Sie sind auf Seite 1von 15

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

XVI Congresso de Cincias da Comuni ca o na Regio Sudes te So Paulo - SP 12 a 14 de maio de 2011

O IMPACTO DO WEBWRITING NO DISCURSO JORNALSTICO 1 DO MEIO DIGITAL Larissa Gomes FARIA 2 rika de MORAES3 Universidade Sagrado Corao, USC RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar as caractersticas do contedo jornalstico na internet e seus mtodos de redao, sob os pressupostos tericos e metodolgicos da Anlise do Discurso Francesa (AD), para avaliar qual o impacto que a redao e usabilidade de textos na web produzem no discurso jornalstico desse meio. A partir de uma pesquisa bibliogrfica, de carter descritivo-exploratria e com base em anlises, percebe-se que esta corrente terica proporciona um respaldo adequado para a anlise discursiva do jornalismo nos veculos digitais.

PALAVRAS-CHAVE: Discurso jornalstico na web; Webwriting; Anlise do Discurso

INTRODUO Compreendemos que o texto a matria-prima fundamental das atividades jornalsticas, pois, atravs dele, o comunicador transmite a informao e exerce o seu papel de agente social no meio em que se insere. Por meio do estudo do universo discursivo do meio digital, buscaremos comparar como as informaes de cunho jornalstico reagem nesse contexto em relao s demais mdias que veiculam as mesmas mensagens. O incio do jornalismo foi marcado pelo discurso retrico (Lage, 2005), at o momento em que os jornais passaram a ser publicados, em meados do sculo XV. Com a distribuio em maior escala, o texto saiu dos domnios de polticos e burgueses, possibilitando o acesso a mais pessoas. Embora o meio, a sociedade e a poltica transformem, aos poucos, a prtica da atividade jornalstica para atender s novas necessidades vigentes, preciso considerar que, em todas as mudanas oriundas das

Trabalho apresentado no IJ 05 Jornalismo do XVI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste realizado de 12 a 14 de maio de 2011.
2

Estudante de Graduao 9. semestre do Curso de Jornalismo da Universidade Sagrado Corao - USC, email: larissafari@uol.com.br
3

Co-autora, doutora em Lingustica pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, docente da Universidade Sagrado Corao e integrante do Grupo de Pesquisa Estudos de Comunicao, M dia e Sociedade GPECOM /USC/BAURU/SP, e-mail: erika.moraes@usc.br

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVI Congresso de Cincias da Comuni ca o na Regio Sudes te So Paulo - SP 12 a 14 de maio de 2011

relaes sociais, essas dimenses podem ser estruturadas pelo universo discursivo em que se encontram. Dessa forma, consideramos a necessidade de compreender as noes empricas e conceituais que fomentam (e transformam) as relaes sociais da atualidade, quando a tecnologia da informao e a globalizao econmica e informacional puderam criar novas formas de comunicao, acompanhadas pelo desenvolvimento das novas prticas jornalsticas. Castells (1999, p. 505 apud FRANA, 2002, p. 58) caracteriza essas mudanas na organizao social estabelecendo o conceito de redes: ... a informao representa o principal ingrediente de nossa organizao social, e os fluxos de mensagens e imagens entre as redes constituem o encadeamento bsico de nossa estrutura social. Para Frana (2002, p. 63), as redes de comunicao experimentam hoje dinmicas e velocidades completamente distintas; o nmero de conexes, o volume e alcance das informaes superam tudo j vivido anteriormente. A autora acrescenta que, para compreendermos essas modificaes da realidade, tambm preciso desenvolver nossos instrumentos conceituais.
Como diz E. Morin (1977), preciso que sejamos capazes de ler a complexidade do mundo; de buscar um mtodo que, captando a interao e o entrelaamento dos elementos da realidade, produza um conhecimento complexo, comportando sua prpria refle xividade (ibid, 2002).

Para tratar do discurso jornalstico oriundo das diferenas que o texto apresenta nesse novo meio de comunicao, a internet, este artigo busca investigar as caractersticas da informao produzida e escrita para o meio digital e analis- la sob os pressupostos tericos e metodolgicos da Anlise do Discurso Francesa (AD). A partir de uma pesquisa bibliogrfica, de carter descritivo-exploratria e com base em anlises, percebe-se que esta corrente terica proporciona um respaldo adequado para a anlise discursiva do jornalismo nos veculos digitais. Michel Foucault (1969, p. 153 apud MAINGUENEAU, 1997, p. 14) entende que as formaes discursivas, objetos de estudo da AD, so um conjunto de regras annimas, histricas, sempre determinadas no tempo e no espao que definiram em uma poca dada, e para uma rea social, econmica, geogrfica ou lingustica dada, as condies de exerccio da funo enunciativa.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVI Congresso de Cincias da Comuni ca o na Regio Sudes te So Paulo - SP 12 a 14 de maio de 2011

