Sie sind auf Seite 1von 4

DISPUTAS TERRITORIAIS De inicio desde o fim do sculo XIX ate o comeo do sculo vinte existia uma grande rivalidade

entre as potencias europeias disputando colnias na frica e sia. Essas colnias eram ricas em matrias primas e mercado consumidor, essencial no desenvolvimento de uma potencia. Essas disputas territoriais so tidas como a principal causa da primeira guerra. Uma das primeiras disputas se da em 1870 quando a Frana derrotada ao tentar conter o expansionismo germnico e obrigada a ceder Alemanha a Alscia-Lorena, regio rica em carvo e minrio de ferro. Desde ento cresce entre os franceses um movimento revanchista para recuperar o territrio cedido e "se vingar" da Alemanha. A disputa entre Alemanha e Frana no param por ai. Uma conferncia internacional decide em 1906 ceder o territrio marroquino Frana e uma pequena faixa no sudoeste da frica Alemanha. Descontente com a deciso, a Alemanha promove conflitos em 1911 e acaba recebendo da Frana parte do territrio do Congo. Outro confronto por territrio se da nos Balcs, local esse de enfrentamento entre srvios e austracos. Esses enfrentamentos colaboram para acirrar as diferenas nacionalistas entre os pases da Europa uma vez que apoiados pelos russos, os srvios tentam conter a expanso da ustria. Em 1908 a ustria anexa a Bsnia-Herzegvina impedindo que a Srvia organize a Grande Srvia, que incorporaria as regies de povos eslavos. O estopim para a primeira guerra mundial se deu justamente nos Balcs em 1914, onde oo assassinato do herdeiro do trono austro-hngaro, e sua esposa em Sarajevo na Bsnia levou a ustria-Hungria a declara guerra Srvia. ALIANAS Algumas dcadas antes j comeava a se formar grupos de aliados que tinham interesses em comum. Nesses grupos ficava claro o apoio entre pases. Caso um pais fora do grupo ameaasse ou atacasse qualquer um desses, os seus aliados logo o apoiariam, atacando o inimigo. A partir de 1882, com o objetivo de enfrentar o expansionismo francs na Europa a Alemanha, a ustria-Hungria e a Itlia se renem em uma aliana chamada de trplice aliana. . Durante a guerra, o Imprio Otomano incorpora-se a ela por sua aliana com a Alemanha e por suas rivalidades com a Rssia. A Bulgria, que tem grandes interesses nos Blcs, tambm se alia Alemanha.

Em 1904, Reino Unido e Frana buscando opor-se ao expansionismo germnico se renem em uma aliana chamada de Entente Cordiale. Quando em 1907 a Rssia tem sua adeso ao grupo esta aliana se transforma na Trplice Entente. Durante a guerra, outras 24 naes incorporam-se Entente, formando uma ampla coalizo chamada de Alia No incio do sculo XX o clima de tenso entre as grandes potncias to grande que o conflito j se mostra inevitvel. Os pases procuram ento organizar os exrcitos, produzir armamentos e fazer acordos entre si para garantir fora na disputa. Em 1907 esto formadas a Trplice Aliana e a Trplice Entente. A Itlia, embora pertencente Trplice Aliana, declara-se neutra no incio do conflito e depois, em 1915, passa para o lado de seus inimigos, apoiando a Trplice Entente.

TRATADOS DE PAZ Aps o fim da guerra foi assinado o chamado Tratado de Versalhes. Esse tratado foi um acordo de paz assinado pelos pases europeus onde a Alemanha assumiu a responsabilidade pelo conflito mundial, comprometendo-se a cumprir uma srie de exigncias polticas, econmicas e militares. Exigncias dadas pelos pases vencedores da primeira guerra, principalmente Inglaterra e Frana. Algumas exigncias impostas Alemanha pelo Tratado de Versalhes: - reconhecimento da independncia da ustria; - devoluo dos territrios da Alscia-Lorena Frana; - pagamento aos pases vencedores, principalmente Frana e Inglaterra, uma indenizao pelos prejuzos causados durante a guerra. Este valor foi estabelecido em 269 bilhes de marcos. - proibio de funcionamento da aeronutica alem - a Alemanha deveria ter seu exrcito reduzido para, no mximo, cem mil soldados; - proibio da fabricao de tanques e armamentos pesados; - reduo da marinha alem para 15 mil marinheiros, seis navios de guerra e seis cruzadores;

Alguns outros tratados foram acinados aps o fim da guerra. So eles:

Tratado de Saint-Germain-en-Laye: Exigia da ustria, o ltimo reduto do Imprio Austro-Hngaro, o reconhecimento da soberania da Hungria, a cedncia de territrios ao reino dos Srvios, Croatas e Eslovenos, que depois tomou o nome de Jugoslvia, Checoslovquia, Polnia, Romnia e Itlia, e tambm a aceitao dos regulamentos que obrigavam a respeitar as minorias tnicas dentro das fronteiras austracas. Tratado de Neuilly: A Bulgria perdeu territrio para Iugoslvia, Romnia e Grcia, e o acesso ao mar. Teve seu exercito limitado a 20 mil homens, quatro lanchas torpedeiras e nenhum avio. Tratado de Trianon: Assinado em 1920, continuou o desmantelamento do imprio austro hngaro, incorporando territrios do antigo imprio Polnia, Tchecoslovquia, Romnia. Eslovquia passava a Tchecoslovquia.

FAZES DA GUERRA A primeira fase ocorreu de agosto a novembro de 1914 e ficou conhecida como a guerra de movimento, quando a Alemanha realizou ataques agressivos contra a Frana. Os alemes invadiram a Blgica, derrotaram os franceses e caminharam rumo a Paris. Logo de imediato, a capital e o governo francs foram transferidos para a cidade de Bordeaux e os franceses conseguiram conter os ataques dos alemes, que recuaram a ofensiva em setembro de 1914. caracterizada pelo avano e movimento de tropas. A segunda faze foi a guerra de posies ou guerra de trincheiras. Guerra esttica e parada. As condies higinicas eram pssimas. Nessa poca em que ocorreram as maiores estratgias militares (os avanos dos exrcitos custavam milhares de vidas). Nesse momento, teve incio a chamada guerra de trincheiras, quando os exrcitos se enterraram em valas com a finalidade de proteo. As ofensivas de 1918 se constituram como a terceira fase da Primeira Guerra Mundial. Novas armas blicas foram utilizadas no conflito, alm do uso de tanques e avies de caa para bombardeios e tambm a chegada de um grande contingente de soldados norte-americanos

(aproximadamente 1,2 milho de soldados). A entrada dos EUA reforou a capacidade blica da Entente.

Das könnte Ihnen auch gefallen