Sie sind auf Seite 1von 24

Escola de Administrao Fazendria

Misso: Desenvolver pessoas para o aperfeioamento da gesto das nanas pblicas e a promoo da cidadania.

Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto CONCURSO PBLICO - 2013 Edital ESAF n. 48, de 6/6/2013

Prova 2
Cargo:

Conhecimentos Especcos

Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental


Instrues
1. Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. N. de Inscrio:

Nome: 2.

O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse.

3. Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra legvel, para posterior exame grafolgico:

Inspirao vem dos outros. Motivao vem de dentro de ns.


4. 5. DURAO DA PROVA: 4 horas, includo o tempo para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Na prova h 70 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e.

6. No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas pelos seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrca (tinta azul ou preta) fabricada em material transparente, toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. 7. 8. 9. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada a prova. Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.).

10. Por motivo de segurana, somente durante os 30 (trinta) minutos que antecederem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 8.34, do edital regulador do concurso.

11. A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida 1 (uma) hora do incio da prova. A noobservncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso pblico. 12. Ao sair da sala, entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

GESTO GOVERNAMENTAL 1 - A utilizao do Processo Administrativo Digital (PAD) vem ao encontro do cumprimento de todos os seguintes objetivos, exceto: a) reduzir altos custos nanceiros, operacionais e ambientais associados impresso (impressoras, toner, papel), transporte, armazenamento (espao fsico) e recuperao de processos em papel. b) acabar com a morosidade na localizao, manipulao, instruo e tramitao dos processos e documentos. c) possibilitar o acesso de documentos e processos por servidor individualmente, para garantir a segurana individual, de modo que, quando um servidor acessar o sistema, os demais sero automaticamente impedidos. d) acabar com as perdas, extrativos, furtos e destruies indevidas de processos e documentos. e) criar um mecanismo que auxilie os servidores em seu trabalho do dia-a-dia, fornecendo um sistema de fcil utilizao e interface amigvel. 2 - Assinale a opo correta acerca das Compras Pblicas Sustentveis. a) So uma soluo para integrar consideraes ambientais e sociais em todos os estgios do processo da compra e contratao dos agentes pblicos (de governo) com o objetivo de reduzir impactos sade humana, ao meio ambiente e aos direitos humanos. b) Permitem o atendimento das necessidades especcas dos consumidores nais por meio da compra do produto que oferece o maior nmero de benefcios do ponto de vista do consumidor. c) So voltadas para o indivduo em contraposio sociedade. d) So equivalentes a compras pblicas ou privadas sustentveis, equivalentes a uma ecoaquisio (compras verdes). Diz-se ainda que Compras Pblicas Sustentveis so compras ambientalmente amigveis ou licitao negativa, isto excluso de produtos considerados indesejados pelos gestor. e) So aquelas realizadas por um longo perodo de tempo por um Gestor para garantir a sobrevivncia ou sustentabilidade de um Estado ou municpio ameaado por questes ambientais.

3 - Foi estruturado um modelo gerencial, denominado Registro de Preos Nacional (RPN), que se baseia na hiptese de que o governo federal, valendo-se do conhecimento dos seus diversos rgos e tcnicos, capaz de realizar apenas um nico processo de compra para todo o pas sem, todavia, precisar efetivar qualquer contrato, disponibilizando apenas o registro de preos, obtido por meio de prego eletrnico. Assim, o processo de aquisio se torna menos burocrtico e oneroso, e prima pelos princpios da legalidade, ecincia e economicidade. As armativas abaixo relacionadas se referem a vantagens do Registro de Preos Nacional (RPN), exceto: a) padronizao e adequao dos materiais: garantia de compra de bens com especicaes adequadas. b) assistncia tcnica aos estados e municpios: desonerao da necessidade de realizao de processos licitatrios e oferta de produtos adequados e de qualidade. c) racionalidade processual: atendimento a todo o territrio nacional com um nico procedimento licitatrio. d) uniformidade na forma de aquisio dos bens. e) transparncia e publicidade: uma grande compra gera o acompanhamento dos rgos de controle e das empresas participantes. 4 - Criado em 12 de abril de 2007, o portal do Software Pblico Brasileiro (SPB) j conta com mais de 60 solues voltadas para diversos setores. Os servios disponveis so acessados at por outros pases, como Uruguai, Argentina, Portugal, Venezuela, Chile e Paraguai. Para a Secretaria de Logstica e Tecnologia da Informao (SLTI), o portal j se consolidou como um ambiente de compartilhamento de softwares. As armativas abaixo so vantagens geradas pelo portal do Software Pblico Brasileiro (SPB), exceto: a) b) c) d) e) Economia dos Recursos. Compartilhamento do Conhecimento. Contato direto com o autor do software. Independncia de Fornecedores. Segurana.

Cargo: Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental - EPPGG/2013

Prova 2

5 - O Portal da Transparncia do Governo Federal uma iniciativa da Controladoria-Geral da Unio (CGU), lanada em novembro de 2004, para assegurar a boa e correta aplicao dos recursos pblicos. O objetivo aumentar a transparncia da gesto pblica, permitindo que o cidado acompanhe como o dinheiro pblico est sendo utilizado e ajude a scalizar. Assinale a opo correta. a) Todas as informaes do Portal da Transparncia so obtidas dos sistemas estruturadores e informatizados da Administrao Pblica Federal, como o Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI). De qualquer forma, mesmo rgos e entidades que no utilizam o SIAFI tambm tm seus dados publicados no Portal. b) O Portal da Transparncia uma iniciativa da CGU que apresenta os dados que esto sob a sua competncia, responsvel pelo controle sobre todo o governo federal (Poder Executivo, Poder Legislativo Federal e Poder Judicirio Federal). c) Esto disponveis no Portal os valores das transferncias feitas pela Unio aos Estados e Municpios, assim como os dos convnios. Os dados relativos a receitas e despesas prprias de Estados e Municpios tambm esto contemplados no site. d) H informaes sobre recursos pblicos gerenciados pelo Governo Federal que o Portal da Transparncia no pode divulgar, pois no Brasil existe legislao que regula o sigilo sobre determinados dados. e) A Controladoria-Geral da Unio faz a pedido do rgo de origem uma classicao em relao ao sigilo de informaes publicadas no Portal da Transparncia. Essa informao se um dado sigiloso ou no cabe ao prprio rgo gestor dos recursos, do qual provm as informaes que alimentam o Portal, destacar quais as informaes que gostaria de considerar como sigilosas. Feita a identicao, a CGU faz a classicao do grau de sigilo da informao. Contudo, apesar de no serem detalhadas no Portal, as aes classicadas como sigilosas so todas passveis de scalizao pelos rgos de controle, inclusive pela prpria CGU para averiguar se h razoabilidade no pedido e na classicao feita pela CGU.

6 - No Portal da Transparncia, pode-se encontrar um volume considervel de dados, informaes e sries histricas. Acerca das informaes e dados disponveis no Portal, as armaes so corretas, exceto: a) informaes sobre Transferncias de Recursos, para estados, municpios, pessoas jurdicas, e feitas ao exterior, ou diretamente a pessoas fsicas. Esto disponveis dados de todos os recursos federais transferidos da Unio para estados, municpios e Distrito Federal. Pode-se consultar, por exemplo, quanto foi repassado pelo Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Prossionais da Educao (Fundeb) do Ministrio da Educao para qualquer municpio do Pas ou mesmo quem so os benecirios do Bolsa Famlia, quanto receberam e em que meses (recursos federais transferidos diretamente ao cidado). b) informaes sobre Gastos Diretos do Governo Federal: contratao de obras, servios e compras governamentais, que podem ser vistas por rgo, por ao governamental ou por favorecidos (empresas privadas ou pessoas fsicas). No entanto, no detalha as dirias pagas e os gastos feitos em cartes de pagamento do Governo Federal por questo de sigilo e por serem consideradas de segurana nacional. c) informaes dirias sobre a execuo oramentria e nanceira com dados detalhados e diariamente atualizados sobre os atos praticados pelas unidades gestoras do Poder Executivo Federal no decorrer da execuo das suas despesas. O cidado poder saber quanto e com o que est sendo comprometido o recurso do oramento. possvel, inclusive, conhecer a fase em que a despesa se encontra: empenho, liquidao e pagamento. d) informaes sobre Receitas previstas, lanadas e realizadas pelo Governo Federal, organizadas por rgo e por categoria das Receitas, e atualizadas diariamente. e) informaes sobre Convnios registrados no SIAFI e no Sistema de Convnios (SICONV) rmados nos ltimos anos, com descrio sucinta do objeto, datas e valores envolvidos, desde 1o de janeiro de 1996.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).
Cargo: Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental - EPPGG/2013

Prova 2

7 - Por que a iniciativa do Registro de Preos Nacional (RPN) pode ser considerada uma inovao em gesto? Assinale a opo correta. a) A execuo do modelo gerencial abordado se d mediante a congregao exclusiva de instituies pblicas. b) O governo federal centraliza a compra, a aquisio e a entrega do material, ou seja, emprega sua capacidade tcnica e imenso poder de compra para adquirir o melhor produto. c) A implementao do controle de qualidade focada apenas na fase de produo garante a oferta de produtos com mais durabilidade e que atendem de maneira mais completa s demandas dos alunos e escolas. d) O Registro de Preos Nacional (RPN) foi o primeiro sistema de compras nacionais utilizado pelo governo federal. e) O modelo traduz os conceitos de compras sustentveis, ou seja, o governo usa seu poder de compra para apoiar objetivos sociais, econmicos e ambientais mais amplos, de maneira a oferecer benefcios reais de longo prazo. 8 - Na Gesto de Suprimentos e Logstica na Administrao Pblica, as decises de posicionamento logstico e desenho de rede so decises centrais no desenho de uma poltica pblica, pois materializam as opes bsicas para a estruturao da produo e distribuio de um bem ou servio ofertado no mbito da poltica pblica. Algumas opes bsicas estruturadoras demandam respostas em termos das principais funes logsticas. As opes abaixo esto corretas como opes estruturadoras, exceto: a) b) c) d) e) coordenao de uxo de produtos. poltica de ritmo de produo. poltica de alocao de estoques de mercadorias. poltica de alocao de estoques de servios. poltica de transporte.

