Sie sind auf Seite 1von 2

Informativo Tcnico

Paric

Verso impressa ISSN 1679-6500

Verso on-line ISSN 1679-8058

Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke


e se fecham quando perturbados; a rquis lenhosa. A planta hermafrodita. As panculas terminais medem at 30cm de comprimento e contm flores pequenas; o clice possui colorao creme-esverdeada; as ptalas so glabras, de formato oblongo e colorao amarela. O fruto um legume deiscente, obovado-oblongo, achatado, coriceo ou sublenhoso, glabro, com colorao bege a marrom quando maduro, 10-16cm de comprimento, 46cm de largura e contm uma semente envolta pelo meso-endocarpo alado. A semente elptico-ovada, lateralmente achatada, pice agudo, base arredondada, medindo 2cm de comprimento e 1,3cm de largura; o tegumento liso, duro e brilhante, possui colorao castanha com estrias finas; o hilo punctiforme; a rafe linear; o endosperma abundante. A plntula apresenta hipoctilo cilndrico, verde-claro e semibrilhante; os cotildones foliceos so opostos, com pice arredondado, base sagitada e duas estpulas; o epictilo cilndrico, verde e brilhante; o primeiro par de folhas oposto e paripinado, com 10-12 pares de fololos opostos, verdes, membranceos, oblongos, pice apiculado e base arredondada, margem ciliada e puberulentos em ambas as faces; o pecolo e a raque so canaliculados e recobertos por tricomas simples e hialinos.

Identificao
Famlia: Leguminosae Caesalpinioideae. Nomes vulgares: paric, paric-grande, bandarra, faveira, faveira-branca, pinho-cuiabano e guapuruvu-daamaznia, entre outros. Sinonmias: Schizolobium excelsum var. amazonicum Ducke ex. L. O. Williams e S. parahyba var. amazonicum (Huber ex Ducke) Barneby. Espcie relacionada de maior interesse: A espcie Schizolobium parahyba, encontrada desde o sul da Bahia at o Rio Grande do Sul, muito parecida com S. amazonicum, mas diferencia-se desta por florescer sem perder as folhas, possuir ptalas orbiculares e pilosas e sementes maiores (2-3cm de comprimento e 1,5-2cm de largura).

Usos da espcie
A madeira mole, leve, com textura grossa, gr direita a irregular, cerne creme-avermelhado e alburno cremeclaro. Apresenta processamento fcil e recebe bom acabamento, mas possui baixa durabilidade natural, sendo suscetvel ao ataque de fungos, cupins e insetos xilfagos. empregada na fabricao de palitos de fsforo, saltos de calados, brinquedos, maquetes, embalagens leves, canoas, forros, miolo de painis e portas, formas de concreto, laminados, compensados, celulose e papel. A rvore indicada para plantios comerciais, sistemas agro-florestais e reflorestamento de reas degradadas, devido ao seu rpido crescimento e ao bom desempenho tanto em formaes homogneas quanto em consrcios. Por sua arquitetura e florao vistosa, pode ser empregada em arborizao de praas e jardins amplos. A casca pode servir para curtume e as folhas so usadas como febrfugo por algumas etnias indgenas.

Ecologia
Ocorre na Amaznia brasileira, venezuelana, colombiana, peruana e boliviana. No Brasil, encontrado nos estados do Amazonas, Par, Mato Grosso e Rondnia, em solos argilosos de florestas primrias e secundrias, tanto em terra firme quanto em vrzea alta. Ocorre em altitudes de at 800m.

Florao e frutificao
O incio dos eventos reprodutivos ocorre entre 8 e 10 anos, em reas abertas e plantios, e aos 12 anos, na floresta. No Par, a florao ocorre entre junho e julho e a frutificao entre setembro e outubro. A frutificao anual e a disperso anemocrica.

Descrio botnica
A rvore pode alcanar entre 15 a 40m de altura e 50 a 100cm de DAP. Possui ramificao cimosa, com copa ampla e umbeliforme. O tronco cilndrico e reto pode apresentar sapopemas. A casca, quando jovem, esverdeada e delgada, tornando-se mais tarde acinzentada, espessa, dura, rugosa e com carreiras verticais de lenticelas; tem odor desagradvel almiscarado. A folha mede at 2m de comprimento e possui disposio alternada; composta e bipinada; os fololos so opostos

Obteno de sementes
As sementes devem ser coletadas antes da deiscncia dos frutos, quando iniciarem a disperso espontnea. O transporte dos frutos deve ser realizado em sacos de rfia para evitar excesso de umidade, aquecimento e proliferao de microrganismos.

Informativo Tcnico Rede de Sementes da Amaznia

N 13, 2005

Paric

Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke Produo de mudas no viveiro


Uma semana aps a germinao, quando atingirem 6-8cm de altura, as plntulas podem ser repicadas para sacos de polietileno (15cm x 25cm), contendo terra preta (60%), argila (15%) e material orgnico (25%). As mudas podem ser mantidas em viveiro com 50% de sombreamento ou a plena luz. O transplante pode ser realizado entre 45 e 60 dias da semeadura, quando atingirem cerca de 30-60cm de altura.

Beneficiamento
A extrao da semente manual. Um quilograma possui entre 990 e 1280 sementes. O peso de 1000 sementes varia em torno de 780-1010g. O teor de gua das sementes em torno de 12-13%.

