Sie sind auf Seite 1von 23

DIREITO INTERNACIONAL PBLICO

1 Aula Prof. Enas Andrade 1) FONTES DO DIP Tratados Costumes Princpios Gerais do Direito Doutrina e Jurisprudncia Equidade

Art. 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justia: A Corte, cuja funo decidir de acordo com o direito internacional as controvrsias que lhe forem submetidas, aplicar: a) as convenes internacionais, quer gerais, quer especiais. que estabeleam regras expressamente reconhecidas pelos Estados litigantes; b) o costume internacional, como prova de uma prtica geral aceita como sendo o direito; c) os princpios gerais de direito reconhecidos pelas Naes civilizadas; d) sob ressalva da disposio do art. 59, as decises judicirias e a doutrina dos publicistas mais qualificados das diferentes Naes, como meio auxiliar para a determinao das regras de direito.

- O Estatuto da Corte Internacional de Justia como se fosse o regimento interno da principal corte internacional do planeta.

- A Corte Internacional de Justia rgo das Naes Unidas.

www.cursocejus.com.br

- Os magistrados internacionais esto incumbidos de resolver as controvrsias internacionais. Os magistrados anunciam por meio do mencionado estatuto quais as fontes aplicadas na resoluo dessas controvrsias.

- A equidade uma fonte subsidiria do Direito Internacional, porque s poder ser aplicada na ausncia das demais fontes. A equidade nada mais do que o princpio da justia, a ideia da justia, a ideia do que certo e do que errado.

- A equidade s pode ser aplicada se houver a expressa autorizao das partes envolvidas em litgio.

- Doutrina e jurisprudncia no so fontes formais do direito, e sim fontes auxiliares do direito. Elas no produzem normas, mas fazem revelar a norma existente.

- O nome da prxima fonte PRINCPIOS GERAIS DO DIREITO RECONHECIDOS PELAS NAES CIVILIZADAS. Trata-se de uma comunho de princpios que se repetem nos diversos ordenamentos jurdicos domsticos, ainda que estes princpios tenham nomes diferentes, mas tm a mesma ideia.

- Como h uma interseo, uma repetio desses mesmos princpios nos ordenamentos jurdicos domsticos de diversas naes ditas civilizadas, o direito internacional traz para si essa ideia de utilizao desses princpios que so aplicados nas relaes internas para serem aplicados nas relaes internacionais . Ex: principio da coisa julgada, princpio da igualdade.

- Os costumes so a prtica reiterada ilustrada pela convico de obrigatoriedade. O costume integrado por dois elementos: um elemento objetivo, que a prtica reiterada, e o elemento subjetivo, que a crena ou a convico de obrigatoriedade.

- A prtica reiterada ilustrada pela convico de obrigatoriedade um padro de conduta que se repete sem justificativa formal, uma conduta que vai espontaneamente se repetindo entre os diversos Estados soberanos, e, depois de tanta repetio, esses
www.cursocejus.com.br

Estados passam a acreditar que aquele padro de conduta a conduta jurdica, ou seja, a conduta esperada do dever ser.

- O costume traz em si, pela sua espontaneidade, trs outras caractersticas importantes: a primeira a espontaneidade de sua formao, a segunda a universalidade (atinge a todos os Estado soberanos, seja a eles formalmente vinculados ou no). At pela sua origem espontnea, um Estado soberano no pode por uma declarao de vontade deixar de seguir um costume.

- Os costumes tm uma vinculao, independente da vontade do Estado soberano.

- Outra caracterstica do costume a originalidade. O costume internacional foi a primeira fonte do Direito Internacional Pblico e este depende muito do costume por um princpio de natureza costumeira que se chama pacta sunt servanda (a ideia de que tudo que foi combinado tem que ser cumprido). - O princpio do pacta sunt servanda a justificativa para todas as normas jurdicas seguintes: tratados, princpios gerais do direito e equidade.

- Nos tratados h uma seleo da norma pela vontade dos Estados soberanos

2) TRATADOS

- Os tratados internacionais so todos os ajustes, declaraes de vontade, por escrito, pelas pessoas de direito internacional.

- No s os Estados soberanos como tambm as organizaes internacionais so pessoas capazes de celebrar tratados internacionais.