Santaella (2007) afirma que a mdia digital exerce sua funo enunciativa atravs dos dgitos e que o espao no qual se transmite a mensagem vem a ser o ciberespao. Logo, pressupe que so objetos de estudo tambm as enunciaes do meio digital.
O aspecto mais espetacular da era digital est no poder dos dgitos para tratar toda informao, som, imagem, vdeo, texto, programas informticos, com a mesma linguagem universal, uma espcie de esperanto das mquinas. (...) Aliada telecomunicao, a informtica permite que esses dados cruzem oceanos, continentes, hemisfrios, conectando potencialmente qualquer ser humano no globo numa mesma rede gigantesca de transmisso e acesso que vem sendo chamada de ciberespao. (SANTAELLA, 2002, p. 52)

Sabendo que existem estruturas e tcnicas de redao para otimizar a leitura na tela plana do computador, que impe uma restrio visual em funo de suas dimenses, alm do uso da hipertextualidade, multimidialidade e interatividade como condio bsica para a construo da informao, propomos invocar o aparato conceitual da Anlise do Discurso Francesa para relacionar um corpus de trabalho com o impacto do discurso jornalstico formado no ciberespao. Dentre os modelos textuais, a tcnica da Pirmide Deitada, descrita por Canavilhas (2005), prope uma mudana no modo de produo do texto jorna lstico, mais adequado leitura no- linear hipertextual, e traz consigo formaes diferentes, as quais podem ser estudadas com base na AD. Diante das informaes aqui descritas, este artigo reconhece a necessidade de um aprofundamento na anlise da prtica textual desenvolvida para o contedo jornalstico na internet, propondo realiz- la sob os pressupostos tericos e metodolgicos da Anlise do Discurso Francesa (AD), que, juntamente com a descrio das caractersticas da Web e dos mtodos de redao que melhor se adaptam ao meio, produzem um impacto no discurso do webjornalismo de terceira gerao 4 .

1 O jornalismo como tcnica Para a AD, o olhar histrico importante para compreender os fatos luz de suas condies de produo. Portanto, um breve olhar para o surgimento do jornalismo

Refere-se ao terceiro estgio de desenvolvimento do jornalismo online, quando o produto jornalstico pensado de forma mais apropriada para a internet. Uma corrente de autores emprega o conceito de banco de dados como potencialmente capaz de conferir o diferencial e a especificidade ao jornalismo online, neste perodo chamado de webjornalismo de terceira gerao. Com isso, foi possvel garantir que os sites jornalsticos fossem mais descolados da metfora do jornal impresso, que ainda hoje usada como padro (BARBOSA, 2004).

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVI Congresso de Cincias da Comuni ca o na Regio Sudes te So Paulo - SP 12 a 14 de maio de 2011

enquanto tcnica de suma importncia para observ- lo no contexto atual da convergncia, no qual o jornalismo digital figura como elemento central e essencial. Aps o estabelecimento formal da funo de jornalista, instit uram-se os cursos superiores de jornalismo e buscaram-se, por via de pesquisa acadmica, padres para a apurao e o processamento de informaes. O paradigma, imposto pela realidade da poca, foram as cincias exatas. (LAGE, 2005, p. 18) Foi regulamentado como prtica que a informao jornalstica deveria ser baseada na reproduo fiel dos relatos de um acontecimento/notcia, a partir de uma fonte confivel, denotando autoridade sobre o assunto, ou que tivesse efetivamente presenciado, para ento ser traduzida pelo profissional como a verdade dos fatos. Para Lage (2005, p. 19), o jornalismo que visa ao progresso da sociedade aquele que, acima de tudo, registra com amplitude e honestidade fatos e ideias de seu tempo. O mesmo autor reconhece a influ ncia dos meios de comunicao como ditador da opinio pblica, contribuindo positivamente quando exercido de maneira correta. Logo, baseado na sequncia temporal dos fatos e na importncia deles para a sociedade, dentre outros conjuntos de tcnicas que se tornaram adequadas para o contexto da sociedade industrial, foi estabelecido o lead como a primeira regra de redao do texto jornalstico (LAGE, 2005). Trata-se do primeiro pargrafo do texto que reponde s perguntas: O que? Quem? Quando? Onde? Como? Por que? O artigo 3 do Cdigo de tica dos Jornalistas Brasileiros 5 estabelece que o exerccio da profisso de jornalista u ma atividade de natureza social. P ara estabelecer a sua funo, o artigo 4 nos define que o compromisso fundamental do jornalista com a verdade dos fatos, e seu trabalho se pauta pela precisa apurao dos acontecimentos e sua correta divulgao.

