Sie sind auf Seite 1von 13

1

ndice: 1.Introduo .................................................................................................................................... 2 2.Objetivos ...................................................................................................................................... 3 2.1.Objetivo geral: .......................................................................................................................... 3 2.2.Objetivos especficos: ............................................................................................................... 3 3.Metodologia ................................................................................................................................. 3 4.Dificuldades de aprendizagem (Dislexia e Disgrafia). ................................................................ 4 4.1.Dislexia ..................................................................................................................................... 4 4.1.1.Caractersticas da Dislexia ..................................................................................................... 4 4.1.2.Causas da Dislexia ................................................................................................................. 7 4.2.Disgrafia .................................................................................................................................... 8 4.2.1.Caractersticas dos disgrficos: .............................................................................................. 8 4.2.2.Causas da Disgrafia................................................................................................................ 9 4.3.Papel do professor e da escola na identificao dos disgrficos e dos dislxicos .................. 10 4.4.Interveno do professor na sala de aula ................................................................................ 10 4.5.Estratgias de tratamento da dislexia e disgrafia de acordo com a idade ............................... 11 5.6.Tratamento da dislexia e disgrafia no mbito do paradigma clinico ...................................... 11 5.Concluso:.................................................................................................................................. 12 6.Bibliografia ................................................................................................................................ 13

2 1.Introduo De acordo o amplo parmetro do mundo da esfera das Necessidades Educativas Especiais, ela precisa de ser estudada, desfragmentadas, compreendidas e universalizadas para melhor elevar o nvel de dignidade e direitos do Homem independente das suas diferenas. E, durante o processo de ensino-aprendizagem, existem alunos ou educandos com certas anomalias, desordens psicolgicas e neurolgicas que dificultam na receo ou aquisio, na expresso de informaes e consequentemente na incapacidade ou impedimento para a aprendizagem da leitura, da escrita e para adquirir aptides sociais. Nesse mbito, a falta de uma educao que engloba as Necessidades Educativas Especiais (NEE) pode influenciar grandemente no insucesso, prolongando rendimento escolar, e at social que o leva na maioria dos casos ao abandono escolar. Estes alunos designam-se por alunos com dificuldades de aprendizagem especficas (D.A.E.) e uma rea especfica das Necessidades Educativas Especiais (N.E.E.). Contudo, o presente trabalho objetiva-se a salientar acerca das dificuldades do aprendiz no mbito da Dislexia e Disgrafia, onde, faz-se meno sobre esta temtica refletindo sobre as dificuldades que as crianas com estas anomalias (dislexia e disgrafia) apresentam. E, o objetivo o planeamento de uma interveno educativa eficaz para todos os alunos e, sobretudo, para que no se desenvolvam com ritmo previsvel. Para que todos os alunos, tanto que apresentam dificuldades na escrita (dislexia) bem como os que apresentam problemas de leitura (dislexia) possam se enquadrar de modo igual com os demais alunos normais no processo de ensinoaprendizagem.

3 2.Objetivos 2.1.Objetivo geral: Refletir acerca das dificuldades do aprendiz, tendo como partida a Dislexia e a Disgrafia. 2.2.Objetivos especficos: Saber definir e caracterizar a dislexia e a disgrafia; Apresentar as dificuldades dos alunos que tem problemas na escrita (disgrafia) e na expresso da informao e leitura (dislexia); Mencionar os principais fatores que causam a dislexia e a disgrafia; Apresentar estratgias de como intervir no enquadramento de alunos dislxicos e disgrficos na sala de aula durante o processo de ensino-aprendizagem; Identificar as causas da disgrafia e dislexia; Identificar o papel do professor e da escola na identificao e tratamento dos dislxicos e disgrficos; Compreender as formas de tratamento da dislexia e disgrafia de acordo com a idade; Compreender as formas de tratamento da dislexia e disgrafia no mbito de paradigma clinico.

3.Metodologia Para a concretizao do presente trabalho, a metodologia usada para foi da consulta bibliogrfica que consistiu na leitura e anlise das informaes de diversas obras que se debruam sobre o tema acima mencionado e tambm consultas na internet. Os autores das referidas obras esto devidamente citados na bibliografia, na ltima pgina.