- Como o tratado internacional uma declarao de vontade, um pacto, um contrato na sua essncia, precisa da assinatura, da declarao formal de vontade para comear a gerar efeitos, ainda que no sejam os efeitos definitivos a depender da situao.
www.cursocejus.com.br

- Ento, o primeiro passo para a celebrao de um tratado internacional a celebrao de seu termo, mas como se tratam de organizaes polticas importantes no qualquer pessoa que pode celebrar tratados internacionais, ou seja, que pode assin-los.

2.1) Habilitao do agente signatrio

Art. 7, CVDT/69: Uma pessoa considerada representante de um Estado para a adoo ou autenticao do texto de um tratado ou para expressar o consentimento do Estado em obrigar-se por um tratado se: a)apresentar plenos poderes apropriados; ou b)a prtica dos Estados interessados ou outras circunstncias indicarem que a inteno do Estado era considerar essa pessoa seu representante para esses fins e dispensar os plenos poderes. 2. Em virtude de suas funes e independentemente da apresentao de plenos poderes, so considerados representantes do seu Estado: a)os Chefes de Estado, os Chefes de Governo e os Ministros das Relaes Exteriores, para a realizao de todos os atos relativos concluso de um tratado; b)os Chefes de misso diplomtica, para a adoo do texto de um tratado entre o Estado acreditante e o Estado junto ao qual esto acreditados; c)os representantes acreditados pelos Estados perante uma conferncia ou organizao internacional ou um de seus rgos, para a adoo do texto de um tratado em tal conferncia, organizao ou rgo.

- Segundo o art. 7 da Conveno de Viena do Direito dos Tratados de 1969, o agente signatrio pode ser qualquer pessoa, mas precisa ser portadora da carta de plenos poderes (precisa ser plenipotencirio).

- A Conveno de Viena do Direito dos Tratados foi ratificada pelo Brasil em 2009.

- A carta de plenos poderes nada mais do que um mandato, uma procurao do Estado ao agente que vai assinar o tratado internacional. E como toda procurao tem poderes gerais ou especiais. Entre os poderes especiais possvel que existam
www.cursocejus.com.br

restries.

- A regra a apresentao da carta de plenos poderes, mas existem 4 excees, quatro autoridades que dispensam a apresentao da carta: Chefe de Estado e Chefe de Governo Ministro das Relaes Exteriores Chefe das Misses Diplomticas Representante do Estado designado para atuar em seu nome nas Conferncias Internacionais e Organizaes Internacionais.

- Chefe de Estado, Chefe de Governo e Ministro das Relaes Exteriores esto dispensados da apresentao da carta de plenos poderes porque o cargo que eles ocupam j subentende a representao internacional, rigorosamente so eles que outorgam essa carta para os agentes signatrios.

- Chefe de misses diplomticas para os tratados bilaterais celebrados entre o Estado acreditante e o Estado acreditado. Chefe da misso diplomtica o Embaixador. Tratados bilaterais so os que envolvem dois Estados soberanos. O Estado acreditante o que envia o chefe de misso diplomtica para represent-lo e o Estado acreditado quem o acolhe.

OBS: A exceo diz respeito aos tratados bilaterais, portanto, se o tratado se multilateralizar e houver um terceiro Estado signatrio, o chefe de misso diplomtica ter que apresentar a carta de plenos poderes. O mesmo ocorre se, mesmo sendo um tratado bilateral, no for realizado entre o Estado acreditante e o Estado acreditado.

- Os principais tratados internacionais so precedidos de uma Conferncia Internacional onde se discutem as suas clusulas, h o debate jurdico entre seus diversos representantes. Quando o Estado envia o seu representante, designando-o formalmente para atuar em seu nome nas Conferncias Internacionais, essa designao formal j habilita o representante assinatura do instrumento.
www.cursocejus.com.br

Art. 8, CVDT/69: Um ato relativo concluso de um tratado praticado por uma pessoa que, nos termos do artigo 7, no pode ser considerada representante de um Estado para esse fim no produz efeitos jurdicos, a no ser que seja confirmado, posteriormente, por esse Estado.

- Se faltar a carta quando essa era obrigatria, a sua ausncia vai importar em prejuzo de eficcia para o tratado. O tratado no vai valer para o Estado que o assinou, salvo se houver convalidao pelo Estado signatrio.

- Aps a assinatura existe a manifestao definitiva do consentimento, ou seja, momento a partir do qual o tratado vai gerar direitos e obrigaes para quem o assinou. A assinatura pode ser um ato preparatrio ou um ato definitivo.

