Sie sind auf Seite 1von 13

Fernando Castelo Branco Direito Constitucional

Curso Completo de Direito Constitucional


31. (CESPE - 2011 - TRF - 2 REGIO Juiz) No que se refere ao controle incidental de constitucionalidade, ao direta de inconstitucionalidade (genrica e por omisso), ao declaratria de constitucionalidade e arguio de descumprimento de preceito fundamental, assinale a opo correta. a) Uma vez admitida, pelo STF, a ao declaratria de constitucionalidade, a autoridade responsvel pela criao da lei ou do ato normativo e o advogado-geral da Unio devero ser citados para se pronunciarem sobre o objeto da ao. b) A ao direta de inconstitucionalidade por omisso tem como objeto omisso administrativa que afete a efetividade da CF ou omisso legislativa de rgos legislativos federais, mas no estaduais, em face da CF. c) Cabe arguio de descumprimento de preceito fundamental contra lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, incluindo-se os anteriores CF; nesse sentido, pode-se dizer que tal arguio cabvel mesmo contra leis pr-constitucionais. d) No controle incidental ou concreto, a questo de constitucionalidade somente pode ser suscitada pelas partes da relao processual. e) Podem ser objeto de ao direta de inconstitucionalidade, alm de leis de todas as formas e contedos, decretos legislativos, decretos autnomos e decretos editados com fora de lei pelo Poder Executivo, resolues do Tribunal Superior Eleitoral e medidas provisrias, mas no resolues ou deliberaes administrativas de tribunais, que no so consideradas atos normativos primrios. 32. (CESPE - 2011 - AL-ES Procurador) No que diz respeito ao controle de constitucionalidade no sistema brasileiro, assinale a opo correta. a) No controle difuso concreto, o magistrado de primeira instncia, bem como as turmas ou as cmaras dos tribunais locais, pode declarar a inconstitucionalidade de uma norma incidentalmente em um caso concreto, ainda que no haja pronunciamento dos tribunais ou do STF sobre a questo. b) O STF admite a modulao de efeitos da deciso que declare a inconstitucionalidade no controle difuso concreto e da deciso que exera juzo de no recepo de normas anteriores CF.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

c) Segundo entendimento do STF, a clusula de reserva de plenrio no se aplica s turmas recursais dos juizados especiais. d) No denominado controle abstrato de constitucionalidade, o STF no pode declarar a inconstitucionalidade de uma norma ou de ato normativo que no tenha sido objeto do pedido. e) No que se refere ao momento da realizao do controle de constitucionalidade, admitido o controle judicial preventivo, realizado pelo STF no mbito do controle concentrado de constitucionalidade. 33. (CESPE - 2011 - AL-ES Procurador) No que diz respeito s aes relativas ao controle concentrado de constitucionalidade no Brasil, assinale a opo correta. a) As leis municipais no podem ser objeto de controle concentrado de constitucionalidade perante o STF. b) O STF admite a alegao de prescrio ou decadncia para o ajuizamento de ao direta de inconstitucionalidade em relao a lei ou ato normativo. c) A deciso proferida pelo STF no mbito de uma ao declaratria de constitucionalidade passa a produzir efeitos a partir do trnsito em julgado da respectiva deciso. d) As deliberaes administrativas dos tribunais de justia dos estados no podem ser objeto de ao direta de inconstitucionalidade. e) Segundo entendimento do STF, no cabe arguio de descumprimento de preceito fundamental que tenha por objeto smulas vinculantes. 34. (CESPE - 2011 - TRF - 1 REGIO Juiz) Considerando a disciplina constitucional a respeito do controle de constitucionalidade das leis e dos atos normativos, assinale a opo correta. a) A ADI admite a interveno de terceiros, mas a ADC, no. b) Uma vez proposta a ADI por omisso, todos os demais legitimados podem manifestar-se, por escrito, sobre o objeto da ao e pedir a juntada de documentos reputados teis para o exame da matria, no prazo das informaes, bem como apresentar memoriais. c) Sendo a ADPF espcie de controle concentrado que visa evitar ou reparar leso s normas que, materialmente constitucionais, fazem parte da Constituio formal, e no Constituio em seu conjunto, no cabe reclamao para o STF no caso de descumprimento da deciso. d) O STF, seguindo a doutrina constitucional majoritria, entende que a ADPF cabvel contra ato do poder pblico de natureza administrativa ou normativa, mas no contra ato judicial.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

