio sombria, devido aois rigores do inverno e a escassez de luz e de comida. Apesar das diferenas entre as regies que habitavam e entre os costumes que possuam, esses grupos tribais apresentavam em comum a crena em espritos que guiavam todas as atividades caa, pesca, colheita e fases da vida humana, como o nascimento, a puberdade e a morte.

Religio Circumpolar
Como vrias culturas nativas do rtico, especialmente da Sibria - de onde se originaram - os primitivos habitantes do norte da Amrica (Alasca e regies rtica e subrtica) cultuavam os espritos presentes na natureza e acreditavam no poder dos homens da medicina. (xams). Para eles, os seres sobrenaturais que habitam o vento, o Sol, a Lua e o Mar so capazes de impor terrveis punies quando um membro cometia crime ou violava os tabus e regras de grupo. Eles acreditavam na existncia da alma e na vida aps a morte tanto para os homens como para os animais. O homem da medicina era encarregado de tarefas como invocar os espritos bons para proteger a tribo, curar doenas e expulsar os espritos maus, responsveis pelas aflies humanas. Ainda hoje, cada membro do grupo, sua famlia e respectiva tribo devem respeitar um complexo sistema de tabus para assegurar que os animais continuaro a perpetuar sua espcie.

Os nativos norte americanos no possuem organizaes religiosas, a espiritualidade para eles na verdade um modo de vida. A espiritualidade no a mesma de tribo para todas as tribos. A espiritualidade nati-americana incorpora crenas de espritos que controlam os ventos, chuva e fazem rituais para controlar o clima. Ritos de passagem para a fase adulta, nas estaes. A principal caracterstica dos nativo americanos, no importa qual a tribo a relao com a terra.

Cultura
A cultura indiana tambm mostra o impacto, no entanto, do guerreiro era ps-Deusa, com sua violncia e suas hierarquias masculino, de modo que qualquer tentativa de ver a religio nativa americana como um descendente direto da cultura da Deusa inbil na melhor das hipteses. E ainda os princpios masculino e feminino parecem ser muito mais equitativamente equilibrado na maioria das tradies indgenas americanas do que em ocidentais religies histricas. North

American cultura indiana dividida entre basicamente da caa e tribos principalmente agrria, descendncia patrilinear e matrilinear, e as mulheres tm um lugar de respeito e influncia raramente reconhecido tanto no Leste ou Oeste.

Rituais e costumes
Embora as crenas e costumes indgenas representam uma ampla gama de fontes e evoluram ao longo de milnios, muitos deles so muito semelhantes. A maioria das tribos, especialmente entre os ndios das plancies, tm tradicionalmente praticado alguma forma de potlatch, ou daraway cerimnias, com destaque para a distribuio abundante de bens e alimentos para os membros de outros cls, vilas, ou tribos. O potlatch incorpora um sentimento de responsabilidade comum que remontam aos tempos aborgenes, ea tradio ligada com as crenas democrticas do povo. Algum eleito para uma posio de liderana era esperado para dar todos os seus bens de modo a no ser capazes de lucrar materialmente do seu novo cargo. Relacionado a isso est uma crena na mordomia, em vez de posse da terra. Os europeus que se instalaram na Amrica teve dificuldade em compreender isto como eles continuaram tentando comprar a terra dos ndios.

Em muitos casos, porm, tribos diferem entre si quanto a rituais e cerimnias especficas. Segundo a tradio Sioux, por exemplo, sete cerimnias foram ensinados a ancios tribais pela Mulher Novilho Bfalo, que apareceu a dois membros da tribo Sioux, em uma viso e explicou que o cachimbo sagrado era para ser usado em sete ritos. Ela tambm ensinou as sete cerimnias para a tribo, o primeiro em pessoa e os outros seis em vises concedidas depois que ela partiu, deixando para trs seu pacote sagrado, que ainda mantido em uma das reservas Sioux. O pacote de medicina continua a ser um elemento importante da religio indiana, uma coleo de objetos sagrados realizados por nativos americanos do sexo masculino de qualquer importncia em sua comunidade. Os pacotes "medicina" composto por objetos sagrados que facilitam a interao com o sobrenatural, especialmente um cachimbo e do tabaco, que so fumados sempre que o pacote desembrulhados e usado para fins religiosos. Alguns dos contedos do feixe so incorpreos, como msicas e rituais que vo com ele quando o pacote comprado ou vendido. Historicamente, pode-se possuir mais de um pacote, um sinal de riqueza ou de importncia dentro da tribo.