- So 4 as hipteses de manifestao definitiva do consentimento: Assinatura Troca de instrumentos Adeso Ratificao

- A troca de instrumentos um ato solene.

- A adeso, na verdade, no uma forma autnoma de manifestao definitiva. Ela s diz respeito ao momento da manifestao. Pela adeso um Estado soberano pode aderir a um tratado internacional que j est perfeito e acabado, do qual ele no participou das discusses de suas clusulas, no participou do debate jurdico, mas como aquele tratado lhe conveniente, ele vai e adere quele tratado internacional.

- A ratificao uma forma de manifestao definitiva do consentimento solene e irretratvel. Uma vez ratificado, no h como voltar atrs e tirar a ratificao. Ele no obrigado a manter-se no tratado, mas ter que usar outros meios, como a denncia, por exemplo, para poder sair do tratado internacional.

www.cursocejus.com.br

- Outra caracterstica da ratificao a participao obrigatria do Parlamento . No caso do Brasil, pelo art. 84, VII e art. 49, I, CF/88, o responsvel pela consulta parlamentar o Congresso Nacional.

Art. 84, VII, CF: Compete privativamente ao Presidente da Repblica: [...] VII - manter relaes com Estados estrangeiros e acreditar seus representantes diplomticos;

Art. 49, I, CF: da competncia exclusiva do Congresso Nacional: I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional.

- Cada uma das modalidades de manifestao definitiva do consentimento uma eleio da soberania estatal, o estado que vai escolher.

- A PARTICIPAO DO PARLAMENTO, NO CASO DO BRASIL, DO CONGRESSO NACIONAL, OBRIGATRIA. S QUE O CN PARTICIPA DO PROCESSO DE RATIFICAO, MAS QUEM RATIFICA, OU SEJA, QUEM CONCLUI ESSE PROCESSO E D A PALAVRA FINAL O PRESIDENTE DA REPBLICA.

- Quem ratifica o tratado internacional o Presidente da Repblica!!!!!!!!!!!!!!

2.2) Iter da ratificao no Estado Brasileiro

- O Presidente da Repblica ou assinou ou recebe o tratado internacional assinado pelo agente plenipotencirio.

- O Presidente da Repblica obrigatoriamente ouve o CN. Ouvido o CN h duas possibilidades: O CN diz no, aps realizar uma avaliao tcnica da compatibilidade do tratado internacional com o ordenamento jurdico interno e encontrar incompatibilidades srias
www.cursocejus.com.br

que no recomendam a ratificao. Se O CN disser no o Presidente da Repblica no poder ratificar. Essa a nica vez em que o CN vincula o Presidente da repblica na representao internacional. O fundamento dessa vinculao o art. 2, CF/88 (Isso uma forma de fiscalizao recproca entre os poderes, os chamados freios e contrapesos) Se o CN disser sim, ou seja, se der o referendo, o Presidente da Repblica vai dizer talvez.

- O Presidente da Repblica no est vinculado ao referendo do CN, ou seja, se o CN autorizar a ratificao, o Presidente da Repblica pode fazer um novo juzo de discricionariedade, fazer uma nova avaliao poltica da situao.

2.3) Nulidades dos Tratados Internacionais

- Se os tratados internacionais so uma declarao de vontade, e se essa vontade for declarada de modo viciado, de modo equivocado, ento, teremos hipteses de nulidades. E, as nulidades aqui, num plano geral, funcionam tal qual na Teoria Geral do Direito Civil.

- Temos as nulidades relativas e as nulidades absolutas. As nulidades relativas s podem ser arguidas pelo prejudicado porque afetam somente a ordem subjetiva do contratante. As nulidades absolutas podem ser invocadas por qualquer pessoa porque ferem a ordem pblica internacional.

2.3.1) Nulidades relativas

- Erro So 5 as Nulidades Relativas - Dolo - Corrupo do representante - Violao de Restrio Especfica - Ratificao Imperfeita

- Erro a falsa representao da realidade.


www.cursocejus.com.br

- O dolo induzir algum em erro, ou seja, induzir falsa representao da realidade.

- Na corrupo do representante, este estava corrompido e se dizia representante de um Estado, mas estava defendendo interesse alheio.

- As outras duas nulidades so especficas do direito internacional.