10- Avanos conceituais e instrumentais do modelo de planejamento advindo do PPA 2000-2003 tornaramno importante pea para a implementao da gesto por resultados na Administrao Pblica Federal, pelos seguintes motivos, exceto: a) a instituio do programa como unidade de gesto. b) elaborao do PPA integrado ao oramento e se utiliza de indicadores de resultados. c) a instituio de Comits e Comisses para gerenciamento de cada programa e ao tomada. d) princpio de gerenciamento dos programas. e) a orientao estratgica do plano. 11- O modelo de gerenciamento do Plano Plurianual 2000-2003 j pressupunha a responsabilizao para alcance dos resultados. A indicao de um agente responsvel permitiria, tambm, o exerccio da matricialidade do plano, pois, a despeito da estrutura hierrquica organizacional, o gerente poderia atuar no sentido de articular os meios para o enfrentamento dos problemas dos quais derivavam os programas, transpassando a fronteira da organizao qual pertencia funcionalmente. As avaliaes anuais do Plano Plurianual 2000-2003 apontaram, ao longo desse perodo, entraves ao gerenciamento dos programas, entre os quais se destacam os fatores abaixo, exceto: a) fraca articulao entre os gerentes e a estrutura formal. b) a retomada do planejamento governamental no Brasil e a possibilidade de cada ministrio aderir ao planejamento de programas ou no. c) escassez de meios (recursos humanos, nanceiros, logsticos, informaes, etc.) diante das responsabilidades dos gerentes. d) acesso restrito dos gerentes aos canais de deciso e negociao. e) pouca cooperao institucional para a superao de restries.

9 - As decises logsticas em polticas pblicas normalmente envolvem a escolha entre alternativas combinando distintas possibilidades de custo. No uma opo aceitvel para o decisor: a) b) c) d) custo versus qualidade. custos versus velocidade. velocidade versus qualidade. nvel de servios versus externalidades negativas. e) aumento dos custos versus reduo de externalidades positivas.
4

Cargo: Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental - EPPGG/2013

Prova 2

12- Falhas na Coordenao Governamental podem explicar parcela considervel da fragmentao das Polticas Pblicas. Assinale, entre as opes abaixo, a que no pode ser considerada falha de Coordenao. a) Impossibilidade de liderana executiva presidencial, abarcar todas as funes do cargo de presidente (lder poltico, dirigente mximo da Presidncia da Repblica e gerente geral) e ter de delegar a coordenao a um superministro que no consegue coordenar adequadamente todos os programas. b) A coordenao delegada pode colocar vieses no momento da coordenao de acordo com viso pragmtica, viso conservadora ou viso microorganizacional. c) Abundncia de informao gerando uma paralisia do processo decisrio. d) Falhas das instncias colegiadas de coordenao em buscar a convergncia. e) Falhas na coordenao intraministerial em funo dos pers do Ministro que denem o padro de liderana e coordenao entre as diversas secretarias, mas o tipo de ateno e foco. 13- O modelo de gesto do PPA 2004-2007 levou em conta a anlise das avaliaes do PPA 20002003, tanto dos resultados da avaliao do plano quanto das avaliaes anuais. O conjunto de recomendaes expresso nas avaliaes, associado experincia das equipes tcnicas do Ministrio do Planejamento e dos rgos setoriais, permitiu que, to logo entregue ao Congresso Nacional o Projeto de Lei do Plano Plurianual, em 31 de agosto de 2003, fosse elaborada proposta de novo modelo de gesto do plano. O objetivo do modelo de gesto do PPA 2004-2007 era a) rearmar os princpios da gesto pblica orientada para o controle burocrtico. b) permitir a centralizao dos programas pblicos na Unio, por intermdio do governo Federal. c) propiciar mecanismos para a tomada de decises estratgicas e operacionais. d) manter o banco de dados pblico estabilizado para que seja melhor utilizado com as informaes existentes, impedindo a entrada de informaes externas de outros bancos de dados, sem controle de qualidade e gerando uma falta de conabilidade das informaes geradas, ainda que haja perda de atualizao de informaes.
5

e) permitir que a gesto dos programas seja destacada dos processos formais de cada organizao. 14- A Lei n. 12.593, de 18/01/2012, instituiu o Plano Plurianual da Unio para o perodo de 2012 a 2015. O art. 4o da Lei n. 12.593, de 18/01/2012, que trata das diretrizes e orientaes gerais do Plano, estabelece que o PPA 2012- 2015 ter como princpios e diretrizes, entre outras, as armativas abaixo, exceto: a) a garantia dos direitos humanos com reduo das desigualdades sociais, regionais, tnicoraciais e de gnero. b) a ampliao da participao social. c) a excelncia na gesto para garantir o provimento de bens e servios sociedade. d) a valorizao da diversidade cultural e da identidade nacional. e) o aumento dos gastos pblicos. 15- O modelo oramentrio brasileiro denido na Constituio Federal de 1988 do Brasil. Compese de trs instrumentos: o Plano Plurianual PPA, a Lei de Diretrizes Oramentrias LDO e a Lei Oramentria Anual LOA, conforme informa o art. 165: Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: I - o plano plurianual; II - as diretrizes oramentrias; III - os oramentos anuais. Acerca do Planejamento no Brasil aps a Constituio de 1988, assinale a opo correta. a) O PPA, com vigncia de quatro anos, tem como funo enunciar as polticas pblicas e respectivas prioridades para o exerccio seguinte. b) Cabe LDO estabelecer as diretrizes, objetivos e metas de mdio prazo da administrao pblica. c) A LOA, ao identicar no PPA as aes que recebero prioridade no exerccio seguinte, torna-se o elo entre o PPA, que funciona como um plano de mdio prazo do governo. d) A LOA a lei oramentria da Unio que estima receitas e xa as despesas para um exerccio nanceiro. De um lado, permite avaliar as fontes de recursos pblicos no universo dos contribuintes e, de outro, quem so os benecirios desses recursos. e) A LDO tem como principais objetivos estimar a receita e xar a programao das despesas para o exerccio nanceiro.
Prova 2

Cargo: Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental - EPPGG/2013

16- A Lei Oramentria Anual (LOA) da Unio est mencionada e detalhada na Constituio Federal no art. 165. Estipula o 5o do artigo 165 da Constituio de 1988 que a Lei Oramentria Anual compreender: a) o oramento scal referente aos Poderes da Unio. b) os fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, excludas as fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico. c) o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha aes, independente de possuir maioria do capital social com direito a voto. d) o oramento da seguridade social, no abrangendo as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta. e) os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico no so passveis de incluso na LOA. 17- No Brasil, segundo a Constituio Federal, art. 173, inciso XIX, as empresas governamentais so pessoas jurdicas de direito privado, institudas pelo Estado mediante autorizao legislativa especca, para, em nome do Estado, explorar diretamente uma atividade econmica relacionada com a execuo de polticas pblicas e integram a administrao indireta, vinculando-se ao rgo da administrao direta responsvel pela sua rea de atividade e sujeitas superviso da administrao direta. Quanto s Empresas Estatais, as armativas abaixo esto corretas, exceto: a) a incluso de seus investimentos justicada na medida em que tais aplicaes contam com o apoio do oramento scal e at mesmo da seguridade que fornecem os recursos ou com o apoio do Tesouro que concede aval para as operaes de nanciamento, ou com "lucros e excedentes" de aplicaes de recursos pblicos. b) por uma questo de racionalidade, transparncia e evitar a dupla contagem, no se incluem neste oramento as programaes de estatais cujos trabalhos integrem os oramentos scal e da seguridade social. c) as despesas de custeio das empresas estatais vinculadas ao Executivo tero seus oramentos organizados e acompanhados com a participao do MPO. d) os oramentos das Empresas Estatais so apreciados pelo Legislativo junto com a LOA. e) as empresas estatais compreendem as empresas pblicas, as sociedades de economia mista, as subsidirias e suas controladas.
Cargo: Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental - EPPGG/2013

18- O Plano Plurianual (PPA) pea de mais alta hierarquia entre a trade oramentria, embora esta seja somente constituda de leis ordinrias. Esse o modelo disposto na Constituio, que determina em seu art. 165, 7o, que os oramentos devem ser compatibilizados com o Plano Plurianual. A m de fortalecer o PPA ainda mais, alm do gerente de programa, foi criada a gura do coordenador de ao do Plano Plurianual. Assim, em vez de um agente, tanto para o gerente como para o coordenador de ao, h uma unidade administrativa cujo titular o responsvel pelos resultados de cada programa ou pela obteno do produto expresso em cada ao. Ou seja, os ministros, em ato prprio, identicam na estrutura regimental a unidade administrativa cujo titular dever ser o gerente ou o coordenador de ao. Dessa forma, possvel a associao entre as atribuies funcionais e gerenciais dos programas, uma vez que a identicao feita com base na correspondncia entre a competncia institucional da unidade e o objetivo do programa ou a nalidade da ao, conferindo maior capacidade de ao aos responsveis por programas do plano. Com esse mecanismo de responsabilizao funcional, associada aos resultados dos programas e produtos das aes, possvel promover a convergncia da arquitetura governamental (organizaes e recursos alocados) para os resultados previstos pelos programas. Para tanto, so requeridos ajustes na gesto das organizaes, a m de estabelecer os processos de trabalho que possam contribuir para a consecuo dos resultados, de forma que, na agenda de prioridades da organizao esteja presente sua contribuio para a gerao desses resultados. A associao entre a estrutura funcional, a estrutura de programao e a instituio de um coordenador para cada ao do PPA acarretam fatores positivos. Assinale a opo que contm apenas armativas com exemplos de fatores positivos do PPA , ou seja, a opo correta. a) A associao das unidades administrativas com os objetivos dos programas e as nalidades das aes do plano; fornecimento aos gestores de uma viso estratgica; promoo da gesto dos programas multissetoriais; internalizao dos conceitos de ecincia. b) Separao formal entre os objetivos setoriais e objetivos dos programas, para que no haja confuso entre eles.

