Sie sind auf Seite 1von 8

Qualidade de vida na terceira idade: como acrescentar vida aos anos e no apenas anos a vida

quarta-feira, 03 de Fevereiro de 2010 [18:02]

Qualidade de vida na terceira idade: como acrescentar vida aos anos e no apenas anos a vida

"Tenha sempre presente que a pele se enruga, o cabelo embranquece, os dias convertem-se em anos... Mas o que importante no muda... a tua fora e convico no tm idade. O teu esprito como qualquer teia de aranha. Atrs de cada linha de chegada, h uma de partida. Atrs de cada conquista, vem um novo desafio. Enquanto estiver viva, sinta-se viva. Se sentir saudades do que fazia, volte a faz-lo. No viva de fotografias amareladas... Continue, quando todos esperam que desista. No deixe que enferruje o ferro que existe em voc. Faa com que, em vez de pena, tenham respeito por voc. Quando no conseguir correr atravs dos anos, trote. Quando no conseguir trotar, caminhe. Quando no conseguir caminhar, use uma bengala. Mas nunca se detenha". (Madre Teresa de Calcut) Viver mais no significa necessariamente viver com qualidade, atualmente com o aumento da expectativa de vida tem se discutido mais a respeito, a gerontologia (campo de estudos interdisciplinar que investiga os fenmenos fisiolgicos, psicolgicos e sociais e culturais relacionados com o envelhecimento do ser humano.), tem como lema acrescentar vida aos anos e no apenas anos a vida, ou seja, deve-se buscar envelhecer com qualidade de vida. Segundo Berger o envelhecimento compreende dois processos: a senescncia e a senilidade, a senescncia o envelhecimento inevitvel, so as mudanas fsicas, fisiolgicas e cognitivas que ocorrem de forma gradual, com o passar do tempo, j a senilidade o envelhecimento secundrio resultante de doenas, abusos, afastamento das atividades sociais, falta de atividade fsica e estimulao cognitiva, de onde se conclu que este processo de envelhecimento depende do estilo de vida de cada um, um estilo de vida saudvel implicar em um envelhecimento mais tranquilo, pois velhice no tem de ser sinnimo de doena ou inutilidade.

Alguns gerontlogos como Hawlor e Cantor, desenvolveram a teoria da atividade, segundo esta quanto mais ativos e mais funes desempenharem os idosos maior a longevidade e interesse pela vida. A OMS (organizao mundial de sade) define a qualidade de vida na terceira idade como a manuteno da sade em seu melhor nvel possvel, em todos os seus aspectos, isso tanto no aspecto fsico, como no emocional, social e espiritual. No entanto podemos dizer que o conceito de qualidade de vida tambm subjetivo, est ligado auto-estima e ao bem estar pessoal. Pesquisas realizadas com idosos de vrios nveis scio-econmicos apontaram para alguns dos fatores relatados por eles como importantes para que se tenha uma boa qualidade de vida, so eles: Sobre o conceito de qualidade de vida encontraram como resultados a valorizao pelos idosos do bom relacionamento com a famlia, com amigos e da participao em organizaes sociais; da sade; de hbitos saudveis; de se possuir bem-estar, alegria e amor; de uma condio financeira estvel; do trabalho; da espiritualidade; de se praticar trabalhos voluntrios e de se poder aprender mais. Outros estudos apontam para a necessidade de atividades fsicas e de lazer, para que atravs de uma vida mais ativa se busque o equilbrio entre as limitaes e potencialidades do idoso. Com o processo do envelhecimento ocorrem modificaes fisiolgicas normais, tais como a diminuio das aptides fsicas, ocorrem tambm mudanas psicolgicas e sociais. A diminuio da atividade acaba gerando uma baixa na auto-estima, auto-desvalorizao, o que acaba levando o idoso ao isolamento social. Muitas das vezes todas essas transformaes relativas ao processo biolgico do envelhecimento, juntamente com a discriminao e desvalorizao do idoso pela sociedade acabam desencadeando um processo depressivo. Sabe-se hoje em dia que a depresso uma das doenas mais comuns na terceira idade. A depresso um dos transtornos que mais acometem o idoso. Diferena entre depresso e tristeza importante compreender que depresso no apenas uma tristeza passageira, que ocorre em funo de alguma adversidade na vida. Depresso uma doena, uma tristeza profunda e duradoura, acompanhada de uma srie de sintomas fisiolgicos, cognitivos e comportamentais. As causas so multifatoriais, incluindo fatores biolgicos, psicolgicos e sociais. Na depresso ocorrem alteraes nos sistemas qumicos do crebro, como nos neurotransmissores, a noradrenalina e a serotonina. Por isso no se deve achar que a depresso uma ocorrncia normal no idoso, ela deve ser tratada para que no afete a qualidade de vida.

