Sie sind auf Seite 1von 6

L i vr a m e n t o C o n d i c i o n a l |1

1. LIVRAMENTO CONDICIONAL
O livramento condicional o maior benefcio do condenado durante a execuo da pena. Ele significa a antecipao da liberdade do sujeito. Este, condenado a uma pena privativa de liberdade, depois que cumprir uma parte de sua pena, ter sua liberdade antecipada mediante condies. avaliado pelo Juiz da Execuo Penal. O livramento condicional tem tudo a ver com o sistema progressivo, pois tambm visa a ressocializao do sujeito, mas no configura uma etapa deste sistema. O livramento condicional dado, evidentemente, quando o sujeito estiver preparado para sair do crcere. No sistema progressivo, o sujeito vai galgando degrau por degrau, atingindo um maior grau de liberdade, pois h uma tentativa de ressocializ-lo. Em uma etapa deste sistema progressivo, o sujeito pode atingir o livramento condicional; ele no precisa cumprir as trs etapas (fechado, semi-aberto e aberto). No livramento condicional, ao contrrio do que acontece nos regimes, a liberdade plena. O sujeito cumprir o restante da pena em liberdade. A extino da pena se dar aps o fim do livramento condicional. No se pode confundir livramento condicional com liberdade provisria. Esta se configura na liberdade concedida para o sujeito responder o processo em liberdade, podendo ser pura ou com fiana. Na liberdade condicional, o sujeito j foi condenado e j est cumprindo sua pena, e aps cumprir um perodo significativo em qualquer um dos regimes, pode ento ser libertado condicionalmente.

1.1. REQUISITOS (ART. 83)


Art. 83 - O juiz poder conceder livramento condicional ao condenado a pena privativa de liberdade igual ou superior a 2 (dois) anos, desde que: I - cumprida mais de um tero da pena se o condenado no for reincidente em crime doloso e tiver bons antecedentes; II - cumprida mais da metade se o condenado for reincidente em crime doloso; III - comprovado comportamento satisfatrio durante a execuo da pena, bom desempenho no trabalho que lhe foi atribudo e aptido para prover prpria subsistncia mediante trabalho honesto; IV - tenha reparado, salvo efetiva impossibilidade de faz-lo, o dano causado pela infrao;

14 de agosto de 2013 Monitor: Marcus Felipe

L i vr a m e n t o C o n d i c i o n a l |2

V - cumprido mais de dois teros da pena, nos casos de condenao por crime hediondo, prtica da tortura, trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, e terrorismo, se o apenado no for reincidente especfico em crimes dessa natureza. Pargrafo nico - Para o condenado por crime doloso, cometido com violncia ou grave ameaa pessoa, a concesso do livramento ficar tambm subordinada constatao de condies pessoais que faam presumir que o liberado no voltar a delinquir. O art. 83 traz requisitos objetivos e subjetivos. Do caput j so extrados dois requisitos: s cabe livramento condicional de pena privativa de liberdade. S cabe para penas iguais ou superiores a dois anos por causa do sursis. Caso o sujeito seja condenado a pena de at dois anos, cabe sursis. Exemplo: Um sujeito, reincidente, foi condenado a 1 ano e 10 meses por um crime de leso corporal grave. No cabe substituio por multa, substituio por restritiva, nem sursis. O juiz estabeleceu para ele o regime fechado. Ele no ter direito ao livramento condicional (pena inferior a dois anos). Seu colega, tambm reincidente, foi condenado a dois anos, pelo mesmo crime. O juiz estabeleceu para ele o regime fechado. No cabe multa, restritiva, nem sursis. Cabe livramento condicional. Depois que ele cumprir um ano de pena, ele ficar em liberdade. Ou seja, um sujeito condenado a dois anos cumprir um ano e ficar livre, enquanto o outro ficar preso durante um ano e dez meses. Segundo a lei, literalmente, isso est certo. Entretanto, no razovel. Dessa forma, a maioria dos juzes descumpre o caput e concede o livramento condicional, mesmo para as penas menores de dois anos ( uma medida mais justa). Na lei, existem algumas fraes (pedao da pena) que o sujeito deve cumprir para alcanar o livramento condicional. So trs fraes: 1/3 condenado com bons antecedentes, no reincidente (crimes comuns); 1/2 condenado reincidente (crimes comuns); 2/3 condenado por crime hediondo ou assemelhado a hediondo. A expresso se o apenado no for reincidente especfico em crimes dessa natureza (inciso III) indica que o sujeito no ter o benefcio do livramento condicional caso seja reincidente especfico em crime hediondo, no necessariamente o mesmo. Ele ser reincidente especfico em crimes dessa natureza se, por exemplo, cometer um homicdio qualificado e um trfico de drogas. A reincidncia tratada no inciso II. Se o sujeito for primrio, mas com maus antecedentes, a jurisprudncia majoritria trata tambm no inciso II.
14 de agosto de 2013 Monitor: Marcus Felipe

