Sie sind auf Seite 1von 4

Matria: Parasitologia Professora: Geoselita Aluno: Joelma e Ianka Mdulo: I

Toxoplasmose

Goiansia / 2012

1 TOXOPLASMOSE A toxoplasmose uma protozoonose de distribuio mundial. uma doena infecciosa, congnita ou adquirida, causada pelo protozorio Toxoplasma gondii. Ocorre em animais de estimao e produo incluindo sunos, caprinos, aves, animais silvestres, gatos e a maioria dos vertebrados terrestres homeotrmicos ( bovinos, sunos, cabras, etc.). Acarreta abortos e nascimento de fetos mal formados. Toxoplasma gondii possui trs formas infectantes em A toxoplasmose uma protozoonose de distribuio mundia1.docseu ciclo de vida: oocisto, bradizotos. contidos em cistos e taquizotos. 2 TRANSMISSO A toxoplasmose pode ser adquirida pela ingesto de gua e/ou alimentos contaminados com os oocistos esporulados, presentes nas fezes de gatos e outros feldeos, por carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, que abriguem os cistos do protozorio Toxoplasma gondii. A ingesto de leite cru contendo taquizotos do parasito, principalmente de cabras, pode ser uma forma de infeco, mas provavelmente rara, pois a cabra tem de se infectar durante a lactao para que exista a possibilidade de passagem de taquizotos para o leite. A toxoplasmose pode ser transmitida do pai para o filho, mas no se transmite de uma pessoa para outra apesar de que j foi constatado a transmisso por transfuso sangunea e transplante de rgos de pessoas infectadas. 3 CICLO DE VIDA O T.gondii assume diferentes formas em diferentes estgios do seu ciclo. O ciclo inicia-se pela ingesto de cistos presentes em carne (por exemplo, de porco, rato ou coelho), pelos feldeos. A parede do cisto dissolvida por enzimas proteolticas do estmago e intestino delgado, o parasita liberado do cisto, penetra nos entercitos (clulas da mucosa intestinal) do animal e replica-se assexuadamente dando origem a vrias geraes de Toxoplasma atravs da reproduo assexuada. Aps cinco dias dessa infeco, inicia-se o processo de reproduo sexuada, em que os merozotos formados na reproduo assexuada do origem aos gametas. Os gmetas masculino (microgameta) e feminino (macrogameta), descendentes do mesmo parasita ou de dois diferentes, fundem-se dando origem ao ovo ou zigoto, que aps segregar a parede cstica d origem ao oocisto. Este expulso com as fezes dos animais aps nove dias (cada gato expulsa mais de 500 milhes de oocistos em cada defecao). 4 EPIDEMIOLOGIA

Existe em todo o mundo. Mais de metade da populao, mesmo em pases desenvolvidos, tem anticorpos especficos contra o parasita, o que significa que est ou j esteve infectada (o que no significa que tenha tido a sintomatologia da doena, pode ter tido a infeco assintomtica). O ser humano infectado aps ingerir oocistos expelidos com as fezes por gatos infectados, ou ao comer carne mal cozida de um animal que tenha ingerido o parasita de fezes de feldeos ( ovelhas, vacas e porcos, tal como os humanos so infectados). Levando em conta tambm, que o modo de contaminao mais comum ingerindo carne mal cozida e contaminada. importante que as mulheres grvidas faam o exame que detecta se elas so imunes a toxoplasmose. 5 DIAGNSTICO O diagnstico pela sorologia, ou seja, deteco dos anticorpos especficos contra o parasita, como as imunoglobulinas IgM, que s existem nas fases agudas, e IgG que est aumentada na fase crnica da doena. Na maioria dos casos no necessrio tratamento j que o sistema imunitrio geralmente resolve o problema. Na gravidez ou em imunodeprimidos usa-se espiramicina, pirimetamina e sulfadiazina, para controlar a multiplicao do Toxoplasma gondii. Clinicamente difcil fazer o diagnstico porque os casos agudos podem levar morte ou evoluir para a forma crnica. Esta pode assemelhar a outras doenas (mononucleose, por exemplo). 6 SINTOMA Durante a gravidez o parasita atravessa placenta e infecta o feto, podendo levar aborto ou malformao, como hidrocefalia. Como cegueira, neurolgico, neuropatia, afeta msculo, crebro,corao ,o cisto permanecem viveis por muito anos, porem o individuo que desenvolve imunodeficincia como AIDS e SIDA, tem problema serio como pele vermelha, pneumonia, meningoicefalite com dano cerebral,causando maior risco de vida. 7 PREVENO Evitar contato com fezes de gato . No engerir gua sem ser filtrada. No comer carne crua ou mal passada Alimentar os gatos de rao e gua filtrada.

8 PROFILAXIA A profilaxia para a toxoplasmose congnita depende exclusivamente de certos cuidados bsicos para evitar a infestao do parasita no organismo da gestante. A toxoplasmose pode ser adquirida pelo ser humano adulto atravs de duas vias:

1. Por ingesto dos protozorios defecados pelos gatos na terra, no lixo ou na areia, veiculados pelo contato manual ou atravs de vetores, como moscas, baratas e minhocas. 2. Por ingesto de carne crua ou mal passada de animais contaminados. Para prevenir a infestao na gestante no imunizada, necessrio evitar o contato desta com gatos e a sua presena no ambiente domstico; manter perfeita limpeza da casa e arredores, eliminando os insetos vetores; habituar a gestante ao uso de luvas para manipular carnes cruas, o solo, a areia e o lixo, lavando muito bem as mos aps o contato com este tipo de material; finalmente, cozinhar bem as carnes (o aquecimento acima de sessenta e seis graus centgrados mata o toxoplasma).

9 TRATAMENTO Por ser patologia suscetvel ao tratamento por antibitico totalmente seguro durante a gestao (espiramicina), o mdico assistente deve estar atento aos seus sintomas na me. O diagnstico feito atravs de sorologia especfica, mas a simples suspeita durante a gravidez, na falta ou no atraso do recurso laboratorial, justifica o tratamento. A gravidade da doena e a segurana da medicao, que no oferece nenhum risco teratognico, fundamentam a conduta. A coleta rotineira de sorologia para toxoplasmose, antes e durante a gestao, tema de controvrsias. No entanto, a sorologia anterior negativa, seguida de quadro clnico compatvel e de nova sorologia positiva, confirmam o diagnstico de toxoplasmose adquirida e auxiliam o mdico na deciso teraputica. Por outro lado, a sorologia francamente positiva realizada antes da gravidez sinal de imunidade e o risco de transmisso da doena para o feto por via transplacentria praticamente inexiste.

Das könnte Ihnen auch gefallen