2 O jornalismo na internet Internet o conjunto das centenas de redes de computadores conectados em diversos pases dos seis continentes para compartilhar a informao e, em situaes especiais, tambm recursos computacionais (PINHO, 2003, p. 41). Essa teia de alcance mundial teve sua origem nas bases de pesquisa militar, em 1967, e se expandiu pelo meio acadmico para, mais tarde, tornar-se um meio de comunicao revolucionrio dentro da sociedade.
5

O Cdigo de tica dos Jornalistas Brasileiros possui 19 artigos aprovados em 4 de agosto de 2007 pela Federao Nacional dos Jornalistas.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVI Congresso de Cincias da Comuni ca o na Regio Sudes te So Paulo - SP 12 a 14 de maio de 2011

Para estudiosos, a internet tem desempenhado um papel importante no jornalismo e alterado a sua prtica, que tende a se adequar ao meio digital e s mudanas com o seu pblico alvo. Durante a primeira gerao do jornalismo na internet, os jornais se limitavam a transportar seu contedo impresso para as pginas da web, e o primeiro a tomar essa iniciativa foi o Daily Telegraph, em 1994, no Reino Unido (RUDIN, IBBOTSON, 2008).
Catalizados pela multimdia e hipermdia, computadores e redes de comunicao passam assim por uma revoluo acelerada no seio da qual a internet, rede mundial das redes interconectadas, explodiu de maneira espontnea, catica, superabundante. (SANTAELLA, 2002, p. 52)

Rudin e Ibbotson (2008, p. 93-94) afirmam que a nova mdia altera fundamentalmente a relao entre jornalista, fonte e leitor. Ao contrrio do telespectador da tev e do ouvinte do rdio, o leitor da internet no passivo, pois no se limita a ver apenas o que lhe mostrado. Alm disso, ele pode chegar fonte primria da informao, atravs de hipertextos que o levem ao site oficial e documentos disponibilizados tambm pela Web. Logo, o tradicional papel do jornalista de intermedirio, assessor de informaes, compilador, responsvel por verificar e filtrar a notcia modificado, visto que qualquer um, em tese, pode fazer o mesmo atravs dessas ferramentas. Uma das caractersticas da internet a multimidialidade. possvel divulgar seu contedo usando imagens, udio e texto. Apesar de oferecer tantas possibilidades, o texto escrito prevalece sobre os demais (PINHO, 2003). o que mostra um estudo realizado pelo The Poynter Institute for Media Studies e a Stanford University em maio de 2000, atravs da pesquisa Eye on the news. Para saber como as pessoas leem notcias na internet, os entrevistados usaram um equipamento que mostrava o movimento e o tempo de fixao dos olhos ao entrar em sites de notcias. Concluiu- se que o texto atrai mais ateno do que imagens. Das trs primeiras fixaes de olhar das cobaias, somente 22% foram em imagens; 78% focaram o texto (DAUCH, 2000a, p. 138 apud PINHO, 2003, p. 182). No entanto, de todos os fatores que levam a internet a ser um meio distinto dos demais, como a televiso, o rdio e os meios impressos, cabe ao texto jornalstico da Web tambm ser adequado s suas caractersticas. Pinho (2003, p. 183) aponta que,

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVI Congresso de Cincias da Comuni ca o na Regio Sudes te So Paulo - SP 12 a 14 de maio de 2011

