Sie sind auf Seite 1von 11

Primeiro exerccio mo esquerda

Agora que ja sabe um pouco mais sobre notas musicais e sobre escala. fica mais fcil abordar esse assunto. Um bom posicionamento da mo esquerda muito importante para a execuo das notas. O polegar deve ficar livre para percorrer o brao do violo, ele o apoio do violo e ajuda a pressionar os dedos 1(indicador),2(mdio), 3(anular) e 4(mnimo) nas cordas do violo. S pra relembrar, As cordas do violo so contadas de baixo para cima, ou seja, da que tem o som mais agudo para as de som mais grave. Veja a ordem: 6 = E 5 = A 4 = D 3 = G 2 = B 1 = E Vamos comear pela 6 corda. Na 6 corda solta (E), voc vai colocar na 1 casa(Essa nota F) o seu dedo de nmero 1(indicador), assim como mostra a figura abaixo:

Agora sem tirar o dedo 1(indicador)da 1 casa(6corda), coloque o dedo 2(mdio) na 2casa(essa a nota F#). Veja:

Sem tirar o dedo 1(indicador) e 2(mdio) das respectivas casas, coloque o dedo 3(anular) na 3 casa(essa nota G). Veja:

E para completar, sem tirar os dedos 1,2,3 das respectvas casas, coloque o dedo 4(mnimo)na 4 casa(essa nota G#). Veja:

Agora que voc j sabe posicionar os dedos e a mo esquerda no brao. Veja o artigo primeiro dedilhado, e relembre o posicionamento da mo direita. Com a mo direita posicionada, deixe os dedos I, M e A parados(como mostrado na figura do artigo indicado). Com o polegar voc vai tocar a 6 corda e acompanhar a seguinte sequncia de sons executadas pela mo esquerda: E = 6 corda Solta. F = dedo 1(indicador da mo esquerda) na 1 casa. F# = dedo 2(mdio da mo esquerda) na 2 casa. G = dedo 3(anular da mo esquerda) na 3 casa. G# = dedo 4(mnimo da mo esquerda) na 4 casa. Obs.: Execute da esquerda para a direita, depois inverta da direita para a esquerda. Como voc pde verificar na sequncia, coloca o dedo 1 na 1 casa, depois sem tirar o dedo 1 da 1 casa, coloca o dedo 2 na 2 casa, e assim por diante Esse esquema feito para voc acostumar os dedos da mo esquerda sempre prximas das cordas, assim que voc vai pegar velocidade na execuo dos solos. Tem que evitar levantar muito os dedos na hora de tirar ele da corda. Agora siga o mesmo esquema e use para 5 e 4 cordas. As 3, 2, 1 cordas, vou ensinar no prximo artigo, para no confundir sua cabea Use o conhecimento de notas e escala e encontre o nome das notas da 5 corda(A) e 4 corda(D), nas casas do brao do violo. Caso encontre dificuldade, segue abaixo a seqncia completa da 6, 5 e 4 cordas:

Outra coisa! Quando tocar a corda solta, e depois as sequncias das casas, fale sempre o nome da casa e o nome da nota. assim que voc vai decorar os nomes das notas no brao do violo. Pronuncie mais ou menos desta forma: 6corda solta E. - 1 casa 6 corda nota F. - 2 casa 6 corda nota F# isso ai! Treine at dar uma dor na sua mo e os dedos comearem a se contorcer rsrsrs Confiana sempre!!!

Segundo exerccio mo esquerda


Com prometido, coloquei o complemento do artigo anterior sobre o primeiro exerccio da mo esquerda. Espero que tenha treinado bastante o P(polegar mo direita) sem tirar os demais dedos I, M e A(mo direita) das cordas como solicitado. Agora vamos fazer o contrrio, vamos deixar o P(polegar da mo direita) imvel na 6 corda(E), e utilizar apenas os dedos I(indicador mo direita) e M(mdio mo direita). Na hora de tocar a corda, voc vai alternar entre um dedo e outro, primeiro o I(indicar) depois o M(mdio), mais ou menos nessa seqncia: I, M, I, M No esquea, sempre alternando entre um dedo e outro da mo direita Agora que j temos uma idia de como fazer para solar com a mo direita(alternar entre os dedos I e M), vamos fazer um exerccio bsico com a mo esquerda(no brao do violo). para Inicio, vou destacar mais uma vez que as cordas do violo so contadas de baixo para cima(isso voc tem que ter na ponta da lingua). Vamos utilizar a 1(E), 2(B) e 3(G). No artigo anterior comeamos pela 6(E), 5(A) e 4(D). Nesse artigo, vamos comear pela 1 corda(E) depois 2(B) e 3(G). Vamos l!!! Primeiro toque a 1corda solta(E) com o dedo I(indicador mo direita).