A depresso na terceira idade Apesar da probabilidade de desenvolver certas doenas aumentar com a idade, importante esclarecer que no se pode imaginar que envelhecer seja sinnimo de adoecer,

especialmente quando as pessoas desenvolvem hbitos de vida saudveis (Neri, 2002; Costa, 2002). Todas as alteraes que acompanham o processo de envelhecimento tambm dependem de caractersticas individuais, como constituio gentica, fatores ambientais, ocupacionais, sociais e culturais. A depresso no idoso pode surgir em decorrncia de vrios aspectos, Tais como: fatores genticos, eventos vitais, como luto e abandono, e doenas incapacitantes, entre outros. No entanto verifica-se que em boa parte dos casos de depresso ocorrem justamente em funo da perda da qualidade de vida, associada ao isolamento social e as doenas da idade. Os sentimentos de frustrao devido a sonhos no concretizados durante a vida, a perda de companheiros, familiares ou amigos, a falta de apoio social, o abandono e a falta de atividade, assim como os problemas financeiros decorrentes da aposentadoria so fatores que pr-dispem depresso. Fatores de risco para depresso na terceira idade Segundo pesquisas os principais fatores de risco para a depresso nessa faixa etria so: gnero feminino, aumento da idade, viver s, ser divorciado, baixo estado educacional, prejuzo funcional, comorbidade com desordens somticas, prejuzo cognitivo moderado (transio para a demncia), uso do fumo e abstinncia de lcool. Weyerer et al. (2008) H evidncias que as mulheres tm mais sinais de depresso que os homens e acometem mais idosos internados em asilos; idosos solteiros ou vivos so mais suscetveis depresso que os casados. Com o avanar da idade os idosos deparam-se com a proximidade da morte, a perda do cnjuge, de amigos, e a sensao do fim da vida maior. Falta de objetivos, de planos, de atividades recreativas e aumento da dependncia podem colaborar para a desesperana. Alguns dos Principais sintomas: Humor deprimido: irritabilidade,tristeza,desnimo,sentimento de abandono,sentimento de inutilidade,diminuio da auto-estima,retraimento social/solido anedonia e desinteresse,idias autodepreciativas,idias de morte,tentativas de suicdio. Sintomas Neurovegetativos: Inapetncia, emagrecimento, distrbio do sono, perda da energia, lentificao psicomotora, inquietao psicomotora .hipocondria dores inespecficas. Sintomas cognitivos: Dificuldade de:

-concentrao -memria Lentificao do raciocnio Como se pode notar os sinais e sintomas da depresso no idoso so iguais aos de outras faixas etrias, no entanto nota-se no idoso algumas diferenas: -Menos humor deprimido e mais anedonia -Menos sintomas psicolgicos e mais somticos -maior presena de dficit cognitivo -Maior associao da depresso com doenas fsicas Como evitar a depresso na terceira idade: Sendo o ser humano um ser social, necessrio em qualquer idade que haja interao, o lazer e as atividades em grupo so importantssimas, principalmente para evitar a depresso e o isolamento no idoso. Isto ajuda a elevar a auto-estima e manter a integrao social. Estudo realizado no Japo com indivduos de idade entre 65-70 anos praticantes de exerccios dirios demonstrou que os idosos reduziram os sintomas de depresso. O apoio social e dos familiares de fundamental importncia nesta idade para que se diminuam os riscos de depresso. A alimentao adequada nesta idade tambm tem se mostrado, segundo pesquisas, como uma estratgia preventiva da depresso.

Como superar a depresso na terceira idade: Tentar se manter o mais ativo possvel, fazer exerccios fsicos (com acompanhamento mdico), pois a atividade fsica ajuda a liberar endorfina, hormnio responsvel pelo humor e pela sensao de bem-estar e prazer. Nas mulheres oscilaes hormonais devido menopausa tambm podem agravar o estado emocional, por isso necessrio ajuda mdica neste sentido. Procurar ajuda psiquitrica e psicoteraputica, a terapia em grupo bastante indicada, pois alm de ter resultados mais rpidos promove contato social e apoio to importante neste momento. importante incentivar o idoso a ter planos e objetivos na vida, mostrar que enquanto h vida ainda h possibilidade de realizaes, importante ter isso em mente para que se evite o sentimento de desesperana.

Tratamento:

O tratamento da depresso no idoso tem como finalidade melhorar o estado de humor do paciente e proporcionar uma melhor qualidade de vida. importante que o tratamento seja realizado em conjunto, mdico e psiclogo, pois existe a necessidade de avaliar a possibilidade de alguma doena estar relacionada depresso. A depresso s vezes pode estar mascarada por uma doena fsica, o que pode retardar o diagnostico e complicar a doena. Um dos objetivos da psicoterapia avaliar os fatores que podem estar desencadeando a depresso, alm de orientar os familiares e cuidadores a respeito da doena. Estudos tm demonstrado que a arte terapia tem sido muito eficaz como ajuda teraputica ao idoso deprimido. A terapia ocupacional tambm muito importante no sentido de manter o idoso ativo, principalmente a parte mental, para que se previna ou minimize certas perdas cognitivas que ocorrem em decorrncia da idade ou doenas. Segundo Stoope Jr,as taxas de eficcia de psicoterapia em idosos so altas, especialmente as terapias centradas em problemas presentes. Em alguns casos, necessria a interveno psicofarmacolgica, por isso a necessidade de uma atuao multidisciplinar. Com o aumento da qualidade e da expectativa de vida, a velhice no precisa ser sinnimo de isolamento e improdutividade, possvel encontrar prazer na terceira idade. Para isso necessrio manter no s o corpo saudvel e ativo, como a mente tambm. As mudanas decorrentes da terceira idade requerem adaptao por parte do idoso, a forma como cada um se adapta tambm determinar um envelhecimento saudvel ou com dificuldades.