dentre as principais, so elas a menor velocidade da leitura na tela do monitor, a no linearidade e a tipologia do leitor da Web. Condies como a luz do monitor, que leva a uma fadiga visual, visto que o leitor pisca menos os olhos; e a tela fixa do computador, que faz com que a pessoa precise se ajustar leitura, influenciam diretamente nas atitude s do internauta. Essas condies adversas levam a pessoa a ler 25% mais devagar na tela do monitor e, assim, o texto deve ser 50% mais curto do que aquele escrito para o papel (PINHO, 2003, p. 183-184). Logo, a clareza e a objetividade, pressupostos tcnicos do texto jornalstico, tornam-se ainda mais necessrias para o ambiente digital. Alm disso, o perfil do leitor do meio digital tambm deve ser levado em conta. Estudos apontam que as pessoas, quando esto na internet, raramente leem palavra por palavra do texto, e por isso so classificados como leitores scanners. Diferentemente do meio impresso e tambm do rdio e da televiso, o contedo on-line no apresenta comeo, meio e fim. O uso do hipertexto (ns ou elos associativos que se formam atravs de links) explora a estrutura de rede para veicular contedos de outras pginas da web, criando uma sequncia indeterminada pela qual o leitor ir ter acesso informao. Para Salaverra (1999), a hipertextualidade no meio digital possibilita ampliar a contextualizao documental de cada informao e, ao mesmo tempo, libera o leitor de ler passagens documentais indesejadas. Essa ferramenta exige uma nova forma de escrever e dispor as informaes de uma notcia na internet. Logo, o prprio modelo da pirmide invertida, batizada por Edwin L. Shuman no seu livro Practical Journalism (SALAVERRIA, 2005, apud CANAVILHAS, 2005), que estabelece que as informaes estejam dispostas no texto em ordem decrescente de importncia, passa a ser reformulado na Web. A verdadeira discusso entre autores que, enquanto uns acreditam ser a pirmide invertida ainda mais necessria para o webjornalismo, outros colocam- na como tcnica limitadora quando se fala de outros gneros jornalsticos que podem tirar partido das potencialidades do hipertexto, mas reconhecem a sua importncia para as notcias de ltima hora (hard news). (SALAVERRIA, 2005 apud CANAVILHAS, 2005). Canavilhas (2005) aponta que o uso da pirmide invertida est intimamente ligado a um jornalismo limitado pelas caractersticas do suporte que utiliza o papel. E sua premissa bsica est em adotar o lead, que o primeiro pargrafo do texto e
6

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVI Congresso de Cincias da Comuni ca o na Regio Sudes te So Paulo - SP 12 a 14 de maio de 2011

responde s principais perguntas como: O que? Quem? Quando? Onde? Como? Por qu? A estrutura do lead e da pirmide invertida nasceu com a arte retrica da Grcia Antiga (LAGE, 2005a). Logo depois, foi essencial para o uso dos telgrafos, que durante a Guerra de Secesso nos Estados Unidos, tinha a necessidade de transmitir a informao mais importante antes que a linha casse e, em seguida, foi consagrada como modelo ideal para uma leitura rpida em meio ao ritmo de vida industrial e urbanizado, sendo adotadas inicialmente no jornalismo impresso e herdadas por todos os outros veculos que foram surgindo, como o rdio e a tev. Porm, como premissa bsica de que o meio altera a mensagem, o surgimento e a permanncia das tcnicas para qualquer texto jornalstico devem ser repensados ao substituir o papel pela nuvem do meio digital. Portanto, usar a tcnica da pirmide invertida na web cercear o webjornalismo de uma das suas potencialidades mais interessantes: a adoo de uma arquitetura noticiosa aberta e de livre navegao. (CANAVILHAS, 2005, p. 7) A rede hipertextual permite que o leitor no siga uma leitura linear, mas que explore o contedo da forma como preferir, trocando vdeos, imagens, texto, som e filmes dentro de uma imensa biblioteca digital (FERRARI, 2010). Ted Nelson, criador do hipertexto, atribui o uso dos links aos textos elsticos (stretch text ), que se expandem e se contraem obedecendo vontade do leitor, que assume o comando da ao para decidir o que l, quando l e como l.

3 Caractersticas do webwriting e a tcnica da Pirmide Deitada Ao escrever um texto para a internet, o que denominamos de webwriting, preciso considerar algumas caractersticas para formular estruturas que melhor se adaptem ao meio. Um exemplo a tela plana do computador e o fato de que a movimentao do seu contedo s existe por meio da barra de rolagem, ou seja, o texto pode correr para cima ou para baixo. Logo, o ideal fragmentar as reportagens maiores em textos mais condensados, divididos em vrios documentos ligados entre si por links (MANTA, 2002 apud PINHO, 2003, p. 205-206). Dessa forma, o texto pode ser trabalhado em vrias partes que se complementam. Torna-se essencial existir um texto que apresente o resumo das informaes, respondendo s clssicas perguntas do lead, enquanto que o aprofundamento da histria