- A VIOLAO DE RESTRIO ESPECFICA a hiptese do agente signatrio teimoso. O agente signatrio, como regra, precisa ser portador da carta de plenos poderes, s que a carta de plenos poderes pode ter restrio especfica, isto , se do debate entre diversas naes do globo resultar em clusulas de contedo especfico com os quais o Estado discorda, o representante no estar autorizado a assinar, mas ele assina. Esta a hiptese de violao de restrio especfica. Ele tinha contra si uma restrio que foi violada.

- Essa restrio s vai gerar nulidade se tiver sido previamente divulgada entre os participantes.

- A RATIFICAO IMPERFEITA o descumprimento de norma de preceito fundamental (norma constitucional) que regula o processo de ratificao.

- Vale dizer, existem normas dentro da Constituio que regulam o processo de ratificao (NORMAS CONSTITUCIONAIS PROCEDIMENTAIS DE RATIFICAO). Se houver qualquer violao esse rito constitucional da ratificao, possvel ao estado atingido arguir essa irregularidade como nulidade relativa.

- A ratificao imperfeita a nica hiptese que excepciona o art. 27 da CVDT. O art. 27 diz que no choque de um tratado internacional com o direito interno, vai sempre prevalecer o direito internacional.

- O art. 27 alm de ser uma norma convencional uma norma costumeira, portanto, no poderia ser afastado por uma declarao de vontade. Ento, no possvel ao Estado
www.cursocejus.com.br

soberano escapar das obrigaes internacionais regularmente contradas, justificando o seu inadimplemento com base no direito interno.

- A Corte Interamericana de Direitos Humanos responsvel por salvaguardar e proteger os Direitos Humanos no continente americano junto com a comisso Interamericana de Direitos Humanos.

- Quando um Estado americano est sendo processado perante a Corte Interamericana por violao de direitos humanos, e alega que o fez com base na sua Constituio, a Corte ordena que este Estado reforme a sua Constituio, sob pena de cometer um ilcito internacional (porque, com base no art. 27, as obrigaes internacionais vo ser sempre prevalecentes sobre o direito interno). E a nica exceo ao art. 27 a hiptese de ratificao imperfeita (VIOLAO NORMA CONSTITUCIONAL PROCEDIMENTAL DO PROCESSO DE RATIFICAO).

- O direito internacional fala que em qualquer hiptese de choque entre o direito internacional e o direito interno, com exceo da ratificao imperfeita, prevalece o direito internacional, mas o entendimento do STF diferente.

Art. 46, CVDT: Um Estado no pode invocar o fato de que seu consentimento em obrigarse por um tratado foi expresso em violao de uma disposio de seu direito interno sobre competncia para concluir tratados, a no ser que essa violao fosse manifesta e dissesse respeito a uma norma de seu direito interno de importncia fundamental. 2. Uma violao manifesta se for objetivamente evidente para qualquer Estado que proceda, na matria, de conformidade com a prtica normal e de boa f.

*****Art. 27, CVDT: Uma parte no pode invocar as disposies de seu direito interno para justificar o inadimplemento de um tratado. Esta regra no prejudica o artigo 46.

www.cursocejus.com.br

2.3.2) Nulidades Absolutas

- As nulidades absolutas podem ser invocadas por qualquer pessoa porque ferem a ordem pblica internacional, ou seja, os interesses mais sagrados para a manuteno e sobrevivncia da ordem internacional. So 2 as Nulidades Absolutas Coao violao de jus cogens

- Na coao h ameaa ou uso efetivo da fora para obrigar o Estado soberano a emitir declarao de vontade (temos a coao moral ou a coao fsica). Vrios doutrinadores defendem que a coao no hiptese de vontade viciada, mas de vontade inexistente, pois o Estado obrigado a declarar uma vontade que no tinha, sob ameaa ou sob o uso efetivo da fora.

- A coao viola o art. 2 da Carta das Naes Unidas de 1945, que elenca princpios que regem as Naes Unidas, como igualdade soberana dos Estados, soluo pacfica de controvrsias, proibio de interveno nos assuntos internos dos Estados e o princpio da proibio da ameaa e do uso da fora no plano internacional.

- O princpio da proibio da ameaa e do uso da fora no plano internacional tambm jus cogens, ento, quando se realiza a coao para a declarao de vontade est violando um princpio jus cogens.