4 4.Dificuldades de aprendizagem (Dislexia e Disgrafia). 4.1.Dislexia A palavra Dislexia vem do grego e significa difcil. Este distrbio especfico da linguagem, de origem constitucional que caracteriza-se por uma dificuldade na rea da leitura, escrita e soletrao isto porque no conseguem estabelecer uma conexo entre os sons e as palavras que ouvem. A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetizao, sendo comum provocar uma desacelerao inicial da aprendizagem. A dislexia resulta de um processo de dificuldade aquisitiva de leitura, incapacidade de compreenso do que se l, nessas condies, a criana consegue ler, contudo experimenta fadiga e sensaes desagradveis pela falta de assimilao do texto, apresentando um dficit de reconhecimento do mesmo. importante a identificao precoce desta deficincia, pois quanto mais cedo identificado o problema melhor a aplicao do tratamento. A dislexia basicamente fundamentada pela rea neurolgica em que, ocorre atravs de fator gentico, isto , transmitidos por um gene de inferior ramificao cromossmica dominante, implicando assim na hereditariedade deste distrbio e, repetindo se numa mesma famlia. Os dislxicos tm o hemisfrio cerebral lateral direito mais desenvolvida do que os leitores normais, por isso, estes possuem elevado potencial em aspetos relacionados sensibilidade, atletismo, mecnica, visualizao, habilidades intuitivas e maior criatividade na soluo de problemas e, devido a este aspeto, de salientar que os dislexos podem ser excelentes matemticos, tendo habilidade de visualizao em trs dimenses, que as ajudam a assimilar conceitos, podendo resolver clculos mentalmente mesmo sem decompor o clculo. Podem apresentar dificuldade na leitura do problema, mas no na interpretao.

4.1.1.Caractersticas da Dislexia A dislexia mais frequentemente caracterizada por dificuldades na aprendizagem da decodificao das palavras, pessoas dislxicas apresentam dificuldades na associao de som, a letra (o princpio do alfabeto), tambm costuma trocar letras, por exemplo b com d, ou mesmo escrev-las na ordem inversa, exemplo a palavra ajuda em duja.

5 A dislexia um problema psico-visual envolvendo o processamento da leitura no crebro, sendo comum tambm confundir a direita com a esquerda no sentido espacial. E, esses sintomas podem coexistir ou mesmo confundir-se com caractersticas de vrios outros fatores de dificuldades de aprendizagem tais como o deficit de ateno ou hiperatividade. A dislexia, como uma dificuldade de aprendizagem verificada na educao escola, como distrbio de leitura e de escrita que, ocorre com muita frequncia na educao infantil e no ensino fundamental. Em geral, a criana tem dificuldade em aprender a ler e escrever e especialmente, em escrever corretamente sem erros de pronncia, mesmo tendo o quociente de inteligncia acima da mdia. E, resumidamente, de salientar as seguintes caractersticas dos dislxicos: Dificuldades em soletrar as palavras; Possui sensaes desagradveis durante a leitura de textos devido a incompreenso do mesmo; Dificuldades em escrever quando um texto lhes ditado; Memoria visual pobre, quando esto em causa smbolos lingusticos; Caligrafia ilegvel; Falta de habilidade manual; Confuso entre as vogais ou substituio de uma consoante (como em amigo e anigo); Dificuldade em aplicar o que foi lido a situaes sociais ou de aprendizagem; Dificuldades de processamento auditivo; Movimento errtico dos olhos quando l; Inverso de letras e de palavras. A teimosia No manifesta preferncia pelo uso da mo esquerda ou direita. A incapacidade de seguir uma sequncia de instrues; no prestar ateno. No conseguir ficar sentado sem se mexer. Imaturidade. Perturbar os outros. Irritar se com facilidade.

