Sie sind auf Seite 1von 11

Pgina: 1

Advogado

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO


01- Voc recebeu do fiscal o seguinte material:
*

a) Este caderno com o enunciado das 40 (quarenta) questes objetivas divididas nas seguintes sesses:
Lngua Portuguesa Noes de Informtica Conhecimentos Especficos

Questes 1 a 10

Pontos 2

Questes 11 a 20

Pontos 2

Questes 21 a 40

Pontos 3

b) Uma (1) Folha de Respostas, destinada s respostas das questes objetivas formuladas nas provas, a ser entregue ao fiscal no final. 02- Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem na confirmao de inscrio. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. 03- Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio da Folha de Respostas, preferivelmente caneta esferogrfica de tinta na cor preta ou azul. 04- Tenha muito cuidado com a Folha de Respostas para no a DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. A folha somente poder ser substituda caso esteja danificada em suas margens superior ou inferior BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. 05- Na prova, as questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima do enunciado. 06- Na folha de respostas, as mesmas esto identificadas pelo mesmo nmero e as alternativas esto identificadas acima da questo de cada bloco de respostas. 07- Para cada uma das questes objetivas so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA. A marcao de nenhuma ou de mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS SEJA A CORRETA. 08- Na Folha de Respostas, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo TODO O ESPAO compreendido pelo retngulo pertinente alternativa, usando caneta esferogrfica de tinta preta ou azul, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras, portanto, preencha os campos de marcao completamente, procurando deixar menos espaos em branco possvel dentro do retngulo, sem invadir os limites dos retngulos ao lado. 09- SER ELIMINADO do Concurso o candidato que: a) Se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas, relgios e/ou aparelhos de calcular, bem como rdios gravadores, fones de ouvido, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) Se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou a Folha de Respostas. 10- Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar sua Folha de Respostas. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. 11- Quando terminar, entregue ao fiscal o Caderno de Questes e a Folha de Respostas, e ASSINE A LISTA DE PRESENA. 12- O TEMPO DE DURAO DA PROVA DE 3 (TRS) HORAS.

Prova objetiva

www.pciconcursos.com.br

Pgina: 2

Advogado

Prova objetiva

www.pciconcursos.com.br

Pgina: 3

Advogado
Lngua Portuguesa
TEXTO Lugares-comuns que incomodam H duas expresses no futebol que me incomodam. Uma foi criada pelo extraordinrio Nelson Rodrigues e se refere "ptria de chuteiras", hoje utilizada quando o assunto seleo. Outra o define como "esporte de macho", sempre que se fala de violncia em campo. No gosto da primeira por ter sido desvirtuada e agora dar carter exagerado de patriotismo a um jogo de bola, que deveria funcionar como divertimento e no como defesa da soberania nacional. A segunda desagrada por tratar-se de maneira tosca de justificar as botinadas de quem no tem recursos tcnicos. Li anteontem uma nota de agncia internacional em que Otto Schily, ministro do interior da Alemanha, sugeria que os jogadores da seleo cantassem o hino nacional com "mais empenho". Em sua avaliao, isso lhes daria mais nimo antes de confrontos importantes. O diligente poltico recordou que, na Euro-2000, sentiu que os alemes iriam perder de Portugal pelas reaes das duas equipes na execuo dos hinos. Os portugueses cantaram forte e se deram as mos, enquanto os germnicos apenas balbuciavam. Resultado: 3 a 0 para os lusos. Hino, de qualquer pas, smbolo sagrado, que merece respeito total e que deve ser utilizado em ocasies muito, muito especiais. Mas no precisa, necessariamente, entrar em eventos esportivos. Porque, no fundo, pode funcionar como advertncia subliminar de que a ptria - e no um trofu, uma medalha - que est em disputa. Como vejo no esporte funo ldica, imagino como seria lindo e emocionante, por exemplo, ver uma "Aquarela do Brasil" ou um "Funiculi, funicul", quando se enfrentassem Brasil e Itlia. Jogadores e pblico entrariam em xtase. A alegria dominaria as arquibancadas. Por isso, tambm, no considero desertor um jogador que, por qualquer motivo, no queira defender a seleo do sei pas. Sem ditar regras, e muito menos sem a pretenso de dar aula de educao cvica, prefiro que a cidadania, muitas vezes com o hino nacional de fundo, seja exercida em outras atividades do dia-a-dia. Por exemplo? Na cobrana de transparncia das aes de polticos, no controle do dinheiro arrecadado pelos impostos, no banimento da vida pblica daqueles que nos roubam recursos, mas, sobretudo sonhos. Cidadania tambm no referendar dirigente esportivo "malandro", no achar que os fins justificam os meios, no passar os outros para trs. E por a vai. Antonio Grecco. O Estado de So Paulo, 26 de agosto de 2005.
Prova objetiva

