Sie sind auf Seite 1von 4

Curso Sobre a Memria A maior sabedoria que existe a de conhecer-se!

! Galileu Galilei O PROCESSO NORMAL DE MEMORIZAO (continuao) AS ASSOCIAES Antes de estudarmos as associaes, assunto muito importante que ser abordado nesta lio vamos fazer uma recapitulao, perceba que essas revises so muito importantes no processo de aprendizado e devem ser feitas em todos os estudos, mas este assunto ser tratado mais frente. Vamos fazer um exerccio de leitura. EXERCICIO N 22 Leia o trecho abaixo com ateno, uma nica vez, e depois responda o questionrio. Prximo de Chteau-Thierry, em 6 de maro ltimo, produziu-se um curioso descarrilamento de um comboio de mercadorias que se encontrava, tarde, no entreposto. Dos trinta e oito vages que compunham o comboio, dezesseis continham combustvel e dezoito continham vinho. Dois vages-cisternas de 40 metros cbicos de combustvel e quatro dos de vinho danificaram-se, o que teve por conseqncia que uma poro de combustvel se espalhasse sobre a via frrea, atingindo tambm a estrada lateral. Tal derrame provocou a derrapagem, para um fosso, de uma camioneta carregada com 10 toneladas de azeite. Felizmente no houve que assinalar nenhum ferido em estado grave, tendo o motorista da camioneta sofrido somente ligeiras contuses. QUESTIONRIO Resposta s seguintes perguntas: 1- Onde se produziu o descarrilamento? 2- Havia mais vages de vinho ou de combustvel? 3- Quantos vages de vinho ficaram danificados? 4- O que verteu mais: vinho ou combustvel? 5- Ao todo, quantos vages tinham o comboio? 6- Em que momento da viagem teve lugar o acidente? Verifique os resultados.

Este teste constitui um exerccio de concentrao e mostra-lhe, geralmente, se tem tendncia para fixar ou se deixa impressionar pelos nmeros, esquecendo as noes e as relaes simples. Eu gostaria agora que voc desse uma lida nos tutorias 4 e 5, novamente, antes de prosseguir. Faa isso e verifique o quanto vai melhorar a sua compreenso. Agora que voc j relembrou dos assuntos que tratamos nos dois ltimos tutoriais, vamos aprender um pouco sobre as associaes. D) crie associaes. este o verdadeiro segredo das boas memrias. William James escreveu: O Segredo de uma boa memria o segredo de formar associaes mltiplas e diversas com qualquer elemento que desejemos fixar... Cada associao torna-se um complexo ao qual o elemento est ligado, constituindo, assim, um meio de traz-lo superfcie, se l no estiver. A associao indispensvel para fixar as lembranas e depois para a respectiva recordao. As associaes no tm, necessariamente, que ser naturais ou lgicas. Veremos alguns casos no estudo da mnemotecnia (arte de educar e desenvolver a memria). Se pretender lembrar do nome de uma pessoa, tente fazer o maior nmero possvel de associaes a respeito dessa pessoa e do seu nome. Exemplo: tente conhecer a profisso da pessoa e diga para si mesmo o Sr. Simo inspetor de venda, como o meu amigo Duarte . Observe a sua fisionomia e estabelea associaes: tem um bigode to grande como uma escova de unhas, este senhor Simo. Quando lhe foi apresentado ele conversava com uma amiga de sua esposa, a Sr. Marta. Pense: o Simo tambm amigo da Sr. Marta. Torne a v-los a conversar, no canto do salo, onde se encontravam quando voc entrou. Pense que o seu nome, Simo, se assemelha ao de um dos seus clientes, Simo, mas que fisicamente, so muito diferentes. Assim, voc realizou associaes mltiplas. Poder, mesmo, fazer associaes do tipo trocadilho. A Sr. Marta tragando um Martini (e voc imagina-a, bebendo sofregamente). A imagem exagerada, verdade; mas eficaz. Garanto pra voc que quando mais ridcula for a associao, mas eficaz ser. Para se lembrar de levar consigo, para viagem, o seu aparelho eltrico de barba, associe o aparelho sua mala. Pense por exemplo: a mala de couro liso; portanto, no tem necessidade de se barbear. Imagine, ento, a mala a ser barbeada com o aparelho eltrico. Novamente, ridculo, mas resulta.