Depois coloque o seu dedo 1(indicador), na 1 casa(essa nota F) da 1 corda(E) e toque a corda com o dedo M(mdio mo direita). veja:

Agora sem tirar o dedo 1(indicador) da 1 casa(F) da 1 corda(E), coloque o dedo 2(mdio) na 2 casa(esta nota F#) da 1 corda(E) e toque a corda com o dedo I(Indicador mo direita). Veja:

Mais uma vez, sem tirar os dedos 1(indicador) e 2(mdio) das respectivas casas, coloque o dedo 3(anular) na 3 casa(esta nota G) da 1 corda(E) agora voc vai tocar a corda com o dedo M(mdio no direita). veja:

para completar, sem tirar os dedos 1, 2 e 3 das respectivas casas, coloque o dedo 4(mnimo) na 4 casa(esta nota G#) da 1 corda(E), desta vez voc vai tocar a corda

com o dedo I(indicador mo direita). veja:

Obs.: No esquea, na hora de fazer solos(veremos adiante), alterne entre os dedos I(indicador) e M(mdio) assim: I, M, I, M Agora tente localizar as notas das casas nas 2 e 3 cordas. Caso no consiga, utilize este esboo:

Faa este exerccio subindo(da 1 para a 3 corda) e descendo( da 3 para a 1) repetidamente, e sempre pronunciando o nome das Notas. Mais ou menos assim: - 1corda solta E. - 1 casa 1 corda nota F. - 2 casa 1 corda nota F# E para no sair de sua cabea, na hora de retirar os dedos da mo esquerda(brao violo) no erga muito os dedos, quanto mais prximos eles estiverem das corda, maior ser sua velocidade na execuo dos solos. Mais um artigo para ser devorado, treine bastante e no esquea de alternar os dedos I(indicador) e M(mdio) e tambm, pronunciar os nomes da notas, desta forma voc aprende a localizar as notas no brao do violo. Confiana sempre!!!!

Exerccios mudanas de acordes


Espero que tenhas treinado bastante os exerccios do acorde C(d maior) sem pestana e o acorde F(f maior) com pestana. Vamos treinar um pouco a mudana de acordes.

A sequncia utilizada ser sem pestana. Veja a seqncia:

Com essa seqncia de acordes voc vai utilizar o dedo 1(mo esquerda) como base para mudar entre um acorde e outro. Comearemos pelo acorde C(d maior), depois pelo acorde Am(l menor) e por fim pelo acorde D7(r com stima). Faa dessa forma: 1) Para o acorde C(d maior), coloque o dedo 3 na 3 casa da 5 corda. Depois o dedo 2 na 2 casa da 4 corda. Por fim coloque o dedo 1 na 1 casa da 2 corda. Pronto!! Esta colocado o acorde C(d maior). 2) Vamos mudar do acorde C(d maior) para o acorde Am(l menor). Deixe o dedo 1 imvel na 1 casa da 2 corda e o o dedo 2 tambm imvel na 2 casa da 4 corda . Logo a baixo, coloque o dedo 3 que estava na 3 casa da 5 corda, para a 2 casa da 3 corda. Dessa forma rapidamente mudamos do acorde C(d maior) para Am(l menor). Fcil no!? 3) Agora vamos mudar de Am(l menor) para D7(r com stima). Continue com o dedo 1 imvel na 1 casa da 2 corda. Na mesma reta(vertical) desa o dedo 2 que estava na 2 casa da 4 corda, para a 2 casa da 3 corda. Com o dedo 3 voc desce na mesma reta(vertival) em que ele estava e coloque na 2 casa da 1 corda. Pronto! Por enquanto treine apenas a posio da mo esquerda no brao do violo. Faa essa sequncia descendo (C, Am e D7), depois subindo (D7, Am e C ), depois intercalando entre(C, D7 e Am) ou (Am, C e D7). Treine vrias vezes, sem preguia Assim que estiver com um maior reflxo na troca das posies dos acordes, comece interagindo com a mo direita tambm.

.: Interao mo direita e esquerda :.


No acorde C (d maior), com a mo direita voc vai fazer o seguinte dedilhado: 1) Dedo P na 5 corda(onde esta marcado o X no diagrama). 2) Dedo I na 3 corda(1 bolinha preta no diagrama). 3) Dedo M na 2 corda(2 bolinha preta no diagrama). 4) Por fim, dedo A na 1 corda( 3 bolinha preta do diagrama). Para fazer o dedilhado nos demais acordes(Am e D7), mude apenas os toques com o dedo P que na figura esta marcado pelo X. Observe que as bolinhas prestas dos acordes(C, Am e D7)esto na mesma posio no diagrama. S no pode desistir, parece difcil a primeira vista, mas bem simples esse exerccio. importante sempre buscarmos a perfeio em tudo aquilo que formos fazer No violo no diferente Busque sempre a perfeio!!! Confiana sempre!!!