Prova 2

c) A quanticao dos insumos necessrios gerao de cada produto expresso no plano torna-se desnecessria, prescindindo, portanto, da necessidade de se constituir centros de custo nas organizaes, pelo fato de se passar a trabalhar com macroobjetivos e objetivos setoriais e no mais com objetivos especcos. d) Maior capacidade dos objetivos do PPA de serem realizados por meio da proteo da identicao do coordenador de ao de modo a impedir que esse coordenador ou o gerente de programa sejam pressionados por grupos de interesse e/ ou lobby. e) Aprofundamento da comunicao entre os gestores e coordenadores para a adoo de algumas sobreposies e paralelismos nos processos de trabalho de uma mesma organizao ou de organizaes diferentes, as quais podero ser feitas com base no conhecimento dos processos de trabalho associados a cada ciclo produtivo da ao, a m de assegurar os resultados pretendidos, ainda que com redundncia de aes. 19- O art. 5o da Lei n. 12.593, de 18/01/2012, estabelece a estrutura e organizao do PPA. O PPA 2012-2015 reete as polticas pblicas e organiza a atuao governamental. De que forma o PPA 2012- 2015 realiza essas tarefas? Assinale a opo correta. a) O PPA atua por meio de Programas Temticos e de Gesto, Manuteno e Servios Sociedade. b) O PPA atua por meio do Programa Temtico que expressa e orienta a ao governamental para a entrega de bens e servios ao Estado. c) O PPA atua por intermdio do Programa de Gesto, Manuteno e Servios ao Estado: que expressa e orienta as aes destinadas ao apoio, gesto e manuteno da atuao governamental. d) O Programa de Gesto, parte integrante do PPA, composto por Objetivos, Indicadores, Valor Global e Valor de Referncia. e) Os programas destinados exclusivamente a operaes especiais integram o PPA.

20- Apesar da inteno da Constituio de harmonizar os diversos instrumentos de planejamento, alguns autores citam algumas inconsistncias entre eles (LOAS, LDO e PPA). Arma-se haver falta de consonncia, compatibilidade e integrao entre o PPA, a LDO e a LOA. Entre as principais inconsistncias, pode-se mencionar as abaixo, exceto: a) falta de coerncia entre o que foi planejado no PPA e as metas fsicas estabelecidas nas LDOs. b) execuo oramentria de programas do oramento de investimento das estatais acima da dotao autorizada na LOA. c) programas prioritrios que no foram executados. d) divergncias entre as metas prioritrias estipuladas pelo Governo na LDO e as efetivamente registradas na LOA. e) a obrigariedade das Estatais, operando nas condies e segundo as exigncias do mercado, de ter suas despesas e receitas operacionais integrando o oramento pblico. 21- A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), ocialmente Lei Complementar n. 101, de 4/5/2000, a lei brasileira que impe o controle dos gastos de estados e municpios, condicionado capacidade de arrecadao de tributos desses entes polticos. Tal medida foi justicada pelo costume, na poltica brasileira, de gestores promoverem obras de grande porte no nal de seus mandatos, deixando a conta para seus sucessores. A LRF tambm promove a transparncia dos gastos pblicos. A responsabilidade na gesto scal pressupe os limites abaixo determinados, exceto: a) ao planejada e transparente. b) preveno de riscos e correo de desvios capazes de afetar o equilbrio das contas pblicas. c) despesas basedas em expectativas de receitas futuras anunciadas pelo governo federal. d) cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas. e) obedincia a limites e condies no que tange renncia de receita, gerao de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dvidas consolidada e mobiliria, operaes de crdito, inclusive por antecipao de receita, concesso de garantia e inscrio em Restos a Pagar.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).
Cargo: Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental - EPPGG/2013

Prova 2

22- Acerca da interrelao entre a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e as demais leis oramentrias (LOA, LDO etc), pode-se fazer as armativas abaixo, exceto: a) para a elaborao da LOA, nos termos do artigo 5o da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Poder Executivo deve, obrigatoriamente, observar se possui previso no PPA e LDO, mantendo a compatibilidade entre as peas do planejamento. b) os indicadores das metas devem estar previstos na forma monetria para a realizao de um exerccio nanceiro. c) a programao das dotaes oramentrias permite que se tenha um maior detalhamento das despesas previstas no processo de planejamento. d) a LRF exige um paralelismo entre o PPA, a LDO e a LOA, mas deixando cada uma delas independentes, de modo que, quando ocorre a aplicao de uma delas, a gesto dos recursos pblicos certamente se torna mais independente, permitindo um dilogo entre as leis, ainda que sem nenhum vnculo entre elas. e) pode-se armar que o oramento pblico correlaciona-se com a LRF, que guarda estreita relao com o planejamento. 23- A Lei Federal n. 12.527, de 18 de novembro de 2011, conhecida como Lei de Acesso Informao (LAI), trata dos procedimentos que, obrigatoriamente, devem ser adotados por rgos municipais, estaduais e federais para garantir o acesso informao sobre as aes pblicas aos cidados. Segundo o texto, direito de todos os brasileiros obter de forma clara, e por meio de linguagem clara, dados de interesse particular, coletivo ou geral sobre as aes realizadas pelas esferas pblicas. Entre as informaes que devero ser divulgadas, independente de requerimento de algum cidado, esto corretas as armativas abaixo, exceto: a) as pertinentes administrao do patrimnio pblico. b) instrumentos de acompanhamento e resultados dos programas e projetos nalizados, mas no projetos em andamento, suas metas e indicadores. c) a utilizao de recursos pblicos. d) edital de licitao. e) contratos administrativos.

24- Os procedimentos previstos na Lei de Acesso Informao (Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011) destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso informao e devem ser executados em conformidade com os princpios bsicos da administrao pblica. No entanto, o art. 23 da mesma Lei prev algumas excees da Lei de Acesso s Informaes consideradas imprescindveis segurana da sociedade ou do Estado. Nesse sentido, a Lei prev, no art. 23, portanto, passveis de classicao, as informaes cuja divulgao ou acesso irrestrito possam atingir as seguintes situaes, exceto: a) pr em risco a defesa e a soberania nacionais ou a integridade do territrio nacional. b) pr em risco a vida, a segurana e a sade da populao nas fronteiras nacionais e pases com os quais tenhamos celebrados acordos ou tratados de segurana. c) prejudicar ou causar risco a planos ou operaes estratgicos das Foras Armadas. d) pr em risco a segurana de instituies ou de altas autoridades nacionais ou estrangeiras e seus familiares. e) comprometer atividades de inteligncia, bem como de investigao ou scalizao em andamento, relacionadas com a preveno ou represso de infraes.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

Cargo: Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental - EPPGG/2013

Prova 2

25- por meio da Administrao Pblica que o Estado dispe dos elementos necessrios para implementar as prioridades do Governo. Assim, de extrema relevncia o estudo acerca das aes empreendidas pelo gestor da coisa pblica, destacando especial ateno ao grau de aderncia ao interesse pblico. O objetivo principal do controle interno o de possuir ao preventiva antes que aes ilcitas, incorretas ou imprprias possam atentar contra os princpios expostos pela Constituio da Repblica Federativa do Brasil. O controle interno se funda em razes de ordem administrativa, jurdica e mesmo poltica. Sem controle no h nem poderia haver, em termos realistas, responsabilidade pblica. A responsabilidade pblica depende de uma scalizao ecaz dos atos do Estado. Neste contexto, o controle interno opera na organizao compreendendo o planejamento e a oramentao dos meios, a execuo das atividades planejadas e a avaliao peridica da atuao. O controle instrumento ecaz de gesto e no novidade do ordenamento jurdico brasileiro. Assinale, entre as opes abaixo, a opo incorreta acerca do controle pblico. a) O Artigo 70 da Constituio Federal arma que a scalizao contbil, nanceira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta, indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao de subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Poder Judicirio, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada poder. b) O Artigo 71 da Constituio Federal arma que o controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, instrumento do Poder Legislativo. c) O Artigo 74 da Constituio Federal arma que os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno. d) O Artigo 76 da Lei n. 4.320/64 estabelece que o Poder Executivo exercer os trs tipos de controle da execuo oramentria: 1) legalidade dos atos que resultem arrecadao da receita ou a realizao da despesa, o nascimento ou a extino de direitos e obrigaes; 2) a delidade funcional dos agentes da administrao responsveis por bens e valores pblicos; 3) o cumprimento do programa de trabalho expresso em termos monetrios e em termos de realizao de obras e prestao de servios.