6 No concluir os trabalhos. Alm do quociente de inteligncia acima da mdia, o psiclogo GARCIA (1998. Pp.144), assinala que devem ser excludas do diagnstico dos dislxicos, ou seja do transtorno da leitura as crianas com deficincia mental, com escolarizao ampla ou inadequada e com dfices auditivas ou visuais. E, assim sendo, agregadas a estas caractersticas tem tambm dfice de ateno, perturbaes motoras, distrbios de linguagem, e naturalmente outras dificuldades de aprendizagem especfica da escrita e calculo. Estas caractersticas esto relacionadas com a dislexia Auditiva e com a dislexia Visual, dois dos tipos mais mencionadas de Dislexia. Assim, os problemas caractersticos dos indivduos com Dislexia Auditiva so os seguintes: Problemas na capitao e integrao de sons No - associao de smbolos grficos com as suas componentes auditivas; No - relacionao dos fonemas com os fonemas (partes e todo da palavra) Frequentes inverses, omisses e substituies; Problemas de perceo e imitao auditiva; Problemas de articulao; Dificuldades em seguir orientaes e instrues; Dificuldades de memorizao auditiva; Problemas de ateno; Dificuldades de comunicao verbal. Relativamente a Dislexia Visual, os dislxicos salienta as seguintes principais caractersticas: Dificuldades na interpretao e diferenciao de palavras; Dificuldades em relacionar a linguagem falada com a linguagem escrita. Dificuldades na memorizao de palavras; Confuso na configurao de palavras; Dificuldades na perceo social; Problemas de comunicao no-verbal; Problemas no grafo motricidade e Visio motricidade;

7 4.1.2.Causas da Dislexia Sendo a disgrafia um distrbio que impede o aluno ter um progresso de processo de ensinoaprendizagem harmonioso, h necessidades de descobrir porque destas anomalias, ento, de acordo com diversos meios didticos, de salientar as seguintes causas: Apesar de no haver um consenso dos cientistas sobre as causas da dislexia, pesquisas recentes aposentam fortes evidncias neurolgicas e psicolgicas para a dislexia. Vrios pesquisadores sugerem uma origem gentica para a dislexia. O outro fator causador que vem sendo estudado a exposio do feto a doses exageradas de testosteronas (principal hormnio masculino ou andrognio) durante a sua formao no tero no ramo de estudos da medicina; nesse caso, h maior incidncia da dislexia em pessoas ou alunos masculinos. E, tambm, explica-se por abortos naturais dos fetos do sexo feminino durante a gestao. A dislexia pode ter causas fsico-qumicos (genticas ou hormonais) durante a conceo e a gestao dando uma explicao sobre os motivos de haver aproximadamente quatro pessoas dislxicas do sexo masculino para uma pessoa do sexo feminino. Segundo essa abordagem da dislexia, ela uma condio que manifesta-se por toda vida, no havendo cura. Em alguns casos remdios e estratgias de compensao auxiliam os dislxicos e, de certa forma conseguem superar as suas dificuldades com a linguagem escrita. Causa de m formao congnita. Nessa teoria as causas da dislexia tm origem numa m formao congnita que devem ser corrigidas por meio de cirurgia e tratamentos medicinais, seguindo essa teoria: muitas dessas tm a ver com a alterao do sistema craniossacral que precisam ser detetadas e corrigidos. Muitas outras causas se referem ao sistema

propriocetivo, um sistema que tem sido descurado pela medicina at recentemente. Outros fatores que influenciam a dislexia so: o histrico da famlia, a frequncia incerta da escola, idade de aquisio das instituies educacionais.

8 4.2.Disgrafia A Disgrafia, tambm denominada por letra feia uma alterao da escrita normalmente ligada a problemas percetivos-motoras, isto , a incapacidade de recordar a grafia da letra em que, ao tentar recordar este grafismo escreve muito lentamente o que acaba unindo inadequadamente as letras, tornando a letra ilegvel. A disgrafia uma deficincia na habilidade para exercer primeiramente em termos de caligrafia, mas tambm em termos de coneco. Tradicionalmente, a disgrafia pode ser dividida em: Disgrafia especifica ou propriamente dita: que aquela que ocorre durante a escrita (inverso, translao, substituio), devido a no relao entre o sistema simblico e as grafias que representam as palavras, os sons e as frases. Disgrafia motora: aquela que ocorre durante a leitura e, o que esta em jogo a motricidade ou motilidade do que o sistema simblico. Algumas crianas com disgrafia possui tambm uma disortografia amontoando letras para esconder os erros ortogrficos. Mas no so todos disgrficos que possuem disortografia. A disgrafia, porm, no est associada a nenhum tipo de comprometimento intelectual.