Exerccios mudanas de acordes(c/ pestana)


O execcio do artigo anterior com a seqncia C, Am e D7, voc usou como base de referncia para a troca de um acorde para o outro o dedo 1 (mo esquerda). Vamos treinar uma seqncia de acordes com a base de troca entre um acorde e outro, como o dedo 2(mo esquerda). A seqncia de acordes F(f maior), D7(r maior com stima), e A(l maior). Veja:

Lembre-se que quando o acorde tiver uma pestana completa(6 cordas pressionadas), voc vai iniciar pela pestana com o dedo 1(mo esquerda). Depois segue a seqncia normal dos demais dedos. Use o conhecimento adquirido nos artigos anteriores Nessa seqncia(F, D7 e A) o dedo 2(mo esquerda) fica imvel na 2 casa da 3 corda. Os demais dedos, voc usa o diagrama de acorde para colocar as posies corretas. Treine essa combinao em vrias seqncias: 1) Seqncia:

2) Seqncia:

3) Seqncia:

4) Seqncia:

5) Seqncia:

6) Seqncia:

Faa primeiro a troca de acordes no brao do violo, fazendo apenas as posies. Assim que voc pegar maior flexibilidade na troca entre um acorde e outro, utilize a indicao na figuras do diagrama de acorde e faa o dedilhado(mo direita) desta forma: Dedo P(polegar no X), dedo I( 1 bolinha preta), dedo M( 2 bolinha preta) e dedo A( 3 bolinha preta). Da mesma forma que o artigo anterior. A forma mais fcil de voc pegar prtica na hora de trocar de acorde, aprender pegar referncias entre um acorde e outro, assim como explicado nos 2 artigos. Nunca desanimes!!! Confiana sempre!!!

Exerccios dedilhado 1
Agora que voc j sabe colocar, posicionar a mo esquerda no brao do violo e executar os acordes, vamos treinar vrias sries de dedilhados(mo direita) para voc adquirir bastante coordenao motora da mo direita. Como so vrios exerccios, vou dividir em vrios artigos. Para voc praticar esses dedilhados, utilize essa seqncia de acordes(mo esquerda) assim como mostrado nas figuras. Primeiro G(sol maior), depois C(d maior) e por fim D(r maior):

Lembre-se: Primeiro toque o dedo P onde esta marcando o X, no diagrama de acorde. Depois siga a seqncia indicada em cada exemplo. Como h trs divisrias nas figuras abaixo, cada diviso corresponde a um acorde. 1 diviso G, 2 diviso C e na 3 diviso D. Treine bastante!! 1) Dedilhado:

2) Dedilhado:

3) Dedilhado:

Obs.: Essas figuras, correspondem as cordas do violo. As cordas mais grossas(bordes) esto na parte inferior. As cordas mais finas(primas) esto na parte superior. Dessa forma, medida que voc for praticando por essas figuras, voc se acostumar na hora de praticar exerccios por partituras(veremos adiante). Ou seja, as notas mais graves na partitura, ficam na parte inferior do pentagrama. Aguarde os outros exerccios de dedilhado, aos poucos vai ter bastante exerccios de dedilhado para voc treinar e adquirir uma boa coordenao motora nos dedilhados. Confiana sempre!!!

Exerccios dedilhado 2
Segue a continuao dos exerccios de dedilhado. Utilize os mesmos critrios do artigo anterior e os mesmos acordes(G, C e D). 4) Dedilhado:

5) Dedilhado:

6) Dedilhado:

7) Dedilhado:

Esses dedilhados, dificultam na execuo at para quem intermedirio. Ento voc que iniciante, no se preocupe com a velocidade, se preocupe apenas com a alterao entre um dedo e outro da mo direita. Logo mais coloco outros exerccios de dedilhado. Confiana sempre!!!

Exerccios dedilhado 3
Mais exerccios de dedilhado Parece simples, mas no ! a partir desses exerccios que voc vai dar individualidade aos seus dedos I, M e A. Utilize os mesmos critrios dos artigos anteriores e os mesmos acordes(G, C e D). Treine bastante!!! 8) Dedilhado:

9) Dedilhado:

10) Dedilhado:

Continua no prximo artigo Confiana sempre!!!

Das könnte Ihnen auch gefallen