e) A Lei n. 4.320/64 inovou ao consagrar os princpios de planejamento, do oramento e do controle, estabelecendo novas tcnicas oramentrias para a eccia dos gastos pblicos. 26- As competncias e as atribuies dos Tribunais de Contas foram ampliadas consideravelmente no que tange abrangncia e ao alcance dos poderes at ento conferidos a tais instituies e esto denidas, em linhas gerais, no caso do Tribunal de Contas da Unio, nos Artigos 70 e 71 da Constituio Federal de 1988, cujas disposies se aplicam, tambm, no que couber aos Tribunais de Contas dos Estados, do Distrito Federal e aos Conselhos de Contas dos Municpios. Da anlise dos referidos artigos, conclui-se que o exerccio das atribuies e competncias do Controle Externo Tcnico visa garantir o estrito respeito aos princpios fundamentais da administrao pblica, quais sejam: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e ecincia, princpios esses traados no Artigo 37 da mesma Constituio Federal. Os Tribunais de Contas, amparados por suas competncias constitucionais, desempenham, entre outras, as seguintes atividades principais, assinale a opo correta. a) Auxiliam o Poder Judicirio em suas atribuies de efetuar o julgamento do agente titular de cada poder, emitindo parecer prvio recomendando a aprovao ou rejeio de suas contas. b) Julgam, por intermdio de analistas de oramento e nanas do Poder Executivo, as contas dos ordenadores de despesa e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, e as contas daqueles que derem causa perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio. Assim o fazem emitindo deciso reprovando ou aprovando, com ou sem ressalvas, as contas prestadas ou tomadas de tais responsveis. c) Procedem, por iniciativa prpria ou por solicitao do Poder Judicirio, scalizao contbil, nanceira, oramentria, operacional e patrimonial dos poderes das respectivas esferas de governo e das demais entidades. d) Apreciam, para ns de registro, mediante a emisso de acrdo, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, na administrao direta e indireta, bem como a das concesses de aposentadorias, reformas e penses, ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio.

Cargo: Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental - EPPGG/2013

Prova 2

e) Da atribuio de julgador conferido aos Tribunais de Contas pelas atribuies do Poder Judicirio previstas no texto constitucional, resulta, em consequncia, a competncia sancionadora de imputar dbito ou multa a cuja deciso a Constituio Federal em seu art. 71, 3o, conferiu a eccia de ttulo executivo, que aquele que goza de liquidez e certeza da deciso judicial. 27- No Brasil, o movimento recente de adoo de instrumentos de contratualizao de resultados ganhou corpo em grande parte a partir do debate estabelecido pelo Plano Diretor da Reforma do Estado (1995) e pelo conjunto de legislaes que se seguiram, como as iniciativas de criao dos modelos de Organizaes Sociais (Lei n. 9.637/1998), de Agncias Executivas (Lei n. 9.649/1998) e das Agncias Regulatrias. Neste processo, especial destaque deve ser dado Emenda Constitucional n. 19/1998, que, no pargrafo 8o do art. 37 por ela inserido, estabeleceu que a autonomia gerencial oramentria e nanceira dos rgos e entidades da administrao direta e indireta poder ser ampliada mediante o estabelecimento de contrato de gesto, instrumento que dever denir metas de desempenho para o rgo ou entidade. Assinale a armao correta acerca da contratualizao. a) Segundo a denio da Secretaria de Gesto do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, contratualizao o procedimento de ajuste de condies especcas no relacionamento entre o Poder Pblico e seus rgos e entidades de direito pblico e privado ou entre o Poder Pblico e entidades da sociedade civil, em que h a negociao e as expectativas de desempenho de cada parte, reunida em torno de uma carta de intenes contendo os objetivos declarados que levaram as partes a rmar um compromisso geral. b) A caracterstica central dos contratos de gesto, termos de parceria e outros instrumentos do gnero o pacto que se estabelece entre o Poder Pblico e a entidade signatria da pactuao de resultados, pois os contratos de gesto, termos de parceira e outros instrumentos do gnero so similares quanto s suas nalidades. c) Quando rmada dentro do prprio Poder Pblico (entre rgos pblicos ou entidades estatais), a contratualizao visa ampliar a capacidade interna do governo de implantar polticas pblicas setoriais, de forma a rmar contratos coordenados e sinrgicos com outras reas fora de sua atuao original no setor pblico, como OSCIPS e ONGs.
Cargo: Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental - EPPGG/2013

d) Quando ocorre entre o Poder Pblico e terceiros (entes privados), a contratualizao visa estabelecer uma relao de fomento e parceria entre Estado e sociedade civil, para a execuo de atividades que, por sua essencialidade ou relevncia para a coletividade, possam ser assumidas de forma compartilhada, observadas a eccia, a ecincia e a efetividade da ao. e) O processo de contratualizao de desempenho um importante mecanismo de apoio centralizao administrativa o processo de negociao e estabelecimento de metas favorece o alinhamento da atividade centralizada com os objetivos prioritrios de governo e o monitoramento e avaliao sistemticos contribuem para o aperfeioamento da gesto e das relaes entre as instncias de formulao e implementao das polticas pblicas de forma unitria por um rgo decisor. 28- O ambiente da administrao pblica se caracteriza por recursos escassos e problemas complexos, mltiplos atores pblicos e privados, locais e centrais envolvidos no planejamento e execuo de polticas pblicas, e crescente demanda por participao cidad. As instituies que exercem o controle dos gastos pblicos necessitam encontrar novas formas de atuao para este ambiente complexo no qual se materializam as polticas e programas pblicos. Um arranjo interorganizacional que se adequa ao tipo de ambiente acima referido a organizao em redes. As armativas abaixo acerca de redes esto corretas, exceto: a) redes so estruturas abertas capazes de expandir de forma ilimitada, integrando novos ns desde que consigam comunicar-se dentro da rede, ou seja, desde que compartilhem os mesmos cdigos de comunicao, valores e objetivos. Uma estrutura social com base em redes um sistema aberto altamente dinmico, suscetvel de inovao, sem ameaas para seu equilbrio. b) no contexto de descentralizao e de nova forma de organizao das polticas pblicas, mais amplas, no qual a sociedade a articuladora e comanda um conjunto hbrido de uxos, redes e organizaes em que se combinam e interpenetram elementos estatais e no estatais, nacionais, locais e globais, novas formas de atuao que propiciem efetividade na atuao podem ser buscadas tambm pelas instituies responsveis pelo Controle Pblico, de modo que as polticas pblicas sejam comandadas pela sociedade e dispensem a presena do Estado.
10 Prova 2

c) as redes podem ser entendidas, tambm, como uma organizao social estruturada em relaes horizontalizadas e com ambiente animado por trocas internas e externas, permeado por iniciativas, criatividade, experimentaes, colaborao e cooperao. d) as formas de organizao em redes so caracterizadas por padres recprocos de comunicao e trocas. e) redes de polticas pblicas so novas formas de governana poltica que reetem uma relao modicada entre Estado e sociedade [...] Redes de polticas pblicas so mecanismos de mobilizao de recursos polticos em situaes em que a capacidade de tomada de deciso, de formulao e implementao de programas amplamente distribuda ou dispersa entre atores pblicos e privados. 29- A produo de bens e servios para a implementao e operao de polticas pblicas faz com que o Estado recorra a fornecedores, concessionrios e organizaes do terceiro setor em diferentes graus. As decises sobre o nvel de delegao da produo por parte do Estado podem ser tomadas em funo das seguintes caractersticas da poltica de delegao, exceto: a) estrutura de remunerao pelos servios a serem terceirizados. b) deciso de manuteno da propriedade dos ativos, da produo e dos servios diretos e indiretos relacionado ao bem (ou servios) por parte do Estado. c) determinaes legais quanto titularidade dos servios. d) caractersticas dos recursos humanos. e) possibilidades e necessidades de controle e regulao pelo poder pblico dos servios terceirizados.

30- Existe uma ampla literatura sobre os princpios e processos da abordagem e do planejamento estratgico. Acerca do Planejamento Estratgico, pode-se fazer as armaes abaixo, exceto: a) as organizaes utilizam o Planejamento Estratgico para realizar seu prprio diagnstico baseado na sua atuao histrica, destacando as conquistas passadas, proporcionando, assim, uma maior segurana do que zeram de modo que possam repetir essas experincias no futuro, garantindo, dessa forma, sua sobrevivncia. b) estratgia pode ser denida como sendo o caminho que a organizao ir perseguir para efetivar a sua participao no ambiente e planejamento estratgico como sendo preliminarmente interessado nas relaes entre a organizao e o meio ambiente, suas implicaes com os procedimentos operacionais. c) o planejamento estratgico pode ser entendido como uma metodologia gerencial que objetiva proporcionar aos tomadores de deciso uma estrutura que permita o exame do ambiente em que atua a organizao. d) o planejamento fundamentalmente compreendido como um exerccio intelectual em que os processos esto concentrados na disponibilidade dos recursos como forma de antecipar o futuro. e) o planejamento estratgico pode ser entendido como uma conduo disciplinada de esforos para produzir decises e aes fundamentais para conduzir a organizao aonde ela deseja chegar. 31- O Mapa Estratgico considerado uma ferramenta que tem o intuito de fornecer um modelo para uma representao simples da organizao das relaes de causa e efeito entre os objetivos tanto das dimenses aprendizado/crescimento quanto de processos internos. Entre as armativas abaixo, assinale aquela que no apresenta princpios do Mapa Estratgico. a) A estratgia equilibra foras contraditrias. b) A estratgia baseia-se em proposio de valor diferenciada para os clientes. c) Cria-se valor por meio dos processos internos. d) A estratgia compe-se de temas complementares e simultneos e o alinhamento estratgico determina o valor dos ativos intangveis. e) O mapa estratgico vivel e deve ser aplicado apenas no setor privado, pois o setor pblico e entidades sem ns lucrativos no trabalham com o conceito de lucro, ganhos ou valor diferenciado, devendo atender a todos igualmente.
11 Prova 2

