Sie sind auf Seite 1von 44

A Grande transio

clic enter

Opera-se, na Terra, neste largo perodo, a grande transio anunciada pelas Escrituras e confirmada pelo Espiritismo.

O planeta sofrido experimenta convulses especiais, tanto na sua estrutura fsica e atmosfrica, ajustando as suas diversas camadas tectnicas, quanto na sua constituio moral.

Isto porque, os espritos que o habitam, ainda caminhando em faixas de inferioridade, esto sendo substitudos por outros mais elevados que o impulsionaro pelas trilhas do progresso moral, dando lugar a uma era nova de paz e de felicidade.

Os espritos renitentes na perversidade, nos desmandos, na sensualidade e vileza, esto sendo recambiados lentamente para mundos inferiores onde enfrentaro as conseqncias dos seus atos ignbeis, assim renovando-se e predispondo-se ao retorno planetrio, quando recuperados e decididos ao cumprimento das leis de amor.

Por outro lado, aqueles que permaneceram nas regies inferiores esto sendo trazidos reencarnao de modo a desfrutarem da oportunidade de trabalho e de aprendizado, modificando os hbitos infelizes a que se tm submetido, podendo avanar sob a governana de Deus.

Caso se oponham s exigncias da evoluo, tambm sofrero um tipo de expurgo temporrio para regies primrias entre as raas atrasadas, tendo o ensejo de ser teis e de sofrer os efeitos danosos da sua rebeldia.

Concomitantemente, espritos nobres que conseguiram superar os impedimentos que os retinham na retaguarda, estaro chegando, a fim de promoverem o bem e alargarem os horizontes da felicidade humana, trabalhando infatigavelmente na reconstruo da sociedade, ento fiel aos desgnios divinos.

Da mesma forma, missionrios do amor e da caridade, procedentes de outras Esferas estaro revestindo-se da indumentria carnal, para tornar essa fase de luta iluminativa mais amena, proporcionando condies dignificantes, que estimulem ao avano e felicidade.

No sero apenas os cataclismos fsicos que sacudiro o planeta, como resultado da lei de destruio, geradora desses fenmenos, como ocorre com o outono que derruba a folhagem das rvores, a fim de que possam enfrentar a invernia rigorosa, renascendo exuberantes com a chegada da primavera, mas tambm os de natureza moral, social e humana que assinalaro os dias tormentosos, que j se vivem.

Os combates apresentam-se individuais e coletivos, ameaando de destruio a vida com hecatombes inimaginveis.

A loucura, decorrente do materialismo dos indivduos, atira-os nos abismos da violncia e da insensatez, ampliando o campo do desespero que se alarga em todas as direes.

Esfacelam-se os lares, desorganizam-se os relacionamentos afetivos, desestruturam-se as instituies, as oficinas de trabalho convertem-se em reas de competio desleal, as ruas do mundo transformam-se em campos de lutas perversas, levando de roldo os sentimentos de solidariedade e de respeito, de amor e de caridade...

A turbulncia vence a paz, o conflito domina o amor, a luta desigual substitui a fraternidade.

... Mas essas ocorrncias so apenas o comeo da grande transio.

A fatalidade da existncia humana a conquista do amor que proporciona plenitude.

H, em toda parte, uma destinao inevitvel, que expressa a ordem universal e a presena de uma Conscincia Csmica atuante.

A rebeldia que predomina no comportamento humano elegeu a violncia como instrumento para conseguir o prazer que lhe no chega da maneira espontnea, gerando lamentveis conseqncias, que se avolumam em desaires contnuos.

inevitvel a colheita da sementeira por aquele que a fez, tornando-se rico de gros abenoados ou de espculos venenosos.

Como as leis da vida no podem ser derrogadas, toda objeo que se lhes faz convertese em aflio, impedindo a conquista do bem-estar.

Da mesma forma, como o progresso inevitvel, o que no seja conquistado atravs do dever, s-lo- pelos impositivos estruturais de que o mesmo se constitui.

A melhor maneira, portanto, de compartilhar conscientemente da grande transio atravs da conscincia de responsabilidade pessoal, realizando as mudanas ntimas que se tornem prprias para a harmonia do conjunto.

Nenhuma conquista exterior ser lograda se no proceder das paisagens ntimas, nas quais esto instalados os hbitos. Esses, de natureza perniciosa, devem ser substitudos por aqueles que so saudveis, portanto, propiciatrios de bem-estar e de harmonia emocional.

Na mente est a chave para que seja operada a grande mudana.

Quando se tem domnio sobre ela, os pensamentos podem ser canalizados em sentido edificante, dando lugar a palavras corretas e a atos dignos.

O indivduo, que se renova moralmente, contribui de forma segura para as alteraes que se vm operando no planeta.

No necessrio que o turbilho dos sofrimentos gerais o sensibilize, a fim de que possa contribuir eficazmente com os espritos que operam em favor da grande transio.

Dispondo das ferramentas morais do enobrecimento, torna-se cooperador eficiente, em razo de trabalhar junto ao seu prximo pela mudana de convico em torno dos objetivos existenciais, ao tempo em que se transforma num exemplo de alegria e de felicidade para todos.

O bem fascina todos aqueles que o observam e atrai quantos se encontram distantes da sua ao, o mesmo ocorrendo com a alegria e a sade.

So eles que proporcionam o maior contgio de que se tem notcia e no as manifestaes aberrantes e afligentes que parecem arrastar as multides.

Como escasseiam os exemplos de jbilo, multiplicam-se os de desespero, logo ultrapassados pelos programas de sensibilizao emocional para a plenitude.

A grande transio prossegue, e porque se faz necessria, a nica alternativa examinar-lhe a maneira como se apresenta e cooperar para que as sombras que se adensam no mundo sejam diminudas pelo Sol da imortalidade.

Nenhum receio deve ser cultivado, porque, mesmo que ocorra a morte, esse fenmeno natural veculo da vida que se manifestar em outra dimenso.

A vida sempre responde conforme as indagaes morais que lhe so dirigidas.

As aguardadas mudanas que se vm operando trazem uma ainda no valorizada contribuio, que a erradicao do sofrimento das paisagens espirituais da Terra.

Enquanto viceje o mal, no mundo, o ser humano torna-se-lhe a vtima preferida, em face do egosmo em que se estorcega, apenas por eleio especial.

A dor momentnea que o fere, convida-o, por outro lado, observncia das necessidades imperiosas de seguir a correnteza do amor no rumo do oceano da paz.

Logo passado o perodo de aflio, chegar o da harmonia.

At l, que todos os investimentos sejam de bondade e de ternura, de abnegao e de irrestrita confiana em Deus.

Joanna de ngelis.

(Pgina psicografada pelo mdium Divaldo Pereira Franco, no dia 30 de julho de 2006, no Rio de Janeiro, RJ).

By Ana Sprnger Rio de Janeiro, outubro de 2006.

Das könnte Ihnen auch gefallen