L i vr a m e n t o C o n d i c i o n a l |3

Inciso III: para se comprovar o bom comportamento, s necessria a informao do(s) estabelecimento(s) pelo(s) qual(is) o sujeito passou. O trabalho do preso obrigatrio, embora no seja forado. Caso ele se negue a trabalhar, ele no ter o benefcio do livramento condicional. A forma mais interessante de se verificar a aptido para prover a prpria subsistncia verificando se o sujeito tem condies de arrumar um emprego. Entretanto, no se exige emprego dele, pois muito difcil um ex-presidirio conseguir um trabalho. Mede-se, ento, a condio dele trabalhar fora, porque tendo sua liberdade antecipada, ele ir para as ruas, saindo do controle do Estado. Um dos efeitos da condenao a reparao do dano. A reparao um dos requisitos para o livramento condicional (inciso IV). Guardadas as devidas propores, o requisito do pargrafo nico o mesmo daquele existente para a cessao da periculosidade do doente mental. Realiza-se um exame, feito pela comisso tcnica de classificao, e ser dado um parecer, que indicar se o sujeito tem potencialidade para voltar a delinquir ou no. Exemplo: Um agente praticou vrios crimes e foi condenado por eles. Ele praticou um furto (155) e foi condenado a uma pena de 3 anos. Praticou um roubo (157) e pegou uma pena de 6 anos. Praticou um trfico e pegou uma pena de 12 anos. A pena total de 21 anos. Quando ele praticou o furto, ele era primrio; assim, para ter direito ao livramento condicional, ter que cumprir 1 ano. Quando praticou o roubo, j era reincidente; ter que cumprir 3 anos. Quando praticou o trfico, que um crime hediondo, no era reincidente especfico; ter que cumprir 8 anos. Para obter livramento condicional, minimamente (a lei especifica as fraes como um mnimo temporal), ele precisa cumprir 12 anos.

1.2. SOMA DE PENAS (ART. 84)


Art. 84 - As penas que correspondem a infraes diversas devem somar-se para efeito do livramento. Somam-se todas, e calcula-se o livramento com base em todas. Deve-se calcular frao por frao. Importante ressaltar que no pelo fato de ter dois crimes que ele ser primrio no primeiro e reincidente no segundo. Ele poder, por exemplo, ser primrio em todos os crimes, pois o momento em que isso apurado o momento do fato. Exemplo: Um sujeito praticou trs crimes e tem 21 anos de pena para cumprir. No importam os regimes. No ano 12, o juiz da execuo concedeu o livramento condicional para ele. Durante os 12 anos iniciais, ele estava preso (em qualquer regime). Do ano 12 ao 21 ele estar livre, sem vnculo a qualquer estabelecimento prisional, muito embora ainda esteja cumprindo uma pena (21 anos); sua pena no est extinta. Durante esse perodo ele estar em perodo de
14 de agosto de 2013 Monitor: Marcus Felipe

