Sie sind auf Seite 1von 4

FELICIDADE DO INDIVIDUO QUE SERVE A DEUS E O PERECER DOS PECADORES.

SALMO 112
Oclcio Cabral

1 ALELUIA (Halal), a Yaw.(Yahh)

INFORMAES PRELIMINARES Esse Salmo est organizado em ordem alfabtica em Hebraico o que sugere que o assunto foi tratado de forma completa. Esse Salmo muito parecido com o Salmo Primeiro. Salmo Sapiencial Existem Salmos: LOUVOR LAMENTOS AES DE GRAA CONFINA SALMOS REAIS SALMOS SAPINCIAIS Esse Salmo encontra-se no Quinto Livro (107-150) Dedicado ao Deuteronmio O Livro Cinco comea agradecendo a Deus por trazer Israel de volta do exilio, TITULO DO SALMO: Aleluia a Jah - Geralmente a primeira parte do primeiro versculo o ttulo do Salmo.

1 ALELUIA (Halal), a Yaw.(Yahh)


1. Quem deve ser louvado? No o homem, si mesmo, riqueza, mas Deus somente. 2. Quem deve louv-lo? Todas as pessoas, mas especialmente o povo dele, os abenoados descritos neste salmo. 3. Por que devem louv-lo? Por todos os motivos mencionados nos versculo que seguem. 4. Como devem faz-lo? Principalmente vivendo uma vida como aquela descrita aqui.

Feliz o homem que teme YHWY (Yehovah), que em seus mandamentos (mitsvah) tem grande prazer.

Temor do Senhor (Ortodoxia Ortopraxia Honestidade) Mandamentos Amar a Deus, amar o prximo e amar a si mesmo. "Vocs ouviram o que foi dito: Ame o seu prximo e odeie o seu inimigo. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocs venham a ser filhos de seu Pai que est nos cus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Se vocs amarem aqueles que os amam, que recompensa recebero? At os publicanos fazem isso! E se vocs saudarem apenas os seus irmos, o que estaro fazendo de mais? At os pagos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos como perfeito o Pai celestial de vocs". Mateus 5:43-48
2

A sua semente ser poderosa (Guibowr) na terra; a gerao dos retos ser abenoada. (baruck)

Guibur autoridade diferente de poder potencial, onde voc pode fazer o que quiser. A sua semente ter a autoridade dos mandamentos Abenoar a beno da vida longa (pois honraro os pais) a beno de desfrutar da vida (pois honraro o descano) a beno de viver em paz (pois no cobiaro, no mataro, no cometeram falso testemunho.)

Prosperidade (hown) e riquezas (osher) haver na sua casa, e a sua justia permanece para sempre.

As riquezas de um cristo: contentamento, paz, segurana, poder em orao, promessas, providncia, sim, Deus mesmo.

Aos justos nasce luz nas trevas; ele piedoso, misericordioso e justo.
- interessante ver como o Homem piedoso repete os atributos de seu Senhor. - Jesus parece dizer a mesma coisa em Mateus 18 24-35 na parbola do servo que no perdoou a divida. - O que ser justo? no se reprovar naquilo que aprova.

O homem bom se compadece (chanan gracioso), e administra (lavah - oikonemeu); dispor as suas palavras (dabar-logou-sermons) com juzo;

No se abala (mowt - morre) na longa caminhada da existncia (owlam); o justo estar em memria eterna. (owlam)

No temer maus rumores; o seu corao (Lab) est firme, confiando (batach seguro, descuidado) no SENHOR. (Yehovah)

O corao est suportado (camak), no temer ao ver os inimigos.

Ele espalhou, presenteou (nathan) aos pobres ('ebyown); a sua justia permanece para sempre, e a sua fora (querem chifre) se exaltar em glria. (kabowd)
Em II Corntios 9.9 Paulo usa esse verso do Salmo para falar sobre Generosidade. O capitulo 9 de Corntios fala sobre as ofertas, e diz que Deus prospera quem: D com Alegria. Em II Corntios a prosperidade : abundncia de graa para abundncia de boas obras aumentar o fruto da vossa justia Enriquecer para a beneficncia . Chifre um smbolo de autoridade. Coroa do Rei. Glria aqui Kabode, o peso da glria, como em Samuel, quando a arca levada. ICABODE: I Samuel 4
10

O pecador (rasha - criminoso) o ver, e se enfurecer (kawas); ranger os dentes, e se consumir; o desejo dos pecador (rasha - criminoso) perecer.

(Psa 112:1-10 ACF)


Paralelismos:

Sinonmico: Ideia repetida de forma similar Antittico: ideia afirmada por oposio Sinttico: A Segunda linha desenvolve a ideia da primeira Emblemtico: A primeira linha expe uma figura de linguagem e a segunda linha explica literalmente. Climtico: Cada linha vai colocando uma ideia complementar para chegar a um clima.

Das könnte Ihnen auch gefallen