Sie sind auf Seite 1von 30

ECONOMIA E GESTO

SURGIMENTO DAS CIDADES

AS PRIMEIRAS CIVILIZAES

Para se chegar ao conceito de cidade que temos hoje, ser preciso conhecer sua importncia para o homem deste o inicio da humanidade.

ECONOMIA E GESTO

SURGIMENTO DAS CIDADES

1. QUANDO ???
difcil precisar por conta da cincia contempornea estudos arqueolgicos

As primeiras cidades surgiram entre 3500 e 4000 AC 2. ONDE ??

2. ONDE ?? MESOPOTNIA: Civilizao chamada Sumria

VALES DOS RIOS NILO, TIGRE E EUFRATES Cidades al construdas devido s facilidades da regio para O desenvolvimento do comrcio e da agricultura.

OUTRAS DESCOBERTAS: Na Turquia Jeric Palestina (8 km do Mar Morto): Solo rico e abundncia de gua.

COMO AS CIDADES SURGIRAM?


Graas a agricultura; E a domesticao dos animais

Que teve como consequncias: Os seres humanos deixaram de ser nmades No precisaram mais se deslocar para buscar alimentos

O aparecimento das cidades marca: A PASSAGEM DA PR HISTRIA PARA HISTRIA. Mas, nem toda Aldeia pr histrica tornou-se Cidade. Foram necessrios um conjunto de FATORES:

-Agricultura e criao de animais;


-Fertilidade dos solos; -Proximidade aos rios; -Aumento populacional; -Expanso das reas de cultivo e pastagens;

- Novas tcnicas de cultivo e instrumentos de trabalho.

Cidades surgem nas margens dos rios. PROBLEMAS: Cheias sazonais consequncias:
INUNDAES FERTILAO DO SOLO E DESTRUIO DA PLANTAO

Forou obras hidraulicas:



Canais de irrigao: levar gua para plantaes distantes. Independencia das enchentes dos rios; Diques para armazenar guas: evitar solos alagados; Arado: uso da fora animal; Carroa: transporte dos cereais; Especialistas: ceramista, tecelo, carpinteiro (roda, barco a vela...)

Atualmente o homem um ser urbano. Grande parte da populao mundial vive em cidades e centros urbanos.

Mas, isso no algo contemporneo. Desde o incio das primeiras civilizaes o homem j habitava pequenos centros urbanos.
Contudo a urbanizao macia da humanidade s comeou a se dar entre os sculos XVIII e XIX: REVOLUO INDUSTRIAL

Esse fenmeno remete a duas questes:


1. Quais fatores colaboraram para o nascimento das primeiras cidades no mundo antigo? 2. Quais as etapas intermedirias das cidades at a poca moderna? Trs nveis de organizao humana antecedem urbanizao dos ltimos sculos So caracterizados pelos seguintes padres do comportamento do homem: Tecnolgicos, Econmicos, Sociais e Polticos.

1.

NVEL: COMUNIDADE PRIMITIVA PR URBANA

Grupos pequenos, homogneos e familiares;


Auto suficientes Dedicados a sobrevivncia do grupo: caa, pesca e extrativismo. Nmades: mudando de acordo com as condies da regio; Impossibilidade de produo excedente e de especializao do trabalho (diviso por gnero)

2. NVEL: PR INDUSTRIAL Organizao social; Acumulao de excedentes da produo alimentar, agora com base na agricultura; Agricultura era a principal fonte de alimentos; Continuavam sendo praticadas as atividades anteriores (caa, pesca e extrativismo). Novas classes sociais no mais ligadas a agricultura (arteses e os ncleos no agrcolas)

2. NVEL: PR INDUSTRIAL J dispunham: Metalurgia, da Roda e do Arado: Elementos essenciais para multiplicao da produo e contribuir para a distribuio dos produtos. Exemplos tpicos dessas sociedades: Grega, Egpcia, Assria, Babilnica
OUTROS FATORES QUE CARACTERIZARAM ESTE PERODO:

Inveno da Escrita: inveno da escrita, dos processos de contagem, dos padres de medida e do calendrio.
Escassez de energia: usada a braal e animal e alguns casos a elica. Trigo, Cevada, bronze e metal: principais

2. NVEL: CIDADE INDUSTRIAL Sistema de classes: Nova organizao social Grande excedente agrcola: COLHIDO, ARMAZENADO E DISTRIBUIDO. Avano tecnolgico com uso de novas fontes Tecnolgicas.

Distribuio e transporte dos produtos: Atividades Mercantis

FORMA DE OCUPAO DO TERRITRIO NESTE PERODO ELITE: morava no Centro da cidade TEMPLOS E PALCIOS: Centro

Nessa ocupao era motivada pela necessidade de proteo da classe dominante.


PRXIMO AO CENTRO: arteses, carpinteiros, marceneiros, ceramistas. ARREDORES DA CIDADE EM DIREO AO CAMPO: residncia dos moradores mais pobres, ligados a agricultura.