- Estado soberano nenhum pode usar a sua fora, as suas foras armadas, o seu exrcito, marinha e aeronutica para fora de suas fronteiras, mas s para o uso de segurana interna.

www.cursocejus.com.br

- S existem 2 excees na CNU que autorizam o uso da fora no plano internacional: Na hiptese de legtima defesa real, sendo que no existe legtima defesa preventiva. Quando as prprias Naes Unidas usam essa fora no plano internacional ou quando as prprias Naes Unidas autorizam as naes regionais a us-la.

- Se qualquer Estado soberano usa a coao para a assinatura de um tratado internacional, este ser nulo de pleno direito.

- Jus cogens est previsto no art. 53 da CVDT.

*****Art. 53, CVDT: nulo um tratado que, no momento de sua concluso, conflite com uma norma imperativa de Direito Internacional geral. Para os fins da presente Conveno, uma norma imperativa de Direito Internacional geral uma norma aceita e reconhecida pela comunidade internacional dos Estados como um todo, como norma da qual nenhuma derrogao permitida e que s pode ser modificada por norma ulterior de Direito Internacional geral da mesma natureza.

- Jus cogens uma norma imperativa de Direito Internacional Geral reconhecida por todos como obrigatria e que no admite derrogao pela vontade das partes, se no por outra norma de jus cogens.

- O jus cogens s pode ser revogado por outro jus cogens, ou seja, por outra norma de igual estatura.

- o jus cogens tutela os interesses mais sagrados para a ordem pblica internacional porque esses interesses salvaguardam a sobrevivncia da ordem pblica internacional. um direito cogente e atravs dos tratados internacionais, pela declarao de vontade, os Estados no podem contrariar o jus cogens.

www.cursocejus.com.br

Exemplos de jus cogens: todos os princpios previstos no art. 2 da CNU, entre eles, a proibio da ameaa e do uso da fora no plano internacional. Todos os Direitos Humanos previstos na declarao universal dos direitos humanos.

Art. 2, CNU: A Organizao e seus Membros, para a realizao dos propsitos mencionados no Artigo 1, agiro de acordo com os seguintes Princpios: 1. A Organizao baseada no princpio da igualdade de todos os seus Membros. 2. Todos os Membros, a fim de assegurarem para todos em geral os direitos e vantagens resultantes de sua qualidade de Membros, devero cumprir de boa f as obrigaes por eles assumidas de acordo com a presente Carta. 3. Todos os Membros devero resolver suas controvrsias internacionais por meios pacficos, de modo que no sejam ameaadas a paz, a segurana e a justia internacionais. 4. Todos os Membros devero evitar em suas relaes internacionais a ameaa ou o uso da fora contra a integridade territorial ou a dependncia poltica de qualquer Estado, ou qualquer outra ao incompatvel com os Propsitos das Naes Unidas. 5. Todos os Membros daro s Naes toda assistncia em qualquer ao a que elas recorrerem de acordo com a presente Carta e se abstero de dar auxlio a qual Estado contra o qual as Naes Unidas agirem de modo preventivo ou coercitivo. 6. A Organizao far com que os Estados que no so Membros das Naes Unidas ajam de acordo com esses Princpios em tudo quanto for necessrio manuteno da paz e da segurana internacionais. 7. Nenhum dispositivo da presente Carta autorizar as Naes Unidas a intervirem em assuntos que dependam essencialmente da jurisdio de qualquer Estado ou obrigar os Membros a submeterem tais assuntos a uma soluo, nos termos da presente Carta; este princpio, porm, no prejudicar a aplicao das medidas coercitivas constantes do Capitulo VII.

www.cursocejus.com.br

3) RELAO DO DIREITO INTERNO COM O DIREITO INTERNACIONAL

- O tratado internacional para valer para o Brasil tem que se submeter ao processo de ratificao. 1 O Presidente da Repblica ou seu agente signatrio assina o tratado internacional. 2 depois o Presidente da Repblica o submete avaliao tcnica e poltica do CN. 3 O CN devolve o tratado internacional com o referendo para o Presidente da Repblica. 4 Depois de todo esse processo, o Presidente da Repblica faz um novo juzo discricionrio. 5 O Presidente da Repblica deposita o instrumento de ratificao.

- Esse depsito do instrumento de ratificao o ato definitivo, e como tal, marca o momento em que o tratado internacional passa a gerar direitos e obrigaes para o Estado brasileiro, no plano internacional.