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVI Congresso de Cincias da Comuni ca o na Regio Sudes te So Paulo - SP 12 a 14 de maio de 2011

pode estar em blocos fragmentados, que facilitem a le itura por interesse. Essa a premissa bsica do uso da pirmide deitada no universo virtual. Conforme a arquitetura noticiosa proposta por Canavilhas (2005), a Unidade Base constituda pelo lead com as perguntas: O qu, Quando, Quem e Onde. Em seguida, o Nvel de Explicao constitudo pelo Por qu e Como. No Nvel de Contextualizao, so oferecidas mais informaes sobre cada uma das perguntas acima e, no Nvel de Explorao, so apresentados documentos externos. Cada nvel est interligado por links, ou seja, para a construo do contedo imprescindvel a hipertextualidade. Na Figura 1, confira os nveis descritos da estrutura noticiosa aberta e de livre nagevao, proposta pela tcnica da Pirmide Deitada:

Figura 1: Pirmide Deitada Fonte: Canavilhas, 2005

A informao concisa tornou-se praticamente obrigatria para a web, o que no pode significar contedo superficial ou incompleto. Logo, a hipertextualidade possibilita no apenas fragmentar a informao em nveis de maior ou menor explorao, mas tambm oferece ao leitor a quantidade de contedo que lhe interessa.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVI Congresso de Cincias da Comuni ca o na Regio Sudes te So Paulo - SP 12 a 14 de maio de 2011

Alm disso, cabe ao jornalista escrever possibilitando uma leitura rpida, prpria das condies desse meio virtual. essencial prender o leitor de outras maneiras, como atravs do interesse pelo desmembramento da notcia. A tcnica chamada de efeito champanhe, proposta por Mrio Garcia, busca, ainda no uso da pirmide invertida para textos jornalsticos na Web, usar artifcios que renovem a excitao do leitor a cada 21 linhas. O texto deve fluir at o leitor deparar-se com um novo ponto de excitao ou interesse. A caracterstica de textos no- lineares no ciberespao estabelece a necessidade de novos elementos no corpo do texto. Para Rich (2002, apud PINHO, 2003), podemos obedecer a um roteiro de construo da notcia com as seguintes perguntas: existe a necessidade de links? As informaes devem ser dispostas em texto ou h possibilidade de elementos que o substituam? Quais elementos multimdias (udio e vdeo) sero necessrios? O texto pode ter elementos de interao com o leitor? Quais recursos visuais sero empregados (fotos, grficos, imagens)? E, por ltimo, quem estar envolvido nesse processo: editores, designers, programadores? A compreenso dessas etapas representa em si o produto finalizado. Depois de seguir rigorosamente cada passo da sua construo, o jornalista deve retomar o seu trabalho e, com novos olhos e ouvidos, dispensar toda a sua ateno na edio (PINHO, 2003).

4 Linguagem, discurso e ciberespao Na Frana, a Anlise do Discurso (AD) coloca seu foco de estudo na relao do campo da lngua e o campo da sociedade apreendida pela histria, tal qual permite uma anlise a partir da palavra integrada sintaxe da lngua, voltada para a explicao da forma enunciativa e seu sentido. (GADET, 1997) O termo discurso usado por Pechux (1993) como o efeito de sentido produzido entre o destinador e seu destinatrio, no se tratando, necessariamente, apenas de uma transmisso de mensagem entre ambos. A teoria da informao, conforme cita o autor, entende como mensagem a transmisso de informao. A relao com o domnio da linguagem se estabelece com a necessidade de um estudo mais aprofundado do efeito discursivo, levando em conta a linguagem no sentido de Saussure (1915, apud PECHUX, 1993), que afirma ser a lngua uma instituio social, isto , um sistema de signos que exprimem ideias.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVI Congresso de Cincias da Comuni ca o na Regio Sudes te So Paulo - SP 12 a 14 de maio de 2011