Rituais e cerimnias de especial importncia, especialmente entre os ndios das plancies, inclui a cerimnia Sweat Lodge (limpeza espiritual comunal); Vision Quest (um rito de passagem para a busca espiritual para jovens ou adultos); dom Cerimnia Dance (anual tribais de agradecimento ao Grande Esprito realizada no final do vero); Parentes Making (entrando em um relacionamento com um nonrelative que mais forte que o parentesco); Preparando uma menina de Feminilidade e Lanamento da Bola (um ritual que evoluiu para um jogo em que LaCrosse baseado). O cachimbo sagrado, ritualmente preenchido com tabaco ou substituto de tabaco - mas nunca com qualquer substncia psicotrpica como muitas vezes erroneamente acreditava - passado entre os participantes em todas as cerimnias sagradas (inalao no exigido dos no fumantes).

POVOS NATIVOS DO BRASIL


A carta de Pero Vaz de Caminha tambm o primeiro documento em que relata-se os primeiros contato dos portugueses com as populaes nativas do Brasil. Nesta carta, percebe-se o grande choque cultural: a nudez dos ndios relatada com perplexidade. Estima-se que, neste primeiro contato, os ndios no Brasil eram contados em cerca de 3 milhes ao todo, somando-se todas as diversas tribos. A partir do amplo contato com os colonizadores, o extermnio dos ndio gerou uma reduo quantitativa drstica, e com o passar dos sculos, os avanos civilizatrios foram levando cada vez mais os ndios sua extino. Atualmente, calculam-se cerca de 280 mil ndios no territrio brasileiro. Muitos deste nmero j perderam suas caractersticas culturais ancestrais e passaram de uma condio de senhores de seu ambiente a uma condio de misria. A origem dos ndios brasileiros ainda incerta: uma das teorias de maior aceitao por parte de estudiosos diz que foram originados das imigraes de asiticos atravs do Estreito de Behring, entre o continente asitico e o americano, durante a Era Glacial, h cerca de 60 mil anos. Tal teoria baseada inclusive na semelhana de traos fsicos entre os ndios no Brasil e os asiticos, dos quais os primeiros podem ter herdado caractersticas como por exemplo os olhos e a cor de pele. Calcula-se tambm que os indgenas j habitam o territrio brasileiro h cerca de 48 mil anos, atravs de evidncias arqueolgicas encontradas mais recentemente em stios no Piau. Entre os indgenas que ainda vivem em aldeias atualmente, alguns traos culturais podem ser levantados. Embora haja variaes de grupos para grupos (grupos lingusticos), caractersticas como a subsistncia atravs da explorao de recursos naturais so constantes. No h entre os ndios no-aculturados a noo individualista: a posse privada no existe do modo como conhecemos. Por exemplo, no h posse de terra, mas sim posse do trabalho que na terra se desenvolve. A FUNAI (Fundao Nacional do ndio) o rgo oficial responsvel pela proteo do indgena no Brasil no que toca aos seus costumes prprios e aos seus direitos quanto terra que habita. Atravs da FUNAI, criada em 1967, so sabidos alguns dados a respeito dos povos indgenas: cerca de 270 mil ndios ainda vivem em aldeias, sendo que 206 grupos diferentes so registrados. Porm, estima-se tambm que alguns grupos ainda no tiveram contato com a civilizao, fixados em regies florestais de difcil acesso.

EREM BARO DE EXU DISCIPLINA:HISTORIA SERIE: 2 TURMA: B TURNO:MANHA/TARDE

PROF: ELIANA GALDINO

EQUIPE: AMANDA MEDEIROS JOYCE MARA VIEIRA

EXU-PE 2013

Das könnte Ihnen auch gefallen