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

Cargo: Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental - EPPGG/2013

32- A principal matria-prima de um sistema de monitoramento de programas sociais so os dados operacionais dos programas, que vo permitir o estabelecimento de indicadores. As armativas abaixo acerca de indicadores esto corretas, exceto: a) um indicador consiste em um valor usado para medir e acompanhar a evoluo de algum fenmeno ou os resultados de processos sociais. b) os dados precisam ser produzidos no prprio rgo pblico que gerencia o programa (internamente), em seus vrios departamentos e secretarias, mas no podem ser produzidos externamente, por entidades privadas ou associaes da sociedade civil, pois estas (instituies privadas) poderiam distorcer os resultados. c) o aumento ou diminuio dos valores encontrados nos indicadores permite vericar as mudanas ocorridas nos programas sociais. d) os indicadores de monitoramento podem ser agrupados nas seguintes classes: estrutura valores relativos execuo fsico-nanceira, infraestrutura, etc.; processos valores relativos s etapas/relaes que fazem parte da implementao do programa; resultados valores relativos ao alcance de metas do programa. e) indicadores podem ser produzidos com base em resultados de pesquisas de avaliao. Contudo, isso s tem um sentido efetivo se a pesquisa for repetida, para comparar os indicadores no tempo, se tiverem comparabilidade com outros indicadores, produzidos a partir de outras bases de dados; ou ainda, se puderem ser interpretados luz de algum objetivo que se queira alcanar. Indicadores de avaliao tambm expressam certas condies relativas a estrutura, a processos e a resultados, esta ltima categoria englobando os indicadores de impactos e efeitos, de acordo com as dimenses do estudo a partir do qual so produzidos.

33- O objetivo da Avaliao melhorar as atividades dos programas em andamento e dar subsdios para o planejamento, a programao e a tomada de decises futuras. Os estudos de avaliao podem ter como objeto as seguintes dimenses, exceto: a) efeitos: outros resultados do programa, sociais ou institucionais, esperados ou no, que acabam se produzindo em decorrncia do programa. b) estudos sobre os pontos que favorecem ou dicultam os processos de implementao da poltica ou programa, a includos seus desenhos, dimenses organizacionais e institucionais. c) desempenho (ou resultados em um sentido estrito, outcomes): que se refere aos produtos do programa, tais como denidos em suas metas. d) impacto: mudanas na situao dos benecirios, provocadas diretamente pelo programa. As avaliaes de impacto procuram, por meio de desenhos quase-experimentais, comparar dois grupos similares da populao, medindo as diferenas observadas entre os dois grupos, decorrentes da exposio e da no-exposio a um programa. e) A avaliao costuma ser realizada por meio de estudos especcos que procuram analisar aspectos como relevncia, ecincia, efetividade, resultados, impactos ou a sustentabilidade de programas e polticas, segundo as percepes, viso de mundo e valores dos criadores do programa. 34- Uma discusso importante do modelo de gesto por resultados refere-se aos indicadores utilizados para operacionalizar o modelo ou para permitir a sua avaliao. So caractersticas dos indicadores as armativas abaixo, exceto: a) factibilidade da obteno: imperativo que o indicador seja produzido no importa o custo de sua obteno. b) relevncia social: refere-se pertinncia de sua produo para indicar uma questo social de relevncia contempornea. c) sensibilidade: refere-se capacidade do indicador de reetir as mudanas da dimenso social de interesse. d) especicidade: refere-se sua capacidade de reetir alteraes estritamente decorrentes das polticas pblicas empreendidas. e) periodicidade e tempestividade: referindo-se regularidade e tempestividade com que os dados componentes podem ser obtidos para o clculo do indicador, so de suma importncia para viabilizar eventuais correes de rotas nas polticas pblicas na periodicidade desejada e em tempo hbil.
12 Prova 2

Cargo: Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental - EPPGG/2013

35- Avaliar signica determinar a valia de algo, atribuir um valor (Ferreira, 1999) e outras lnguas, incluindo o espanhol e o ingls, coincidem na associao de avaliao como atribuio de valor (Mokate, 2002; Garcia, 2001). No entanto, Ala-Harja e Helgason (2000) advertem, de incio, que no existe consenso quanto ao que seja avaliao de polticas pblicas, pois o conceito admite mltiplas denies, algumas delas contraditrias. As armativas abaixo acerca de avaliao esto corretas, exceto: a) pode-se denir avaliao em termos simples, armando que o termo compreende a avaliao dos resultados de um programa em relao aos objetivos propostos. b) avaliao uma operao na qual julgado o valor de uma iniciativa organizacional, a partir de um quadro referencial ou padro comparativo previamente denido. c) a avaliao pode ser considerada como a operao de constatar a presena ou a quantidade de um valor desejado nos resultados de uma ao empreendida para obt-lo, tendo como base um quadro referencial ou critrios de aceitabilidade pretendidos. d) o propsito da avaliao determinar a pertinncia e alcance dos objetivos, a ecincia, efetividade e impacto. e) a avaliao pode ser vista como parte do processo de tomada de deciso, em que o decisor busca informaes sobre os produtos das polticas pblicas passadas para que ele possa fundamentar suas decises de manter ou alterar essas polticas baseando-se em sua intuio e seus valores.

36- Mintzberg (1995) prope uma classicao dos Mecanismos de Coordenao de Polticas Pblicas segundo a qual ela ocorreria por: a) ajustamento mtuo; b) superviso direta; c) padronizao dos processos; d) padronizao dos resultados; e e) padronizao das habilidades dos envolvidos na consecuo das tarefas. No Brasil, a literatura de Polticas Pblicas tem apontado cinco fatores como fundamentais para explicar a fragmentao das Polticas Pblicas e a falta de Coordenao nos Programas e Polticas Pblicas adotados pela Unio. Assinale a opo correta. a) i. liderana executiva presidencial; ii. coordenao delegada; iii. instncias colegiadas de coordenao; iv. coordenao intraministerial e v. autocoordenao. b) i. liderana executiva presidencial (ou estadual); ii. coordenao delegada municipal; iii. instncias colegiadas de coordenao nos estados e nos municpios; iv. Coordenao privada e v. autocoordenao. c) i. liderana executiva presidencial x liderana executiva dos Governadores; ii. coordenao delegada nos Conselhos Municipais; iii. instncias colegiadas de coordenao; iv. coordenao secretarias estaduais e v. autocoordenao Municipal. d) i. liderana executiva presidencial x liderana executiva dos secretrios estaduais; ii. coordenao delegada para os Estados; iii. instncias colegiadas de coordenao; iv. coordenao intra-secretarias estaduais e v. autocoordenao estadual. e) i. liderana executiva presidencial x liderana executiva municipal; ii. coordenao delegada para Prefeitos; iii. instncias colegiadas de coordenao nos Municpios (os conselhos); iv. coordenao intra-secretarias estaduais e v. autocoordenao municipal.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

Cargo: Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental - EPPGG/2013

13

Prova 2

37- Nas atribuies das polticas pblicas de gesto encontram-se atividades que envolvem diversas unidades e funes, como o planejamento, o oramento, tecnologia, recursos humanos, entre outras. Caracteriza-se, portanto, como um dos desaos permanentes das polticas pblicas de gesto e, em grande medida, como a atividade responsvel por denir o sucesso ou insucesso de iniciativas de gesto de maior amplitude, o processo de coordenao governamental. As armativas abaixo apresentam vrias concepes de Coordenao de Polticas Pblicas(Coordenao intragovernamental), exceto: a) entende-se por coordenao tcnico-poltica um conjunto de mecanismos e procedimentos destinados a compor ou articular as decises e aes do conjunto de entes governamentais polticos e burocratas de maneira a obter resultados concertados, intercomplementares e consistentes; ou seja: no-errticos, no-superpostos e no-contraditrios, que expressem e faam sentido em um projeto de longo prazo. b) a coordenao tanto um processo que requer instrumentos tcnicos para assegurar a ecincia e a eccia atravs de alienaes indispensveis para o alcance dos objetivos particulares de cada caso; como um processo inevitavelmente tenso e conituoso, que requer mecanismos polticos para manejar razoavelmente bem esses conitos. A mistura de ambos os aspectos, tcnico e poltico, que permite obter congruncia cognitiva e congruncia operacional ao redor das polticas pblicas. c) a coordenao intragovernamental decorre, por sua vez, de uma espcie de engenharia institucional que, de responsabilidade dos administradores pblicos e privados, deve promover a combinao adequada entre os requisitos democrticos, expectativas e participao da sociedade civil, e de ecincia, comandada pelo mercado. d) o processo formal conduzido dentro do aparelho do Estado mas que engloba ainda os componentes da consistncia e da coerncia, ou seja, a coordenao visa tambm a que os ocupantes dos diversos cargos do governo, independentemente de sua origem e de sua diversidade tcnica ou poltica, compartilhem os objetivos do governo, e assim os mantm ao longo do tempo.

e) entende-se por Coordenao Intragovernamental um processo formal de gesto da formulao e da implementao de polticas pblicas, executado por meio de mecanismos especcos, que promove o alinhamento de objetivos entre os atores polticos e a consecuo tcnicoadministrativa dos objetivos acordados. 38- O modelo de Gesto por Resultados uma das principais recomendaes do receiturio da Nova Gesto Pblica. Isso decorre do argumento de ser este modelo apropriado a, simultaneamente, focar na efetividade ou no que de fato interessa ao cidado e sociedade. Entre as opes abaixo, assinale a armativa correta acerca de Gesto por Resultados. a) A Gesto por Resultados se caracteriza, na etapa de formulao da poltica pblica, pela traduo dos objetivos em resultados e, na etapa de implementao das aes para atingi-los, pela predominncia da orientao por resultados em substituio aos outros mecanismos de coordenao. b) A Gesto por Resultados se caracteriza pela nfase na coordenao por superviso direta e pela padronizao de procedimentos. c) A Gesto por Resultados est focada nos produtos (policy outputs) do que os governos esto fazendo, de suas prioridades, e das demandas, dos interesses que esto sendo articulados e dos benefcios e dos objetivos inicialmente traados em termos de produtos imaginados. d) Uma Gesto por Resultados trabalha voltada para o impacto das Polticas Pblicas baseada nas perspectivas denidas originalmente pelos gestores. e) A Gesto por Resultados se assemelha ao Planejamento Estratgico no sentido que estabelece uma Misso, uma Viso e Valores a serem alcanados e trabalha com trs variveis.

