Sie sind auf Seite 1von 4

Ementa de Sociologia do Ensino Mdio Disciplina: Sociologia do Ensino Mdio

Ementa: Curso de sociologia visa desenvolver no estudante do ensino mdio o entendimento e domnio de conceitos bsicos da cincia que estuda os fenmenos sociais e a natureza gregria do ser humano a partir dos processos pelos quais os indivduos se relacionam entre si formando grupos, instituies e associaes, e tambm as inter-relaes entre estes grupos. Assim, aspectos como os costumes, a tica, a linguagem, as leis, a poltica, a arte, a filosofia, o comportamento, a religio, diviso social do trabalho as classes, o desenvolvimento cientficotecnolgico e seus impactos, a psicologia, a economia, a comunicao e a mdia, e vrios outros campos da cultura sero contedos debatidos e estudados sistematicamente dentro da perspectiva da crtica da realidade em que vivem estes estudantes. Tal reflexo fornecer aos estudantes bases para que desenvolvam ferramentas de anlise que, somada s desenvolvidas pelas demais disciplinas, o torne agente de seu amadurecimento no presente e em preparao para a vida adulta, quer seja em seus relacionamentos primrios - a famlia e amigos - ou relacionamentos secundrios - educao em nvel superior, mundo do trabalho, comunidade e cidadania, entre outros. 1s anos: Objetivo geral: Introduzir o aluno egresso do nvel fundamental de ensino no estudo da sociologia, ao mesmo tempo em que se promove o aprimoramento de sua capacidade interpretativa e argumentativa. Objetivos especficos: Propiciar o primeiro contato entre o aluno e os conceitos mais bsicos da sociologia. Desenvolver no aluno a capacidade de identificar tais conceitos nos processos e experincias sociais por ele vivenciados. Desenvolver a capacidade crtica e reflexiva do aluno, e seu grau de domnio e operacionalizao de conceitos cientficos atravs do exerccio lingustico da argumentao, na perspectiva da transio didtica do nvel fundamental para o nvel mdio de ensino.

Contedo programtico: 1 bimestre: introduo sociologia - origens, importncia, objetivos e finalidades; diviso das cincias sociais. 2 bimestre: antropologia - a natureza do homem, ser social; a evoluo das formas de organizao social. 3 bimestre: cultura e civilizao - smbolos, signos, significantes e significados; a civilizao ocidental-crist. 4 bimestre: grupos sociais - comunidade, sociedade, instituies; a grande comunidade internacional. 2s anos:

Objetivo geral: Introduzir o estudante egresso do primeiro ano do nvel mdio de ensino no estudo da poltica, ao mesmo tempo em que se promove o aprimoramento de sua capacidade interpretativa e argumentativa. Objetivos especficos: Propiciar o primeiro contato entre o aluno e os conceitos mais bsicos da Cincia Poltica. Desenvolver no aluno a capacidade de identificar tais conceitos a partir dos processos e experincias scio-polticos por ele vivenciados. Desenvolver a capacidade crtica e reflexiva do aluno, e seu grau de domnio e operacionalizao de conceitos cientficos atravs do exerccio lingstico da argumentao, na perspectiva do incremento de sua autonomia de opo e deciso no exerccio da sua cidadania. Contedo programtico: 1 bimestre: 2 bimestre: instituies. 3 bimestre: 4 bimestre: 3s anos: Objetivo geral: Proporcionar ao estudante pr-universitrio um estudo reflexivo sobre os grandes temas sociolgicos da atualidade, exercitando sua capacidade interpretativa e argumentativa, colaborando com a preparao pr-vestibular e ao mesmo tempo fornecendo pr-requisitos de cultura geral para o incio da vida profissional. Objetivos especficos: Desenvolver no aluno a capacidade de identificar e debater questes pertinentes aos grandes temas sociolgicos da atualidade, na medida em que percebe sua importncia para o presente e futuro dos processos e experincias sociais vivenciados em sua realidade mais prxima, e tambm junto grande comunidade internacional. Exercitar prticas de estudo, documentao e expresso lingustica, colaborando assim com a preparao pr-vestibular, com o desenvolvimento das bases de prosseguimento dos estudos em nvel superior e tambm com o enriquecimento da sua cultura pessoal necessria ao incio e desenvolvimento de sua trajetria profissional. Contedo programtico: 1 bimestre: Breve reviso dos contedos do segundo ano; introduo s grandes questes sociolgicas da atualidade. 2 bimestre: A nova ordem mundial, as desigualdades, a questo ambiental e os conflitos mundiais. 3 bimestre: A Revoluo Digital e o impacto das novas tecnologias nas relaes scio-polticas e econmicas. 4 bimestre: Sntese dos principais contedos da sociologia no nvel mdio de ensino reviso. Metodologia: Reviso dos conceitos do primeiro ano; conceitos bsicos da cincia poltica. Ideologia; principais movimentos ideolgicos contemporneos; o Estado e as A organizao social: a tica e as leis; estratos sociais; minorias e direitos civis. A conjuntura poltica da atualidade; o Brasil e a grande comunidade mundial.

A disciplina est estruturada em temticas. Com isso, busca-se no s responder s diretrizes dos Parmetros Curriculares Nacionais (PCN) como tambm despertar o senso crtico do discente do ensino mdio, para isso ser utilizado estudo dirigido. Avaliao: Ter por base critrios de assiduidade e aproveitamento aferidos conforme a norma regimental do Colgio Anchieta. A avaliao ser considerada durante o processo do ano letivo, levando em conta aspectos qualitativos e quantitativos. Os seguintes itens sero considerados: Produo Individual de textos (resumos de textos indicados) Produo coletiva de trabalho das temticas estudadas Freqncia de horrio regular das aulas e atividades programadas Entrega e apresentao dos trabalhos e tarefas nos prazos previstos Referncias: Secretaria de Estado da Educao. Livro de Sociologia do Ensino Mdio - 2 Edio, Curitiba Paran, 2007. COMTE, A. Sociologia [organizao e traduo de Evaristo de Morais Filho] So Paulo: tica, 1978. DURKHEIM, . Sociologia [organizador da coletnea: Albertino Rodrigues]. So Paulo: tica, 1978. Da diviso social do trabalho. So Paulo: Martins Fontes, 1995. As regras do mtodo sociolgico. Traduo. Maria Isaura Pereira de Queiroz. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1974. O suicdio. 6. Ed. Lisboa: Presena, 1996. MARX, K. O capital: crtica da economia poltica. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994. O manifesto do partido comunista: Karl Marx e Friedrich Engels; traduo de Maria Lcia Como: Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. Os pensadores. So Paulo: Abril Cultural, 1978. MONTE, J. Promoo da qualidade de vida. Curitiba: Letras, 1997. SELL, C. E. mile Durkheim. In.: Sociologia Clssica: Durkheim, Weber e Marx 3 ed. Itaja: Ed. Univali, 2002. WEBER, M. A tica protestante e o esprito do capitalismo. 11.Ed. So Paulo: Pioneira, 1996. Cincia e Poltica: duas vocaes coleo: A obra-prima de cada autor. So Paulo: Martin Claret, 2002. Sociologia [organizador da coletnea: Gabriel Cohn]. So Paulo: tica, 1979. Pesquisado em: http://www.estadao.com.br Acesso em: 19.03.05

Pesquisado em: http://www.wikipedia.org/ Acesso em 14.10.05

Das könnte Ihnen auch gefallen