Sie sind auf Seite 1von 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CINCIAS EXATAS E APLICADAS/ ICEA

LIGAES QUMICAS

MARCUS VINICIUS G SOUZA SABRINA GONALVES FERMANO

JOO MONLEVADE, 17 DE JULHO DE 2013.

Introduo Os ons so tomos eletricamente carregados. Se negativamente so chamados de nions e se positivamente de ctions. A unio entre eles ocorre atravs de uma atrao eletromagntica decorrente da aproximao de ons de cargas opostas. Essa unio denominada ligao inica e ocorre entre um metal e um ametal. Onde um metal doa um eltron, devido a sua baixa eletronegatividade, formando assim um ction. Uma ligao inica comum ocorre entre o ction sdio (Na+) e o nion cloreto (Cl -) formando o Cloreto de Sdio. NaHCO3 + HCl NaCl + H2CO3 CO + H2O Isso ocorre devido ao fato de que o tomo de sdio no estvel (apresenta 1 eltron livre na camada de valncia), e para se estabilizar ele precisa perder um eltron, o que dar origem ao ction Na+. O tomo de cloro (Cl) tambm no estvel, pelas mesmas razes que o Na, e para se estabilizar precisa ganhar um eltron, esse tomo d origem ao on Cl-. Objetivos Estudar os tipos de ligaes qumicas como foco na ligao inica tomando como exemplo a formao do cloreto de sdio (NaCl). Procedimento Primeiramente, pegamos o bquer, pesamos - o adjuntamente com o vidro relgio posicionado em sua abertura utilizando uma balana de preciso. Aps tomar nota do peso do conjunto bquer e vidro relgio, retiramos o vidro relgio, zeramos a balana, com o bquer ainda em seu interior, acrescentamos ao mesmo 1g de

Hidrogenocarbonato de sdio (NaHCO3). Posteriormente, acrescentamos 10 ml de gua destilada ao Hidrogenocarbonato de sdio dentro do bquer e colocamos sobre o mesmo o vidro relgio. Em seguida, levantando levemente o vidro relgio, acrescentamos soluo efervescente cido clordrico (HCl) com concentrao de 6M gota a gota ate que a mesma pare de efervescer.

Logo aps, pegamos conjunto bquer, vidro relgio e soluo, colocamos sobre uma tela de amianto que se encontrava sobre uma chapa aquecedora ate que a gua da soluo evapore e o sal cristalize. Logo aps constatarmos a inexistncia de gua no bquer, levamos o conjunto bquer, vidro relgio e sal para resfriar. Enquanto o conjunto esfriava, lavamos as vidrarias utilizadas no procedimento. Aps o conjunto bquer, vidro relgio e sal se resfriar, o levamos a balana de preciso para tomar nota do peso do conjunto. Resultado Peso do vidro relgio + bquer: 57,2430 Peso do Hidrogenocarbonato: 0,9950g Peso do bquer + NaCl: 58,1450 Peso final Peso inicial: 58,1450 - 57,2430 = 0,9020g de NaCl NaHCO3 + HCl NaCl + H2CO3 CO + H2O X -------- 0,9020g 84g -------- 58,5g X = 1,2951g de Hidrogenocarbonato

0,9950g -------- 100% 1,2951g -------- Y

Y = 130,2%

Referencial bibliogrfico on. Disponvel em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Don>. Acessado em: 17 jul. 2013. Ligao inica. Disponvel em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Don>. Acessado em: 17 jul. 2013. ALVES, Lria. Tipos de ligaes qumicas. Disponvel em:

<http://www.alunosonline.com.br/quimica/tipos-de-ligacoes-quimicas.html>. Acessado em: 17 jul. 2013. FERNANDES, Ricardo Ferreira. Ligaes Inicas. Disponvel em:

<http://wikiciencias.casadasciencias.org/index.php/Ligao_inica>. Acessado em: 17 jul. 2013.

Das könnte Ihnen auch gefallen