A linguagem o lugar que permite a troca significada na comunicao, no sendo, por isso mesmo, o instrumento da comunicao, pois vai muito alm da mensagem comunicada (FREITAS, 2000, p. 99). Para comuniclogos, em especial jornalistas, a importncia do estudo da linguagem se deve hiptese de tornar seu trabalho mais prximo do ideal de qualidade (MORAES, 2010). Em vista disso, propomos abordar o processo de redao do jornalismo sob o respaldo da AD sem, no entanto, se esquecer de que o meio influencia na sua relao com a escrita. De acordo com Maingueneau (2000, p. 72) o mdium no um simples meio, um instrumento para tra nsportar uma mensagem estvel: uma mudana importante do mdium modifica o conjunto de um gnero de discurso. Para Gomes (2000, p. 19), antes de registrar, informar, antes de ser colocado pelas condies que o caracterizam, por exemplo, periodicidade, universalidade, atualidade, difuso, o jornalismo ele prprio um fato de lngua. Quando pretendemos tom- lo como estudo das Cincias da Linguagem, ou seja, como fato de lngua, seu papel primordial ser aquele que a lngua implica: o de organizar discursivamente. Sabendo que as condies de produo e os processos histrico-sociais tambm so pressupostos para o estudo da lngua na AD, preciso compreender, de imediato, em que espao se configura o discurso, visto que ele influencia diretamente no s no cdigo, mas tambm na mensagem. A nuvem ou ciberespao o suporte principal dos cdigos e signos que, atravs dos dgitos dos quais so constitudos, transmitem a mensagem a ser decodificada atravs de aparelhos com tecnologia especfica. Santaella (2007. p. 84) refere- se ao computador como a mquina que traz consigo o hibridismo sgnico e miditico que prprio do ciberespao. Logo, o meio em questo traz sua concepo singular de linguagem, que ganha aprofundamento ao ser estudada luz dos pressupostos da AD como objeto ora ativo, ora passivo, capaz de operar mudanas nas tcnicas de escrita para melhor se adaptarem sua natureza.

5 Uma breve anlise Moherdauiu (2007, p. 210) destaca que, na produo de mdia digital, apesar de todas as especificidades, as normas j consagradas do jornalismo no devem ser dispensadas, entre elas: definir a importncia da notcia; identificao de fotos; classificao das fontes; fugir do bairrismo; evitar barriga; fazer errata; ser plural, apartidrio e crtico; recuperar o furo e, sobretudo, ter uma postura tica.
10

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVI Congresso de Cincias da Comuni ca o na Regio Sudes te So Paulo - SP 12 a 14 de maio de 2011

Considerando essa importante afirmao, vlido ressaltar a necessidade de um equilbrio entre aquilo que especfico das mdias digitais (sua especificidade caracterizada pela convergncia e pelo hipertexto) e aquilo que comum, ponto em que se situa a linguagem utilizada. Para tanto, mobilizamos o conceito de citao e destacabilidade, tal qual formulado por Maingueneau (2006), a fim de mostrar que o novo convive com o j- dado nesse meio convergente, desempenhando a linguagem um papel fundamental nesse ponto de encontro. Segundo Maingueneau (2006: 24), Os discursos constituintes (...) so os fiadores de mltiplos gneros de discurso. (...) para no se autorizarem apenas por si mesmos, devem aparecer como ligados a uma Fonte legitimadora. Para este autor, certas condies predispem destacabilidade, por exemplo: asseres generalizantes que enunciam um sentido completo; so curtas, bem estruturadas, de modo a impressionar, a serem facilmente memorizveis e utilizveis, alm do fato de que tal enunciado inaugura uma srie ilimitada de retomadas, na medida em que se apresenta como o eco de uma srie ilimitada de retomadas (idem, p. 74). Da maneira como surgiu ao modo como uma citao ir se perpetuar, existe um caminho que pode remodel- la. vlido destacar, ainda, que o enunciado destacvel auto-posicionado, inatingvel tanto em seu significante quanto em seu significado, memorvel j que, assim como a mxima, est fadado a se desta car de seu ambiente textual para levar uma vida autnoma, preservada da decomposio, do esquecimento. (Maingueneau, 2006, p. 76). Completa o autor:
De fato, impossvel determinar se essas pequenas frases so assim porque os locutores dos textos de origem as quiseram assim, isto , destacveis, destinadas retomada pelas mdias, ou se so os jornalistas que as dizem dessa forma para legitimar seu dizer. (Maingueneau, 2006, p. 80)

O conceito particularmente pertinente aos estudos de mdia, j que a citao est inscrita no prprio funcionamento da mquina miditica (...) como se os profissionais das mdias (...) indicassem discretamente os fragmentos que desejam ver retomados (idem, p. 80). Maingueneau (p. 81) salienta que (...) a destacabilidade permite produzir ttulos, interttulos, legendas de fotos.

11

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVI Congresso de Cincias da Comuni ca o na Regio Sudes te So Paulo - SP 12 a 14 de maio de 2011

O autor esclarece como se d o movimento em direo destacabilidade com base em alguns exemplos, entre eles, a seo da revista brasileira Veja, que destaca frases de celebridades, como a seguinte:
Eu me acho linda. (Preta Gil, cantora, a filha robusta do Ministro da Cultura, Gilberto Gil, que posou nua para o encarte de seu CD.) (Veja (3/09/2003, p. 34-5, apud Maingueneau, 2006, p. 83)

Ora, fato que a citao de Preta Gil foi retirada de seu contexto original, conforme explica o autor. Um outro exemplo foi retirado da mdia francesa, por meio da anlise de uma matria jornalstica cujo ttulo : Alexandra Kazam: Para durar nesta
profisso, preciso ser forte. J no corpo da matria, encontra-se o seguinte trecho: As pessoas no se do conta, elas tm a impresso de que, quando a gente conhecida, a gente chegou l. Mas difcil durar. preciso ser muito forte psicologicamente. s vezes sou, s vezes, no. (Exemplo da mdia francesa, apud Maingueneau, 2006, p. 84).