Questo 01
Ao intitular seu texto com a expresso lugares comuns, o autor quis dizer o mesmo que argumentos ou idias j muito conhecidas, chaves, clichs. Foge da concepo de lugar-comum a expresso A) B) C) D) E) ptria de chuteiras. esporte de macho. ditar regras. maneira tosca. dirigente malandro.

Questo 02
Dentre as passagens do texto, abaixo transcritas, a que indica uma opinio do autor, e no fato ocorrido, A) B) C) D) Li anteontem uma nota na agncia internacional... Resultado: 3 a 0 para os lusos. A alegria dominaria as arquibancadas. Uma foi criada pelo extraordinrio Nelson Rodrigues... E) Os portugueses se deram as mos.

Questo 03
A coeso textual obtida pelo uso de vrios recursos, dentre eles o apelo aos chamados recursos anafricos, que retomam termos ou expresses anteriormente mencionados. Das alternativas abaixo, todas presentes no texto de Grecco, assinale a opo em que se ausenta termo anafrico. A) B) C) D) E) (...) daqueles que nos roubam recursos (...) Em sua avaliao, isso lhes daria mais nimo. Outra o define como esporte de macho . no controle do dinheiro arrecadado pelos impostos. Uma foi criada pelo extraordinrio Nelson Rodrigues.

www.pciconcursos.com.br

Pgina: 4

Advogado
Questo 04
Os pronomes pessoais so muito versteis quanto aos valores sintticos que expressam, em funo dos contextos frasais em que se encontrem. Considerando essa reflexo, compare, nos dois fragmentos retirados do texto de Grecco, o emprego dos pronomes pessoais nele presentes e indique a alternativa que contm a indicao correta das funes que eles desempenham nas oraes. I. que nos roubam recursos II. que me incomodam Ambos os termos desempenham a funo de A) B) C) D) E) objeto direto tanto de roubar quanto de incomodar. objeto indireto tanto de roubar quanto de incomodar. objeto direto e indireto, respectivamente. objeto indireto e direto, respectivamente. adjunto adnominal e complemento nominal. A) aproximar mais o leitor da realidade que est sendo objeto da crnica ora reproduzida. B) criticar, por assim se expressar, a triste realidade dos aficionados por jogos violentos. C) identificar uma variante lingstica especfica praticada pelas classes menos favorecidas. D) ironizar a fala dos moradores das periferias urbanas, demonstrando forte preconceito lingstico. E) condenar as diferentes linguagens passveis de serem articuladas em situaes formais.

Questo 08
No fragmento a seguir ((...) no considero desertor um jogador que, por qualquer motivo, no queira defender a seleo de seu pas pargrafo 4), o termo desertor desempenha a funo de A) B) C) D) E) predicativo do sujeito. predicativo do objeto direto. predicativo do objeto indireto. adjunto adverbial de modo. adjunto adverbial de causa.

Questo 05
O texto de Grecco apresenta uma srie de marcas lingsticas que estabelecem determinados tipos de relaes entre as partes que o constituem. A alternativa que apresenta uma correta relao entre uma dessas marcas e o tipo de relao a estabelecida A) cantassem o hino nacional com mais empenho . (causa) B) define como esporte de macho . (condio) C) enquanto os germnicos apenas balbuciavam.(tempo) D) entrar em eventos esportivos. (tempo) E) mais nimo antes de confrontos importantes. (lugar)

Questo 09
Em Aqueles que atravancam meu caminho, eles passaro... e eu passarinho (Mrio Quintana), o autor ope, para efeitos de sentido, -o e inho, parecendo desprezar o fato de serem prprios de A) B) C) D) E) classes gramaticais diferentes. universos impossveis de articular. sentidos opostos um ao outro. sentidos semelhantes um ao outro. classes gramaticais semelhantes.

