Sie sind auf Seite 1von 6

1. So exemplos de corroso eletroqumica, EXCETO? a)( ) Corroso Intergranular. b)( ) Corroso puntiforme. c)( ) Corroso em frestas.

d)( ) Corroso Outfiting.

2. Qual dos tipos de corroso listados abaixo ocorre nos aos inoxidveis? a)( ) Corroso Eletoqumica. b)( ) Corroso Intergranular. c)( ) Corroso Intragranular. d)( ) Corroso Puntiforme.

3. A afirmativa: A corroso consome menos energia que a obteno do metal atravs do minrio. Est? a)( ) Correta. b)( ) Incorreta.

4. A afirmativa: A corroso o fenmeno segundo o qual os metais tendem sob a ao de agentes atmosfricos ou de reativos qumicos, a voltar ao seu estado de minrio, sofrendo assim uma deteriorao de suas propriedades. Est? a)( ) Correta. b)( ) Incorreta.

5. Com base no baco abaixo feita a seguinte pergunta ao tcnico: Qual deve ser o teor de cromo para que a corroso anual seja inferior a 0,0125 mm, para uma determinada estrutura metlica.

6. So exemplos de prejuzos ocasionados devido corroso, EXCETO? a)( ) Contaminao de produtos devido a vazamentos; b)( ) Perda de produtos devido contaminao; c)( ) Queda na produo devido necessidade de reparos; d)( ) Hipodimensionamento para suportar a corroso.

7. No fenmeno conhecido como corroso eletroqumica, ocorre a seguinte reao: O2 + 4e- + H2O 4(OH)-, podemos afirmar que: a)( ) Esta reao ocorreu no eletrlito anodico; b)( ) Esta reao ocorreu no eletrlito catdico. c)( ) Esta foi uma reao de reduo. d)( ) NDR.

8. Num eletrlito ocorreu a reao: Fe Fe2+ + 2e-. Podemos afirmar que: a)( ) O ferro o agente oxidante. b)( ) Houve reao no ncleo do ferro resultando na perda de dois eltrons. c)( ) O ferro oxida. d)( ) O ferro tinha nmero de oxidao +2.

9. Numa clula de corroso eletroqumica, ocorreu a movimentao dos eltrons de um eletrlito para o outro, podemos afirmar que: a)( ) O eletrlito que liberou eltrons era o catodo. b)( ) Ambos os eletrlitos liberam eltrons. c)( ) Houve reduo no eletrlito anodo. d)( ) Houve reduo no eletrlito catodo.

10. Nas clulas galvnicas, mais precisamente nas clulas de tenso, h uma parte que funciona como catodo e outra que funciona como anodo. Pergunta-se: Qual a parte que funciona como anodo? a)( ) A parte que est conectada ao plo negativo. b)( ) A parte que passou por um tratamento trmico de recozimento. c)( ) A parte que sofreu deformao a frio. d)( ) A parte que sofreu ao corrosiva e oxidou.

11. Uma das protees utilizadas contra a corroso a proteo catdica, mostrada na figura abaixo, sendo utilizada para proteo de uma tubulao enterrada. Sobre este tipo de proteo poderemos afirmar que:

a)( ) Aplica uma ddp para que o metal fique anodico. b)( ) Aplica uma ddp para que o metal fique catdico. c)( ) Retira a ddp da pea para que esta fique anodica. d)( ) Retira a ddp da pea para que esta fique catodica.

12. Sabemos que existem metais que se corroem muito mais rpido e fcil, a exemplo, do ferro e do magnsio, porm so utilizados eletrlitos metlicos para que estes sejam corrodos ao invs da estrutura metlica uma das formas de proteo contra a corroso, conforme mostra a figura abaixo. Pergunta-se: qual o nome deste eletrlito?

a)( ) Anodos de sacrifcio. b)( ) Catodos de sacrifcio. c)( ) Anodos e/ou catodos de sacrifcio. d)( ) So apenas metais que servem como eletrlitos de sacrifcio.

13. Uma forma de proteo contra a corroso a utilizao de inibidores de corroso os quais geralmente so aplicados em locais que passaram por tratamentos superficiais, e so aplicados em caldeiras, radiadores, dentre outros. Assim sendo pergunta-se: qual dos materiais listados abaixo no um exemplo de inibidor de corroso: a)( ) Cromatos. b)( ) Tungstatos. c)( ) O elemento artificial Tecncio (Tc). d)( ) NDR.

14. A figura abaixo mostra o mecanismo de formao de uma camada passivadora, que uma das formas de proteo contra corroso nos metais. Com relao a figura abaixo mostra a formao de camada passivadora no ao inoxidvel. Pergunta-se: qual o inconveniente causado pela formao desta camada?

Cr + 2O2 + 2e- (CrO4)2a)( ) Corroso localizada. b)( ) Oxidao do cromo. c)( ) Perda de cromo. d)( ) NDR.

15. Em observao ao projeto abaixo indique qual e/ou quais deve(m) ser usado e qual deve ser evitado. Justifique.

16. Em observao ao projeto abaixo indique os erros de projetos que podem propiciar na ocorrncia de corroso. Justifique suas respostas.

Das könnte Ihnen auch gefallen