Sie sind auf Seite 1von 5

Eletrnica Linear

ELETROTECNICA

Armando Leopoldo

Amplificao Operacional

Aula 04 - 2 Semestre

O exemplo acima est usando a diferena entre os dois O amplificador operacional (AOP) um amplificador CC sinais contnuos. Supondo que o ganho A seja de 100.000. multiestgio, com entrada diferencial, cujas caractersticas Portanto a tenso de sada (VO) ser VO = 100.000 (4,75mV 4,8mV) = -5,0V. Por definio sempre o ganho se aproximam de um amplificador ideal. A ser positivo e sempre que V+ - V- for menor que zero a PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DE UM AOP tenso de sada ser negativa ou vice versa. a) Resistncia de entrada infinita; CARACTERSTICAS DE UM AOP IDEAL b) Resistncia de sada nula; c) Ganho de tenso infinito; d) Resposta de frequncia infinita; e) Insensibilidade temperatura. Mais adiante iremos analisar cada uma das caractersticas citadas acima.

Introduo

DESCRIO DE FUNCIONAMENTO
O AOP um componente eletrnico compacto construdo da juno de resistores, capacitores e transistores. Este componente em tempos passados era largamente utilizado para computar as operaes matemticas como soma, integraes. Por isso recebe o nome de Amplificador Operacional. De acordo com o avano tecnolgico o Operacional foi anexado ao nome devido a sua versatilidade em implementaes antes complexas e nos mais variados projetos. Sua representao grfica dada pela figura abaixo: 1) AOP ideal s amplifica a diferena dos sinais de entrada, nunca amplifica o sinal comum s duas entradas. Portanto podemos dizer que o AOP ideal nunca satura. 2) AOP ideal no consome e nem fornece corrente atravs de suas entradas, consequentemente a impedncia das entradas do AOP infinita (R1 = ) 3) AOP ideal tem impedncia de sada nula (RO = 0). Isto significa que a sada uma fonte de tenso ideal independente da corrente drenada pela carga acoplada a sada. 4) AOP ideal deve ter ganho A = (infinito), ou seja para que a ampliao seja vivel, inclusive para sinais de baixa amplitude o ganho de tenso infinito. 5) AOP ideal deve ter um ganho A constante que independe do valor da frequncias dos sinais de entrada, O AOP possui duas entradas e uma sada onde funo no deve introduzir defasagem ou mesmo atraso no apresentar na sada o mltiplo da diferena entre as duas circuito e A um nmero real e positivo. entradas onde A o ganho de tenso do Amplificador 6) AOP ideal deve apresentar insensibilidade a Operacional. temperatura. APLICAES PARA O AMPLIFICADOR OPERACIONAL CARACTERSTICAS DE UM AOP REAL muito difcil enumerar a totalidade das aplicaes deste Ganho de Tenso fantstico componente, podemos dizer que sua utilizao O ganho de tenso que obtido atravs da relao entre a est presente na maioria dos equipamentos de sistemas tenso de sada pela tenso de entrada. de controle industrial, instrumentao nuclear e Tenso de OFFSET petroqumica, equipamentos mdicos, computadores, etc. Um AOP real tem a sada de um amplificador ideal nula, MODO DE FUNCIONAMENTO mas quando suas entradas esto em curto circuito. Nos O AOP tem a funo de amplificar o resultado da amplificadores reais acontece um casamento de diferena entre suas entradas como no exemplo a seguir: impedncias imperfeito dos dispositivos de entrada normalmente diferencial a sada do AOP pode ser diferente de zero quando ambas as entradas assumem potencial zero. Significa dizer que h uma tenso CC equivalente, na entrada chamada de tenso de OFFSET. Os valores desta tenso normalmente nos amplificadores comerciais esto situados na faixa de 1 a 100mV os