- Esse ato definitivo marca a incorporao do tratado para o direito brasileiro, desde que haja a sua devida publicidade. Depois do depsito do instrumento, o Presidente da Repblica publica um DECRETO divulgando o referido depsito. Feito isso, o tratado internacional passa a valer para o Estado brasileiro.

3.1) Art. 27 CVDT/69

- Se aps o processo de ratificao for descoberta uma antinomia entre o tratado e a CF, abre-se duas perspectivas, a do direito internacional e a do STF.
www.cursocejus.com.br

- Pela tica do direito internacional, pouco importa as disposies do direito interno, seja de natureza constitucional ou infraconstitucional, a soluo sempre ser a prevalncia do direito internacional.

- A outra posio a do STF, que varivel de acordo com a natureza do tratado internacional.

3.2) Tratados Ordinrios. RE 80.004/1977

- Tratados ordinrios so os que no versam sobre direitos humanos. Esses tratados tm STATUS DE LEI ORDINRIA.

- Se houver um choque entre o tratado internacional que no regula direitos humanos e a ordem interna, como os tratados ordinrios tm status de lei ordinria, se estiver em choque com a CF, vai morrer. Se ele estiver em choque com outra lei ordinria vai se observar o direito intertemporal (lei posterior revoga lei anterior e lei especial revoga lei geral). Este posicionamento do STF est confirmado na CF/88. ***** Art. 102, III, b, CF/88: Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe: [...] III - julgar, mediante recurso extraordinrio, as causas decididas em nica ou ltima instncia, quando a deciso recorrida: [...] b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal;

- A perspective do STF outra para os tratados de direitos humanos.

www.cursocejus.com.br

3.3) Tratados Especiais de DIREITOS HUMANOS. RE 466.343/2008

- A emenda constitucional 45/2007 estabeleceu, alm do controle material j existente, o controle de forma dos tratados internacionais.

- Os tratados internacionais sobre direitos humanos aprovados em cada casa do CN, em dois turnos, por 3/5 dos seus membros, tero STATUS DE EMENDA CONSTITUCIONAL.

- Por conta disso, s temos um tratado internacional de direitos humanos que tenham o qurum qualificado, que o Tratado Internacional das Pessoas Portadoras de Deficincia Fsica. o nico tratado internacional com status de norma constitucional derivada (emenda constitucional).

- Os tratados internacionais de direitos humanos que NO TENHAM O QURUM QUALIFICADO (que no se submeteram ao art. 5, 3, CF/88) tero STATUS DE NORMA SUPRALEGAL, ou seja, uma posio intermediria abaixo da CF e acima da legislao infraconstitucional.

Art. 5, 3, CF/88: Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas (Decreto

constitucionais. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) Legislativo com fora de Emenda Constitucional)

4) IMUNIDADE DE ESTADOS SOBERANOS. ATOS DE IMPRIO E ATOS DE GESTO. CAUSAS TRABALHISTAS E PENHORA SOBRE BENS DESAFETADOS.

- Neste ponto vai se discutir a imunidade jurisdicional de todo Estado soberano em ser processado por outro Estado soberano no seu ordenamento jurdico interno, na sua estrutura judiciria interna.

www.cursocejus.com.br

Uma pessoa fsica ou jurdica pode processar outro Estado soberano aliengena, que no o seu prprio, dentro da sua estrutura judiciria interna? Se o ato questionado for um ATO ESTATAL DE IMPRIO est confirmada a IMUNIDADE JURISDICIONAL do Estado ru, e, por conta disso, no haver processamento, a menos que o prprio Estado soberano renuncie sua imunidade. Se o ato questionado for um ATO ESTATAL DE GESTO, o Estado ser PROCESSADO NORMALMENTE.

- Ato de imprio aquele ato vinculado ao exerccio da soberania estatal. Sendo o ato de imprio tpico da sua soberania, o Estado soberano no ser ru no processo no ordenamento interno.

- Ato de gesto o ato praticado pelo Estado soberano como se particular fosse. Ex: financiamento do Estado em banco privado.

- A CLASSIFICAO EM ATOS DE IMPRIO E ATOS DE GESTO INDIFERENTE SE ESTIVERMOS DIANTE DE UMA CAUSA TRABALHISTA. Se a causa for

trabalhista, o Estado empregador vai ser sempre processado (por causa de costume internacional). O processo seguir adiante e vai ser julgada na justia trabalhista.