Quando, mais tarde, for buscar a mala, vo se lembrar automaticamente de seu aparelho de barbear porque fez uma associao. De igual modo, quando procurar lembrar de qualquer coisa, evoque as idias ou as circunstncias que lhe esto associadas. Para se recordar de um verso de que se esqueceu, pense nos versos precedentes ou seguintes e recite-os. Para se lembrar do lugar em que arrumou a sua mquina fotogrfica, tente lembrar-se quando a utilizou a ltima vez. Veja-se a usando, depois, veja-se a chegar a casa e coloc-la entrada, pensando mais tarde: vou arrum-la. Ter, assim, fortes possibilidades de descobrir onde a arrumou. Para relembrar o nome de algum, reveja essa pessoa nas circunstncias em que a encontrou na ltima vez, recorde as suas palavras e os seus gestos. Tente fazer reviver as circunstncias do seu encontro. Proceda sempre deste modo para se recordar. No tente lembrar-se, brutalmente do que pretende; tente contnua e calmamente, pense nos pormenores ligados ao assunto, produza associaes, contorne o problema sem o atacar de frente. Se procurar o nome de um poeta da Pliade no tente, em vo, lembrar-se do nome que lhe escapou. Cite em voz alta (ou murmurando) aqueles em que est a pensar e que tem presente: Ronsard, Du Bellay, Pontus de Thyard, Daurat, Jodelle... Repita-os. Cite mesmo outros escritores e, finalmente, haver muitas possibilidades de recordar o nome do poeta que lhe escapava. Se no o recordou em alguns minutos, abandone a busca durante 2 minutos, pense em outra coisa; depois, continue, mas procurando sempre estabelecer associaes. Veremos, mais adiante, o papel essencial que representam as associaes na mnemotecnia. EXERCICIO N 23 Faa novamente o exerccio 18 da lio 4. EXERCICIO N 24 Quando estiver deitado, estendido, deixe os seus olhos dirigirem-se para o teto. Trace, em pensamento, um A grande no teto, um A de 50 centmetros ou de 1 metro. Quando o vir claramente apague-o e passe a letra B; depois, a letra C. No ultrapasse 4 ou 5 letras, da primeira vez. necessrio, evidente, no se deixar distrair e arrastar por outros pensamentos; mais tarde, far este mesmo exerccio, com o maior de letras possvel, at que possa se distrair, no perdendo, porm, a clareza das imagens das letras que est a reproduzir, mentalmente, no teto. EXERCICIO N 25 Elabore a lista das ltimas 15 pessoas a quem falou, partindo do momento em que est fazendo este exerccio at que chegue 15 pessoa.

EXERCICIO N 26 Novamente tente pensar em fazer algo durante o dia de amanh. Para lhe dar uma ajuda, procure associar essa coisa a vrias aes que tem a certeza de vai realizar amanh, ou ento, tente associar essa coisa a objetos diferentes que tem a certeza de vai ver amanh (a sua escova de dente, os cadaros dos sapatos, a porta do seu escritrio etc.). Assim, provocar sem dvida associaes que, espontaneamente, o faro pensar amanh no que necessitava recordar-se. EXERCICIO N 27 Eis um exerccio destinado a afazer desenvolver as suas faculdades de sntese e de recordao. Para localizar os dados que vai procurar, tente fazer associaes, evocar as idias anexas que possam relacionar-se com as idias que pretende trazer superfcie. Pegue uma folha de papel e escreva o ttulo de um assunto do qual j tenha conhecimento. Por exemplo, o Canad, Napoleo, o cncer, a fotografia, as plantas verdes, etc. Depois, tente agrupar, anotando na folha, todos os conhecimentos que tem sobre o assunto. Ligue tambm todas lembranas que possua a tal respeito. EXERCICIO N 28 Leia, durante dois minutos, a lista das palavras abaixo indicadas com o objetivo de fixar o maior nmero possvel:

chapu telefone cacto bolo

envelope dinheiro enguia escritrio

casa lpis casaco renda

boto meia chave de parafusos arroz

gato livro farol anzol

Tente agora dizer esta lista de palavras ordenadamente. No o conseguir, sem dvida. Tente, ento, recordar-se do maior nmero de palavras desta lista. Verificar que lhe faltam muitas. Voc empregou muito simplesmente um mtodo deficiente, mau. Na prxima lio estudaremos como fixar uma as palavras pelo mtodo das associaes de imagens. Este mtodo muito interessante, uma excelente aplicao do que acabamos de dizer acerca das associaes.

Das könnte Ihnen auch gefallen