L i vr a m e n t o C o n d i c i o n a l |4

prova, cumprindo as condies impostas pelo juiz. Essas condies so livres, determinadas pelo juiz, mas a principal de todas no delinquir. Se o sujeito cumprir todas as condies, no ano 21 o juiz julgar extinto o perodo de prova e extinta a pena pelo cumprimento do perodo de prova. a partir do ano 12 que se comea a contar o perodo para que volte a ser tecnicamente primrio (5 anos). Dessa forma, ele voltar a ser primrio no ano 17, desde que se espere o 21, pois a lei autoriza a contagem do perodo de prova apenas se no for revogado. Ele pode, por exemplo, ter cometido um crime no ano 14, sem ningum descobrir. No ano 21, o juiz julga extinta a pena. Entretanto, algum tempo depois, descobre-se a autoria desse crime. Ele processado, considerando sua reincidncia. O livramento condicional no pode ser revivido, pois j foi extinto.

1.3. CONDIES (ART. 85)


Art. 85 - A sentena especificar as condies a que fica subordinado o livramento. O juiz da execuo dar a sentena contendo as condies (concedo ao ru, condenado, o livramento condicional). Essa sentena dada pelo juiz em uma cerimnia, que na verdade uma solenidade. De preferncia, essa cerimnia deveria ser feita dentro do estabelecimento prisional. Quando o juiz d a sentena, o juiz deve documentar o sujeito, com uma carteirinha ou uma cpia do documento, dizendo que o sujeito est em livramento condicional mediante condies. O livramento pode ser pedido, dado de ofcio, algum pode pedir para o condenado, etc.

1.4. REVOGAO (ARTS. 86 E 87)


Art. 86 - Revoga-se o livramento, se o liberado vem a ser condenado a pena privativa de liberdade, em sentena irrecorrvel: I - por crime cometido durante a vigncia do benefcio; II - por crime anterior, observado o disposto no Art. 84 deste Cdigo. So as causas de revogao obrigatria. O que revoga o livramento condenao definitiva a pena privativa de liberdade. No o fato de delinquir, mas a condenao. Exemplos: a) O sujeito liberado no ano 12 praticou um furto pouco tempo depois de receber o livramento. A prtica do furto vai ensejar um processo e vai gerar uma condenao definitiva a pena privativa de liberdade, que acontecer no ano 15. Neste ano, ele foi condenado. a pior hiptese para o ru. Assim, revoga-se o livramento (sujeito volta para o crcere). a regra contida no inciso
14 de agosto de 2013 Monitor: Marcus Felipe