e) A deciso sobre a constitucionalidade ou a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo pelo STF est sujeita manifestao, em um ou em outro sentido, de, pelo menos, oito ministros, quer se trate de ADI, quer se trate de ADC. 35. (CESPE - 2011 - Instituto Rio Branco Diplomata) Acerca da Constituio Federal de 1988 (CF), do controle de constitucionalidade e da personalidade jurdica no direito brasileiro, assinale a opo correta. a) Dado que a personalidade jurdica uma medida limitadora da possibilidade de adquirir direitos e contrair obrigaes, nem todos os indivduos a tm na mesma medida. b) Os atos jurdicos normativos devem estar em conformidade com os preceitos constitucionais. No que diz respeito aos atos jurdicos de efeito concreto, esto sujeitos autoridade normativa da CF os atos praticados na esfera dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, mas no os praticados por particulares. c) A ao direta de inconstitucionalidade pode ser impetrada contra tratados que versem sobre direitos humanos com status de norma constitucional, contra tratados de direitos humanos que ingressem no ordenamento jurdico com a natureza de norma supralegal e contra os tratados que, no dispondo sobre direitos humanos, adentrem o ordenamento com fora de lei ordinria. d) Editadas unilateralmente pelo presidente da Repblica, as medidas provisrias somente adquirem eficcia e plena aplicabilidade aps serem aprovadas nas duas casas do Congresso Nacional e, consequentemente, convertidas em lei. e) A CF , quanto estabilidade, uma constituio semirrgida, pois admite, desde que expressamente declarado, que lei infraconstitucional posterior possa alter-la. 36. (CESPE - 2011 - TRF - 5 REGIO Juiz) Considerando a doutrina e a jurisprudncia do STF, assinale a opo correta acerca do controle de constitucionalidade no sistema jurdico brasileiro. a) No se admite a concesso de medida cautelar em ao direta de inconstitucionalidade por omisso, em razo da natureza e da finalidade desse tipo de ao. b) A arguio de descumprimento de preceito fundamental constitui instrumento adequado a viabilizar reviso ou cancelamento de smula vinculante. c) O controle prvio ou preventivo de constitucionalidade no pode ocorrer pela via jurisdicional, uma vez que ao Poder Judicirio foi reservado o controle posterior ou repressivo, realizado tanto de forma difusa quanto de forma concentrada.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

d) Nenhum rgo fracionrio de tribunal dispe de competncia para declarar a inconstitucionalidade de leis ou atos normativos emanados do poder pblico, visto tratar-se de prerrogativa jurisdicional atribuda, exclusivamente, ao plenrio dos tribunais ou ao rgo especial, onde houver. e) A revogao de lei ou ato normativo objeto de ao direta de inconstitucionalidade no implica perda de objeto da ao. 37. (CESPE - 2011 - TJ-PB Juiz) Acerca do controle de constitucionalidade, assinale a opo correta. a) No controle difuso de constitucionalidade, os efeitos da deciso so, no aspecto temporal, ex tunc e, quanto aos atingidos, inter partes, no se admitindo excees. b) O controle judicial preventivo de constitucionalidade, que envolve vcio no processo legislativo, deve ser exercido pelo STF via mandado de segurana, caracterizando-se como controle in concreto e efetivando-se de modo incidental. c) Conforme entendimento do STF, no cabe controle de constitucionalidade contra leis ou atos normativos anteriores CF, seja por via de controle concentrado, seja por controle difuso. d) A inconstitucionalidade formal relaciona-se, sempre, com a inconstitucionalidade total, visto que o ato editado em desconformidade com as normas previstas constitucionalmente deve todo ele ser declarado inconstitucional. e) Em ateno ao princpio da adstrio, o ordenamento jurdico brasileiro no admite a inconstitucionalidade por arrastamento, que consistiria na possibilidade de o STF declarar a inconstitucionalidade de uma norma objeto de pedido e tambm de outro ato normativo que no tenha sido objeto do pedido, em virtude de correlao, conexo ou interdependncia entre uma e outro. 38. (FCC - 2011 - TCE-PR - Analista de Controle Jurdica) Como consequncia do regime constitucional adotado, os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, a) no podem ser objeto de controle de constitucionalidade concentrado, mas apenas de controle difuso, na medida em que, se afrontarem a Constituio, suscitaro questes relacionadas sua recepo e no propriamente sua constitucionalidade. b) ingressam no ordenamento jurdico brasileiro com natureza de clusulas ptreas e, por isso, no podero ser objeto de controle de constitucionalidade.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

