Sie sind auf Seite 1von 3

1

ARTICULAES
Articulaes ou juntas: so unies ou junes entre dois ou mais ossos ou entre partes rgidas do esqueleto. Possuem vrias formas e funes. Algumas no tm movimento. Ex.: lminas epifisiais (entre a epfise e a difise de um osso longo em movimento). Outras permitem apenas pequeno movimento. Ex.: dentes dentro dos alvolos. Outras tm mobilidade livre. Ex.: articulao do ombro (glenoumeral).

1- CLASSIFICAO DAS ARTICULAES Existem trs classes, descritas de acordo com a forma ou com o tipo de material pelo qual os ossos so unidos: sinoviais, fibrosas e cartilagneas.

1.1- ARTICULAES SINOVIAIS: ossos unidos por uma cpsula articular que transpe e reveste a cavidade articular. o tipo mais comum de articulao. Permitem livre movimento entre os ossos que unem. So articulaes de locomoo, tpicas dos membros. Essas articulaes so reforadas por ligamentos acessrios separados (extrnsecos) ou oriundos do espessamento de uma parte da cpsula articular (intrnsecos). Algumas articulaes sinoviais apresentam meniscos (discos articulares fibrocartilaginosos) quando as superfcies articulares dos ossos so desiguais. Cpsula articular: formada por uma camada fibrosa externa, revestida por uma membrana sinovial serosa. No interior da cpsula, a cartilagem articular cobre as superfcies articulares dos ossos, enquanto o restante da superfcie interna revestido por membrana sinovial. Cavidade articular: espao virtual que contm uma pequena quantidade de lquido sinovial lubrificante, secretado pela membrana sinovial.

Existem seis tipos de articulaes sinoviais, classificadas de acordo com o formato das superfcies articulares e/ou com o tipo de movimento que permitem: 1.1.1- Articulaes planas: permitem movimento de deslizamento. As superfcies opostas dos ossos so planas ou quase planas, com movimento limitado por suas cpsulas articulares firmes. Ex.: articulao acromioclavicular (entre o acrmio da escpula e a clavcula). 1.1.2- Gnglimos: permitem apenas flexo e extenso (movimentos em um plano sagital ao redor de um nico eixo transversal). So articulaes uniaxiais. A cpsula dessas

articulaes fina e frouxa nas partes anterior e posterior onde h movimento. Lateralmente, os ossos so unidos por ligamentos colaterais fortes. Ex.: articulao do cotovelo. 1.1.3- Articulaes selares: permitem abduo e aduo e flexo e extenso (movimentos ao redor de dois eixos perpendiculares). So articulaes biaxiais que permitem movimento em dois planos, sagital e frontal. possvel que esses movimentos sejam realizados em circunduo (movimento em sequncia circular). As superfcies articulares opostas tm o formato de sela (so reciprocamente cncavas e convexas). Ex.: articulao carpometacarpal na base do polegar. 1.1.4- Articulaes elipisoideas: permitem flexo e extenso e abduo e aduo. So articulaes biaxiais. A circunduo mais restrita que nas articulaes selares. Ex.: articulaes metacarpofalngicas. 1.1.5- Articulaes esferoideas: So articulaes altamente mveis. Permitem movimentos em vrios eixos e planos: flexo e extenso, abduo e aduo, rotao medial e lateral e circunduo. So articulaes multiaxiais. A superfcie esferoidea de um osso move-se na cavidade de outro. Ex.: articulao do quadril (a cabea esfrica do fmur gira na cavidade formada pelo acetbulo do quadril). 1.1.6- Articulaes trocoideas: so uniaxiais (permitem rotao em torno de um eixo central). Nessas articulaes, um processo arredondado de um osso gira dentro de uma bainha ou anel. Ex.: articulao atlantoaxial mediana- nela, o atlas (vrtebra C1) gira ao redor de um processo digitiforme, o dente do xis (vrtebra C2), durante a rotao da cabea.

1.2- ARTICULAES FIBROSAS: ossos unidos por tecido fibroso. Ex: suturas do crnio. O grau de movimento dessas articulaes depende do comprimento das fibras que unem os ossos. 1.2.1- Sindesmose (mobilidade parcial): articulao fibrosa que une os ossos com uma lmina de tecido fibroso, que pode ser um ligamento ou uma membrana fibrosa. Ex: membrana interssea no antebrao (une o rdio ulna). Obs.: sindesmose dentoalveolar (gonfose ou alvolo) : articulao fibrosa na qual um processo semelhante a um pino encaixa-se em uma cavidade entre a raiz do dente e o processo alveolar da maxila. A mobilidade dessa articulao (um dente mole) indica um distrbio dos tecidos de sustentao do dente. Nessa articulao, movimentos locais microscpicos informam (atravs do sentido de propriocepo) sobre a fora da mordida ou do cerrar dos dentes e sobre a existncia de alguma partcula presa entre os dentes.

1.3- ARTICULAES CARTILAGNEAS: estruturas unidas por cartilagem hialina ou fibrocartilagem.

1.3.1- Sincondroses ou articulaes cartilagneas primrias: ossos unidos por cartilagem hialina. So unies temporrias. Ex: articulao presente durante o desenvolvimento de um osso longo, na qual a epfise e a difise esto unidas por uma lmina epifisial. As sincondroses permitem o crescimento do osso no comprimento. Quando atingido crescimento completo, a lmina epifisial converte-se em osso e as epfises fundem-se com a difise. 1.3.2- Snfises ou articulaes cartilagneas secundrias: articulaes fortes, ligeiramente mveis, unidas por fibrocartilagem. Ex: discos intervertebrais fibrocartilaginosos (formados por tecido conjuntivo que une as vrtebras, proporcionando coluna vertebral resistncia, absoro de choque e flexibilidade).

2- VASCULARIZAO DAS ARTICULAES As articulaes recebem sangue das artrias articulares (originadas nos vasos ao redor da articulao). As anastomoses arteriais periarticulares (comunicao entre as artrias articulares) asseguram a irrigao sangunea das articulaes nas vrias posies assumidas por elas. As veias articulares so veias comunicantes que acompanham as artrias. Artrias e veias esto localizadas na cpsula articular, principalmente na membrana sinovial.

3- INERVAO DAS ARTICULAES Os nervos articulares proporcionam uma rica inervao s articulaes, atravs de terminaes nervosas sensitivas, localizadas na cpsula articular. Nas mos e ps (partes distais dos membros), os nervos articulares so ramos dos nervos cutneos que suprem a pele sobrejacente. Entretanto, a maioria dos nervos articulares so ramos de nervos que suprem os msculos que cruzam e movem a articulao (Lei de Hilton: os nervos que suprem uma articulao tambm suprem os msculos que movem a articulao e a pele que cobre suas inseres distais). Os nervos articulares contribuem para a propriocepo (conscincia do movimento e da posio das partes do corpo) ao transmitir impulsos sensitivos que partem da articulao. A membrana sinovial relativamente insensvel. A existncia de muitas fibras de dor na camada fibrosa da cpsula articular e nos ligamentos acessrios a causa da intensa dor sentida nos casos de leso articular. Referncias: MOORE, Keith L.; DALLEY II, Arthur F. AGUR, Anne M. R. Anatomia orientada para a clnica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. GRAYS anatomia. 40. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

Das könnte Ihnen auch gefallen