4.2.1.Caractersticas dos disgrficos: Lentido na escrita; Letra ilegvel; Escrita desorganizada; Traos irregulares: ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou muito leves; Desorganizao geral na folha por no possuir orientao espacial; Desorganizao do texto, pois no observam a margem parando muito antes ou ultrapassando. Quando este ltimo acontece, tende a amontoar letras na borda da folha; Desorganizao das letras: letras retocadas, hastes mal feitas, atrofiadas, omisso de letras, palavras, nmeros, forma distorcidas, movimentos contrrios escrita (um S ao invs do 5 por exemplo); Desorganizao das formas: tamanho muito pequeno ou muito grande, escrita alongada ou comprida;

9 O espao que d entre as linhas, palavras e letras so irregulares; Liga as letras de forma inadequada e com espaamento irregular.

NB. :Os disgrficos no apresentam caractersticas isoladas, mas um conjunto de algumas destas citadas acima.

4.2.2.Causas da Disgrafia Sendo a disgrafia um distrbio que impede o aluno ter um progresso de processo de ensinoaprendizagem harmonioso, h necessidades de descobrir porque destas anomalias, ento, de acordo com diversos meios didticos, de salientar as seguintes causas: Aprendizagem prematura: aquela que ocorre antes de o aluno atingir a maturidade para aprender a escrever em que, devido a insuficincia da sua motricidade, aluno disgrfico contrai a mo no lpis, a letra sai deformada e agarra-se a caneta como uma boia de salvao. As carncias educativas: quando o processo de ensino ocorre em turmas bem lotadas e, assim sendo, o professor nem sempre pode acompanhar os primeiros esforos; ser depois mais difcil perder os maus hbitos quando estes estiverem enraizados; As perturbaes da motricidade: so aquelas que tem a ver com a origem neurolgica (tremuras, contraes musculares involuntrias, paralisias) ou neuromusculares (sequelas de poliomielite, miopatias), causando radicalmente a disgrafia.

PORTELANO PEREZ et. all (1985) classificaram a disgrafia em: Disgrafia do tipo maturativa: aquela que desenvolvida a partir de fatores prprios do crescimento do individuo; Disgrafia provocada: aquela de causa pedaggica cuja origem o ensino inadequado da escrita. Os mesmos defendem que a disgrafia uma deficincia na habilidade para escrever primeiramente em termos de caligrafias mas tambm em termos de correo. Transtornos da escrita que surgem nas crianas com adequado desenvolvimento emocional e afetivo, onde no

10 existem problemas de leso cerebral, alteraes sensoriais ou histricos do ensino deficiente da escrita.

4.3.Papel do professor e da escola na identificao dos disgrficos e dos dislxicos A escola e todo o corpo docente em especfico exercem um papel primordial na identificao de crianas que apresentam dislexia e disgrafia. O papel do professor de ministrar com auxlio da sua formao psicopedaggica na adequao na sala de aula de crianas com deficincia para que no haja discriminao propondo brincadeiras e estratgias que ajudem na socializao e atividades em grupo para que todos os alunos se possam enquadrar no processo de ensino-aprendizagem normal. Os professores (e os pais) devem evitar repreender a criana, reforar o aluno de forma positiva sempre que conseguir realizar uma conquista, na avaliao escolar dar mais nfase expresso oral, evitar o uso de canetas vermelhas na correo dos cadernos e provas, conscientizar o aluno de seu problema e ajud-lo de forma positiva Entre tanto, necessrio que os professores e os pais estejam juntos no auxlio do desenvolvimento de aprendizagem da criana. O tratamento requer uma estimulao lingustica global e um atendimento individualizado complementar escola.