c) equiparam-se manifestao do Poder Constituinte Derivado Reformador, razo pela qual s podero ser questionados quanto sua constitucionalidade por meio de um poder discricionrio de natureza poltica do Executivo ou do Legislativo. d) esto sujeitos a um prazo, contido no prprio texto do tratado ou da conveno, para que possam ser objeto de aes de controle de constitucionalidade. Findo esse prazo, no mais podero ser questionados pela via judicial. e) adquirem status de emenda constitucional e podem ser objeto de controle de constitucionalidade tanto pela via difusa quanto pela via concentrada. 39. (FCC - 2011 - TRE-PE - Analista Judicirio - rea Judiciria) O controle repressivo em relao ao rgo controlador poltico a) ocorre quando a Constituio submete certas leis e atos normativos ao controle poltico e outras ao controle jurisdicional. b) se trata da verificao da adequao de atos normativos com a Constituio feita pelos rgos integrantes do Poder Judicirio. c) ocorre em Estados onde o rgo que garante a supremacia da Constituio sobre o ordenamento jurdico distinto dos demais Poderes do Estado. d) impede que alguma norma maculada pela eiva da inconstitucionalidade ingresse no ordenamento jurdico. e) se trata da verificao da adequao de atos normativos previamente pelo Poder Legislativo e depois pelo Poder Judicirio. 40. (FCC - 2011 - TCE-SP Procurador) O artigo 69, caput, da Constituio do Estado do Rio de Janeiro dispe que as aes de sociedades de economia mista pertencentes ao Estado no podero ser alienadas a qualquer ttulo, sem expressa autorizao legislativa. Referido dispositivo foi objeto da Ao Direta de Inconstitucionalidade n 234, na qual o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a autorizao legislativa exigida pela Constituio estadual h de fazer-se por lei formal, mas s ser necessria, quando se cuide de alienar o controle acionrio da sociedade de economia mista (Rel. Min. Nri da Silveira, publ. DJ 09/05/1997). Na deciso em questo, relativamente ao dispositivo impugnado, o STF procedeu : a) declarao de inconstitucionalidade com reduo de texto. b) revogao. c) declarao parcial de inconstitucionalidade com reduo de texto.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