Lido em sua completude, o enunciado da atriz tem efeitos de sentido basicamente opostos aos destacados pelo ttulo. Pelo ttulo, possvel inferir que, se ela atriz e diz que, para durar na profisso, preciso ser forte, significa que ela forte. J no corpo do texto, essa posio relativizada: s vezes sou, s vezes, no. Pois bem, esse tipo de funcionamento miditico se repete em notcias veiculadas pela web. Para exemplificar, retomamos uma anlise apresentada por Moraes (2011) de uma notcia veiculada pelo portal Terra (24.05.2010):
Alckmin diz que governo Lula colhe o que no plantou Vagner Magalhes - Direto de So Paulo O pr-candidato ao governo do Estado de So Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse nesta segunda -feira (24) que o governo Lula est colhendo o que no plantou. Durante esse governo, as reformas estruturantes pararam. O momento atual mascara problemas muito srios, como a maior taxa de juros do mundo e uma pesada carga tributria, afirmou. As declaraes foram feitas na noite desta segunda (24) durante o seminrio As eleies no Brasil e em So Paulo - os desafios do PSDB. O ex-governador de So Paulo disse tambm que experincia no se pega em palanque, referindo-se a pr-candidata petista presidncia da Repblica, Dilma Russeff.

12

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVI Congresso de Cincias da Comuni ca o na Regio Sudes te So Paulo - SP 12 a 14 de maio de 2011

(...) De acordo com Alckmin, o PSDB tem uma bandeira a zelar . Somos seguidores de Franco Montoro e de Mrio Covas. A responsabilidade dessa bandeira nossa. Ele lembrou que teve quase 12 milhes de votos em So Paulo na eleio presidencial de 2006, enquanto Lula teve pouco mais de oito milhes. O que precisamos agora fazer crescer essa diferena. O candidato desta vez no o Lula. Antes da fala de Alckmin, o pr-candidato ao Senado Orestes Qurcia (PMDB) tambm lembrou da falta de experincia da candidata petista em eleies. At d pra entender porque o PT perdeu muitos na esteira do mensalo e a escolha acabou em algum que no tem a experincia necessria para o cargo. Um alpinista no comea escalando o Monte Everest. (Notcia veiculada no portal Terra em 24.05.2010 6 )

Sublinhamos trechos em que se caracteriza o discurso indireto, atravs do qual a notcia atribui sua fonte o enunciado citado de forma indireta. Entre aspas, esto os trechos em que o veculo cita diretamente a sua fonte. curioso observar que a fala Lula colhe o que no plantou, atribuda a Alckmin no ttulo da matria, no aparece no corpo do texto. A fala que mais se aproxima, na citao de Alckmin, entre aspas, A responsabilidade dessa bandeira nossa. Percebe-se, assim, um movimento do texto para atribuir a Alckmin esta fala. Desta breve anlise, depreende-se que as especificidades do webwriting no afastam deste novo modo de fazer jornalismo o funcionamento miditico tradicional, pelo menos em alguns aspectos, sendo necessrio reforar o compromisso tico da profisso.

6 Consideraes finais preciso, de incio, entender as caractersticas do ciberespao e sua relao com o internauta, para ento propor novas solues em tcnicas de escrita e de produo de contedo jornalstico. Para esse entendimento, acreditamos ser necessrio tanto um olhar para os elementos que caracterizam o ciberespao como um meio novo, quanto para os modos de funcionamento que fazem parta da mdia em geral. Para tanto, consideramos que o respaldo terico- metodolgico da Anlise do Discurso francesa pertinente no sentido de proporcionar um olhar mais aprofundado sobre o discurso que circula por meio do
6

Alckmin diz que governo Lula colhe o que no plantou Vagner M agalhes. Portal Terra Link: <http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4448136-EI15341,00Alckmin+diz+que+governo+Lula+ colhe+o+que+nao+plantou.html>. Acessado em 24.05.2010.

13

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVI Congresso de Cincias da Comuni ca o na Regio Sudes te So Paulo - SP 12 a 14 de maio de 2011

jornalismo on- line, a fim de se perceber esse espao como constitudo no equilbrio entre as novas formas e os antigos procedimentos. Muda o meio, muda o discurso, mas permanecem caractersticas que, justamente por essa permanncia, podem ser consideradas como inerentes ao jornalismo de modo geral. Referncias bibliogrficas
BARBOSA, Suzana. Banco de Dados : Agentes para um webjornalismo inteligente? Paper apresentado no V Congresso IberoAmericano de Periodismo em Internet, FACOM/UFBA 2004. Disponvel em: <http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/2004_barbosa_agentes_inteligentes.pdf >. Acesso em: 30 mar. 2011. CANAVILHAS, Joo. Webjornalismo : Da Pirmide invertida pirmide deitada, 2005. Disponvel em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/canavilhas-joao-webjornalismo-piramideinvertida.pdf> Acesso em: 18 nov. 2010 CANAVILHAS, J. M. Webjornalismo: consideraes gerais sobre o jornalismo na Web. Biblioteca on-line de Cincias da Comunicao. Disponvel em: <http://www.bocc.ub.pt/pag/_texto.php?html2=canavilhas-joao-wbjornal.html>. Acesso em 24 maio.2010 (ISSN 1646-3137) DUARTE, Jorge; BARROS, Antnio. Mtodos e Tcnicas de Pesquisa em Comunicao. So Paulo: Atlas, 2009. FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. So Paulo: Contexto, 2010 FRANA, Vera. Do telgrafo rede: o trabalho dos modelos e a apreenso da comunicao. In: PRADO, Jos Luiz Aidar (Org.). Crtica das prticas miditicas: da sociedade de massa s ciberculturas. So Paulo: Hacker Editores, 2002. p. 57-76. FREITAS, J-M. M. Posfcio. In: GOMES, M. R. Jornalismo e Cincias da Linguagem. So Paulo: Hacker Editores / Edusp, 2000. p. 97-100. GADET, Francoise e HAK, Tony (Org.). Por uma anlise automtica do discurso: uma introduo obra de Michel Pecheux. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997. GOMES, M. R. Jornalismo e Cincias da Linguagem. So Paulo: Hacker Editores / Edusp, 2000. LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e tcnica de entrevista e pesquisa jornalstica. Rio de Janeiro: Record, 2005. ______. Teoria e tcnica do texto jornalstico . Rio de Janeiro: Elsevier, 2005a. MAINGUENEAU, D. Cenas da Enunciao . Trad. Srio Possenti e Maria Cecla Prez de Souza-e-Silva. Curitiba: Criar Edies, 2006. ______ . Anlise de textos de comunicao. So Paulo: Cortez, 2000. ______ . Novas Tendncias em Anlise do Discurso . Campinas (SP): Pontes: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 3 edio, 1997.

14

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVI Congresso de Cincias da Comuni ca o na Regio Sudes te So Paulo - SP 12 a 14 de maio de 2011

MOHERDAUI, L. Guia de estilo web: produo e edio de notcias on-line . So Paulo: Senac, 2003. MORAES, rika de. Contribuio da Anlise do Discurso para a concepo de linguagem do jornalista. Trabalho apresentado no GEL (Grupo de Estudos Lingusticos do Estado de So Paulo), So Carlos, SP, 2010. ______. A produo da mdia digital sob o vis discursivo . 2011 (no publicado). PCHEUX, M. (1975b) Anlise Automtica do Discurso . In: GADET, F. & HAK,T. (Orgs.) Por uma anlise automtica do discurso: uma introduo obra de Michel Pcheux. Campinas (SP): Unicamp, 1993, p. 61-163. PINHO, J. B. Jornalismo na internet: planejamento e produo da informao on-line. So Paulo: Summus, 2003. RUDIN, Richard, IBBOTSON, Trevor. Introduo ao Jornalismo: tcnicas essenciais e conhecimentos bsicos. So Paulo: Roca, 2008. SALAVERRIA, Ramn. De la pirmide invertida al hipertexto , 1999. Em <http://www.unav.es/fcom/mmlab/mmlab/investig/piram.htm> Acesso em: 18 nov. 2010 SANTAELLA, Lucia. A crtica das mdias na entrada do sculo 21. In: PRADO, Jos Luiz Aidar (Org.). Crtica das prticas miditicas: da sociedade de massa s ciberculturas. So Paulo: Hacker Editores, 2002. p. 44-56. ______. As linguagens como antdotos ao midiacentrismo. Revista Matrizes, n 1, out.

15

Das könnte Ihnen auch gefallen