L i vr a m e n t o C o n d i c i o n a l |5

I. Quanto tempo ele cumprir? Sendo a pior hiptese para ele, o perodo do ano 12 ao 15 no conta nada. Ele voltar e ir cumprir tudo de novo. No crime de furto, pelo qual ele foi condenado no ano 15, o sujeito pegou uma pena de 4 anos. Assim, ele ter que cumprir 9 anos (12 ao 21), somados aos 4 anos do furto. Aqui, no se computa o perodo de prova. b) No ano 15, chega para o juiz a notcia de que o sujeito praticou um crime e foi condenado por ele no Acre. O crime foi cometido antes do livramento condicional. Pode ter sido cometido antes mesmo de ele ter sido preso, ou at mesmo durante o seu cumprimento de pena (ele pode ter conseguido um fim de semana fora do crcere para ficar em companhia de seus filhos e ter cometido um crime). Se ele for condenado no ano 15 por um fato de antes do livramento, tal fato pode ter sido considerado menos grave; o que veio no ano 15 foi a condenao, e no a prtica do crime. a regra do inciso II, que remete ao art. 84 (soma de penas). O sujeito praticou um crime de roubo antes de ser preso, mas sua condenao veio no ano 15 (considerando o perodo de 0 a 21 anos). Pelo roubo, ele foi condenado a uma pena de 12 anos. Ele, ento, praticou um furto, um roubo, um trfico, e este novo roubo. Considerando os quatro crimes, a pena total no ser mais 21, e sim 33. Como ele cometeu o roubo antes mesmo de ter praticado o furto, ele era primrio (1/3 de pena para o livramento, que totaliza 4 anos). A pena a ser cumprida para se conseguir o livramento condicional das quatro condenaes passa a ser de 16 anos. Ele tinha cumprido 12 anos de cadeia e 3 anos de livramento condicional. Nesses 3 ele no descumpriu as condies; assim, contam em favor dele. Aqui, aps revogar o livramento, se computa o perodo de prova. O fato que gerou a revogao anterior. Dessa forma, ele j cumpriu 15 anos de pena. Precisar cumprir 16 para ter direito ao livramento condicional. O sujeito cometeu o roubo antes do perodo de prova e veio a ser condenado definitivamente no ano 17. Precisando de 16 anos para ter o livramento condicional, ele j atingiu o requisito objetivo. Dessa forma, nada acontece; o livramento no revogado. Art. 87 - O juiz poder, tambm, revogar o livramento, se o liberado deixar de cumprir qualquer das obrigaes constantes da sentena, ou for irrecorrivelmente condenado, por crime ou contraveno, a pena que no seja privativa de liberdade. So as causas de revogao facultativa. O juiz poder ou no revogar o livramento condicional. Ele pode deixar de revogar e intensificar as condies, ou apenas deixar de revogar, ou revogar. Exemplo: O sujeito descumpre uma condio no ano 18, e o juiz revoga. Tendo descumprido uma condio, voltar para o crcere e cumprir toda a sua pena restante, sem computar o perodo de prova (ideia semelhante do exemplo a).
14 de agosto de 2013 Monitor: Marcus Felipe

L i vr a m e n t o C o n d i c i o n a l |6

1.5. EFEITOS DA REVOGAO (ART. 88)


Art. 88 - Revogado o livramento, no poder ser novamente concedido, e, salvo quando a revogao resulta de condenao por outro crime anterior quele benefcio, no se desconta na pena o tempo em que esteve solto o condenado. Computar, ou no, do perodo de prova. Ter, ou no, novo livramento. Exemplo: O sujeito conseguiu o livramento condicional aps os 12 anos de cumprimento de pena e estava cumprindo o perodo de provas. Entretanto, no ano 20 o livramento revogado. Revogar o livramento significa voltar para o crcere. O perodo do 12 ao 20 ser computado ou no como um perodo cumprido ou no cumprido? Voltando para a cadeia, ele ter direito a um novo livramento condicional? A redao do art. 88 muito confusa. O legislador misturou as duas coisas no mesmo artigo, se referindo s diversas hipteses. O art. 88 deve ser esquecido. Interpretam-se, ento, os arts. 141 e 142 da Lei de Execuo Penal. Art. 141 - Se a revogao for motivada por infrao penal anterior vigncia do livramento, computar-se- como tempo de cumprimento da pena o perodo de prova, sendo permitida, para a concesso de novo livramento, a soma do tempo das duas penas. O art. 141 trata da hiptese contida no art. 86, II. Exemplo: Do ano 12 ao 15 valeu como tempo de cumprimento de pena (computou-se em favor do condenado). As penas sero somadas (33 anos) e o requisito objetivo ser 16. No ano 15, revoga-se o livramento. Falta para ele o cumprimento de 18 anos. Ele poder receber novo livramento: cumprir mais um ano e receber o benefcio. Art. 142 - No caso de revogao por outro motivo, no se computar na pena o tempo em que esteve solto o liberado, e tampouco se conceder, em relao mesma pena, novo livramento. Os outros motivos so os existentes nos arts. 86, I e 87. Exemplo: O perodo do ano 12 ao 15 no ser computado. Os 9 anos que faltavam da primeira pena ser cumprida sem qualquer benefcio de livramento condicional. Ele poder progredir de regime, obviamente. Quando terminar este perodo, e o condenado for cumprir a pena pelo novo crime, ele poder receber o benefcio.

14 de agosto de 2013 Monitor: Marcus Felipe

Das könnte Ihnen auch gefallen