d) declarao de inconstitucionalidade sem reduo de texto. e) interpretao conforme Constituio. 41. (FCC - 2011 - TCE-SP Procurador) Foi ajuizada perante o Supremo Tribunal Federal (STF) ao direta de inconstitucionalidade (ADI) em que se pleiteia sejam declarados inconstitucionais dispositivos da Lei estadual paulista n 13.121/2008, que introduz alteraes na Lei n 6.544/1989, o estatuto das licitaes do Estado de So Paulo. O argumento central reside na suposta invaso, pelo Estado, de competncia da Unio para dispor sobre normas gerais de licitaes e contratos administrativos. Na hiptese de o STF vir a julgar procedente a ADI, rgos e entidades da Administrao estadual paulista: a) devero processar suas licitaes com base na Lei estadual n 13.121/2008, at que lei estadual posterior promova as adequaes necessrias, em conformidade com a deciso do STF. b) podero processar suas licitaes com base na Lei estadual n 13.121/2008, at que lei federal posterior promova as alteraes necessrias, em conformidade com a deciso do STF. c) devero formular consulta ao Tribunal de Contas do Estado sobre como processar suas licitaes, podendo valer-se da Lei estadual n 13.121/2008, at que sobrevenha a deciso da Corte de Contas. d) estaro desde logo vinculados deciso do STF, devendo processar suas licitaes em conformidade com as normas gerais de licitaes contempladas na legislao federal existente. e) estaro vinculados deciso do STF a partir do momento em que assim o reconhecer o Tribunal de Justia do Estado, em sede de representao de inconstitucionalidade a ser formulada perante esta Corte pelo Governador do Estado. 42. (FCC - 2011 - TCM-BA - Procurador Especial de Contas) Em sesso plenria de 15 de junho de 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, julgou procedente a Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) n 187, para dar ao artigo 287 do Cdigo Penal interpretao de forma a excluir qualquer exegese que possa ensejar a criminalizao da defesa da legalizao das drogas, ou de qualquer substncia entorpecente especfica, inclusive atravs de manifestaes e eventos pblicos, tudo nos termos do voto do Relator, Ministro Celso de Mello. O referido dispositivo do Cdigo Penal tipifica como um dos crimes contra a paz pblica o ato de fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime. Encontrava-se impedido para julgamento um dos Ministros do STF e ausentes, justificadamente, outros dois. Todos os demais Ministros estavam presentes sesso, da qual participaram, ainda, com direito a sustentao oral, representantes do Ministrio Pblico Federal e de duas entidades admitidas como amici curiae. Em 27 de junho, a parte dispositiva da deciso de julgamento foi publicada no Dirio da Justia e no Dirio Oficial

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

da Unio, tendo sido, na sequncia, expedido Ofcio Presidncia da Repblica, comunicando o resultado do julgamento e determinando o cumprimento da deciso, nos termos acima expostos. O acrdo, poca, no havia sido ainda lavrado. Considerada a disciplina constante da lei que dispe sobre processo e julgamento da arguio de descumprimento de preceito fundamental, tem-se que, no caso da ADPF n 187, a) a deciso do STF nula, pois no poderia uma arguio de descumprimento de preceito fundamental versar sobre dispositivo de lei anterior Constituio. b) a deciso do STF irrecorrvel, embora possa ser objeto de ao rescisria, para a qual esto legitimados todos os que participaram do processo. c) a comunicao Presidncia da Repblica deu-se em conformidade com a lei, em relao tanto ao momento em que realizada, quanto a seu contedo. d) no poderia ter sido tomada deciso, por inobservncia da lei no que se refere ao quorum mnimo de presentes para que se realize sesso de julgamento. e) no poderiam os amici curiae falar na sesso de julgamento, pois a lei somente prev que possa ser autorizada sustentao oral s partes do processo. 43. (FCC - 2011 - TCM-BA - Procurador Especial de Contas) No julgamento da ADPF n 187, o STF a) declarou a inconstitucionalidade parcial do artigo 287 do Cdigo Penal, com reduo de texto. b) procedeu interpretao conforme Constituio, o que deveria ter levado improcedncia da ao, e no sua procedncia, como proclamado pelo Tribunal. c) realizou a modulao dos efeitos pessoais inconstitucionalidade do artigo 287 do Cdigo Penal. e temporais da declarao de

d) considerou a disciplina constitucional das liberdades de expresso do pensamento e reunio, para reduzir o alcance normativo do artigo 287 do Cdigo Penal. e) declarou a inconstitucionalidade do artigo 287 do Cdigo Penal, sem observar, contudo, o quorum para tanto exigido, em decorrncia da clusula constitucional de reserva de plenrio. 44. (FCC - 2011 - TRT - 20 REGIO (SE) - Analista Judicirio - rea Judiciria) O controle difuso de constitucionalidade verificado quando a) a Cmara dos Deputados desaprova emenda constitucional que altera Clusula Ptrea.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

b) o legitimado para julgar for apenas a Corte Especial do Superior Tribunal de Justia. c) se reconhece o seu exerccio a todos os membros do Poder Judicirio. d) o Senado Federal desaprova projeto de lei tendente a revogar Clusula Ptrea. e) o chefe do Poder Executivo veta lei que viola as disposies constitucionais.