Velhice, qualidade de vida e felicidade Com o aumento da qualidade e da expectativa de vida, e das mudanas de mentalidade com respeito ao modo de viver, a velhice agora pode ser sinnimo de vida ativa, saudvel e feliz
Por: Maria Terezinha Santellano Aposentada, 74 anos, residente em Porto Alegre (RS), colunista convidada do Portal Terceira Idade Fale com o colunista

velhice, de acordo com o pensamento de alguns, uma estncia derecolhimento, anulao e privaes. Pode ser uma longa espera para o inevitvel. Um tempo de sossego, imobilismo e meditao forada. Felizmente nem todos pensam assim. Desde a antigidade, sbios, serenos, e espirituosos pensam at ao contrrio. Se observarmos a vida dos idosos atualmente, podemos facilmente concluir que os sbios de ontem esto mais prximos da realidade dos fatos de hoje. Com o aumento da qualidade e da expectativa de vida das populaes, e das mudanas de mentalidade com respeito ao modo de viver, a velhice agora pode ser sinnimo de vida ativa, saudvel e feliz, em toda a sua plenitude. Ser velho pode ento ser interpretado como algum que, depois de uma parcela do tempo de vida empregado ao trabalho e dedicao famlia, desfruta de uma etapa de lazer, interao social, aprendizagem despreocupada, busca de conhecimento interior e felicidade desprendida. claro e evidente que todos esses benefcios s podero ser conquistados se a velhice for acompanhada necessariamente deboa sade e lucidez. O segredo de uma velhice saudvel, todos ns sabemos, baseado em uma regra simples, de trs recomendaes: alimentao equilibrada, prtica de atividades fsicas compatveis e perodos de repouso restauradores. Prolongar esse perodo importante da vida possui uma receita mais simples ainda: atividade e felicidade. E, para manter a lucidez, devemos ocupar a mente com atividades nobres. Ccero, o grande orador e literato romano, no seu conhecido tratado Saber envelhecer, resume em quatro as razes possveis para as pessoas pensarem a velhice como uma fase da vida detestvel: 1) ela nos afastaria da vida ativa; 2) ela enfraqueceria o nosso corpo; 3) ela nos privaria dos melhores prazeres; e 4) ela nos aproximaria da morte. A vida moderna e o apoio institucional e social ao idoso transformaram a velhice em um perodo possvel de vida ativa, onde podemos manter o nosso corpo fortalecido e saudvel, e continuar desfrutando os melhores prazeres da vida. Esses benefcios juntos nos permitem manter afastada a trgica idia da morte prxima. Atingimos assim a anttese das condies detestveis to bem enumeradas por Ccero. De fato, a proximidade da morte ou a conscincia da sua inevitabilidade no parecem ser um problema maior da velhice. Esse um dos grandes paradoxos da existncia: vivemos cada dia sem a lembrana constante de que a nica certeza da vida a morte. Como apropriadamente nos afirmouSneca, outro dos grandes autores romanos e quase um contemporneo de Ccero, no tratado Sobre a brevidade da vida: ningum tem a morte diante dos olhos, todos projetem longe as esperanas. Na verdade, Ccero em seu primoroso texto trata mesmo de refletir e afastar aquelas razes do repdio velhice, com argumentos bem elaborados e exemplos de longas e fecundas vidas, que contrastam ou mesmo refutam as razes apresentadas, defendendo que possvel, sim, encontrar prazer na velhice, assim como em todas as etapas da vida. Prazer esse que hoje podemos sentir facilmente, sem a necessidade de um exerccio intelectual profundo e refinado

como o de Ccero, que na sua poca era um privilgio de uns poucos sbios e abonados.
Foto: divulgao

MSICA- Terceira Idade A terceira idade, a felicidade A terceira idade, a voz da verdade (bis) No faz s trict e bolinho vai a praia e tome um chopinho tambm gosta de ouvir um chorinho e um pagode legal Faz um grupo e sai por a o negcio se divertir o amor pra si dividir alegria geral A terceira idade, a felicidade A terceira idade, a voz da verdade (bis) Est sempre na academia faz coisa que eu no fazia no entanto no perde a mania de me aconselhar faz doce de cco e pudim ensina tudinho pra mim faz tudo tim tim por tim tim ela de arrasar A terceira idade, a felicidade A terceira idade, a voz da verdade (bis) No faz s trict e bolinho vai a praia e tome um chopinho tambm gosta de ouvir um chorinho e um pagode legal Faz um grupo e sai por a o negcio se divertir o amor pra si dividir alegria geral A terceira idade, a felicidade A terceira idade, a voz da verdade (bis)

Das könnte Ihnen auch gefallen