- Costume internacional determina que na ponderao de interesses entre o respeito soberania e o direito ao alimento do empregado, vai ser sempre dada preferncia prestao alimentcia que est em dvida.

- Transitada em julgado a sentena trabalhista condenatria, o problema est na execuo.

- A execuo no processo trabalhista s ser garantida pelo patrimnio desafetado ao servio. A penhora s pode recair sobre bens desafetados ao servio pblico.

www.cursocejus.com.br

05) AGENTES DIPLOMTICOS. FUNO. DIREITO DE LEGAO. CARGO CONFIANA DO PRES. DA REPBLICA. Art. 62, IV + Art. 102, I, c + Art. 12, 3, V, CF/88. PROCESSO DO AGREEMENT. Agente diplomtico Agente Consular

- Agentes diplomticos so responsveis pela representao dos interesses polticos do Estado soberano. Ele d voz ao Estado acreditante no Estado acreditado.

- A presena da autoridade estrangeira (de natureza poltica) em territrio estranho ao seu garantida pelo direito de legao.

- O direito de legao garante a presena da autoridade diplomtica no territrio do Estado acreditado.

- O direito de legao ser sempre formalizado pelo tratado internacional.

- H o direito de legao ativo, daquele que envia, e o dever de legao passivo, daquele que acolhe o Estado soberano.

- O direito de legao pressupe o estabelecimento das relaes diplomticas formalmente por meio de tratado internacional e ser sempre suspenso (suspenso do direito de enviar o seu representante poltico suspenso do direito de legao) em caso de guerra, rompimento das relaes diplomticas e no reconhecimento de governo.

- No Estado brasileiro, o agente diplomtico integrante da carreira diplomtica, chefiado pelo embaixador.

- O embaixador o chefe da misso diplomtica.

- O embaixador tem privilgio de foro no STF para as infraes penais comuns ,


www.cursocejus.com.br

segundo o art. 102 , I, c. Art. 102, I, c, CF: Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe: I - processar e julgar, originariamente: [...] c) nas infraes penais comuns e nos crimes de responsabilidade, os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica, ressalvado o disposto no art. 52, I, os membros dos Tribunais Superiores, os do Tribunal de Contas da Unio e os chefes de misso diplomtica de carter permanente.

- A escolha do nome do chefe da misso diplomtica (Embaixador) ato privativo do Presidente da Repblica, e um cargo de confiana, no precisa ser da carreira.

- O nome do Embaixador, uma vez indicado pelo Presidente da Repblica, tem que ser confirmado pelo Senado federal. Ele vai ser sabatinado e o SF vai aprovar a indicao. Aps, o nome Embaixador ainda vai ser submetido aprovao do estado acreditado. Esse processo chamado de processo de Agreement.

- O PROCESSO DE AGREEMENT o processo de autorizao do nome do Embaixador pelo Estado acreditado. um processo sigiloso, discricionrio e desmotivado.

- O Estado acreditado pode repelir o Embaixador sem necessidade de fundamentao. O processo de escolha do nome chefe de misso diplomtica um processo poltico, inclusive, segundo as convenincias do Estado acreditado.

Art. 52, IV, CF: Compete privativamente ao Senado Federal: [...] IV - aprovar previamente, por voto secreto, aps arguio em sesso secreta, a escolha dos chefes de misso diplomtica de carter permanente.

www.cursocejus.com.br

- Todos os integrantes da carreira diplomtica tem que ser brasileiros natos.

Art. 12, 3, V, CF: So privativos de brasileiros natos os cargos: [...] V - da carreira diplomtica.

5.1) Privilgios e imunidades dos agentes diplomticos. Inviolabilidade pessoal e real. Imunidade de jurisdio. Excees.

- Como os agentes diplomticos exercem uma funo eminentemente poltica, possui imunidades srias: no pose ser processado, no pode ser preso e o estado acreditado tem que suportar a sua presena.

- Os privilgios e imunidades s valem no Estado acreditado.

- Os privilgios e imunidades so extensveis aos familiares e dependentes dos agentes diplomticos. Quando ele chega no Estado acreditado convidado a integrar uma lista diplomtica, indicando um rol de pessoas que esto sob o plio das imunidades e privilgios (esposa, filhos, dependentes, os empregados domsticos mais prximos que compartilham da sua intimidade).