45. (FCC - 2011 - PGE-MT Procurador) Ao julgar aes diretas de inconstitucionalidade tendo por objeto dispositivos de lei definidora de critrios para o rateio dos Fundos de Participao dos Estados e do Distrito Federal, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a inconstitucionalidade, sem pronncia de nulidade, dos dispositivos atacados, assegurada sua aplicao at 31 de dezembro de 2012 (ADI 875, ADI 1.987 e ADI 2.727, Rel. Min. Gilmar Mendes, Plenrio, publ. DJE de 30-4-2010). No caso em tela, a) a deciso nula, uma vez que o vcio de inconstitucionalidade pressupe a nulidade do ato, devendo a declarao de inconstitucionalidade produzir efeitos retroativos e eficcia contra todos. b) a deciso nula, uma vez que somente se admite a possibilidade de restrio do alcance subjetivo da declarao de inconstitucionalidade em sede de controle concentrado. c) a deciso somente produzir efeitos se vier a ser editada Resoluo do Senado Federal suspendendo a eficcia dos dispositivos legais declarados inconstitucionais pelo STF. d) as aes foram julgadas parcialmente procedentes, uma vez que no foi pronunciada a nulidade dos dispositivos legais tidos por inconstitucionais. e) o STF procedeu modulao dos efeitos temporais da declarao de inconstitucionalidade, consoante faculdade prevista expressamente em lei. 46. (FCC - 2011 - PGE-MT Procurador) Em janeiro de 1999, o Governador do Distrito Federal editou o Decreto n 20.098, por meio do qual se vedava a realizao de manifestaes pblicas com a utilizao de carros de som e assemelhados na Praa dos Trs Poderes, na Esplanada dos Ministrios, na Praa do Buriti e adjacncias. O Decreto distrital foi objeto de ao direta de inconstitucionalidade, ao final julgada procedente, extraindo-se do voto do Relator, Ministro Ricardo Lewandowski, o seguinte excerto: "A restrio ao direito de reunio estabelecida pelo Decreto distrital 20.098/99, a toda a evidncia, mostra-se inadequada, desnecessria e desproporcional quando confrontada com a vontade da Constituio (Wille Zur Verfassung), que , no presente caso, permitir que todos os cidados possam reunir-se pacificamente, para fins lcitos, expressando as suas opinies livremente." (ADI 1969 - DF, publ. DJE 31.08.2007).

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Considere as seguintes afirmaes a esse respeito: I. O STF adentrou a anlise do mrito da constitucionalidade do Decreto distrital, fazendo prevalecer a norma constitucional segundo a qual todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente. II. Em seu voto, o Ministro Relator efetua a anlise luz do princpio da proporcionalidade, utilizado em sede de jurisdio constitucional para aferir a procedncia de medidas restritivas de direitos fundamentais, assim como em situaes de ocorrncia de coliso de direitos fundamentais. III. A referncia vontade da Constituio evidencia que a aplicao da norma constitucional no se restringiu sua literalidade, tendo se procedido a uma interpretao teleolgica, relacionando-se o direito de reunio liberdade de expresso do pensamento. Est correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III. 47. (FCC - 2011 - MPE-CE - Promotor de Justia) A declarao pelo Supremo Tribunal Federal, em sede de controle concentrado, da inconstitucionalidade de determinado diploma legal, provoca, em relao aos atos normativos anteriores que foram revogados pela lei proclamada inconstitucional, a sua: a) recepo. b) repristinao. c) revogao. d) desconstitucionalizao. e) deslegalizao. 48. (FCC - 2011 - MPE-CE - Promotor de Justia) Considere as seguintes afirmaes a respeito da disciplina constitucional do controle da Administrao Pblica:

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

I. O controle externo da Administrao Pblica, na esfera federal, compete ao Congresso Nacional, que o exercer com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual a Constituio da Repblica atribui competncias prprias de fiscalizao, bem como para aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei. II. A ao popular e o direito de petio so instrumentos de que dispe qualquer cidado para desencadear o controle de atos da Administrao que, respectivamente, sejam ofensivos moralidade administrativa ou configurem abuso de poder. III. Compete privativamente ao Senado Federal autorizar operaes externas de natureza financeira, de interesse da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios. Est correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III.