Eletrnica Linear

ELETROTECNICA

Armando Leopoldo

Amplificao Operacional

Aula 04 - 2 Semestre

componentes comerciais esto dotados de entradas para ajuste da tenso de OFFSET. SLEW RATE Define-se SLEW RATE (SR) de um amplificador como sendo a mxima variao de tenso de sada por unidade de tempo. Normalmente o SR dado em V/s. Em termos gerais, podemos dizer que o valor de SR nos d a velocidade de resposta do amplificador. Quanto maior o SR, melhor ser o amplificador. O AOP 741 possui o SR = 0,5V/s, o LF351 possui SR =13V/s e o LM318 possui SR=70V/s. Em textos nacionais costuma-se traduzir SLEW RATE por taxa de subida, taxa de resposta, taxa de giro, etc. Para calcular o SR basta aplicar a formula abaixo:

ALIMENTAO DO AMPLIFICADOR OPERACIONAL


A alimentao do amplificador operacional e feita de forma simtrica, podendo em alguns casos utilizar uma monoalimentao.

MTODOS DE POLARIZAO DO AMPLIFICADOR


Agora que j conhecemos o amplificador operacional podemos estudar seus modos de operao que so: - Sem Realimentao; - Realimentao Positiva; - Realimentao Negativa; Sem Realimentao

SR = 2. F. VP Convm frisar que VP a amplitude mxima ou valor de pico do sinal senoidal de sada. A equao nos diz que a funo SR (determinado pelo fabricante), o projetista dever estabelecer um comprometimento entre as variveis F e VP, ou seja, para F deve ser F fixado ter-se- um valor mximo de VP e vice versa. Caso no observe este fato, o sinal de sada poder sofre uma distoro acentuada, conforme a figura abaixo (no caso de onda senoidal). Este modo conhecido como operao em malha aberta, por utilizar o ganho do operacional estipulado pelo fabricante, ou seja, no se tem o controle do mesmo. Este modo de operao largamente empregado em circuitos comparadores.

Realimentao positiva

OVERSHOOT
Finalmente, resta-nos considerar outra caracterstica citada nos manuais dos fabricantes denominada OVERSHOOT, a qual costuma ser traduzida por sobrepassagem ou sobredisparo. O OVERSHOOT o valor, dado em porcentagem, que nos indica quanto o nvel de tenso de sada foi ultrapassado durante a resposta transitria do circuito, ou seja, antes da sada atingir o estado permanente. Para o 741, o OVERSHOOT da ordem de 5%. Convm frisar que o OVERSHOOT um fenmeno prejudicial, principalmente quando se trabalha com sinais de baixo nvel.

Este modelo de operao denominado operao em malha fechada. Pois o ganho do operacional obtido pelo projetista. Apresenta como desvantagem uma instabilidade ao circuito. Aplicado em circuitos osciladores. Neste modo de operao o AOP no trabalha como amplificador de sinais, pois sua resposta no linear.

Realimentao Negativa
Este modo de operao o mais importante e o mais utilizado em circuitos com AOP, veja que a sada reaplicada entrada inversora do AOP atravs de RF.

Eletrnica Linear

ELETROTECNICA

Armando Leopoldo

Amplificao Operacional

Aula 04 - 2 Semestre

Pode-se empregar o conceito de terra virtual nos amplificadores sempre que considerarmos o mesmo com ideal sempre curto circuitando, mas no fisicamente. CIRCUITOS BSICOS

Amplificador Inversor
Existem vrias aplicaes para os AOP com realimentao negativa entre elas podemos destacar: - Amplificador Inversor; - Amplificador No Inversor; - Amplificador Somador; - Amplificador Diferencial; - Diferenciador; - Integrador; - Filtros Ativos, etc. Este modo de operao como na realimentao positiva tem caracterstica de malha fechada, ou seja, o ganho determinado por R1 e RF e pode ser controlado pelo projetista. Observe o circuito abaixo:

Conceito de Curto-Circuito Virtual


Para explicar melhor este conceito assumiremos que o ganho do AOP seja infinito. Ento sabemos que a relao ideal VO = A(V+ - V-) sempre vlida. Portanto podemos afirmar que:

Pois VO finito e A = . Porque se utiliza o sinal de aproximadamente igual ao invs de igual a zero na expresso dada? Isto feito para lembrar que estamos na realidade empregando um artifcio matemtico (formalmente, devemos dizer que A tende a infinito, mas no o na prtica A situa-se tipicamente entre 105 e 107). Desta forma podemos notar que teremos uma tenso de entrada V- igual (tendendo) ao valor de tenso de sada. Esta tcnica nos permite dizer que quanto maior for A, mais o valor da entrada V+ se aproxima do valor da entrada V- para valores finitos de VS. Em outras palavras, ela nos chama a ateno que pela tenso das entradas do AOP, pois como se as entradas inversoras e no inversora estivessem sido curto circuitado. Sabemos tambm que no existe corrente por onde tem um curto momentneo. Denominou-se o termo curto circuito virtual para designar este estado onde as tenses em dois pontos distintos so idnticas (como em um curtocircuito) e suas correntes so nulas.

Inicialmente vamos fazer um reconhecimento dos componentes utilizados no circuito. Temos o gerador de ais VE que est alimentando o circuito. Temos um AOP com um ganho A qualquer (note as duas entradas inversora e no inversora e a sada) e demais caractersticas que a principio podemos considerar ideais. A sada VO do AOP a prpria sada do circuito representa por VOUT. Temos ainda dois resistores R1 e RF, note que R1 est ligando eletricamente o sinal de entrada (VE) com a entrada inversora do AOP. , RF est fornecendo um caminho eltrico entre a sada (VOUT) e a entrada inversora do AOP. Com isso conclumos a analise do circuito, agora vamos analis-lo. Seguindo a regra, a grandeza mais importante em um circuito analgico o ganho de tenso do circuito, denominado de AV. Observao : Se no sabemos como funciona um circuito, uma boa dica para tentarmos compreender seu funcionamento determinar o comportamento da tenso de sada do circuito atravs da sua tenso ou funo de entrada. Para o circuito observado no inicio da analise temos o ganho de tenso dado por:

Notamos que na equao acima temos VOUT sendo a prpria sada do AOP e que temos dois ganhos de tenso: o ganho do circuito (AV) e o ganho interno do AOP (A). Para uma analise mais simples, determinamos as correntes de cada ramo, conforme observamos neste circuito, pela Lei das Correntes de Kirchhoff (LCK): I1 = I2 + I

Eletrnica Linear

ELETROTECNICA

Armando Leopoldo

Amplificao Operacional

Aula 04 - 2 Semestre

Neste momento da analise devemos ter em mente as caractersticas do AOP ideal onde mostra que as entradas do operacional no drenam corrente. Portanto: I+ = 0 e I = 0 Assim podemos dizer que I1 = I2 Por outro lado, as correntes I1 e I2 podem ser expressas por:

Como I1 = I2, ento:

Amplificador No Inversor
Para analisa-lo consideremos o AOP ideal e empregando a tcnica do curto-circuito virtual

Sabendo que o AOP ideal tem como sada VO = A(V+ V ) no circuito proposto a entrada no inversora est aterrada, ou seja, V+ = 0 e VO = VOUT . Desta forma VOUT = AV ou seja, V = VOUT/ A. Substituindo na expresso Amplificador Somador anterior temos: Amplificador somador tem a finalidade somar dois ou mais valores de entradas analgicas ou digitais em tempo real. Exemplo pode-se somar uma rampa, uma senode e um nvel contnuo instantaneamente em tempo real. Empregado em misturadores de sinal Circuito Padro