Cargo: Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental - EPPGG/2013

14

Prova 2

39- Por Gesto por Resultados pode-se entender o ciclo que comea com o estabelecimento dos resultados desejados e retro-alimenta o sistema de gesto, propiciando aes corretivas decorrentes dessa avaliao. As armativas listadas a seguir so caractersticas integrantes do modelo de gesto por resultados, exceto: a) alinhamento de expectativas de forma clara e transparente, entre todos os agentes polticos, externos e internos, sobre quais so as diretrizes e os objetivos da organizao, por meio da traduo destes em resultados e metas a serem atingidas, o que inclui a denio de indicadores para sua apurao. b) concesso de plena autonomia aos executores e implementadores das polticas pblicas na busca do maior impacto possvel de suas aes e polticas. c) contratualizao ou Pactuao de resultados, metas, autonomias e sanes. d) avaliao dos resultados e retro-alimentao do sistema de gesto para eventuais correes de rota, constituindo assim uma ferramenta gerencial. e) fortalecimento de uma modalidade de relao principal agente cujos principais so tanto os cidados em relao aos polticos, quanto estes em relao burocracia baseada no desempenho mensurado a partir de indicadores de resultados. 40- As armativas abaixo relacionadas Gesto por Resultados esto corretas, exceto: a) a Gesto por Resultados prescreve o monitoramento e a avaliao do desempenho da organizao ou da poltica pblica a partir do alcance dos resultados buscados inicialmente expressos em termos objetivos. b) a contribuio esperada do modelo de Gesto por Resultados para o aumento da ecincia da administrao pblica bastante clara, denida ecincia como a relao entre resultados e recursos utilizados. c) no modelo de Gesto por Resultados, a transparncia dos objetivos, resultados e metas da organizao diminuiria os problemas relacionados aos dcits de informao quanto aos ns e permitiria o compartilhamento e o engajamento coletivo em torno dos mesmos objetivos, o que favoreceria a racionalidade do sistema e da organizao.

d) o modelo de Gesto por Resultados no permite um controle mais efetivo sobre o desempenho dos governos e sobre o desempenho dos burocratas, pelo cidado e pelos demais stakeholders porque os objetivos muitas vezes no so quanticveis e as metas serem subjetivas, variando de acordo com cada gestor. e) modelo de Gesto por Resultados ao liberar os gerentes do excessivo controle burocrtico, expresso em rotinas, e conceder-lhes algum grau de autonomia, ainda que limitado pelas normas e atribuio que o cargo estabelece, sobre a gesto dos recursos, pretende aumentar as possibilidades de adequao eciente entre recursos, processos e metas.

ECONOMIA 41- Conforme os princpios bsicos da microeconomia, existem alguns pressupostos relacionados com as preferncias do consumidor. Um desses pressupostos que as preferncias so transitivas. Podemos armar que a transitividade signica que: a) as preferncias dos consumidores so independentes das comparaes entre diferentes cestas de bens. b) a comparao entre trs cestas de bens no pode ser realizada se elas no tiverem a mesma quantidade de bens. c) se uma cesta de bens A preferida cesta de bens B e se a cesta de bens B preferida cesta de bens C, ento A somente ser preferida C se as curvas de indiferenas forem convexas em relao origem. d) o consumidor somente poder comparar trs cestas de mercadorias se em seu conjunto de preferncias houver quatro ou mais cestas de bens. e) se uma cesta de bens A preferida cesta de bens B e se a cesta de bens B preferida cesta de bens C, ento A preferida C.

Cargo: Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental - EPPGG/2013

15

Prova 2

42- Um dos princpios bsicos da microeconomia so as relaes dadas pelas elasticidades. Considere uma funo de demanda linear denida apenas no quadrante positivo (em que os preos e quantidades so positivos). Considere, ainda, que os preos estejam no eixo vertical e as quantidades no eixo horizontal. Suponha que a reta que representa a funo demanda intercepta o eixo dos preos no ponto A e o eixo das quantidades no ponto C, e que exista um ponto intermedirio entre esses dois pontos que denominaremos de B. Considere BA o segmento de reta entre os pontos B e A, BC o segmento de reta entre os pontos B e C e CA o segmento de reta entre os pontos C e A. Com base nessas informaes, correto armar que: a) a elasticidade preo da demanda no ponto B igual a (BC/CA)/BA. b) a elasticidade preo da demanda igual nos pontos A e C. c) se a distncia entre B e A e B e C forem iguais, ento, no ponto B, o valor absoluto da elasticidade ser igual a 1. d) por ser uma curva de demanda linear, a elasticidade preo da demanda igual nos pontos A, B e C. e) no ponto B, a elasticidade preo da demanda igual a (BC/BA)/2. 43- Considerando os princpios bsicos da microeconomia, temos como um dos pressupostos relacionados com as preferncias do consumidor a seguinte denio: "Dadas as cestas de bens (x0, y0) e (x1, y1), sendo que x0 x1 e y0 < y1, ento a cesta (x1, y1) estritamente preferida cesta (x0, y0). Esse pressuposto refere-se : a) b) c) d) monotonicidade forte. transitividade das preferncias. reexibilidade das preferncias. existncia de um ponto mximo na funo utilidade. e) existncia de saciedade por parte do consumidor.

44- Uma externalidade ocorre quando: a) o bem-estar de um consumidor afetado pelas decises de consumo de outro consumidor e que no se manifesta no sistema de preos. b) a produo ocorre acima do preo de equilbrio. c) o bem-estar de um produtor afetado pelas decises dos consumidores. d) a produo est acima do seu nvel timo. e) o bem-estar de um produtor afetado por mudanas nos custos de produo que, apesar de se manifestarem no sistema de preos, reduz o seu lucro e bem- estar. 45- Os bens privados so: a) aqueles cujo consumo depende da oferta. b) so todos os bens e servios ofertados em uma economia, em um determinado perodo de tempo. c) aqueles que so ofertados apenas em mercados em concorrncia perfeita. d) aqueles cujo consumo por parte de um indivduo no exclui o consumo por parte de outros indivduos. e) aqueles cujo consumo , ao mesmo tempo, rival e excludente e so providos de forma eciente em mercados competitivos. 46- O problema do risco moral surge quando: a) o sistema de preos no consegue alocar os recursos de acordo com as preferncias dos produtores. b) o problema de seleo adversa se manifesta em uma relao contratual. c) existe a impossibilidade, em uma relao contratual entre duas partes, de uma das partes no poder monitorar todas as aes tomadas pela outra parte. d) existe o problema de seleo adversa antes do estabelecimento de uma relao contratual, mesmo que o contrato oferea todas as informaes necessrias s decises dos agentes. e) no existem custos de monitorao em uma relao contratual.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).
16

Cargo: Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental - EPPGG/2013

Prova 2

47- Considere os seguintes dados para uma economia hipottica, em um determinado perodo de tempo, em unidades monetrias: Remunerao dos empregados: 861 Rendimento misto bruto: 201 Excedente operacional bruto: 755 Imposto sobre a produo e importao: 335 Subsdios produo e importao: 4 Com base nesses dados e considerando as identidades macroeconmicas bsicas, pode-se armar que o PIB desta economia foi de: a) 2.148 b) 1.821 c) 1.955 d) 1.956 e) 2.160 48- Considerando o sistema de contas nacionais, correto armar que: a) a Renda Nacional Lquida igual ao Excedente Operacional Bruto mais os impostos diretos e indiretos sobre os produtos e rendas nacionais e externas menos a depreciao. b) a Despesa Nacional Bruta igual formao bruta de capital menos o consumo nal. c) o Produto Interno Bruto igual despesa de consumo nal mais a formao bruta de capital xo mais a variao de estoques mais o saldo da balana comercial. d) o Produto Interno Bruto igual ao valor da produo mais o consumo intermedirio menos os impostos no includos no valor da produo. e) a Renda Nacional Disponvel Bruta igual Renda Nacional Bruta mais os impostos correntes sobre a renda e o patrimnio lquidos, recebidos do exterior, mais as contribuies e benefcios sociais e outras transferncias correntes lquidas, recebidas do exterior.