49. (FCC - 2011 - MPE-CE - Promotor de Justia) Considera-se mecanismo de controle poltico de constitucionalidade, previsto pela Constituio da Repblica dentro da sistemtica de freios e contrapesos da separao de poderes que adota, a) o veto do Presidente da Repblica a projeto de lei aprovado pelas casas do Congresso Nacional, por motivo de inconstitucionalidade. b) a resoluo do Congresso Nacional que suspende a eficcia de lei declarada inconstitucional por deciso definitiva do Supremo Tribunal Federal. c) o julgamento do Presidente da Repblica, por crime de responsabilidade, pelo Supremo Tribunal Federal. d) a aprovao prvia pelo Senado Federal, por voto secreto, aps arguio em sesso pblica, da escolha dos chefes de misso diplomtica de carter permanente. e) a sustao, pelo Senado Federal, dos atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa.

10

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

50. (FCC - 2011 - TJ-AP - Titular de Servios de Notas e de Registros) Ao direta de inconstitucionalidade proposta por Governador de Estado, tendo por objeto dispositivos de lei federal contrrios Constituio da Repblica, julgada procedente pelo Supremo Tribunal Federal. Nessa hiptese: a) a deciso anulvel, pois Governador de Estado no tem legitimidade para propor ao tendo por objeto a constitucionalidade de lei federal. b) no aplicvel a regra de participao do Procurador Geral da Repblica, por se tratar de ao de interesse de Estado-membro da Federao. c) o Governador deveria ter demonstrado a repercusso geral das questes constitucionais discutidas no caso, nos termos da lei, a fim de que o Tribunal examinasse a admissibilidade da ao. d) a deciso produzir eficcia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais rgos do Poder Judicirio e administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal. e) a deciso nula, por se tratar de matria de competncia originria do Superior Tribunal de Justia. 51. (FCC - 2011 - TRT - 14 Regio (RO e AC) - Analista Judicirio - Execuo de Mandados) Quando o Supremo Tribunal Federal apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, citar, previamente, o: a) Ministro Chefe da Casa Civil. b) Procurador-Geral da Repblica. c) Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. d) Presidente da Repblica. e) Advogado-Geral da Unio. 52. (FCC - 2011 - TJ-PE Juiz) Considerada a disciplina constitucional e a respectiva regulamentao legal da ao direta de inconstitucionalidade por omisso, INCORRETO afirmar que: a) pode ser proposta pelos legitimados propositura da ao direta de inconstitucionalidade e da ao declaratria de constitucionalidade. b) no admite desistncia. c) no admite medida cautelar.

11

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

d) cabe agravo da deciso que indeferir a petio inicial. e) em caso de omisso imputvel a rgo administrativo, as providncias devero ser adotadas no prazo de 30 (trinta) dias, ou em prazo razovel a ser estipulado excepcionalmente pelo Supremo Tribunal Federal, tendo em vista as circunstncias especficas do caso e o interesse pblico envolvido. 53. (FCC - 2011 - TRE-TO - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) NO podem propor a ao direta de inconstitucionalidade e a ao declaratria de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal: a) a Confederao sindical ou entidade de classe de mbito nacional. b) a Mesa do Senado Federal. c) o Procurador-Geral da Repblica. d) o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. e) o partido poltico sem representao no Congresso Nacional.

Gabarito: 31 C 40 E 50 D 32 C 41 D 51 E 33 E 42 C 52 C 34 B 43 D 53 E 35 C 44 C 36 D 45 E 37 B 46 E 38 E 47 B 39 C 48 E 49 A

12

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

13

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Das könnte Ihnen auch gefallen