FORMA DE OCUPAO DO TERRITRIO

A cidade deste seus primrdios tida como residncias de especialistas e intelectuais, fonte de constante inovao. ENFIM: a Cidade funcionava como: Incentivo ao progresso social; Poltico; Econmico; Ideolgico; Cientfico; Religioso

AS CIDADE DA REGIO DO NOVO MUNDO

IMPORTNCIA DOS MAIAS E ASTECAS: constituram grandes centros urbanos, faltam dados. Muitos estudiosos ainda duvidam que eles construram cidades, j nas ruinas encontraram apenas grandes templos visitados periodicamente pelos povos. HOJE NO SE TEM DVIDAS DA EXISTENCIA DE CIDADES MAIAS E ASTECAS EX. CIDADES COMO GUATEMALA E CIDADE DO MXICO AMERICA CENTRAL

AS CIDADE DA REGIO DO NOVO MUNDO

PROVA DA VIDA EM CIDADE DOS MAIAS: AVANO NA MATEMTICA E ASTRONOMIA GARANTEM UMA HIERARQUIA DE CIVILIZAO URBANA. LEVA A PENSAR NUMA CONCENTRAO DA ELITE EM CENTROS URBANOS E NO ESPALHADAS EM VILAREJOS NOS CAMPOS, LIMITANDO: TROCA DE INFORMAES E DE IDIAS.

AS CIDADE DA REGIO DO NOVO MUNDO

CIDADES ANDINAS: CULTURA INCA NO PODE SER CONSIDERADA URBANA: NO POSSUIAM SIMBOLOS GRFICOS PARA ESCRITA, POR ISSO NO PODERAM DIFUNDIR POR UMA ELITE CULTA SUA HERANA RELIGIOSA E HISTRICA.

AS CIDADE DA REGIO DO NOVO MUNDO

PROVARAM NO SER NECESSRIO: A PRESENA DE GRANDES RIOS: MILHO QUE NO PRECISA DE MUITA IRRIGAO E DE TECNICAS APERFEIOADAS

ECONOMIA E GESTO

Os requisitos para o surgimento das cidades


A produo de excedentes agrcolas;
Sistema de comunicao (inveno da escrita, dos processos de contagem, dos padres de medida e do calendrio); Desenvolvimento do comrcio; Concentrao espacial das atividades no agrcolas; Diviso da sociedade em classes (dominantes e dominados);

IRRIGAO DAS REAS DE PLANCIES

DESENVOLVIMENTO DOS MEIOS TCNICOS

MAIOR PRODUO AGRCOLA E ACUMULAO DE EXCEDENTES

ESPECILIZAO DAS ATIVIDADES ECONMICAS EXTRATIFICAO SOCIAL

MORADIAS; MERCADOS; TEMPLOS, OFICINAS

CIDADE REVOLUO URBANA

ECONOMIA E GESTO

EM RESUMO:

Com As o surgimento das cidades na antiguidade cidades surgiram na antiguidade

Cidades pouco povoadas POR QUE???

ECONOMIA E GESTO

Cidades pouco povoadas POR QUE???

POPULAO VIVIA EM ZONAS RURAIS


Viviam da agricultura, extrativismo e atividades primrias

ECONOMIA E GESTO

Na Idade Mdia o que acontece??? Aumentam as concentraes urbanas. E por que??? DESENVOLVIMENTO DO COMRCIO E DA INDUSTRIA

ECONOMIA E GESTO

PORM, O CRESCIMENTO DESORDENADO E ACENTUADO DOS NCLEOS URBANOS S ACONTECEM ... REVOLUO INDUSTRIAL

Grande quantidade de pessoas buscam emprego e melhores condies de vida nas cidades. Conseqncias temos nas Cidades: CAOS: Falta de estrutura e de emprego para todos

Jeric, Palestina desde 9000 a.C. Cidade de apenas 20 mil habitantes a aglomerao urbana mais antiga de que ainda existe. Mas o vilarejo agrcola situado nas proximidades do rio Jordo tem vestgios de ocupao que datam do ano 9600 a.C. Escavaes arqueolgicas, de 9400 a.C., reunia nada menos do que 70 casas, com um total de mil habitantes.

Capital da Sria, Damasco a segunda cidade habitada h mais tempo. Escavaes indicam que sua regio j contasse com assentamentos por volta de 9000 a.C. Registros histricos descrevem a colonizao do local desde 6300 a.C., e com importncia poltica reconhecida.

Biblos considerada a mais antiga cidade civilizao dos fencios. Est situada a 42 km ao norte de Beirute, Lbano, em uma regio que atrai por sua importncia histrica e beleza de suas praias. Possui stios arqueolgicos dentro de sua rea urbana. Sua ocupao milenar se justifica pela posio geogrfica entre Europa e sia.

Alepo a cidade mais populosa da Sria. Boa parte dos modernos edifcios de seu centro foi construda sobre os antigos assentamentos, dificultando as pesquisas. Registros comprovados as primeiras aglomeraes em mais de 5000 a.C. Documentos histricos, afirmam que Alepo era o principal entroncamento entre as rotas que ligavam a Europa China, Mesopotmia e, por terra, ao Egito.

Capital da Grcia, Atenas , h milnios, a principal aglomerao urbana do sudeste da Europa. Centro de poltica, arte e filosofia, a cidade o bero da cultura ocidental, tanto pela relevncia da Civilizao Grega quanto por sua influncia sobre o Imprio Romano. Seus stios arqueolgicos, como a Acrpole, so conhecidos mundialmente.

Das könnte Ihnen auch gefallen