4.4.Interveno do professor na sala de aula Uma das tcnicas usadas na interveno quando nos deparamos com alunos com dificuldades de escrita e leitura o ensino individualizado (acompanhamento profundo) que um processo que consiste na verificao de alunos de uma mesma classe com nveis de desenvolvimento diferentes. No entanto, quando h uma diferena no nvel de desenvolvimento da escrita e leitura tem que se recorrer a funes didticas capazes de enquadrar todos alunos no mesmo ritmo, dando se maior atenes alunos que retardam o seu desenvolvimento. O professor, com base em um plano de trabalho pedaggico coordenado com os alunos, este pode ajudar os dislxicos e os disgrficos a desenvolverem as habilidades de escrita e leitura,

11 conduzindo cada aluno ao seu objetivo conforme uma progresso e auxlio dos instrumentos pedaggicos apropriados.

4.5.Estratgias de tratamento da dislexia e disgrafia de acordo com a idade Para alunos com idade avanada recomenda-se o uso de mtodo fnico (repetio das palavras em voz alta) que introduzido logo no incio da alfabetizao, onde, os alunos repetem a informao dada pelo professor e estes assimilam desenvolvendo qualidades que lhes

permitem se enquadrar na sala de aula. Para os alunos mais novos, a interveno tem sido feita a partir do mtodo multissensorial que consiste tanto em empregar o mtodo fnico assim como em empregar um outro mtodo que a alfabetizao que caracterizada pela escrita de palavras. Este mtodo muito importante mas no vivel em turmas muito numerosas. 5.6.Tratamento da dislexia e disgrafia no mbito do paradigma clinico Na educao, olha-se para as dificuldades de aprendizagem como um desafio no seu enquadramento durante o processo de ensino-aprendizagem e, destacando-se mecanismos para uma soluo eficaz das mesmas. E, para tais solues, existem diferentes tipos de paradigmas, entre outras, tais como: paradigma pedaggico e paradigma clinico. O paradigma clinico v o aluno com dificuldades de aprendizagem como um individuo que no se tem nada a fazer por ele. O aluno atribudo a responsabilidade da prpria deficincia. Entre tanto derivam mtodos como: Mtodo ortofnico e psicoteraputico ( um mtodo) que consiste seces de psicoterapia e fontica (o aluno fala e o psiclogo escuta); Mtodo patognico teraputico: este mtodo consiste em observar as dificuldades como causas afetivas (sentimentos historicos)

12 5.Concluso: Depois de tudo apresentado, ao longo do presente trabalho, de salientar sinteticamente que o tema de dificuldades de aprendizagem, especificadamente da dislexia e disgrafia tem uma vasta gama de importncia, em que para alm de auxiliar na capacitao profissional do professor, vem contribuir para a aceitao e incluso destes educandos,oportunizando-lhes um acompanhamento adequado no decorrer do seu processo educativo, evitando a evaso escolar. E, tendo em vista que o uso da leitura e da escrita so habilidades sociais e culturais vitais em nossos dias, faz-se necessrio que a dislexia e a disgrafia sejam estudadas e que se proponham algumas atividades para o educador realizar no cotidiano pedaggico com crianas, jovens e adultos. O papel da atuao pedaggica do docente das series iniciais deve estar sempre, imbudo, de precipitar mudanas no contexto da alfabetizao e nos desafios encontrados pelo professor contemporneo em suas prticas docentes e na organizao do seu trabalho.

13 6.Bibliografia BRITO, D. R. Distrbios; transtornos e diculdades e problemas de aprendizagem. Artigos sobre distrbios de aprendizagem. 1aedio. So Paulo: Edgard. 2010. Pg.:128-147; ALLIENDE, Felipe e CONDEMARIN, Mabel. Leitura , Teoria, Avaliao e desenvolvimento. 1aEdio. Editora Artes Mdicas. Porto Alegre. 1987; ELLIS, Andrens. Leitura, escrita e dislexia: Uma anlise cognitiva. 2aEdio. Porto Alegre: Edgard. 1995; CHARLES, Edna at all. O Transtorno da Disgrafia no Ensino-Aprendizagem. 1aEdio. Lisboa: Ptano. 2006; GARCIA, Jesus Nicaso. Manuel de dificuldades de Aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemtica. 5aEdio. Porto Alegre: Atlas. 1998.

Das könnte Ihnen auch gefallen