49- Em relao poltica monetria, incorreto armar que: a) tudo mais constante e considerando que o multiplicador monetrio maior do que um, as compras de ttulos pelo Banco Central elevam os Meios de Pagamentos. b) considerando o balancete do Banco Central, a Base Monetria pode ser alterada a partir das denominadas operaes ativas do Banco Central. c) tudo mais constante, quanto maior for o coeciente (encaixes totais dos bancos comerciais)/ (depsitos vista realizados nos bancos comerciais), menor sero os Meios de Pagamentos. d) o Banco Central possui total controle sobre o multiplicador monetrio por poder exercer inuncia plena sobre os denominados coecientes de comportamento monetrio. e) se o multiplicador monetrio maior do que um, ento o agregado monetrio M1 ser necessariamente maior do que a Base Monetria. 50- Em relao ao modelo de oferta e demanda agregada, correto armar que: a) a curva de demanda agregada equivalente curva de demanda denida pela anlise microeconmica, ou seja, ela pode ser determinada a partir do processo de maximizao da funo utilidade sujeita a uma restrio oramentria. b) a curva de oferta agregada de curto prazo equivalente curva de oferta denida pela anlise microeconmica, ou seja, trata-se da curva de custo marginal acima da curva de custo mdio mnimo. c) possvel derivar a curva de demanda agregada a partir do modelo IS/LM. d) se os preos da economia so rgidos, as curvas de oferta e demanda agregadas, de curto e de longo prazo, possuiro a mesma inclinao. e) um aumento dos gastos do governo desloca a curva de oferta agregada de longo prazo no sentido de elevar a renda da economia.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

Cargo: Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental - EPPGG/2013

17

Prova 2

51- Segundo o ganhador do Prmio Nobel de Economia Douglass North, instituies so restries que estruturam a interao entre pessoas. Assim, podemos armar que: a) no h qualquer relao entre a qualidade das instituies e a riqueza de um pas. b) a liberdade econmica, entendida como liberdade comercial, liberdade para se abrir novos negcios e do cumprimento de contratos, entre outras coisas, deve ser tratada dentro dos modelos econmicos e no pode ser confundida com o termo Instituio. c) o nvel de educao da populao de um pas condio suciente para promover o seu desenvolvimento. d) boas entidades geram incentivos corretos e impulsionam o crescimento de uma nao. e) a liberdade civil exclui os direitos polticos, pois se trata da relao entre indivduos. 52- A implantao da URV (Unidade Real de Valor), na fase inicial do Plano Real: a) representou a plena desindexao dos preos na economia brasileira. b) representou uma medida de desequilbrio dos preos relativos. c) buscava a neutralidade distributiva. d) buscou converter os salrios pelo piso, como forma de conter a inao de custos. e) signicou a criao de uma moeda fsica com a capacidade de no ter seu valor de face deteriorado pela inao. 53- O Brasil, no momento em a que crise mundial de 1929 foi deagrada, apresentava-se a) com uma conjuntura favorvel a novos investimentos em virtude das polticas do Governo Federal de sustentao do preo do caf. b) com disponibilidade de crdito externo para nanciar suas exportaes. c) numa posio privilegiada em relao ao resto do mundo por ser um pas primrio exportador. d) com uma economia j estagnada em virtude do estancamento das exportaes de caf. e) numa situao confortvel devido ao seu alto nvel de reservas internacionais.

54- Os economistas neoclssicos argumentavam, naquele momento, que o controle da inao brasileira nos anos 1980 se daria por meio da reduo da demanda. Contudo, outros modelos tentaram explicar o comportamento dos preos no Pas, entre os quais podemos destacar: a) o reduzido grau de monoplio e oligoplios da estrutura econmica brasileira. b) a reduo da periodicidade dos reajustes salariais. c) a baixa presso dos preos agrcolas. d) a valorizao cambial. e) o reduzido grau de indexao dos preos da economia brasileira. 55- O I Plano Nacional de Desenvolvimento da Nova Repblica I PND/NR, do Governo Sarney, tinha como princpio original a reforma e o crescimento econmicos e o combate pobreza. Mas a conjuntura do momento exigia algumas aes paralelas, tais como: a) reduo da taxa de juros interna e enfrentamento da dvida externa. b) estatizao do conjunto da economia de modo a torn-la mais eciente. c) ampliao do mercado para a indstria domstica por meio da imposio de barreiras entrada de bens importados, principalmente os bens de capital. d) unicao das taxas de juros internas. e) reduo do salrio mdio da economia como forma de controlar o gasto excessivo das famlias. 56- At meados dos anos 1980, o Banco do Brasil funcionava como agente do Tesouro Nacional, efetuando gastos tipicamente scais a partir da determinao do Ministrio da Fazenda. Em relao a essa condio do Banco do Brasil, pode-se armar que: a) os gastos scais do Banco do Brasil eram aprovados pelo Congresso Nacional. b) os gastos scais do Banco do Brasil eram nanciados com emisso de moeda sem a prvia autorizao do Banco Central. c) a participao do Banco do Brasil como Autoridade Monetria harmonizava as competncias entre as autoridades scal e monetria. d) o Banco do Brasil era de fato o rgo que representava todos os interesses e obrigaes do Tesouro Nacional. e) os ativos do Tesouro Nacional eram administrados pelo Banco do Brasil enquanto os passivos eram administrados pelo Banco Central.
18 Prova 2

Cargo: Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental - EPPGG/2013

57- Aps a implementao do Plano Real, o Governo Federal desenvolveu um conjunto de aes que foram alm da criao da nova moeda denotada por Real. Entre essas aes, destacamos a renegociao da dvida externa e suspenso da moratria, em que uma das caractersticas foi: a) b) c) d) ausncia de desconto do montante da dvida. reescalonamento da dvida por 14 anos. ausncia de carncia. manuteno das dvidas antigas e no emisso de dvidas novas. e) o no compromisso de pagar imediatamente os juros. Estes seriam pagos somente com a parcela do principal aps a vigncia do perodo de carncia.

e) o incentivo criao de valor e de novas tecnologias nas cadeias produtivas. 60- Nos trs primeiros anos do governo Lula, pdese observar uma sobrevalorizao da moeda domstica frente ao Dlar. Esse comportamento da moeda Real pode ser explicado, em parte: a) pela reduo da taxa de juros interna. b) pelo recrudescimento da inao devido ao aumento de preos de bens importados. c) pelos dcits acumulados na conta Transaes Correntes do Balano de Pagamentos. d) pela reduo drstica da dvida mobiliria federal observada no mesmo perodo. e) pelos supervits da Balana Comercial brasileira e os investimentos diretos externos.

58- Em relao chamada crise do subprime de 2008, no que diz respeito economia brasileira, incorreto armar que: a) os impactos sobre a produo domstica foram ampliados devido ao pessimismo do mercado nanceiro internacional em relao economia brasileira. b) o Pas encontrava-se com elevada taxa de juros e alta carga tributria, em relao mdia dos pases capitalistas, e isso amorteceu o impacto da crise na economia nacional. c) j no incio do ano de 2009, o Pas teve aumento no saldo lquido da conta Movimento de Capitais do Balano de Pagamentos. d) os setores mais atingidos foram aqueles voltados para o mercado externo. e) a crise teve pouco efeito sobre a economia domstica quando comparada aos pases mais desenvolvidos como, por exemplo, Japo e Estados Unidos. 59- O Plano Brasil Maior expressa a poltica industrial do governo Dilma Rousseff. A proposta do Plano est organizada na forma de aes voltadas para o aumento da ecincia produtiva da economia como um todo, conjugadas com aes setoriais. No faz parte das medidas propostas: a) a desonerao dos investimentos e das importaes. b) a ampliao e simplicao do nanciamento para investimento e exportaes. c) o aumento da carga tributria para produtos voltados para o mercado externo como forma de nanciar os investimentos internos. d) a ampliao dos recursos para inovao.
Cargo: Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental - EPPGG/2013

CINCIA POLTICA 61- O conceito de Democracia central na teoria e na prtica poltica. Os seguintes enunciados referemse a essa noo. Assinale a opo correta. a) A adoo de sistemas de representao permite que os representados participem diretamente dos processos decisrios. b) A democracia contempornea herdou da democracia grega a mediao poltica, os processos eleitorais e as instituies parlamentares como representantes dos eleitores. c) O regime democrtico, como entendido no mundo ocidental contemporneo e pelas principais correntes tericas da Cincia Poltica, afastase, sob muitos aspectos de forma irreconcilivel, do sentido em que o termo era originalmente empregado na Grcia antiga. d) A construo da democracia s possvel mediante um processo de educao poltica conduzida pela elite poltica, como sustentaram, no sculo passado, os governos militares latinoamericanos. e) Para os gregos, o sufrgio pelo sorteio da natureza da democracia; enquanto o sufrgio pela escolha da natureza da aristocracia.

19

Prova 2

62- At o incio do sculo XX, os Estados que atualmente contam com administrao gerencial de um modo geral seguiam um modelo patrimonial de administrao, caracterizado, principalmente, pela inexistncia de separao ntida entre patrimnio pblico e patrimnio privado. Os seguintes enunciados foram elaborados tendo por referncia o quadro terico weberiano e a realidade brasileira. I. O conceito de patrimonialismo foi elaborado por Weber e se refere forma de dominao tradicional, baseada nas tradies, tornando-se legtima a partir dela. II. Para Weber, toda dominao tradicional tende ao patrimonialismo. Historicamente, no Brasil inclusive, esse tipo de dominao foi gradualmente substitudo pelo modelo burocrtico. No Brasil, isso ocorreu mais claramente a partir da dcada de 1930. III. No que se refere ao exerccio do poder e sua legitimidade, sob o modelo burocrtico, a administrao pblica assume uma forma racional-legal de dominao, conforme Weber. Nesse contexto, a dominao se legitima por meio da crena em regras e normas. Considerando os enunciados acima, assinale a opo correta. a) b) c) d) e) todos esto corretos. apenas I est correto. apenas II est correto. apenas III est correto. todos esto incorretos.

b) Aps a Revoluo de 1930, o governo federal tomou uma srie de medidas de carter social. Estas, entretanto, no podem ser classicadas como componentes de um Estado de Bem-Estar Social porque no beneciavam a populao rural. c) A adoo de polticas que caracterizam um Estado de Bem-Estar Social foi tardia em relao a pases como Estados Unidos e Alemanha porque a natureza agroexportadora da economia brasileira foi empregada como justicativa ideolgica para a suposta impossibilidade de implantao de um Estado de Bem-Estar Social no Pas. d) A seguridade social pblica, uma das caractersticas essenciais dos Estados de Bem-Estar Social, foi ampliada gradualmente no Brasil ao longo do sculo XX. e) A adoo de polticas caractersticas dos Estados de Bem-Estar Social historicamente ocorreu em perodos de expanso da produo industrial e da ampliao das receitas tributrias dos governos centrais. 64- O economista John Maynard Keynes defendia a superioridade dos sistemas polticos democrticoliberais sobre o liberalismo econmico clssico, o socialismo e o fascismo armando que apenas nos primeiros era possvel combinar o mximo de ecincia econmica com a promoo de justia social e a vigncia das liberdades individuais. Os enunciados a seguir referem-se s caractersticas dessas correntes ideolgicas. Assinale a opo correta. a) O liberalismo poltico clssico prega a ao do Estado na promoo da justia social sempre que esta for previamente submetida expressa e prvia aprovao da sociedade por defender a primazia das liberdades individuais sobre as polticas sociais. b) Tanto o nazismo quanto o fascismo no podem ser comparados aos sistemas polticos democrticos-liberais porque, alm de suprimirem as liberdades individuais, foram incapazes de eliminar o desemprego e de promover polticas sociais redistributivas. c) O comunismo, ao centralizar o planejamento econmico e estatizar a produo econmica, revelou-se mais eciente economicamente e mais capaz de promover a justia social que o capitalismo, mas sucumbiu devido sua incapacidade de conviver com as liberdades individuais.
20

63- A noo de Welfare State (Estado de Bem-Estar Social) geralmente identicada com as polticas econmicas implementadas por governos socialdemocratas europeus ocidentais e democratas (nos EUA a partir do New Deal), embora algumas formulaes tericas a respeito sejam encontradas antes disso. De um modo geral, objetivavam proporcionar aos cidados padres de vida mnimos, por meio de polticas scais, sociais e de reduo das desigualdades econmicas. Polticas dessa natureza tambm tm sido implementadas no Brasil. Os enunciados a seguir referem-se a isso. Assinale a opo correta. a) O aumento da expectativa de vida da populao gerou um desequilbrio estrutural nos sistemas de seguridade social processo denominado de crise scal que levou ao colapso dos Estados de Bem-Estar Social.

Cargo: Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental - EPPGG/2013

Prova 2

d) A situao que mais se aproxima dos sistemas polticos democrtico-liberais, tal como indicado no enunciado desta questo, a que correspondeu existente nos pases ocidentais na segunda metade do sculo XX. e) Os programas de governo propostos por partidos socialistas so incompatveis com os sistemas democrtico-liberais porque, ao promoverem estatizaes e intervenes nas relaes econmicas privadas, impedem o livre funcionamento dos mercados e tolhem as liberdades individuais. 65- A questo do tamanho da Administrao Pblica Federal um tema recorrente no debate poltico e econmico brasileiro. Uma avaliao adequada da questo supe a existncia de dados que deem suporte anlise. Os enunciados abaixo referemse a essa questo e foram elaborados a partir dos resultados de pesquisa de 2008, em parceria entre o Ipea e a Secretaria de Recursos Humanos do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto. Assinale a opo correta. a) A contratao de pessoal no setor pblico brasileiro, durante a primeira dcada deste sculo XXI, foi explosiva e superou o estoque e percentual de servidores ativos existentes em meados da dcada de 1990. b) Cerca de 155 mil novos servidores foram admitidos entre 2003 e 2010. Apesar disso, o nmero de servidores ativos civis em 2010 ainda era menor que no incio da dcada de 1990, entre outros fatores, pelo fato de que houve trs momentos de aposentadoria em grandes contingentes. c) Durante a primeira dcada do sculo XXI, no houve uma recomposio das carreiras de estado em reas como advocacia pblica, arrecadao e nanas, controle administrativo, planejamento e regulao. Os concursos pblicos zeram com que o nmero de servidores civis ativos federais superasse o patamar dos 700 mil, na primeira metade dos anos 1990, superando, tambm, o nmero dos que se aposentaram anualmente desde ento. d) Os gastos com pessoal na esfera federal, decorrentes dos concursos realizados durante a primeira dcada do sculo XXI, representaram um aumento de cerca de 10 pontos percentuais no percentual das despesas com pessoal em relao arrecadao do governo federal.

e) O fato de que funes de estado devem ser exercidas por servidores pblicos faz com que o nmero de servidores federais corresponda a cerca de 6% do total de vnculos trabalhistas existentes no pas e exista uma relao de 1 (um) servidor pblico federal para cada 5 (cinco) empregados na iniciativa privada. 66- A adoo de um sistema federativo por um pas, como o Brasil, envolve uma srie de questes relativas coordenao das aes estatais. Os seguintes enunciados referem-se a esse fato. Assinale a opo correta em relao realidade brasileira. a) Desde a redemocratizao, a Federao permaneceu imutvel. b) A ampliao das polticas sociais executadas desde a redemocratizao ocorreu sem conitos distributivos ou de coordenao porque a Constituio de 1988 dene claramente as atribuies da Unio e dos entes federativos. c) Desde a entrada em vigor da Constituio de 1988, houve um aumento das demandas por parte de entes federados e de segmentos sociais que colocam em questo a distribuio das atribuies entre a Unio e esses entes federados. d) A experincia internacional e a histria recente do Brasil indicam que os sistemas federativos so menos capazes que os sistemas unitrios de conter as tendncias fragmentao dos estados nacionais quando surgem presses distributivas. e) A adoo de sistemas federativos decorrncia da incapacidade de estabelecer um pacto nacional que resulte num estado unitrio. J os sistemas unitrios so, por denio, um arranjo resultante de um pacto entre os diversos segmentos que constituem uma nao.

Cargo: Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental - EPPGG/2013

21

Prova 2

67- De acordo com a Constituio Federal de 1988, so rgos do Poder Judicirio:


I. II. o Supremo Tribunal Federal; o Superior Tribunal de Justia; I-A. o Conselho Nacional de Justia; III. os Tribunais Regionais Federais e Juzes Federais; IV. os Tribunais e Juzes do Trabalho; V. os Tribunais e Juzes Eleitorais; VI. os Tribunais e Juzes Militares; VII. os Tribunais e Juzes dos Estados e do Distrito Federal e Territrios.

e) Realizao de plebiscito sobre forma e sistema de governo. 69- A administrao pblica deve construir um modelo de gesto capaz de tornar o Estado mais aberto s necessidades dos cidados, que responda ao interesse pblico e seja eciente na coordenao da economia e dos servios pblicos. No Brasil, o gerencialismo e a gesto social so duas vertentes que se tm desenvolvido de forma paralela e em disputa visando alcanar esses objetivos. Em relao aos principais aspectos que diferenciam essas vertentes, assinale a opo correta. a) A origem do gerencialismo data de 1980 e a gesto social originou-se no incio do sculo XXI. b) O gerencialismo focaliza as aes do Estado no nvel Central e a gesto social focaliza as aes do Estado no nvel local. c) O gerencialismo foca-se exclusivamente na dimenso administrativa e a gesto social na dimenso poltica. d) No gerencialismo a participao exercida em conselhos estruturados para esse m e na gesto social a participao exercida pelos cidados de forma livre e espontnea. e) O gerencialismo tem objetivos claros, concentrando a formulao e avaliao das polticas pblicas no ncleo estratgico do Estado, enquanto na gesto social h uma focalizao na organizao local de experincias alternativas de gesto. 70- O controle dos governantes uma das exigncias normativas para o funcionamento da democracia representativa e de sua burocracia pblica. De quem a responsabilidade por exercer esse controle? Assinale a opo correta. a) O controle exercido pelos cidados por meio do processo eleitoral. b) O controle exercido pelos cidados por meio do voto e do controle social e pela scalizao mtua entre poderes. c) O controle exercido pelos cidados por meio do processo eleitoral e do controle social. d) O controle feito por instituies pblicas criadas para cumprir essa funo. e) O controle feito por meio de audincias pblicas programadas para tal m.

Os enunciados a seguir referem-se s atribuies desses rgos. Assinale a opo incorreta. a) O Supremo Tribunal Federal o rgo de cpula do Poder Judicirio. A ele compete, precipuamente, a guarda da Constituio, conforme denido na Constituio Federal. b) Compete ao Conselho o controle da atuao administrativa e nanceira do Poder Judicirio e do cumprimento dos deveres funcionais dos juzes, entre outras atribuies. c) O Superior Tribunal de Justia a corte responsvel por uniformizar a interpretao da lei federal em todo o Brasil. a ltima instncia da Justia brasileira para as causas infraconstitucionais, no relacionadas diretamente Constituio, entre outras atribuies. d) A Justia Federal brasileira tem por competncia o julgamento de aes nas quais a Unio Federal, suas autarquias, fundaes e empresas pblicas federais gurem na condio de autoras ou rs e outras questes de interesse da Federao previstas na Constituio Federal. e) As decises dos Tribunais Superiores Militar, Eleitoral e do Trabalho so nais, no cabendo recurso em hiptese alguma para o STF. 68- O processo democrtico brasileiro, desde 1985, no foi isento de percalos. As opes a seguir referemse a esse processo. Assinale a opo incorreta. a) Suspenso das atividades parlamentares por deciso do Poder Executivo. b) Posse de um vice-presidente, sem que o candidato eleito presidente tivesse tomado posse. c) Afastamento pelo Congresso Nacional de um presidente eleito em eleies diretas. d) Alterao da Constituio com o objetivo de permitir a reeleio para cargos executivos, deciso vlida para aqueles que j se encontravam no cargo.
22

Cargo: Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental - EPPGG/2013

Prova 2

Cargo: Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental - EPPGG/2013

23

Prova 2

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

Escola de Administrao Fazendria www.esaf.fazenda.gov.br

Das könnte Ihnen auch gefallen