em relao ao eixo x, isto no tempo o sinal da sada invertido em relao ao sinal de entrada. pressuposto tambm que o ganho de tenso do amplificador operacional nunca sature, ou seja, ele sempre trabalhar na regio linear onde a expresso A (V+ V) vlida. Esta observao valida para todos os circuitos de AOP com modo de operao de realimentao negativa. Na verdade, um AOP quando usado para amplificar sinais, sempre empregado com algum tipo de realimentao entre o sinal e sua sada e os sinais em suas entradas, no nosso exemplo no circuito mostrado no inicialmente temos um resistor RF que executa esse papel que fechar a ligao entre a sada e a entrada. Sempre que h um caminho fechado entre sada e entradas chamaram de circuito de malha fechada. Um AOP quando utilizado para amplificar sinais sempre empregada condio de malha fechada. Podemos dizer de fato que o AOP em malha aberta tem um ganho infinito. Desta forma o comportamento do circuito se d atravs de caractersticas de componentes externos.

A expresso acima no nos diz muita coisa, mas quando foramos um A muito elevado, o termo A-1 (1 + RF/R1) do denominador tende a zero e a expresso acima se Equao Final simplifica para:

Amplificador Subtrator
Esta expresso utilizada para determinar o ganho do amplificador inversor, O mesmo possui este nome devido ao sinal negativo na frente de RF/R1. Sabemos que um sinal negativo corresponde a uma inverso de fase, ou seja, graficamente ele corresponde a um espelhamento O Amplificador subtrator tem a finalidade de amplificar as diferenas de tenses entre as entradas. Este circuito extremamente analgica, inclusive em circuito empregando os AOPs Exemplo se conectarmos poderoso e largamente utilizado em eletrnica s a sada de um transdutor em um amplificador inversor, tanto o sinal do

Eletrnica Linear

ELETROTECNICA

Armando Leopoldo

Amplificao Operacional

Aula 04 - 2 Semestre

transdutor quanto interferncia sero amplificados. Por outro lado, se conectarmos a sada do transdutor em um amplificador de diferenas, s o sinal do transdutor amplificado, j que o sinal de interferncia captado praticamente da mesma forma pelos dois fios que carregam o sinal de tenso comum aos dois fios, ao passo que o sinal do transdutor uma diferena de tenso entre esses dois fios. Circuito Padro

Questes
1) Pesquisar as diferenas entre eletrnica analgica e digital citando trs equipamentos onde os dois tipos de eletrnicas trabalham em conjunto.

2) Desenhar o smbolo do amplificador operacional e escreva a funo matemtica que ele executa.

3) Relacionar trs caractersticas de um amplificador operacional ideal, explicando de forma simplificada cada uma delas.

Equao final

4) Como definimos o melhor amplificador operacional atravs de seu SLEW RATE?

Comparador Frequentemente precisamos comparar uma tenso com outra para verificar qual delas a maior. Tudo o que precisamos uma resposta sim/no. Um comparador um circuito com duas tenses de entrada (no inversora e inversora) e uma tenso de sada. Quando a tenso no inversora for maior que a tenso inversora, o comparador produzir uma alta tenso; quando a entrada no inversora for menor que a entrada inversora, a sada se baixa. A sada alta simboliza a resposta sim e a resposta no ser mais baixa. A maioria dos circuitos comparadores construda por AOPs na configurao de malha aberta ou s vezes tendo sua tenso de sada limitada por diodo zener. Na maioria dos casos o diodo zener tambm utilizado como tenso de referencia.

5) Pesquisar a folha de dados dos amplificadores operacionais 741 de dois fabricantes diferentes e crie uma tabela de comparao entre eles.

6) Cite trs aplicaes para o amplificador inversor com realimentao negativa.

7) Comente sobre o conceito de terra virtual

8) Cite aplicaes para circuitos somadores

9) Cite aplicaes para circuito subtratores

10) Como funcionam os circuitos comparadores?

Equao Geral

Das könnte Ihnen auch gefallen