Armazenamento das sementes


As sementes so ortodoxas e podem ser armazenadas sob temperatura de 0-5C e 40% UR. Nesta condio, mantiveram o poder germinativo por 3 anos.

Germinao das sementes


A germinao epgea e fanerocotiledonar. As sementes apresentam dormncia devido impermeabilidade do tegumento gua. Antes da semeadura, devem ser submetidas a tratamento prgerminativo, como: imerso em gua fervente (95100C) e permanncia na gua, aps desligar a fonte de calor, por 24 horas; e escarificao com lixa, esmeril ou corte do tegumento no lado oposto ao da emisso da radcula. Sem o tratamento, o tempo inicial, mdio e final de germinao de 6, 68 e 115 dias, respectivamente. Com o tratamento, o processo acelerado, com tempo inicial, mdio e final de 3, 8 e 21 dias, respectivamente, podendo alcanar 75-100% de germinao. O substrato da sementeira pode ser areia peneirada e lavada, serragem parcialmente decomposta e peneirada ou a mistura de ambas (relao volumtrica de 1:1).

Fitossanidade
As principais pragas dos plantios so: broca-damadeira (Acanthoderes jaspidea), coleobroca (Micrapate brasiliensis), serradores (Oncideres dejeani e O. saga) e moscada-madeira (Rhaphiorhynchus pictus). Durante o perodo chuvoso, pode ocorrer a incidncia da crosta-negra-dasfolhas (Phyllachora schizolobiicola subsp. schizolobiicola), embora as plantas normalmente tenham demonstrado resistncia doena. Os mtodos de controle so especficos para cada caso. Autores Denlson Batista de Sousa Guilherme Santos Carvalho, aimex@aimex.com.br Eder Jos Azevedo Ramos, laboratorio@aimex.com.br Associao das Indstrias Exportadoras de Madeira do Estado do Par BR-316, km 25, CEP. 68795-000, Benevides-PA, Brasil Telefax: (91) 3724-1106
Marques, L.C.T. 1990. Comportamento inicial de paric, tatajuba e eucalipto, em plantio consorciado com milho e capim-marandu, em Paragominas Par. Viosa, UFV. 92p. (Dissertao Mestrado). Menezes, F.L.C. et al. 1995. Comportamento de 24 espcies arbreas tropicais madeireiras introduzidas no Parque Zoolgico, Rio Branco-Acre. v.1. Rio Branco, UFA/PZ. 135p. Macedo, S.T. et al. 2005. Aspectos morfolgicos da germinao de sementes de Schizolobium amazonicum Huber ex. Ducke e Peltogyne paniculata Benth. In: XIV Jornada de Iniciao Cientfica do PIBIC/CNPQ/ FAPEAM/INPA. Resumos. Manaus, INPA. (CD-ROM).

Propagao vegetativa
No foram encontradas informaes sobre propagao vegetativa da espcie.

Bibliografia
Costa, D.H.M. et al. 1998. Alguns aspectos silviculturais sobre o paric (Schizolobium amazonicum Huber). Belm, BASA. 19p. (Srie Rural 2). Ducke, A. 1939. As leguminosas da Amaznia brasileira. Belm, Ministrio da Agricultura. 170p. Dinaldo, R.T. et al. 1999. Crosta-negra causada por Phyllachora schizolobiicola subsp. schizolobiicola em paric, no Estado do Par. Belm, EMBRAPA-CPATU. 2p. (Comunicado Tcnico, 98). Loureiro, A.A. et al. 2000. Essncias madeireiras da Amaznia. v.4. Manaus, MCT/INPA-CPPF. 191p.

Expediente
Informativo Tcnico Rede de Sementes da Amaznia uma publicao da Rede de Sementes da Amaznia, projeto financiado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente/MMA. Este informativo, assim como as fotos, esto disponveis no endereo: http://www.rsa.ufam.edu.br Instituies parceiras Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Universidade Federal do Acre (UFAc); Universidade Estadual do Amazonas (UTAM); Universidade Federal Rural da Amaznia (UFRA); Instituto Nacional de Pesquisas da Amaznia (INPA); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (Embrapa/AM/PA/RR); Fundao de Tecnologia do Acre (FUNTAC); Instituto Rondnia de Alternativas de Desenvolvimento (IRAD); Instituto de Pesquisas Cientficas e Tecnolgicas do Amap (IEPA); Associao das Empresas Exportadoras do Par (AIMEX); Agncia de Desenvolvimento da Amaznia (ADA); e Centro de Pesquisas Ecolgicas da Amaznia (CEPEAM). Conselho Editorial Isolde D. K. Ferraz, Sidney A. N. Ferreira e Daniel F. O. Gentil - INPA, Manaus-AM Coordenao do projeto: Manuel Lima - UFAM, Manaus-AM Projeto grfico e Editorao: Tito Fernandes Verso impressa ISSN 1679-6500 Verso on-line ISSN 1679-8058 Apoio

Fale conosco Para maiores informaes e troca de idias, participe da lista sementes-da-amazonial@inpa.gov.br , para solicitar cadastramento na lista envie mensagem para sanf@inpa.gov.br.

N 13, 2005

Informativo Tcnico Rede de Sementes da Amaznia

Das könnte Ihnen auch gefallen