Questo 06
A alternativa que contm duas palavras escritas com correo ortogrfica A) B) C) D) E) auto-estima, misto, fustrao. beneficiente, bisorinho, quiser. beneficincia, metiolate, propiedade. estrupo, croquetel, mexilho. prprio, lagartixa, xerografia.

Questo 10
O emprego de reticncias presentes na frase potica de Quintana somente no servem para indicar a A) ocorrncia de certas inflexes de carter emocional (de alegria, de tristeza, de clera, de sarcasmo). B) expresso detalhada de uma enumerao explicativa do nimo do personagem-narrador. C) hesitao, surpresa, dvida ou timidez de quem est se manifestando no espao textual. D) interrupo de uma idia que se comeou a exprimir, passando a consideraes acessrias. E) falta de completude da idia expressa que no se finaliza com o trmino gramatical da frase.

Questo 07
A utilizao de expresses coloquiais no texto, tais como (...) justificar as botinadas (pargrafo 1) e passar os outros para trs (ltimo pargrafo), cumprem o propsito de
Prova objetiva

www.pciconcursos.com.br

Pgina: 5

Advogado
Noes de Informtica Questo 11
Micosoft Word XP instalao padro em portugus a combinao de teclas correta utilizada para colar o contedo da rea de Transferncia do Windows : A) B) C) D) E) CTRL+A. CTRL+C. CTRL+T. CTRL+V. CTRL+X.

Questo 14
No Microsoft Windows Explorer do Windows XP, o procedimento que permite exibir pastas e arquivos ocultos : A) Clicar no menu Ferramentas, em seguida, selecionar Exibir, clicar na guia Modo de Exibio e marcar a opo Mostrar pastas e arquivos ocultos em Pastas e arquivos ocultos. B) Clicar no menu Ferramentas, em seguida, selecionar Opes de pasta..., clicar na guia Modo de Exibio e marcar a opo Mostrar pastas e arquivos ocultos em Pastas e arquivos ocultos. C) Clicar no menu Ferramentas, em seguida, selecionar Opes de pasta..., clicar na guia Pastas e arquivos ocultos e marcar a opo Mostrar pastas e arquivos ocultos. D) Clicar no menu Exibir, em seguida, selecionar Opes de pasta..., clicar na guia Pastas e arquivos ocultos e marcar a opo Mostrar pastas e arquivos ocultos. E) Clicar no menu Exibir, em seguida, selecionar Opes de pasta..., clicar na guia Modo de Exibio e marcar a opo Mostrar pastas e arquivos ocultos em Pastas e arquivos ocultos.

Questo 12
Micosoft Word XP instalao padro em portugus a pasta padro usada para salvar arquivos : A) B) C) D) E) Meus Documentos. Meus Arquivos. Documentos. Arquivos. Arquivos do Word.

Questo 15 Questo 13
No Painel de Controle do Micosoft Windows XP instalao padro em portugus o cone que permite alterar o Layout do teclado : A) B) C) D) E) Teclado. Hardware. Dispositivos de Entrada. Ferramentas administrativas. Opes regionais e de idioma. O Netscape Navigator pode ser classificado como um aplicativo da seguinte categoria: A) B) C) D) E) Antivrus Editor de texto. Leitor de email. Browser Planilha eletrnica.

Questo 16
Os sistemas operacionais esto comeando a oferecer facilidades para usurios portadores de necessidades especiais. No Micosoft Windows XP instalao padro em portugus, pode-se configurar essas facilidades e ter acesso a uma delas atravs, respectivamente: A) B) C) D) E) das Opes de acessibilidade e do Teclado virtual. das Opes de acessibilidade e do Hyperterminal. das Configuraes de Acesso e do Teclado virtual. das Configuraes de Acesso e do Hyperterminal. das Configuraes de Acesso e do Desktop remoto.

Prova objetiva

www.pciconcursos.com.br

Pgina: 6

Advogado
Questo 17
Um Firewall um sistema de proteo que pode: A) utilizar assinaturas de vrus para impedir que a mquina seja infectada. B) bloquear possveis tentativas de invaso atravs de filtros de pacotes. C) impedir a replicao de worms e conseqente ataque ao computador. D) eliminar spywares que possam invadir e espionar a mquina. E) neutralizar ataques aos computadores por spams.

Conhecimentos Especficos Questo 21


Autarquia Federal, sediada em Coronel Fabriciano, resolve adquirir, por licitao, 12 veculos para atender a necessidade de servio, em especial a de fiscalizao. Ocorre, que ao examinar e apurar fatos, Comisso de Processo Disciplinar conclui que os aludidos veculos no eram utilizados em fiscalizao, ante a ausncia desta competncia por parte da mencionada Autarquia. Desta forma, pode-se dizer que o ato administrativo relativo a aquisio dos veculos . A) o ato administrativo legal, por ter sido devidamente motivado. B) a aquisio de bens, desde que por licitao, possvel, no cabendo o seu exame de oportunidade. C) o ato administrativo nulo, por inexistir autorizao do Ministrio a que se vincula a Autarquia. D) o ato administrativo nulo, por estar caracterizado o desvio de finalidade. E) o ato administrativo nulo, por estar caracterizado o abuso de poder.

Questo 18
Dentre as opes abaixo, a nica que NO representa um tipo de memria voltil : A) B) C) D) E) Cache. DDR DRAM. ROM. SRAM.

Questo 19
Considere as afirmativas sobre o BrOffice Writer I. um software livre para criar e editar arquivos PDF II. Permite editar arquivos com a extenso (.DOC) III. Utiliza por padro a extenso ".odt" A) B) C) D) E) I, apenas. II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

Questo 22
No que se refere aos princpios da Administrao Pblica: I. O princpio da legalidade implica na subordinao completa do administrador lei. II. O ato de nomeao de servidor pblico para cargo de chefia no viola ao princpio da impessoalidade. III. O princpio da moralidade deve ser entendido com a conduta do homem ideal, sendo sempre um conceito programtico. IV. O princpio da publicidade possibilita, ao administrado, o controle da legalidade dos atos administrativos. V. O princpio da eficincia se confunde com os conceitos de eficcia e de efetividade. correto afirmar que: A) B) C) D) E) as alternativas I, III e IV esto corretas as alternativas II, III e V esto corretas as alternativas II, IV e V esto corretas as alternativas I, II e IV esto corretas as alternativas III, IV e V esto corretas

Questo 20
Considere as afirmativas sobre o BrOffice Calc: I. Permite editar arquivos com a extenso "xls" II. Utiliza por padro a extenso ".ods" III. utilizado para a criao de grficos A) B) C) D) E) I, apenas. II, apenas. I e III, apenas. II, e III, apenas. I, II e III.

Prova objetiva

www.pciconcursos.com.br

Pgina: 7

Advogado
Questo 23
No que se refere classificao de servios pblicos correto afirmar. A) servios coletivos so aqueles prestados a grupamentos indeterminados de indivduos, de acordo com as opes e prioridades da Administrao Pblica. B) no servio de utilidade pblica o seu objeto destina a coletividade, no sendo, entretanto, proporcionados para a sua fruio direta. C) constituem servios delegveis: a fiscalizao de atividades e servios assistenciais, o fornecimento de energia eltrica

Questo 25
No que se refere aos princpios que norteiam o processo administrativo correto afirmar: I. Princpio da oficialidade significa que a iniciativa da instaurao e do desenvolvimento do processo administrativo compete prpria Administrao. II. Princpio do devido processo legal no aplicvel ao processo administrativo, ante a sua natureza inquisitorial e o carter subsidirio do processo judicial. III. Princpio do contraditrio no aplicvel ao processo administrativo, uma vez quer sua natureza meramente instrumental, no se prestando a declarao de direitos. IV. Princpio da publicidade somente aplicvel nos processos administrativos que possam impor sano mais gravosa que a suspenso do exerccio de cargo ou funo pblica. V. Princpio da verdade material aquele que autoriza o administrador a perseguir a verdade real, ou seja, aquela que resulta efetivamente dos fatos que a constituram. A) B) C) D) E) as alternativas III e IV esto corretas as alternativas I, II e V esto corretas as alternativas II, IV e V esto corretas as alternativas I e V esto corretas as alternativas II e III esto corretas

D) servios econmicos so aqueles que se caracterizam por sua possibilidade de lucro, independentemente de seu carter industrial ou comercial.
E) servios sociais so os que o Estado executa para atender aos reclamos sociais, no compreendidos os considerados como bsicos, includos os de natureza assistencial.

Questo 24
No que concerne ao servidor pblico correto afirmar. I. Carreira o conjunto de quadros e funes pblicas isoladas integrantes de uma mesma pessoa federativa. II. Cargo pblico o lugar dentro da organizao funcional da Administrao Pblica ocupado por servidor pblico.

Questo 26
Gestor de Autarquia Federal prorroga, tacitamente, por prazo indeterminado, contrato de manuteno e segurana predial, no valor anual de R$ 45.000,00, baseado no fato de no ter concludo licitao para escolha de novo prestador de servios, em face de liminar concedida em sede de mandado de segurana, que determinara a suspenso do certame, por falha ocorrida na publicao do edital, o que limitou o carter competitivo da concorrncia. No que se refere a prorrogao ocorrida correto afirmar A) legal, por se tratar de cumprimento de ordem judicial. B) legal, uma vez que a prorrogao tcita de contratos prevista pela Lei n 8666/93. C) nulo o ajuste firmado, por se tratar de contrato verbal com prazo indeterminado. D) nulo o ajuste firmado, por ausncia da publicao do ajuste. E) legal a prorrogao, desde que devidamente fundamentada e autorizada pela Autoridade Maior da Autarquia.

III. Cargo efetivo aquele que se reveste de carter de permanncia, constituindo a maioria absoluta dos integrantes da Administrao Pblica.
IV. Cargos em comisso so os de ocupao transitria, cuja investidura depende de prvia aprovao em concurso pblico. V. Emprego pblico aquele utilizado para identificar o vnculo, com base na Lei n 8112/90, dos trabalhadores de Empresas Pblicas Federais. A) B) C) D) E) as alternativas I e IV esto corretas as alternativas II e V esto corretas as alternativas II e III esto corretas as alternativas I e III esto corretas as alternativas IV e V esto corretas

Prova objetiva

www.pciconcursos.com.br

Pgina: 8

Advogado
Questo 27
Pedro Paulo, servidor pblico federal, no exerccio do cargo de gestor de Autarquia Federal, autoriza a contratao, por dispensa de licitao, de empresa de consultoria. Referida empresa de consultoria possui como scio oculto, poltico local, que presenteia a Pedro Paulo com um automvel, pelo fato de ter viabilizado a referida contratao. O valor pactuado excede a 50% daquele praticado pelo mercado e haviam outras sociedades de consultoria habilitadas a executar o mesmo servio. Todos estes fatos ocorreram em 1998 e se tornaram conhecidos em 2000, tendo sido instaurado o processo administrativo disciplinar em 2001. Ocorre, que at a presente data, no houve a concluso do processo administrativo disciplinar, sendo certo que tramita, perante a Vara Federal Criminal competente, ao penal pblica, em que Pedro Paulo figura como acusado, em decorrncia dos mesmos fatos. Pedro Paulo apresenta requerimento administrativo, junto a Autarquia Federal em questo, requerendo o arquivamento do processo administrativo disciplinar, em face da extino da pretenso punitiva, pela prescrio, calculada esta pela pena mais gravosa. Com relao a este pedido, correto afirmar. A) o pedido procedente em face do lapso temporal transcorrido. B) o pedido procedente em face da ausncia de falta administrativa cometida. C) o pedido improcedente, uma vez que a prescrio in abstracto no se aplica a servidor pblico D) o pedido improcedente, uma vez que sendo a conduta tipificada como crime, o prazo prescricional o estabelecido pelo Cdigo Penal E) o pedido improcedente, sob ponto de vista processual, uma vez que ao servidor pblico cabe to-somente aguardar a concluso do processo administrativo disciplinar, no sendo cabvel esta modalidade de requerimento. C) garante a sociedade de economia mista privilgios de natureza tributria e administrativa. D) garante a proteo do direito do consumidor. E) autoriza a contratao de concesso de servio pblico, por dispensa de licitao.

Questo 29
Lei Ordinria, aprovada pelo Congresso Nacional, institui emprstimo compulsrio, para atender as vtimas de epidemia de dengue, do Municpio do Rio de Janeiro e atender a despesas extraordinrias, decorrentes de calamidade pblica. Em face dessa premissa, referido emprstimo ser cobrado no mesmo exerccio financeiro para a sua instituio, sendo estabelecida a sua devoluo, em moeda corrente, 3 anos aps o seu recolhimento. Com relao a este fato possvel dizer: A) a instituio do emprstimo compulsrio constitucional, por atender aos requisitos constitucionais. B) a instituio do emprstimo compulsrio inconstitucional, por ser cobrado no mesmo exerccio financeiro em que foi institudo. C) a instituio do emprstimo compulsrio constitucional, por ter estabelecido a forma de sua devoluo. D) a instituio do emprstimo compulsrio inconstitucional, por ter sido institudo por Lei Ordinria. E) a instituio do emprstimo compulsrio inconstitucional, por no ser regulado pela Constituio Federal.

Questo 30
No que se refere a contribuio social e de interveno econmica correto afirmar. I. no incidir sobre as receitas decorrentes de exportao II. no incidir sobre a importao de produtos estrangeiros ou servios III. poder ter alquota ad valorem, tendo por base o faturamento, a receita lquida ou o valor da operao e, no caso de importao, o valor aduaneiro

Questo 28
Nos termos da Constituio de 1988 correto afirmar referente a ordem econmica e social. A) privilegia o planejamento em detrimento da livre concorrncia. B) garante a represso ao abuso do poder econmico, desde que exercido por autarquia.
Prova objetiva

www.pciconcursos.com.br

Pgina: 9

Advogado
IV. a pessoa natural destinatria das operaes de importao poder ser equiparada a pessoa jurdica, para fins de cobrana V. poder ter alquota especfica, tendo por base a unidade de medida adotada, quando da importao. A) B) C) D) E) as assertivas I, IV e V esto corretas. as assertivas II, III e IV esto corretas. as assertivas I, II e V esto corretas. as assertivas III, IV e V esto corretas. as assertivas II, III e V esto corretas. administrao direta e autrquica ou aumento de sua remunerao. III. A Constituio poder ser emendada na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio. IV. A iniciativa das leis complementares cabe a qualquer membro do Congresso Nacional, ao Presidente da Repblica, aos Governadores de Estado e ao Supremo Tribunal Federal. V. So de iniciativa privativa do Presidente da Repblica as leis que fixem ou modifiquem os efetivos das Foras Armadas. A) B) C) D) E) as assertivas I, IV e V esto corretas. as assertivas II, III e IV esto corretas. as assertivas I, II e V esto corretas. as assertivas III, IV e V esto corretas. as assertivas II, III e V esto corretas.

Questo 31
No que concerne a limitaes do poder de tributar da Unio, Estados e Municpios correto afirmar. I. exigir ou aumentar alquota de imposto, taxa sem lei complementar o estabelea. II. instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situao equivalente, permitida distino em razo de ocupao profissional ou funo por eles exercida. III. utilizar tributo com efeito de confisco. IV. cobrar tributos no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou. V. instituir imposto livros, jornais, peridicos e o papel destinado a sua impresso. A) B) C) D) E) as assertivas I, IV e V esto corretas. as assertivas II, III e IV esto corretas. as assertivas I, II e V esto corretas. as assertivas III, IV e V esto corretas. as assertivas II, III e V esto corretas.

Questo 33
Com relao ao crdito tributrio correto afirmar. I. O crdito tributrio decorre da obrigao acessria e tem a mesma natureza desta. II. O lanamento efetuado com base na declarao do sujeito passivo ou de terceiro, quando um ou outro, na forma da legislao tributria, presta autoridade administrativa informaes sobre matria de fato, indispensveis sua efetivao. III. Suspendem a exigibilidade do crdito tributrio a moratria e o depsito do seu montante, ainda que parcial. IV. Quando o valor tributrio esteja expresso em moeda estrangeira, no lanamento far-se- sua converso em moeda nacional ao cmbio do dia da ocorrncia do fato gerador da obrigao. V. O lanamento reporta-se data da ocorrncia do fato gerador da obrigao e rege-se pela lei ento vigente, ainda que posteriormente modificada ou revogada. A) B) C) D) E) as assertivas I, III e V esto corretas. as assertivas II, III e IV esto corretas. as assertivas I, II e V esto corretas. as assertivas III, IV e V esto corretas. as assertivas II, IV e V esto corretas.

Questo 32
No que se refere ao processo legislativo brasileiro correto afirmar I. A Constituio poder ser emendada mediante proposta de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal So de iniciativa privativa do Presidente da Repblica as leis que disponham sobre a criao de cargos, funes ou empregos pblicos na

II.

Prova objetiva

www.pciconcursos.com.br

Pgina: 10

Advogado
Questo 34
Suspende o crdito tributrio. A) restituio parcial de indbito. B) o depsito do seu montante, mesmo que parcial. C) as reclamaes e os recursos, mesmo que no previstos nos termos das leis reguladoras do processo tributrio administrativo. D) a concesso de medida liminar, exceto em sede de mandado de segurana. E) parcelamento. A) B) C) D) E) as assertivas III, IV e V esto corretas. as assertivas II,IV e V esto corretas. as assertivas I, II e V esto corretas. as assertivas I, III e V esto corretas. as assertivas I, IV e V esto corretas.

Questo 37
So direitos reais. I. a propriedade (somente de bem imvel), a superfcie e o espao areo; II. a superfcie, as servides e o usufruto; III. as servides, a habitao e o direito do promitente comprador do imvel; IV. o usufruto, a penhora e a hipoteca; V. a habitao, anticrese e a concesso especial para fins de moradia; A) B) C) D) E) as assertivas III, IV e V esto corretas. as assertivas II,IV e V esto corretas. as assertivas II, III e V esto corretas. as assertivas I, III e V esto corretas. as assertivas I, IV e V esto corretas.

Questo 35
Com relao a capacidade civil correto afirmar. I. Somente adquire-se a plena capacidade com 18 anos. II. So absolutamente incapazes os menores de 16 anos. III. So relativamente incapazes os viciados em txicos e os que por deficincia mental, tenham discernimento reduzido. IV. So absolutamente incapazes os que, mesmo por causa transitria, no puderem exprimir sua vontade V. Os prdigos so relativamente incapazes. A) B) C) D) E) as assertivas I, III e V esto corretas. as assertivas III,IV e V esto corretas. as assertivas I, II e V esto corretas. as assertivas II, IV e V esto corretas. as assertivas I, IV e V esto corretas.

Questo 38
Extingue-se o processo com resoluo do mrito A) B) C) D) E) quando o autor desistir da ao. pela conveno de arbitragem. prescrio e decadncia. quando o juiz indeferir a petio inicial. quando reconhecida a litispendncia ou a coisa julgada.

Questo 36
Com relao as pessoas jurdicas correto afirmar. I. So pessoas jurdicas de direito pblico interno: a Unio, os Estados e os Municpios. II. Comea a existncia legal das pessoas jurdicas de direito privado com o pedido de inscrio do ato constitutivo no respectivo registro III. So pessoas jurdicas de direito privado: associaes, sociedades e partidos polticos IV. As pessoas jurdicas de direito pblico interno no so civilmente responsveis por atos dos seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por parte destes, culpa ou dolo V. So livres a criao, a organizao, a estruturao interna e o funcionamento das organizaes religiosas, sendo vedado ao poder pblico negar-lhes reconhecimento ou registro dos atos constitutivos.
Prova objetiva

Questo 39
Com relao aos recursos correto afirmar. I. A parte, que aceitar tacitamente a sentena ou a deciso, no poder recorrer. II. Dos despachos cabe recurso de agravo de instrumento III. A renncia ao direito de recorrer independe da aceitao da outra parte. IV. O recorrente poder, a qualquer tempo, sem a anuncia do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso V. A sentena no pode ser impugnada em parte.

www.pciconcursos.com.br

Pgina: 11

Advogado
A) B) C) D) E) as assertivas III, IV e V esto corretas. as assertivas II,IV e V esto corretas. as assertivas II, III e V esto corretas. as assertivas I, III e V esto corretas. as assertivas I, IV e V esto corretas.

Questo 40
correto afirmar sobre a ao. A) admissvel a ao declaratria, ainda que no tenha ocorrido a violao do direito B) Para propor e no para contestar ao necessrio ter interesse e legitimidade C) Se, no curso do processo, se tornar litigiosa relao jurdica de cuja existncia ou inexistncia depender o julgamento da lide, o ru ou seu assistente poder requerer que o juiz a declare por sentena. D) Ningum poder pleitear, em nome prprio, direito alheio. E) Para propor ou contestar ao necessrio ter interesse e legitimidade.

Prova objetiva

www.pciconcursos.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen