Sie sind auf Seite 1von 10

Observando a Nona Onda

Nona Onda! Comovente, fascinante! Pulsou forte em meu corao A infinita coragem humana.

Nela, vejo O poder avassalador da natureza, O poder robusto da superao.

Jamais vi uma obra como esta, Que simboliza perfeitamente a batalha Entre a vida e a natureza.

Em meu corao, Jamais devo esquecer o caminho da batalha Contra a opulncia da nona onda, Jamais devo esquecer a batalha Do ser humano pela sobrevivncia.

Todos conhecem A grandiosidade da Nona Onda, Obra de arte de Aivazovsky, O maior pintor russo do sculo 19. Ano 1850 32 anos, No auge de sua juventude Criou essa obra de arte.

Como pintor-mestre de oceanos, Produziu mais de seis mil obras-primas Em sessenta anos, Telas que ficaro gravadas Para a posteridade. Aivazovsky era muito rpido. Uma vez com o pincel na mo, Sua devoo arte era absoluta.

Ele afirmou: Seja qual for o campo de atuao,

Se houver o esforo contnuo, A vitria ser infalvel. O importante Nunca mimar a si mesmo, Nunca fazer corpo mole.

Aivazovsky buscava o Autoaprimoramento incessantemente. Quando lhe foi perguntado, Qual obra mais gostava, respondeu: A minha favorita a Que no est concluda, Aquela que comecei a pintar hoje.

Nona Onda A mais admirada de suas obras, A que representa o pice da arte russa.

Nela, vejo o forte desejo, E a busca humana pela coragem.

Sinto que a disposio de esprito do pintor eternizar em seu corao, A grandiosa e incansvel batalha, A cena da milagrosa superao humana.

Em certos momentos, Ele pulava da cama com O incontrolvel desejo de pintar, Em outros, dava tudo de si Para seguir adiante e concluir o trabalho.

Indivduo de prpria crena, Aivazovsky queria mostrar A misso e o poder da superao Do ser humano.

Nem a fama Nem cargos de alto escalo Chamavam sua ateno.

Nessa obra-prima, Aivazovsky manifesta sua ardente paixo: Se quer me atingir, que o faa. Se quer me difamar, Que o faa tambm. Mesmo que eu v preso Por causa de minhas convices, Irei com toda a honra, Mas ainda assim cumprirei Minha misso!

No h nada que destrua O corao do ser humano, No h adversidade que supere A coragem do ser humano.

Supere tudo! Absolutamente tudo! Qualquer tormento no caminho, Voc deve vencer!

Um quadro com dimenses impressionantes, Dois metros de altura e trs de largura, Preenchido na totalidade Pela avassaladora fria do oceano.

Mesmo com o barco completamente Envolvido pelas ondas, Prestes a naufragar, Os seis indivduos se apoiam Firme no mastro E lutam contra a fria do oceano.

Expostos escurido da tempestade, Com o mar pronto a engoli-los, Pergunto-me se eles passaram l Uma noite inteira.

Um deles beira da morte, Prestes a desistir, Imagino a tenso em seu corao.

Vejo tambm um homem corajoso Que estende sua mo ao outro homem J cado no mar. Expondo a si mesmo, Arrisca a prpria vida.

H algo flutuando! E agarrado ao mastro quebrado Um homem acena com um pano vermelho E grita apontando algo. uma pessoa! um amigo da tripulao Vivendo o mesmo drama. Agarrado a um pedao de madeira, Um companheiro que tambm luta Contra a tempestade do mar.

Artistas afirmam No seria a pessoa, Que desesperadamente luta sozinha Para sobreviver em meio fria da onda, O personagem principal da Nona Onda, O verdadeiro corajoso dessa obra?

Ao aproximar O ouvido do quadro, Ouo o som do forte vento, Ouo o som das agitadas ondas. Nesse cenrio desolador Percebo uma voz. Um homem que continua a gritar Em direo aos amigos, Na nsia de ser salvo.

No bastasse tudo isso, Com seus mais de vinte metros de altura

Cresce na direo deles A assombrosa nona onda. Com salpicos brancos selvagens Emoldurando o cu!

Rigorosas e tormentosas, Onda aps onda Atacam sem piedade.

A impetuosa nona onda A maior de todas, A mais severa e monstruosa onda. Entre os navegantes Desde os tempos antigos Sabe-se que ondas de tempestade Tm um ciclo, E que a nona a mais temvel. a maior. E por ser a maior de todas, Voc deve sobreviver. Deve superar e ultrapassar. Coragem, persistncia! Ao superar essa enorme onda, Um claro caminho Se abre sua frente.

Agora o momento, O momento de extrair a grandiosa fora Que existe em voc. Supere a mais poderosa das ondas!

Barwinski, poeta russo Cantou a natureza humana: Vasto oceano, Fria e tempestade! Revele-se! Enfurea! Choque suas ondas tempestuosas Em rochas. Meu esprito se eleva Ao ouvir seus impetuosos rugidos,

Aguardo ansioso sua revelao. Aguardo o sinal Para iniciar nossa batalha. Prestes a lhe enfrentar, Meu corao se exalta, Encaro voc, Meu grande e maior inimigo!

Magnficas palavras! Repletas de infinita coragem, Ressoam profundamente Em minha vida. Ondas se fortalecem ao Enfrentar obstculos Esse meu lema desde jovem.

heri quem luta bravamente Sem medo nem covardia Mesmo em meio s mais rduas batalhas. No h mais medo de morrer, Mas devo viver, Devo sobreviver!

Ser este o fim? Chegou a minha hora? No! Devo sobreviver, Devo continuar nadando.

A gigante onda est em fria, Vindo em nossa direo Para nos matar. Mas eu jamais desisto, Jamais permito ser Vtima dessa perseguio!

Se eu parar de nadar agora, Terei infinitas

Ondas de arrependimento Ao longo de minha vida. As ondas se agigantam, Continuam assim Cada vez maiores. Se vencer esta tempestade Eu me torno o autntico Bravo heri da vida. Mesmo no reconhecido, Eu veno a mim mesmo, Essa certeza minha vitria!

No h testemunhas De meus esforos, Ningum age em meu favor. Um covarde pode dizer, Sua honra sem fundamentos. Essa calnia se volta contra o prprio, Em forma de tempestade Cheia de incertezas.

Invejosos de nossa honrosa existncia, Esses covardes sempre Havero de distorcer Nossas histrias de vitrias e justias, Caluniando a nossa pessoa sem hesitao.

Ser desprezado no nada! Jamais perca seu orgulho! No importa o que acontea, Eu sou o causador Da minha prpria felicidade.

Vena seus desafios! Seja o monarca da vitria indestrutvel! Torne imortal cada uma de suas conquistas E vena em tudo!

Sobre o poder E funo da Lei Mstica, O Sutra de Ltus afirma: Mesmo que o senhor se encontre Com um peixe-drago demonaco, Mesmo que o senhor esteja Sem rumo no oceano, As ondas no sero capazes de afog-lo.

Em Abertura dos Olhos, Nitiren Daishonin descreve que Os obstculos enfrentados Nos ltimos Dias da Lei Surgem como sorrateiras ondas duplas, Uma aps a outra.

Quem se dedica justia da verdadeira Lei, Liberta em si O poder de esmagar Qualquer obstculo tempestuoso. Vencer uma! Vencer a outra onda! Superar sucessivas ondas de obstculos, Isso Kossen-rufu!

O grande escritor russo Dostoivski Louvou a arte da Nona Onda Mesmo sendo uma pintura de tempestade, H alegria. Por ser uma arte que representa O ataque tempestuoso, H beleza Que eterniza e move poderosamente O corao de seus apreciadores.

Observem! H brilho nas pessoas, Que esgotaram suas energias Em inmeras batalhas Contra adversidades.

Elas irradiam o sol da esperana E fazem brilhar o grande cu.

O heri nadou e venceu, Venceu a perseguio das ondas E evitou a prpria morte. Lgrimas de alegria No podem ser contidas, Seus olhos voltam-se para a onda Que tanto sofrimento trouxe. Ele agora enxerga o oceano como Vasta terra verde, Palco de eterna batalha imutvel. o cenrio de lutas passadas e futuras.

A onda de dificuldades Que tentou abater o batalhador Agora se acalma E se rende sua vitria. a vitria do esforo!

Venceu! Ele venceu! O glorioso sol surgiu Em seu jovem corao. Ele no fugiu de sua provao. Superou a fria das ondas!

A terrvel onda, ele venceu. A imensa onda, ele venceu. A violenta onda, ele venceu. Com obstinao e esforo, Venceu!

Depois de contemplarmos a Nona Onda, Minha esposa discretamente Olhou para mim e disse: igual histria da sua vida. Aos 19 anos, escrevi em versos: Um jovem mudar o Japo,

Sem se intimidar Diante da furiosa onda. A manh repleta de esperana e paz Nos aguarda, Aguarda o ser humano, Aguarda o corajoso.

Meu companheiro, Levante-se com forte determinao! O grande sol da vitria, Uma vida gloriosa, Certamente o espera!

Daisaku Ikeda, presidente da SGI

Ao admirar a obra de arte Nona Onda do pintor russo Ivan Aivazovsky, o presidente Ikeda escreveu este poema entitulado Observando a Nona Onda, no qual expressa seu sentimento sobre o poder da superao.
Texto retirado do Jornal Brasil Sekyo Ed. 2145

Das könnte Ihnen auch gefallen