- Esses privilgios e imunidades podem ser renunciados, mas a renncia s pode ser feita pelo Estado acreditante.

- Esses privilgios e imunidades precisam ser exercidos com ponderao. Se houver prticas abusivas ou faltas graves, o agente diplomtico pode ser considerado persona non grata e ser convidado a se retirar do pas acreditado . Se ele, mesmo com o ttulo de persona non grata continuar no pas, o Estado acreditado pode desconsider-lo como integrante de misso diplomtica e process-lo naturalmente.

www.cursocejus.com.br

5.1.1) Privilgios e imunidades propriamente ditos Pessoal Inviolabilidade Real Inviolabilidade Pessoal o agente diplomtico no pode ser preso em hiptese nenhuma pelo Estado acreditado. Inviolabilidade Real a sede da misso diplomtica, a residncia diplomtica, o carro diplomtico no podem ser invadidos por autoridades do Estado acreditado. A autoridade policial do Estado acreditado s pode entrar na sede da misso diplomtica com autorizao do Embaixador. A inviolabilidade real protege o patrimnio mobilirio e imobilirio. O carro diplomtico no pode ser revistado se for parado em uma blitz.

- A inviolabilidade real pode ser ativa ou passiva. Da mesma forma que a autoridade policial no pode entrar na sede da misso diplomtica. Tem que garantir a segurana da Embaixada para que ela no seja invadida por outras pessoas. Imunidade de Jurisdio os agentes diplomticos no podem ser processados nem civil nem criminalmente.

Excees Imunidade Jurisdicional

- Nas infraes penais, os agentes diplomticos podem ser processados pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) organizao supranacional criada pelo Estatuto de Roma e prev o processamento e julgamento e execuo da pena das pessoas que cometem crimes internacionais. Os agentes diplomticos podem ser processados e presos pelo TPI.

- Quanto s aes civis, os agentes diplomticos podem ser processados em aes


www.cursocejus.com.br

sucessrias, aes possessrias relativas a imveis privados e aes referentes ao exerccio profissional estranho funo pblica.

- A reconveno, que uma ao em contra-ataque, livre, por isso o agente diplomtico tem que tomar cuidado quando for autor em alguma ao.

6) AGENTES CONSULARES. FUNO. IMUNIDADES.

- A funo dos agentes consulares cuidar da defesa dos interesses particulares dos nacionais do Estado soberano.

Tanto

agentes

diplomticos

quanto

agentes

consulares

so

representantes

internacionais, so agentes pblicos, mas enquanto que os diplomticos cuidam da representao internacional dos interesses polticos do Estado (ele um agente poltico), os consulares exercem a representao de interesses particulares.

- A representao exercida de duas formas: como registro notarial ou registro civil (Ex: art. 12, I, c, CF) no consulado; e a assistncia consular propriamente dita, que a funo do cnsul dar assistncia, auxlio aos seus nacionais em situao de vulnerabilidade como os doentes e os presos.

- Em se tratando do Estado Brasileiro, este auxilia o brasileiro que estiver em territrio estrangeiro em uma situao de vulnerabilidade, ou seja, encaminha para o hospital pblico ou para o hospital particular se ele tiver posses (mas quem paga a conta no o Brasil), intermedia a contratao de advogado.

- A atividade consular desenvolvida na qualidade de assistncia. Ela no implica em assuno de despesa, em assuno de compromissos econmicos.

www.cursocejus.com.br

6.1) imunidades e privilgios dos cnsules

- As imunidades e privilgios das autoridades consulares se aproximam bastante das imunidades e privilgios dos agentes diplomticos, com a restrio de que elas S SE CONFIRMAM NO EXERCCIO DA FUNO.

- Ento a sede do consulado inviolvel na medida em que os atos estiverem vinculados ao exerccio da funo; o carro inviolvel se tiver em exerccio de funo; o cnsul no pode ser processado por ato derivado do exerccio da funo, se for ato particular, ele ser processado normalmente.

- O desenvolvimento da relao consular pressupe o estabelecimento das relaes diplomticas, ou seja, o cnsul s chega se l j tiver um embaixador . Ento, para estabelecer as relaes consulares necessrio o prvio estabelecimento das relaes diplomticas. Mas, se houver o rompimento das relaes consulares, as relaes diplomticas continuam.

www.cursocejus.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen