Sie sind auf Seite 1von 31

APONTAMENTOS SOBRE MARXISMO E DIREITO: DECADNCIA BURGUESA E MANIPULAO

NOTES ABOUT MARXISM AND RIGHT: BOURGEOIS DECLINE AND HANDLING

Vitor Bartoletti Sartori Universidade de So Paulo (USP). RESUMO Partindo de Marx, Engels e Lukcs, pretendemos mostrar a ligao necessria entre Direito e capitalismo para o marxismo. Buscamos explicar que o modo como o Direito se apresenta a ns ligado consolidao da dominao burguesa, sendo a crise dessa dominao indissocivel da conseqente crise do discurso jurdico. Essas crises inserem-se no cenrio daquilo que Lukcs chamou de decadncia ideolgica da burguesia de modo crescentemente manipulado, restando queles que buscam criticar realmente a sociabilidade vigente um apelo que ultrapasse o estreito horizonte jurdico. Palavras-chave: Marx. Lukcs. Direito. Capitalismo. Socialismo. ABSTRACT Our starting point is Marx, Engels and Lukcs. We intend to show the necessary relationship between Law and capitalism on the Marxist theory. We will explain that Law, as presented to us, is connected to the bourgeois domain, therefore, when this domain is challenged Law itself is affected. On the context of the crisis of the bourgeois domain, related to bourgeois ideological decadence (Lukcs), the juridical discourse becomes more and more manipulated. So, those who intend to criticize capitalism are forced to go beyond the juridical horizon. Key-words: Marx. Lukcs. Law. Capitalism. Socialism.

Tratar da relao entre o Direito e o marxismo nem sempre fcil. Isso no diz respeito s a quo rigorosos somos quando buscamos analisar o fenmeno jurdico

Recebido em 03.11.2011. Aprovado em 13.12.2011. Mestre em Histria pela PUC, doutorando em Filosofia do Direito pela USP e autor da obra Lukcs e a crtica ontolgica ao Direito.

ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

como marxistas. As implicaes de distintas abordagens do respaldo a algo mais fundamental quando se trata de se posicionar frente realidade: a relao entre Direito e o desenvolvimento do capitalismo. Dependendo de como se compreende essa relao possvel ver de modo mais ou menos positivo, por exemplo, polticas social-democratas e a defesa de uma ttica de luta anticapitalista em que se busca a ampliao dos direitos dos oprimidos. Aqui partimos da premissa segundo a qual, para que tenhamos em conta de modo adequado a esfera jurdica, devemos partir do mesmo percurso que trilhou Marx em suas pesquisas. Partiremos do prprio processo histrico e procuraremos enxergar o fenmeno jurdico em meio a esse processo. Percorreremos o caminho que vai do abstrato ao concreto, embora sempre se tenha a concretude sempre como verdadeiro ponto de partida. Quando temos em conta a anlise do fenmeno jurdico, partimos da relao existente entre o Direito e o capitalismo, vamos em direo ao modo como esse relao posta no cenrio de decadncia da burguesia enquanto classe revolucionaria e, por fim, trataremos da especificidade do fenmeno jurdico decorrente tanto de sua relao inerente com a sociedade capitalista quanto do modo como essa relao se desenvolve dando ensejo preponderncia de aspectos manipulatrios na cincia jurdica. Com isso procuramos mostrar que mesmo as apropriaes crticas do fenmeno jurdico enquanto instrumento de transformao social, de acordo com o marxismo, so fadadas reconciliao com o domnio do capital. Dado que o nvel de abstrao de nossa exposio elevado, no podemos tratar de como a defesa de direitos relaciona-se efetivamente com a reproduo capitalista; tambm a ns no permitido tratar da importncia que podem ter as reivindicaes jurdicas nos movimentos socialistas. Somente pretendemos aqui estabelecer um ponto de partida para que o marxismo possa pensar o fenmeno jurdico sem que se caia nos encantos daquilo que Engels chamou de concepo jurdica de mundo. Que fique claro, no trilhamos quaisquer guias para a ao traamos apontamentos que, para o marxismo, podem prevenir alguns equvocos tericos comuns. O propsito desse artigo, assim, modesto, ao mesmo tempo em que pode gerar polmicas. Por isso, ressaltamos desde j que temos em conta aqui somente a teoria marxista e o tratamento do fenmeno jurdico propiciado por essa de acordo com alguns trechos de Marx, Engels e Lukcs.
ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

Aqui no vamos alm disso. No podemos buscar, por exemplo, algo da dimenso da crtica leninista ao parlamentarismo em que ao mesmo tempo em que esse ltimo condenado de modo mordaz, aponta-se o infantilismo que desconsider-lo enquanto campo de disputa hegemnico. Talvez esse princpio leninista valha tambm ao Direito, isso bom ficar claro. No entanto, aqui no podemos tratar desse assunto resta-nos somente a tarefa modesta de expor os princpios de uma crtica marxista ao Direito. E, como se ver isso no algo to simples. *** Apontou Engels que o Direito jurdico, que apenas reflete as condies econmicas de determinada sociedade, ocupa posio muito secundria nas pesquisas tericas de Marx. (ENGELS; KAUTSKY, 2012, p. 34) Ou seja, quando tratamos do Direito de uma perspectiva marxista temos sempre que tomar cuidado para no partirmos de problemticas jurdicas e trat-las de modo pretensamente marxista. No possvel darmos autonomia ao fenmeno jurdico para somente depois buscarmos integr-lo numa perspectiva mais ou menos coerente. Antes, preciso que notemos que a gnese e a estrutura do Direito no so aspectos atemporais; esto ligados a um processo histrico que resulta justamente na consolidao da sociedade capitalista. Esta consolidao foi aquilo a que Marx dedicou estudo detido, sendo preciso que partirmos dela, j que segundo o autor o Direito nunca pode ultrapassar a forma econmica e o desenvolvimento cultural, por ela condicionado, da sociedade. (MARX, 2012, p. 31) O fenmeno jurdico, pois, no ponto de partida para uma teoria rigorosamente ligada s pesquisas do autor de O capital, sendo sempre preciso afirmar, terica e praticamente, a prioridade do contedo poltico-social em relao forma jurdica. (LUKCS, 2007, p. 57) 1 Logo de incio, pois, podemos afirmar que algum que se veja e se coloque como um jurista, dificilmente poder ter uma concepo efetivamente marxista quanto ao Direito: no se pode partir de problemas jurdicos e se buscar uma resposta marxista para eles; adequado enxergar como esses problemas surgiram vendo qual o solo poltico-social das questes decisivas aos rumos, manuteno, e mesmo ruptura com determinada sociedade.

Sobre a forma jurdica, cf. PACHUKANIS, 1989.


ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

Se somente mencionarmos essa posio de Marx, Engels e Lukcs, no entanto, permanecemos em um horizonte unilateral. Partiramos de meros princpios abstratos se parssemos aqui. Se quisermos romper com essa unilateralidade, bom mencionarmos uma passagem de Marx sobre as revolues que marcam a aurora do capitalismo. Vejamos:
As revolues de 1648 e de 1789 no foram as revolues inglesa ou francesa, foram revolues de tipo europeu. No foram o triunfo de uma determinada classe da sociedade sobre a velha ordem poltica; foram a proclamao da ordem poltica para uma nova sociedade europia. Nelas triunfou a burguesia; mas o triunfo da burguesia foi o triunfo de uma nova ordem social, o triunfo da propriedade burguesa sobre a propriedade feudal, da nacionalidade sobre o provincialismo, da concorrncia sobre o corporativismo, da partilha do morgado, do domnio do proprietrio de terra sobre a dominao do proprietrio a partir da terra, do esclarecimento sobre a superstio, da famlia sobre o nome da famlia, da indstria sobre a preguia herica, do direito burgus sobre os privilgios medievais. (MARX, 2010, p. 322).

A ruptura representada por essas revolues clara na passagem. Com o triunfo da burguesia e do capital tem-se uma nova ordem social. Nela o localismo suplantado pela nacionalidade, o corporativismo pela concorrncia, a superstio pelo esclarecimento2, os privilgios pelo Direito. Essa nova ordem poltica trouxe consigo a emergncia do Estado nacional, do mercado como regulador das atividades cotidianas dos indivduos, e o aparecimento da razo em sua forma iluminista. Trouxe tambm o Direito, o qual somente se afirma ao se contrapor aos privilgios feudais. Ou seja, a configurao da sociedade depois das revolues burguesas completamente distinta daquela antiga, suplantada pela emergncia da burguesia como classe dominante. Essa diferena, no entanto, no estabelecida de um dia para o outro tem-se um processo em que o Estado, o capital e o Direito (e at certo ponto, a razo) so utilizados pela burguesia contra a nobreza, tendo-se justamente a bandeira da abolio dos privilgios feudais na dianteira na legitimao da nova ordem. E, preciso destacar, esse ltimo ponto de grande importncia para o que tratamos aqui.

Aqui no podemos tratar da noo de esclarecimento. Somente apontamos que ela fora para Marx e Engels um progresso. No entanto, deve ser vista em meio emergncia do capital. Como disse Engels: pretendia-se instaurar um Estado racional, e tudo que contradissesse a razo eterna deveria ser enterrado sem a menor piedade. [...] na verdade essa razo eterna no era seno a inteligncia idealizada do homem de classe mdia daqueles tempos, do qual haveria de sair, em seguida, o burgus. (EN GELS, 1990, p. 223)
ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

Se a ideologia religiosa fora caracterstica da ordem feudal, segundo Engels, outra forma de ideologia ter importncia fundamental na sociedade capitalista. Neste sentido, diz o autor sobre a Revoluo Francesa e suas conseqncias:
A bandeira religiosa tremulou pela ltima vez na Inglaterra no sculo XVII, e menos de cinqenta anos mais tarde aparecia na Frana, sem disfarces, a nova concepo de mundo, fadada a se tornar clssica para a burguesia, a concepo jurdica de mundo. (ENGELS; KAUTSKY, 2012, p. 18).

Na viso engelsiana, as questes religiosas teriam por trs de si relaes sociais e disputas de hegemonia; aqui no podemos tratar disso. No entanto, para o que nos diz respeito, preciso apontar para a centralidade do Direito quando se trata das disputas ideolgicas da poca.3 De acordo com a passagem, a concepo jurdica de mundo elevada ao patamar de ideologia burguesa por excelncia, a qual busca legitimar o domnio dessa classe partindo da luta contra os privilgios feudais. Segundo Engels, trata-se da secularizao da viso teolgica. Os dogmas e o direito divino eram substitudos pelo direito humano, e a igreja pelo Estado. (ENGELS, KAUTSKY, 2012, p. 18) Ou seja, tem-se na ideologia jurdica, principalmente sob a forma daquilo que pode ser chamado, grosso modo, de jusnaturalismo, um instrumento de luta contra a nobreza, mas tambm a legitimao de outra forma de domnio, o domnio burgus. Seguindo esse raciocnio, pode-se dizer que o terreno em que as disputas ideolgicas esto mais fortemente enraizadas na formao do capitalismo aquele do Direito. Isto ocorre at mesmo porque, em grande parte, as lutas da burguesia ascendente foram travadas contra os privilgios feudais e se expressaram na reivindicao da igualdade jurdica. Assim, enquanto ideologia4, o discurso jurdico teve uma funo concreta, aquela da luta contra a nobreza, da consolidao e da legitimao da nova ordem nascente. Essa ordem, por seu turno, expande-se sob o domnio de Napoleo, cujo governo responsvel pela sistematizao do Direito civil que se apresenta no Cdigo napolenico, modelo para praticamente todos os cdigos civis da atualidade.
3

No utilizamos aqui a noo de ideologia somente enquanto uma espcie de falsa conscincia. Acreditamos que o sentido da expresso em Marx mais amplo. Como diz Lukcs, segundo Marx, toda ideologia serve para travar a luta no interior dos conflitos que surgem no terreno econmico-social. E, dado que toda a sociedade de classes produz continuamente esses conflitos, tem lugar nela uma permanente batalha ideolgica. (LUKCS, 2008, p. 101) 4 Sobre a noo de ideologia, Cf. LUKCS, 2010.
ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

Nesses cdigos esto expressas demandas relacionadas segurana negocial, aos contratos, s obrigaes recprocas dos sujeitos de direito, proteo da propriedade, todos indispensveis no comrcio e na circulao de mercadorias. Ou seja, a forma jurdica essencial no revestimento das relaes econmicas que se tornam dominantes com a ascenso da burguesia, sendo o prprio carter tendencialmente sistemtico5 do Direito, expresso tambm nas codificaes, um fruto do processo de desenvolvimento da sociedade capitalista.6 Como diz Lukcs: normalmente, s o desenvolvimento geral da circulao de mercadorias fora a organizao daquela sistematizao abstratogeral. (LUKCS, 1981, p. CIII) O discurso jurdico e o Direito propriamente dito, tm grande importncia, pois. Mas no so autnomos. Dependem do devir da circulao mercantil que j se coloca subordinada reproduo do capital. Tem-se, pois, aquilo que Lukcs chamou de prioridade ontolgica da economia sobre o Direito aparece de modo claro na seguinte passagem de Engels:
Visto que o desenvolvimento pleno do intercmbio de mercadorias em escala social isto , por meio da concesso de incentivos e crditos engendra complicadas relaes contratuais recprocas e exige regras universalmente vlidas, que s poderiam ser estabelecidas pela comunidade normas jurdicas estabelecidas pelo Estado -, imaginou-se que tais normas no proviessem dos fatos econmicos, mas dos decretos formais do Estado. Alm disso, uma vez que a concorrncia, forma fundamental das relaes entre livres produtores de mercadorias, a grande niveladora, a igualdade jurdica tornou-se o principal brado de guerra da burguesia. Contribui para consolidar a concepo jurdica de mundo o fato de a luta da nova classe em ascenso, aliada destes, era uma luta poltica, a exemplo de toda a luta de classes, luta pela posse do Estado, que deveria ser conduzida por meio de reivindicaes jurdicas. (ENGELS; KAUTSKY, 2012, p. 19).
5 6

e que

Voltaremos depois, com mais cuidado, a esse ponto. A seguinte passagem de Marx, que no pode ser analisada aqui, deixa clara a relao entre a forma jurdica e a forma mercantil: As mercadorias no podem por si mesmas ir ao mercado e se trocar. Devemos, portanto, voltar a vista para seus guardies, os possuidores de mercadorias. As mercadorias so coisas e, conseqentemente, no opem resistncia ao homem. Se elas no se submetem a ele de boa vontade, ele pode usar a violncia, em outras palavras, tom-las. Para que essas coisas se refiram umas s outras como mercadorias, necessrio que os seus guardies se relacionem entre si como pessoas, cuja vontade reside nessas coisas, de tal modo que um, somente de acordo com a vontade do outro, portanto, apenas mediante um ato de vontade comum a ambos, se aproprie da mercadoria alheia enquanto aliena a prpria. Eles devem, portanto, reconhecer-se reciprocamente como proprietrios privados. Essa relao jurdica, cuja forma o contrato, desenvolvida legalmente ou no, uma relao de vontade, em que se reflete uma relao econmica. O contedo dessa relao jurdica ou de vontade dado por meio da relao econmica mesma. (MARX, 1988, p. 79) Para uma anlise mais cuidadosa da passagem, Cf. SARTORI, 2011.
7

Cf. SARTORI, 2010.


ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

A escala social na qual o intercmbio de mercadorias se desenvolve abrange a totalidade de determinada formao social e tende ao mbito global, ao estabelecimento do mercado mundial. Tal escala decorre de relaes sociais j presididas pelo capital, sendo a concesso de incentivos e crditos essencial manuteno e reproduo do sociometabolismo vigente na nova ordem. Relaes contratuais, engendradas entre sujeitos iguais, podemos dizer, sujeitos de direito 8, deste modo, adquirem centralidade de modo a configurarem-se os livres produtores de mercadorias por meio da concorrncia e da troca mercantil. No intercmbio de mercadorias, pois, tm-se igualdade, e liberdade, certamente. No entanto, preciso ficar claro que elas (essenciais forma jurdica) esto relacionadas intimamente com esse nivelador mencionado na passagem acima, o mercado. Ou seja, a razo pela qual a igualdade torna-se uma das principais bandeiras da burguesia est primeiramente ligada crtica aos privilgios feudais; depois ela tem sua base no desenvolvimento geral da circulao de mercadorias, sendo esses processos intimamente interligados. A liberdade jurdica diz respeito precipuamente liberdade contratual ao passo que a igualdade jurdica relacionada tambm ao fato de pessoas substancialmente desiguais (um trabalhador que no detm meios de produo muito diferente de um burgus detentor de meios de produo) serem tratas como iguais na esfera mercantil. Assim, a nova ordem, em que a ideologia jurdica, a concepo jurdica de mundo tem funo de grande importncia, aquela em que a relaocapital, a prpria relao de explorao capitalista, toma forma e se coloca sob seus prprios ps sob as vestes do Direito. Por conseguinte, os brados de igualdade que permearam o discurso jurdico reconciliam-se com a desigualdade fundante da relaocapital.9 Neste sentido, na perspectiva marxista, se no se remete para alm da esfera jurdica ao analisar o Direito, comete-se um grande erro, aquele de se fetichizar as relaes jurdicas, as quais so indissociveis do processo de gnese do prprio capital.

8 9

Cf. PACHUKANIS, 1989. Como disse Marx:o processo que cria a relao -capital no pode ser outra coisa que no o processo de separao entre o trabalhador e a propriedade das suas condies de trabalho, um processo que por um lado transforma os meios sociais de subsistncia e de produo em capital, por outro, os produtores imediatos em operrios assalariados. (MARX, 1988 b, p. 252)
ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

Continuemos. Tm-se uma sociedade assentada sobre a separao dos trabalhadores dos meios de produo, sobre a relao-capital. A luta pela consolidao dessa ordem era uma luta poltica, a exemplo de toda a luta de classes, luta pela posse do Estado, que deveria ser conduzida por meio de reivindicaes jurdicas no que, novamente, destacamos a importncia do Direito na consolidao da sociedade capitalista. Porm, deve-se destacar que sempre preciso que fiquemos atentos a um fato: para o marxismo, muito embora a esfera jurdica seja essencial ao capitalismo, no ela que preponderante preciso sempre que nos perguntemos se as relaes econmicas so reguladas por conceitos jurdicos ou, ao contrrio, so as relaes jurdicas que derivam das relaes econmicas. (MARX, 2012, p. 27) Ou seja, so determinaes reflexivas o Direito, o Estado e a economia capitalista, certamente.10 Porm, isso no quer dizer que no haja um momento preponderante no processo em que a ordem do capital se assenta. Trata-se da base dessa sociedade,o ponto de partida efetivo dela, a prpria produo social, o ato em que todo o processo transcorre novamente. (MARX, 2011, p. 49) O ato de se produzir e reproduzir concretamente a relao capital o verdadeiro ponto de partida da sociedade capitalista, tendo sido um erro imaginar que as normas no proviessem dos fatos econmicos, mas dos decretos formais do Estado. O capital uma relao impensvel sem o Estado moderno e o Direito, mas ele se assenta na produo social, sendo a prpria forma da igualdade jurdica decorrente, no de anseios de justia abstratos, mas da abstrao da mercadoria, clula da produo capitalista.11 No que diz Marx:

O Direito, por sua natureza, s pode consistir na aplicao de um padro igual de medida; mas os indivduos desiguais (e eles no seriam indivduos diferentes se no fossem desiguais) s podem ser medidos segundo um padro igual de medida quando observamos do mesmo ponto de vista, quando tomamos apenas por um aspecto determinado,[...] , todos os outros aspectos so desconsiderados. (MARX, 2012, p. 31).

A exigncia do padro igual de medida liga-se abolio dos privilgios e ao estabelecimento do mercado como mediador universal do sociometabolismo do capital. No entanto, essa exigncia est conectada prpria particularidade do fenmeno
10 11

Cf. SARTORI, 2010. Cf. MARX, 1988 a.


ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

jurdico sua forma universal (indissolvel do desenvolvimento geral da circulao de mercadorias) est ligada a uma forma de sociabilidade em que se impe uma medida especfica. Veja-se. Mesmo sendo a sociabilidade humana multifacetada, o Direito s pode tomar um aspecto por essencial, sendo todos os outros desconsiderados. Ou seja, tm-se a esfera jurdica configurada somente ao haver uma funo preponderante na sociedade, no capitalismo a econmica, sendo a igualdade jurdica ligada de modo inelutvel s determinaes do capital.12 A subsuno a um critrio e a uma medida geral, pois, no pode significar seno que se tm a subordinao prpria totalidade do processo reprodutivo do capital. Neste sentido, diz Lukcs:
Aqui podemos dizer que o sonho da justia presente em todas as tentativas, mesmo que seja, como deve ser, entendida em termos jurdicos, no pode se situar alm da concepo definitivamente econmica de igualdade, igualdade esta que determina de modo socialmente necessrio que se realiza na circulao de mercadorias, e que no pode deixar de permanecer base real, portanto, no supervel do pensamento, de todas as concepes jurdicas de igualdade e da justia. O conceito de justia que deriva daqui um dos mais ambguos produtos do curso do desenvolvimento do homem. (LUKCS, 1981, p. CV).

A concepo econmica de igualdade, amparada pela circulao de mercadorias presidida pela reproduo do capital, impe-se ao Direito. As concepes de justia que se prendam ao fenmeno jurdico, pois, tm sempre por base real o processo capitalista de produo, tendo-se, assim, sempre, o estreito horizonte jurdico burgus (MARX, 2012, p. 32) por referncia. V-se, pois, que, do ponto de vista marxista, o Direito indissocivel do capital e de seus rumos. No basta, porm, que apontemos isso. Como indicou Lukcs, o conceito e justia ligado esfera jurdica um dos mais ambguos produtos do curso do desenvolvimento humano, sendo preciso ver como essa ambigidade efetiva. *** Se o Direito indissocivel da forma mercantil e da economia capitalista, preciso que ressaltemos que isso nem sempre foi um entrave ao desenvolvimento social. Como dito, o fenmeno jurdico esteve relacionado ascenso de uma nova ordem,
12

Aqui no podemos discutir a questo transio para o socialismo na obra de Marx. No entanto, devemos apontar que durante o perodo imediatamente posterior revoluo socialista, ainda permanece o Direito e mesmo o Estado, sendo o primeiro, como todo o direito, um direito da desigualdade. (MARX, 2012, p. 31) Isso talvez possa levar a reafirmar que o capital permanece afetivo durante a transio. (Cf. MSZROS, 2002)
ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

em sua poca, revolucionria. A igualdade jurdica foi essencial nas lutas de classe da burguesia tambm, sendo essa classe social extremamente progressista diante do domnio da aristocracia. Ou seja, se a justia relacionada ao Direito reconcilia-se necessariamente com a produo capitalista, h de se apontar que o capitalismo teve seus momentos progressistas, no sendo a defesa de reivindicaes jurdicas mero exerccio de cinismo tratou-se de demandas efetivamente justas na poca. Essa justia no se ligou s ao triunfo de uma determinada classe da sociedade sobre a velha ordem poltica; foi ativa na proclamao da ordem poltica para uma nova sociedade europia. Ou seja, a concepo jurdica de mundo deve ser vista em meio ao desenvolvimento do capitalismo, sendo preciso reconhecer que ela fora um enorme avano a que esteve ligada a emancipao poltica inerente nova ordem.13 O ethos da concepo jurdica de mundo inicialmente revolucionrio, pois. Como disse Engels sobre a ascenso da burguesia numa passagem citada acima, pretendia-se instaurar um Estado racional, e tudo que contradissesse a razo eterna deveria ser enterrado sem a menor piedade. No entanto, o mesmo autor logo em seguida complementa que esse mpeto racional, essa razo eterna (no sentido iluminista, do esclarecimento) no era seno a inteligncia idealizada do homem de classe mdia daqueles tempos, do qual haveria de sair, em seguida, o burgus. Assim, a ideologia jurdica foi progressista, revolucionria e racional na aurora da burguesia. Sempre teve por trs de si os imperativos do capital, mas esses ltimos tiveram uma funo importante no desenvolvimento social. mesmo possvel apontar que, por vezes, os prprios ideais de igualdade e liberdade, na verdade relacionados circulao de mercadorias, puderam ter uma relao tensa com o processo de consolidao do domnio do capital. Basta pensar na Revoluo Francesa, em que a liberdade, a igualdade, a propriedade foram apropriados pelo pelos camponeses e pelos sans cullotes de modo radical ao passo que os dirigentes e os legisladores da revoluo buscaram realizar as verdades da razo eterna.

13

Disse Marx sobre a emancipao poltica: ela representa um enorme progresso. Porm, no constitui a forma final de emancipao humana, mas a forma final desta emancipao dentro da ordem mundana at agora existente. (MARX, 2001, p. 24)
ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

Esses ltimos, no entanto, tiveram que ficar restritos ao ser social do capitalismo em que a verdade dos ideais de justia (e daquilo que pode ser chamado de jusnaturalismo) no outra que aquela da dominao do capital. Assim, mesmo que o iderio da aurora das revolues burguesas possa ter sido radical e possa ter dado impulsos que estavam em contradio com a hegemonia burguesa, ele tem seu solo no desenvolvimento do capitalismo. Vejamos a ambigidade da situao:
Os legisladores revolucionrios da grande virada no fim do sculo XVIII agiram, pois, contradizendo seus ideais tericos gerais, mas em consonncia com o ser social do capitalismo, de modo ontologicamente coerente, quando em suas constituies subordinaram o representante idealista da generidade, o citoyen, ao bourgeois, que representava o materialismo dessa sociedade. Essa avaliao da importncia do ser tambm dominou mais tarde todo o desenvolvimento capitalista. Quanto mais energicamente se desenvolvia a produo, tanto mais o citoyen e seu idealismo se tornavam componentes dirigidos pelo domnio materialuniversal do capital. (LUKCS, 2010, p. 283).

Lukcs no diz em momento algum que os legisladores das revolues burguesas fossem cnicos aproveitadores e defensores convencidos daquilo de mais desumano no capital. Antes, aponta que os ideais tericos gerais desses legisladores estiveram conectados com as noes de cidadania, de igualdade, de razo, e tambm com a busca da participao poltica igualitria dos cidados. Ou seja, esses homens procuraram voltar-se para aquilo que parecia racional na aurora da sociedade capitalista. E isso no imediatamente idntico ao apoio decidido aos imperativos reprodutivos do capital, os quais se expressavam na figura do burgus. No entanto, como aponta o marxista hngaro, tanto o bourgeois quanto o citoyen so indissociveis da nova ordem e somente podem ser compreendidos em relao a ela. Esta ltima no puramente conformista e foi extremamente revolucionria os ideais que se mostraram com ela foram componentes importantes na luta por uma nova sociedade. Tal luta, porm, tem seus limites na produo amparada pela relao-capital. Os limites da cidadania e dos ideais revolucionrios esto no ser social do capitalismo de tal feita que mesmo os legisladores mais utpicos tiveram que agir de modo condizente com esse ser. As constituies tiveram que subordinar de modo claro o cidado ao burgus na figura do homem, como apontou tambm Marx em A questo judaica. Deste modo, teve-se a reduo do homem, por um lado, a um membro da sociedade civil [ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

burguesa], indivduo independente e egosta e, por outro, a cidado, a pessoa moral. (MARX, 2001, p. 37)14 Porm, tal reduo, tal separar o homem em medidas e parmetros com o auxlio do Direito, efetivo somente quando o inevitvel resultado do crescimento e desenvolvimento do capitalismo que o burgus fica no topo e o idealismo do cidado torna-se seu servo. (LUKCS, 1970, p. 41) Ou seja, na aurora da burguesia teve-se o discurso jurdico atrelado a uma noo universalista de cidadania a qual, at certo ponto, parecia se contrapor ao prprio domnio material-universal do capital. A viso jurdica de mundo chegou a beirar o radicalismo, pois. Ao mesmo tempo, a prtica dos legisladores teve de ater-se ao ser do capitalismo, de modo que o idealismo de seus discursos era efetivo somente com o materialismo da sociedade capitalista e do burgus. Houve inevitvel reconciliao. Grande parte do carter progressista da burguesia passou pela concepo jurdica de mundo a qual andou de mos dadas com o discurso cidado , pois. Mas preciso ficarmos atentos e destacarmos que, medida que a produo capitalista desenvolve-se, o prprio domnio burgus passa a ser um entrave ao desenvolvimento social o mpeto revolucionrio da burguesia no dura para sempre. Depois de certo ponto, essa classe claramente conservadora: a manuteno da ordem do capital demanda represso aos trabalhadores e precisa at mesmo que se cale o discurso outrora revolucionrio da burguesia, o discurso cidado (entendido em seu carter radical inicial). Durante as revolues do sculo XVIII, a burguesia esteve na dianteira e foi progressista; porm, j nos meados do sculo XIX, isso no mais se d, havendo grande participao de trabalhadores nas revolues de 1848 e, o que mais chocante, represso sanguinria Comuna de Paris, a primeira revoluo socialista da histria. Ou seja, ao passo que depois de 1848 a sociedade capitalista se apresenta j com toda a sua fealdade consumada (LUKCS, 1965, p. 106), aquilo que acompanha o desenvolvimento do capitalismo, como o Direito, tambm muda sua face.
14

Como diz Chasin: o circuito institucional do capital, totalizado pelas interconexes entre sociedade civil e Estado, inclui o papel forte do poder poltico na reproduo ampliada do capital, e, em sentido inverso, a modalidade pela qual a sociabilidade do capital representa e reproduz a formao poltica dominante de acordo com sua prpria imagem. Graas, portanto, a interdependncia entre sociedade civil e Estado, tendo o capital como centro organizativo de ambos, se pe e repe o efetivo anel autoperturbador. (CHASIN, 1999, p. 102).
ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

Disse Lukcs que isso se d na medida em que a produo capitalista demanda regulamentao segura (que tambm se expressa na forma da segurana jurdica15) e estvel das relaes sociais, essas ltimas as quais precisam ser controladas inclusive no que diz respeito s prticas cotidianas dos homens. Deste modo:
Quanto mais o Direito se torna regulador normal e prosaico da vida cotidiana, tanto mais vai, em geral, desaparecendo o pthos que o havia envolto no perodo de sua formao, e tanto mais fora adquirem nele os elementos manipulatrios do positivismo. (LUKCS, 1981, p. XCVII).

O desenvolvimento do capitalismo faz da burguesia uma classe decadente, que no traz mais o progresso social, mas a mera manuteno modo de produo vigente. A concepo jurdica de mundo acompanha essa classe social, e a ltima j aceita a fealdade consumada do capitalismo ou seja, se antes a ideologia jurdica foi progressista e esteve marcada por uma nova ordem, isso no mais se d: a nova ordem de outrora j deixou para trs a revoluo e a transformao das condies de vida dos homens; sua manuteno demanda a conservao consciente da desumanidade do domnio do capital. A esfera jurdica, assim, deixa de ser marcada por um discurso que tenta conjugar a razo, a participao popular e a supremacia do cidado sobre o burgus o triunfo desse ltimo j evidente. O terreno do Direito, antes acompanhado pela busca da transformao da vida poltica do povo, passa a ser preponderantemente um campo de defesa da ordem do capital. Neste sentido, o Direito vem a atrelar-se de modo mais direto tarefa de assegurar certa normalidade, aquela da circulao de mercadorias, da produo capitalista. De modo expresso e consciente a defesa do Direito confunde-se com a defesa da ordem estatuda, a qual passa a ser considerada no s legal, mas legtima e inevitvel. A igualdade e a liberdade so vistas em muito menor medida de modo ambguo. Passam a se relacionar de modo explcito e direito esfera contratual, aos crditos, aos incentivos comerciais. Prevalece de modo claro a manipulao da lei, manipulao subordinada diretamente aos imperativos econmicos, sobre as demandas de justia em sentido mais amplo:
Cada vez mais forte se torna a necessidade social que as conseqncias jurdicas de uma ao sejam calculadas antecipadamente da mesma maneira que as prprias
15

Cf. SARTORI, 2010.


ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

transaes econmicas. Faz-se, assim, atual o problema da subsuno e com ela aquelas discrepncias especficas que dela resultam. (LUKCS, 1981 B: CIII).

O clculo e manipulao, que pareciam ser efetivos somente na esfera do burgus, do bourgeois, aparecem de modo claro no mbito jurdico. Tm-se uma democracia formal16 calcada no domnio de uma classe social conservadora e no esvaziamento daquilo que havia de mais progressista no discurso burgus, que se apresentou tambm na concepo jurdica de mundo. Quando ganha fora o positivismo na teria jurdica, pois, tem-se um sintoma do carter conservador e desumano do modo capitalista de produo. No se trata de um mero desvio do jurista frente s questes de justia; a manipulao no algo que invade o ser do Direito, ela o modo preponderante como esse ser efetivo sob o capitalismo amparado numa classe conservadora. H diferenas entre o discurso jurdico em seu perodo de sua formao e a concepo jurdica de mundo que se instaura como ideologia por excelncia da defesa do capital, claro. Elas, no entanto, expressam somente diferentes graus de desenvolvimento do modo de produo capitalista para dizermos de modo cru, so duas faces da mesma moeda. No , pois, o positivismo algo simplesmente antagnico ao jusnaturalismo. Tambm no h s ruptura entre a figura do jurista enquanto algum de importncia decisiva na revoluo burguesa e o jurista como um tcnico adstrito ao Direito positivo. Tm-se modificaes substanciais no desenvolvimento social e no na peculiaridade do fenmeno jurdico, ligada aos rumos do capital. Com a consolidao do Direito como um regulador prosaico da vida social, problema central passa a ser aquele da subsuno, da adequao do caso particular norma geral.17 A esfera jurdica aparece como uma sdita do direito posto, o qual, como j destacado, expressa de modo mais ou menos coerente as condies de reprodutibilidade da ordem vigente. Isso fica claro na passagem abaixo:
O funcionamento do Direito positivo se apia, portanto, sobre o seguinte mtodo: manipular um turbilho de contradies de modo tal que dele surja um sistema, no
16

Lukcs destaca conseqncias essncias disso que somente podem ser indicadas aqui: a democracia formal do liberalismo privatiza o homem. O desaparecimento do cidado no apenas corresponde ao empobrecimento e a uma desmoralizao da vida pblica [...], mas ao mesmo tempo significa uma mutilao do homem como indivduo e como personalidade. (LUKCS, 2007, p. 3 0) 17 Cf. SARTORI, 2010.
ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

s unitrio, mas tambm capaz de regular praticamente, tendendo ao timo, o contraditrio acontecer social, de sempre se mover com elasticidade entre plos antinmicos (por exemplo, violncia pura e vontade persuadida que se aproxima da moral), a fim de sempre produzir no curso de contnuas alteraes do equilbrio no interior de um domnio de classe em lenta ou rpida transformao as decises e os estmulos s praticas sociais mais favorveis quela sociedade. (LUKCS, 1981, p. CX).

Tem-se a prevalncia do Direito positivo o qual se torna um campo de manipulao que busca regular praticamente o acontecer social em prol da manuteno da lei e da ordem, ou seja, da ordem do capital. Os distintos imperativos, elevados a estatuto de normas jurdicas, so relacionados concretamente a decises e prticas favorveis manuteno de determinada sociedade. E, por meio do clculo e das previses, os especialistas, a saber, os prprios juristas18, procuram estabelecer parmetros, medidas, os quais se relacionem de modo mais adequado ao sociometabolismo que, depois de determinado ponto da na histria, deixam como pressuposto.19 Ou seja, a concepo jurdica de mundo vem a colocar-se precipuamente como aquela que no visa justia em sentido amplo, mas busca de decises e de prticas adequadas a determinado parmetro que no questionado, mas que objetivamente se liga reprodutibilidade capitalista. Ao mesmo tempo em que a preponderncia do positivismo expressa o carter conservador da ideologia jurdica, esse conservadorismo traz consigo uma forma de ideologia a qual busca um sistema unitrio, coerente e autnomo quanto quilo que regula. Expliquemos. O desenvolvimento do Direito enquanto cincia autnoma liga-se ao processo em que a esfera jurdica subordina-se reproduo do capital. Deste modo, pode-se mesmo dizer que, em verdade, quanto mais a esfera jurdica aceita os rumos do modo de produo capitalistas como suas diretrizes, mais ela procura se ver como autnoma e amparada somente no sistema jurdico do Direito positivo. O jurista apoltico, neutro, operador do Direito, pois, no um fruto do desenvolvimento de uma

18

Imediatamente se observa que, simultaneamente ao surgimento da esfera jurdica na vida social, um grupo de pessoas recebe o mandato social de impor, atravs da fora, os objetivos desse complexo. (LUKCS, 1981, p. XC)
19

bom aqui que nos lembremos que a medida,, como visto na passagem da Crtica ao programa de Goetha citada acima, apontada por Marx como central forma jurdica.
ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

cincia digna de tal nome, mas o resultado de algo mais amplo, do contraditrio desenvolvimento do ser social do capitalismo. A esse aspecto voltaremos depois. Neste momento, ainda temos que destacar algo muito importante. bom ressaltar que conforme o carter sistmico e positivo do Direito se impe, no cessa o conflito social. Muito embora no seja desejvel classe dominante o desenvolvimento das contradies colocadas pelo seu prprio domnio, essas contradies se perpetuam. E so elas que do a tnica dos problemas da sociedade capitalista, problemas aos quais o Direito se voltar. A manipulao jurdica, pois, uma tentativa de suspender as contradies decorrentes da relao-capital por isso, na esfera jurdica, as questes decisivas para o sociometabolismo vigente nunca podem ser decididas de modo satisfatrio: a base objetiva e real dessas questes mantida e se tenta de modo mais ou menos adequado prorrogar a resoluo efetiva daquilo que decisivo aos rumos da sociedade. A partir do momento em que ao jurista cabe uma postura tcnico-jurdica, tem-se inviabilizada a via de superao do capital. Ao mesmo tempo, tal postura no acidental ao ser do Direito, ela est em sua prpria essncia, no sendo possvel qualquer forma de nostalgia quanto aos tempos de jusnaturalismo. Resta, pois, que uma efetiva superao dos antagonismos sociais nunca se d pelo Direito. Ele obrigado a se mover com elasticidade entre plos antinmicos, pressupondo sempre uma sociabilidade que tem por base antinomias como aquelas entre o cidado e o burgus, a moral e a violncia, o consenso e a dominao. Como visto, estas antinomias, em verdade, reconciliam-se a favor da manuteno da ordem burguesa. Oscilar em torno dessas oposies j significa estar sob o domnio do capital. Esta oscilao, por seu turno, est na base da possibilidade da manipulao jurdica de modo que no s preciso mostrar como o Direito indissocivel dos rumos do capital e como esses rumos so decisivos configurao da esfera jurdica enquanto campo manipulado. necessrio analisar como no fenmeno jurdico a manipulao se apresenta com vestes de cientificidade e de neutralidade axiolgica. Agora, pois, trataremos desse aspecto procurando ver como na especificidade do fenmeno jurdico manifesta-se a manipulao, visvel tambm na teoria jurdica.
***
ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

Dissemos que h uma tendncia prevalncia da abordagem positivista na teoria jurdica, procurando mostrar como aspectos manipulatrios tomam a dianteira quando se trata da configurao do Direito depois de seu perodo de formao e consolidao. A natureza tendencial dessa prevalncia, no entanto, no foi destacada com o necessrio cuidado. O processo de desenvolvimento capitalista contraditrio sendo impossvel traar linearmente seus rumos e a influncia desses rumos no fenmeno jurdico. Em verdade, cotidianamente, convivem aspectos opostos de um mesmo fenmeno; e, por sua vez, da relao entre esses aspectos tm-se tendncias mais ou menos claras. Isto dito, h uma passagem da Ontologia do ser social que pode ser importante:
Ao lado Direito efetivo que realmente funciona, o assim chamado Direito positivo, na conscincia social dos homens tem estado sempre presente a idia de um Direito no posto que deve valer como ideal para aquele positivo, o Direito natural. (LUKCS, 1981, p. XCII).

A prevalncia da abordagem positivista na teoria jurdica no impede que haja uma espcie de Direito natural a influenciar a conscincia cotidiana do homem comum e mesmo dos juristas. Cotidianamente, convivem tendncias opostas de um lado o Direito que realmente funciona, doutro certo ideal que pode se contrapor em maior ou menor grau efetividade desse Direito. Ambas as tendncias fazem parte de uma realidade unitria e no deixam de ter ntima relao com aquelas mencionadas antinomias, constitutivas da sociabilidade capitalista: caminham juntos, pois, o burgus e o cidado, a violncia e a moral, a dominao e o consenso, e, o que muito importante para o tema que aqui tratamos, o Direito positivo e o Direito natural.20 Tais opostos no inseparveis sempre e, assim como podemos dizer que no se pode falar de cidadania sem o burgus, no se pode falar do Direito natural sem o positivo que, depois de certo grau de desenvolvimento social, figura como aquele que realmente funciona. Portanto, a oposio entre essas duas abordagens do fenmeno jurdico constitutiva do prprio fenmeno, sendo a relao existente entre esses dois aspectos essencial ao se tratar da configurao efetiva do Direito em determinado momento. O Direito s pode se mover com elasticidade entre plos antinmicos por conter em si tambm uma antinomia inerente ao seu ser. Assim, mesmo o

20

Cf. SARTORI, 2010.


ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

funcionamento do Direito positivo requer certa oposio sua positividade; o manejo positivista da esfera jurdica tambm indissocivel da convivncia de tendncias opostas no seio do fenmeno jurdico. No entanto, ao indicarmos isso no chegamos ainda ao cerne dos aspectos manipulatrios que procuramos tratar. Uma passagem de Lukcs pode ser elucidativa sobre esse aspecto:
No positivismo, o Direito vigente de cada momento se torna um campo prtico de grande importncia, cuja gnese social e cujas condies sociais de desenvolvimento aparecem, ainda que no plano terico, cada vez mais indiferentes em relao a sua aproveitabilidade prtica. O novo fetichismo, portanto, consiste no fato de que o Direito tratado sempre rebus sic standibus como um campo fixo, compacto, determinado com univocidade lgica e, desta forma, objeto de pura manipulao no somente na prxis, mas tambm na teoria, onde entendido como um complexo fechado na prpria imanncia, auto-suficiente, acabado em si, que apenas possvel manejar corretamente mediante a lgica jurdica. (LUKCS, 1981, p. XCVIII).

Em meio ao desenvolvimento da sociedade capitalista, a historicidade do fenmeno jurdico aparece apagada. Isso primeiramente faz com que ele seja visto como uma forma inerente ao prprio ser humano o que, como vimos, no verdadeiro. Esse aspecto fetichista do fenmeno essencial efetividade do Direito que j perdeu seu potencial contestador quanto ordem do capital. A questo ligada de modo mais claro manipulao quando se v que as condies sociais sob as quais a esfera jurdica funcional so tendencialmente indiferentes aplicabilidade, subsuno da norma jurdica ao caso concreto. Isso propicia uma abordagem fetichista em que no s o Direito aparece ter vida prpria quando se trata do jurista e de sua atuao tcnico-jurdica, premente que o Direito tenha uma lgica prpria sob a qual a efetividade jurdica se mostra justamente ao encobrir suas razes sociais. O sistema jurdico do Direito positivo, assim, uma vez tornado indiferente sua gnese e s condies sociais de sua efetividade, pode ser visto como um campo fixo, compacto, determinado com univocidade lgica. Aspectos como a coerncia do ordenamento jurdico, seu carter sistemtico e sua completude, apontados como essenciais ao Direito por filsofos como Norberto Bobbio, relacionamse a esse processo que aqui estamos tratando e que indissocivel de uma esfera essencialmente eivado pela manipulao. A importncia e a centralidade atribudas ao Direito vigente no s ligam-se ao esgotamento do carter progressista da burguesia;
ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

constituem tambm traos inerentes prevalncia da manipulao terica a que diuturnamente os advogados recorrem e que marca o ensino jurdico na atualidade. Terica e praticamente, tm-se uma esfera manipulada, por conseguinte. Ao se apresentar como um complexo fechado na prpria imanncia, autosuficiente, acabado em si, que apenas possvel manejar corretamente mediante a lgica jurdica, o Direito aparece como uma esfera de manipulao. Surge como essencial teoria jurdica no mais preocupaes relacionadas s condies sociais de vida dos homens, mas a problemtica da subsuno e os meandros que da decorrem. O estudo da esfera jurdica passa a dizer respeito, sobretudo, aos aplicadores do Direito. Assim, o posto respeitvel de jurista indissocivel de uma postura manipulatria que tem como princpio, para que usemos uma expresso corrente na teoria brasileira, a inegabilidade dos pontos de partida, dentre esses pontos de partida, claro, a prpria produo capitalista tomada por suposta e a compreenso do Direito enquanto uma esfera autnoma, pensada e utilizada somente mediante uma lgica jurdica. Portanto, ao mesmo tempo em que h certos apelos a uma espcie de Direito natural sem a qual o Direito no se sustenta, o funcionamento deste ltimo pode se dar na mais completa ignorncia quanto s razes sociais das reivindicaes de justia que se dirigem contra a positividade do Direito vigente. Assim, o Direito posto acompanhado da idia de um Direito no posto que deve valer como ideal para aquele positivo ao passo o processo objetivo no qual a esfera jurdica toma forma faz com que haja fetichizao dessa esfera, faz com que ela se separe da busca real de justia social. A prpria separao clara entre esses Direitos e a necessria prevalncia do Direito posto so frutos do desenvolvimento social. Novamente, pois, preciso destacar que , segundo Lukcs, no essencial, ilusria a busca de um Direito positivo no reificado ou fetichista aparando-se em uma espcie de Direito natural; se algo pode se contrapor ao fetichismo jurdico isso est alm do Direito. Envolve a transformao das bases da sociedade, com a supresso da forma jurdica. Vejamos o que se aponta na Ontologia do ser social:
S a unicomprensividade cada vez mais abstrata do Direito moderno, a luta para regular, no mais alto grau, todas as atividades importantes da vida, - um sintoma objetivo da socializao da sociedade levou-o a desconhecer a essncia ontolgica

ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

da esfera do Direito e, portanto, a tais extremizaes fetichistas. (LUKCS, 1981, p. XCVII).

O processo pelo qual o Direito se universaliza e se ope aos privilgios feudais o mesmo em que seus aparentes autonomia, fechamento e auto-suficincia tomam forma. Quando se configura como um regulador das atividades cotidianas dos homens e quanto tem como suposta determinada ordem, o fenmeno jurdico j tem consigo, em potncia, os aspectos fetichistas mencionados acima. Na medida mesma em que as distintas esferas da sociedade relacionam-se necessariamente com o Direito, esse aparece como autnomo. Sua aparente autosuficincia no seno resultado de sua conexo necessria com o desenvolvimento social e com os rumos do capitalismo. Em verdade, deve-se dizer que a luta para regular, no mais alto grau, todas as atividades importantes da vida tem consigo um mpeto totalizador dependente, no da vontade dos juristas, ou de demandas de justia, mas do modo como objetivamente o capital se pe. Como disse Mszros:
O sistema do capital , na realidade, o primeiro na histria que se constituiu como totalizador irrecusvel e irresistvel, no importa quo repressiva tenha de ser a imposio de sua funo totalizadora em qualquer momento e em qualquer lugar que encontre resistncia. (MSZAROS, 2002, p. 97).

Sendo o Direito inseparvel da forma-mercadoria e de seu fetichismo, em meio ao processo de consolidao e de expanso da relao-capital em mbito global, juntamente com mediao universal das relaes sociais pela mercadoria, tm-se a expanso do fetichismo jurdico. A socializao da sociedade sob a gide do capital um grande progresso na medida em que as barreiras ao desenvolvimento humano deixam de ser simplesmente naturais21 e de serem vistas como imutveis; continuam existindo entraves, certamente. No entanto, trata-se de entraves, cada vez mais, exclusivamente sociais os quais, como tais, so passveis de transformao consciente pela atividade do homem. Desta
21

preciso atentar aqui para a ressalva lukacsiana: O ser humano pertence ao mesmo tempo (e de maneira difcil de separar, mesmo no pensamento) natureza e sociedade. Esse ser simultneo foi mais claramente reconhecido por Marx como processo, na medida em que diz, repetidas vezes, que o processo do devir humano traz consigo um recuo das barreiras naturais. importante enfatizar, fala-se de um recuo, no de um desaparecimento das barreiras naturais, jamais sua supresso total. O Homem nunca , de um lado, essncia humana, social, de outro pertence natureza; sua humanizao, sua socializao no significa uma clivagem de seu ser em esprito (alma) e corpo. (LUKCS, 2010, p. 42)
ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

maneira, a partir do momento em que a sociabilidade humana mediada pelas relaes capitalistas de produo e pelo mercado tendencialmente mundial, a conexo existente entre os indivduos no mais acidental, mas necessria. Objetivamente, os homens conectam-se uns com os outros sendo a prpria expanso do capital a propiciar essa situao. Com a relao-capital colocada sobre seus prprios ps vm o Estado e o Direito, sendo a luta para regular juridicamente a atividade humana em sua totalidade um sintoma objetivo da socializao da sociedade. Com essa regulamentao, no entanto, vm novas barreiras, aquelas do prprio desenvolvimento do capital, podendo-se considerar tambm o Direito como um entrave ao desenvolvimento humano e quilo que Marx chamou de emancipao humana.22 Que fique claro, o processo que traz a totalizao do capital, a abrangncia universal da esfera jurdica e os entraves sociais ao desenvolvimento humano o mesmo. Somente a transformao da base desse processo capaz de modificar substancialmente as questes que partem desse solo. E isso nos remete novamente questo do fetichismo que marca o Direito. Neste ponto, j possvel vermos como a manipulao e o fetichismo mencionados se expressam concretamente na prtica diuturna do jurista. Em sua Esttica, Lukcs aponta algo de grande relevo para esse tema:
Nenhuma lei artigo de lei, etc., possvel sem uma particularizao que o determine, pelo mero fato de que o ponto final de toda a jurisdio a aplicao ao caso singular. Mas isso no contradiz a supremacia categorial da generalidade neste terreno. Pois os princpios que o determinam tm que expressar-se em uma forma geral para manifestar a essncia do Direito; a particularidade e a singularidade so em parte objetos em parte meios de execuo desse domnio da generalidade. (LUKCS, 1966, p. 222).

O Direito indissocivel da afirmao de uma forma de universalidade, e isso diz respeito prpria forma jurdica. A universalidade uma determinao da prpria existncia do fenmeno jurdico; isso, no entanto, no significa que esse carter universal seja auto-suficiente: decorre ele da universalizao e da totalizao do capital. Essa a base real da esfera jurdica e essa esfera no pode ultrapass-la.23
22 23

Cf. MARX, 2001. Aqui importante termos em mente a ressalva de Lukcs: o engano idealista consiste em no ver na universalidade da generidade uma expresso do ser, mas apenas uma determinao do pensamento (abstrao). Essa abstrao, porm, jamais separvel da verdadeira essncia da objetividade existente,
ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

A generalidade da lei e da jurisdio, como mencionado, so expresses dessa mesma universalidade. Ignorar que somente pela prxis do jurista que tal aspecto se afirma, porm, um erro. preciso atentar para o fato de a generalidade da lei, por meio da subsuno, particularizada no caso singular.24 Deste modo, a forma jurdica impensvel sem a atuao do jurista e da aplicao da lei no caso concreto. E isso ocorre de tal feita que a universalidade da esfera jurdica somente pressuposta por aquele que opera o Direito. Ou seja, aquilo que diz respeito ao prprio ser do Direito justamente o que no explicado na prtica cotidiana tcnico-jurdica. O fenmeno jurdico, deste modo, ganha feies claramente manipulatrias, dado que visto somente por seu aspecto tcnico, imediato e utilitrio. E, sob esse ponto de vista, central a aplicao da lei, a eficcia legislativa, a vigncia, a validade, todas vistas de um modo dplice: ao mesmo tempo em que tal perspectiva demanda certa compreenso da realidade social que d base ao Direito, essa base mistificada pelas categorias jurdicas. No s o sistema do Direito positivo de fato, no se desenvolve como reflexo adequado da realidade social, tem-se uma manipulao que a homogeiniza em termos abstrato-idealistas. (LUKCS, 1981, p. CI) Tal homogeneizao se d medida que o essencial ao Direito aparece ao jurista e cincia jurdica, no na figura do processo social de produo, mas na subsuno. Tudo se passa como se o Direito tivesse como ponto de partida somente o prprio Direito. Em teoria, seria possvel operar na esfera jurdica somente com base na validade de tal ou qual norma de tal feita que aquilo que parece dar fundamento essa esfera parece estar nela mesma. Trata-se daquele novo fetichismo mencionado por Lukcs anteriormente e que tem expresso exemplar em teorias como as de um Kelsen e de um Bobbio, mesmo que haja distines significativas entre ambos os autores. Partindo-se de uma manipulao que a homogeiniza em termos abstratoidealistas as relaes sociais, a base real do fenmeno jurdico aparece encoberta na

uma determinao do pensamento somente em termos secundrios, derivados. Ela no seno a constatao, no pensamento, de uma situao existente. (LUKCS, 2010, p. 78) 24 Como destaca Lukcs, universal, partcula e singular no so meras determinaes lgicas, devendo o marxismo primar pela apreenso da singularidade, da particularidade e da universalidade como determinaes da realidade (LUKCS, 1968, p. 6)
ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

medida mesma em que dela que parte o carter fetichista assumido pela forma jurdica.25 No prprio ser do Direito se tm essas determinaes, sendo o maior ou o menor grau de fetichismo assumido pelas teorias jurdicas dependente de situaes concretas que faam com que a esfera jurdica seja vista como mais ou menos autosuficiente. Aqui no podemos tratar dessas circunstncias ou das diversas teorias sobre o fenmeno que aqui tratamos somente indicamos o carter essencial que toma o fetichismo na prpria forma universal do Direito. Continuemos. Com base nas determinaes expostas, o contedo e a forma jurdicos podem mesmo vir a assumir na teoria jurdica e na viso jurdica de mundo uma roupagem fetichista de artfices da prpria realidade: verdade que as relaes sociais da sociedade capitalista tm uma roupagem jurdica, verdade tambm que a subsuno da norma jurdica ao caso concreto tem grande importncia no processo social de reproduo capitalista. Porm, preciso que percebamos que o momento preponderante da produo da realidade a produo social. Somente possvel que os imperativos jurdicos sejam efetivos caso existam em potencialidade na prpria realidade poltico-social os rumos que so, post festum, reconhecidos pelo Direito. Nesse sentido, como disse Marx, o Direito, nada mais que o reconhecimento do oficial do fato. (MARX, 2004 A: 85)
26

Portanto, v-se que possvel ao jurista e ao

terico do Direito enxergar o ltimo como auto-suficiente e, por isso mesmo, dar esfera jurdica importncia desmedida. As prticas sociais, por terem consigo uma roupagem jurdica, podem vir a ser vistas, em si, como jurdicas. Na viso jurdica de mundo, assim, pode ocorrer uma inverso ideolgica na qual o Direito que aparece como predominante, aparentando estarem as relaes de produo, a forma econmica e o desenvolvimento cultura subordinados regulamentao jurdico-institiucional. A deciso judicial, a aplicao da norma, a subsuno, deste modo, podem se mostrar ao jurista como artfices da realidade social trata=se de uma iluso, certamente. No entanto, ela constitutiva do ser do Direito depois de determinado grau de desenvolvimento do capital no se tratando simplesmente de uma questo de m-f.

25 26

Lukcs chamou isso de duplo carter do reflexo jurdico. Cf. SARTORI, 2010. Ao aprofundar o raciocnio de Marx, Lukcs aponta a prioridade ontolgica do econmico (LUKCS, 1981, p. XCIX)
ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

Ao pressupor a produo capitalista como dada, h uma confisso de impotncia por parte da esfera jurdica a qual, assim, essencialmente conservadora. Ao mesmo tempo, essa confisso, no sem a aceitao consciente da universalidade da forma mercantil, d base ao carter sistemtico que a teoria jurdica atribui ao Direito positivo. Essa sistematicidade, por sua vez, relaciona-se intimamente com a procura de se elevar o Direito ao status de cincia autnoma e relacionada precipuamente prtica do jurista, de tal modo que essa prtica que parece ser central, sendo os problemas a serem tratados por essa cincia algo tcnico-jurdico e no poltico-social. Portanto, possvel dizer que da confisso de impotncia da esfera jurdica diante dos imperativos do capital vem sua tendncia a se colocar como um grande Demiurgo. A postura marxista diante disso, j dissemos aquela de afirmar, terica e praticamente, a prioridade do contedo poltico-social em relao forma jurdica. Vemos, pois, que insustentvel procurarmos, um marxismo jurdico deve-se procurar, terica e praticamente, a crtica marxista ao Direito. Antes de darmos por encerrada nossa anlise, no entanto, destacaremos mais um aspecto de importncia sobre o que expomos. sempre bom que enxerguemos a coexistncia das tendncias positivistas e jusnaturalistas no seio da teoria jurdica. Disso j tratamos. Tambm preciso, porm, que compreendamos o crescimento da hermenutica jurdica, que pretende se colocar contra o idealismo do jusnaturalismo e contra alguns aspectos do positivismo, em meio s determinaes por ns expostas. Vejamos. Na hermenutica, ao jurista cabe um papel de enorme importncia na medida em que a particularizao da generalidade do ordenamento jurdico no vista s como a realizao da universalidade da lei ou do sistema do Direito positivo; tratarse-ia da prpria produo do Direito por meio de um ato individual. Diante do reconhecimento por parte dos operadores do Direito da dificuldade de se manipular um turbilho de contradies de modo tal que dele surja um sistema, surge uma tendncia a se buscar a superao das insuficincias da forma jurdica na interpretao, realizada em cada caso particular. Isso possa se dar com boas intenes em alguns casos, como aqueles de juristas militantes e progressistas. Porm, em essncia, tem-se a fetichizao da deciso individual e da particularizao da norma jurdica. As bases da forma jurdica, do Direito e das desigualdades e injustias so preservadas.
ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

A abrangncia totalizadora da relao-capital e do fetichismo da mercadoria tamanha que muitas vezes so justamente as prticas aparentemente contrrias a ela que a fortalecem. No podemos realizar uma crtica hermenutica aqui, claro. No entanto, importante destacar que se tendo em conta o que expusemos, podemos dizer que, em verdade, a hermenutica jurdica no vai contra as vicissitudes do Direito, ela as afirma: parte justamente da centralidade atribuda subsuno, tem como base uma deciso individual do jurista e incapaz de superar efetivamente a forma jurdica. Essa superao s possvel objetivamente com a transformao, realizada de modo coletivo e revolucionrio, das bases do sociometabolismo do capital.27 *** O capital uma relao social hierrquica que supe tambm a diviso entre o especialista e o homem comum. Quando se trata do Direito, isso se expressa na separao entre a compreenso tcnico-jurdica e os imperativos de justia que esto na boca do homem cotidiano. Assim, ao se enfocar a atividade do jurista progressista como parte da soluo das questes decisivas da sociedade capitalista, tem-se a reproduo de uma sociabilidade em que os especialistas so centrais. Mesmo buscando-se sair do mbito de dominao do capital por meio daquilo que melhor h na esfera jurdica, tem-se, em verdade, a reafirmao das bases sociais daquilo criticado. Aqui no podemos trar do assunto com cuidado isso demandaria anlises empricas que no podemos realizar no momento. No entanto, para que mostremos que nossa posio no arbitrria nem contrria ao esprito marxista, vale citar Engels:
Assim como outrora a burguesia, em luta contra a nobreza, durante algum tempo arrastara atrs de si a concepo teolgica tradicional de mundo, tambm o proletariado recebeu inicialmente a concepo jurdica e tentou cont-la contra a burguesia. As primeiras formaes proletrias, assim como seus representantes tericos, mantiveram-se estritamente no jurdico terreno do direito, embora construssem para si um terreno do direito diferente do da burguesia. (ENGELS; KAUTSKY, 2012, p. 20).
27

Novamente devemos destacar que aqui no nos propomos uma tarefa da grandiosidade de um Lenin. Somente apontamos aspectos que, segundo o marxismo, so incompatveis com a busca de uma emancipao efetiva. Buscamos aqui expor que a viso jurdica de mundo, em sua essncia, obscurece, e no ilumina, a prxis social transformadora. Sempre preciso afirmar, terica e praticamente, a prioridade do contedo poltico-social em relao forma jurdica, o que no significa que o Direito deva ser descartado como um campo de lutas (isso seria um infantilismo, para dizermos com Lenin). Aqui no podemos tratar desse assunto, infelizmente.
ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

Se verdade que a luta anticapitalista s pode partir daquilo oferecido pelo prprio capital, no verdade que, para que a atividade crtica seja efetiva, no haja necessidade de superao da forma pela qual essa luta se d de imediato. Seria equivocado aos socialistas permanecerem no terreno do direito, tal qual teria sido errado para a burguesia ter permitido que sua luta se desenvolvesse, sobretudo, no terreno teolgico. A defesa da teologia de um Lutero ou de um Calvino no bastou para que a hegemonia burguesa pudesse ser defendida com real eficincia correlatamente, aos trabalhadores no basta a defesa de um Direito diferente do da burguesia. A busca de uma esfera jurdica distinta, em verdade, e segundo o prprio Engels, seria indissolvel da imaturidade das concepes proletrias do passado. Permanecer no terreno da concepo jurdica de mundo e tentar se colocar contra o domnio do capital no s seria ilusrio, como anacrnico. verdade: as armas que a prpria burguesia forjou podem, at certo ponto, voltar-se contra ela, no entanto, para que se ultrapasse o domnio burgus, so necessrias novas armas as quais trazem consigo a superao do capital, do Estado e do Direito.28 Portanto, o marxismo no revolucionrio e no adequado para tratar da esfera jurdica somente por se colocar ao lado dos trabalhadores; a teoria de Marx e Engels de grande serventia na luta socialista pela emancipao humana na medida em que um potente antdoto contra as iluses do movimento contestador. Por isso, essencial, como j afirmado, no uma teoria do Direito crtica e marxista, mas uma crtica marxista ao Direito. No que diz Engels de modo elucidativo sobre a condio de explorao dos trabalhadores sob a gide do modo de produo capitalista:
A classe trabalhadora [...] no pode exprimir plenamente a prpria condio de vida na iluso jurdica da burguesia. S pode conhecer plenamente essa condio se enxergara realidade das coisas, sem as coloridas lentes da burguesia. (ENGELS; KAUTSKY, 2012, p. 21).

A iluso jurdica, cujo fundamento buscamos expor acima, seria extremamente prejudicial aos trabalhadores e luta socialista, resta claro. A prpria realidade das
28

Cf. MARX, 2011. Aqui, neste ponto, no entanto, o marxismo muito tem a progredir. Uma tentativa interessantssima nesse sentido foi feita por Lukcs, no entanto, podendo ser muito proveitoso nos voltarmos ao estudo cuidadoso da obra do marxista hngaro. Sobre o assunto, Cf. LUKCS, 1970.
ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

coisas seria deformada pelas coloridas lentes burguesas da concepo jurdica de mundo. Portanto, preciso insistir que no possvel em hiptese alguma se falar em socialismo com base numa concepo como a jurdica, que deixe de modo mais ou menos intacto o cerne do problema, a transformao do modo de produo. (ENGELS; KAUTSKY, 2012, p. 20) Sem a transformao da base do processo social, a reconciliao com o domnio do capital inevitvel. Portanto, mesmo concepes bem-intencionadas como aquelas que primam pela distribuio de renda, pelo carter realmente pblico do Estado, pela moralizao da poltica, pela expanso dos direitos e pela defesa das prticas cidads so essencialmente ilusrias (mesmo que, sob determinadas circunstncias, progressistas) podendo, na esteira de Marx, ser relacionadas, na melhor das hipteses, a somente um tipo de socialismo:
O socialismo vulgar (e a partir dele, por sua vez, uma parte da democracia) herdou da economia burguesa o procedimento de considerar e tratar a distribuio como algo independente do modo de produo e, por conseguinte, de expor o socialismo como uma doutrina que gira principalmente em torno da distribuio. (MARX, 2012, p. 33).

O Direito indissocivel da circulao mercantil regida pelos imperativos do capital. Em seu desenvolvimento, na esfera jurdica se toma como suposta a relaocapital e o sociometabolismo ai amparado. Ao mesmo tempo, quando a produo capitalista deixada intacta em sua essncia, somente medidas paliativas, e a longo prazo insustentveis, podem ser tomadas ficando o Direito (quando visto como um instrumento de transformao social) adstrito busca de relaes de distribuio mais justas. Tm-se a a procura pela melhor distribuio de renda, por melhores salrios, por condies mais igualitrias e justas de trabalho reivindicaes, at certo ponto, taticamente justas em um programa poltico mas isso se d somnete ao se manter a produo que engendra relaes de distribuio, manter-se-se o trabalho assalariado, perpetua-se o domnio do capital sobre o trabalho. Assim, muito embora todo aquele que se diga marxista tenha obrigao de se posicionar contra as prticas capitalistas, normalmente chamadas de neoliberais, de desmonte e de espoliao, a defesa daquilo que est sendo atingido (como os direitos trabalhistas na atualidade, por exemplo) nunca
ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

basta. preciso ir muito alm e se colocar de modo claro contra a prpria estrutura hierrquica do capital, e ela est expressa tanto na fbrica e nos escritrios das empresas, como no mbito jurdico em que os especialistas tomam a dianteira. No possvel nem aconselhvel que se espere por patres justos, governos justos e populares ou juristas militantes como disse Marx, todas as revolues [...] apenas aperfeioaram a maquina estatal, em vez de se livrar desse pesadelo sufocante. (MARX, 2011, p. 126) E na maquina estatal, certamente podemos colocar as engrenagens do Direito, embora a esfera jurdica no se confunda com a estatal. Marx claro ao dizer ser preciso acabar com a mquina estatal. Podemos acrescentar, na esteira de Marx, de Engels, de Lukcs e de Pachukanis: necessrio igualmente se livrar do Direito e da concepo jurdica de mundo. Com essa ltima, na melhor das hipteses tm-se uma busca ilusria por igualdade e liberdade29 a qual se liga ao socialismo jurdico criticado por Engels e ao socialismo vulgar enfaticamente atacado por Marx. No lugar do Estado para o povo, da universalizao de direitos justos, a administrao pelo povo, isso sim faria sentido. (MARX, 2012, p. 55) Portanto, nada passa mais longe do marxismo do que a defesa de um Direito socialista somos contra o Direito, o Estado e o capital, todos, indissociveis do processo histrico de consolidao e de decadncia da ordem burguesa. A relao entre o Direito e o marxismo, pois, envolve sempre a crtica ao Direito e uma tomada de posio decididamente socialista.

Bibliografia:

CHASIN, Jos. Ensaios Ad Hominem, Tomo III- Poltica. Santo Andr: Ensaio, 1999

ENGELS, Friedrich. Anti-During. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.


29

Veja-se uma passagem esclarecedora e ligada ao assunto: a representao da soci edade socialista como o reino da igualdade uma representao unilateral francesa, baseada na velha igualdade, liberdade, fraternidade, uma representao que teve sua razo de ser como fase de desenvolvimento, em seu tempo e em seu lugar, mas que agora, como todas as unilateralidades das primeiras escolas socialistas, deveria ser superada, uma vez que serve apenas para provocar confuso nos crebros e porque, alm disso, descobriram-se formas mais precisas de tratar da questo. (MARX, 2012, p. 57)
ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

ENGELS, Friedrich; KAUTSKY, Karl. O socialismo jurdico. Traduo por Mrcio Naves e Lvia Cotrim. So Paulo: Boitempo, 2012.

LUKCS, Georg. Aportaciones a la Historia de la Estetica. Traduo por Manuel Sacristan. Mxico: Grijalbo, 1965

_______.Der Spigel entrevista o filsofo Lukcs. Traduo por Reiner Patriota. In: Verinotio: Revista On Line de Educao e Cincias Humanas, n 09. Belo Horizonte: 2008

________. Esttica, La Peculiaridad de lo Esttico. Traduo por Manuel Sacristan. V. III Questiones Preliminares y de Princpio. Mxico: Ediciones Grijalbo, 1966

_______. Introduo a uma Esttica Marxista. Traduo por Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1968

_______. La Riproduzione, Ontologia Dell Essere Sociale II. Riuniti. Traduo por Sergio Lessa. Roma. 1981 - Disponvel em: <http://www.sergiolessa.com>. Acesso em: 24 fev. 2008

_______. O jovem Marx e outros escritos filosficos. Traduo por Carlos Nelson Coutinho e Jos Paulo Netto. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.

_______. O Romance Histrico. Traduo por Rubens Enderle. So Paulo: Boitempo, 2011.

________. Prolegmenos para uma Ontologia do Ser Social. Traduo por Lya Luft e Rodnei Nascimento. So Paulo: Boitempo, 2010

ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

_______. Socialismo e democratizao. Traduo por Carlos Nelson Coutinho e Jos Paulo Netto. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008

_______. The Twin Crisis. In: New Left Review I/60. London: 1970

MARX, Karl. Crtica ao programa de Goetha. Traduo por Rubens Enderle. So Paulo: Boitempo, 2012.

_______. Grundrisse. Traduo por Mario Duayer. So Paulo: Boitempo, 2011.

_______. Misria da Filosofia. Traduo de Jos Carlos Orsi Morel. So Paulo: cone, 2004

_______. Nova Gazeta Renana. Traduo por Lvia Cotrim. So Paulo: EDUC, 2010

_______. O Capital, Volume I. Traduo de Regis Barbosa e Flvio R. Kothe. So Paulo: Nova Cultural, 1988

_______. O Capital, Volume II. Traduo de Regis Barbosa e Flvio R. Kothe. So Paulo: Nova Cultural, 1988 b

_______. Questo Judaica. In: Manuscritos Econmico-Filosficos. Traduo por Alex Marins. So Paulo: Martin Claret, 2001.

MSZROS, Istvn. Para Alm do Capital: Rumo a uma Teoria da Transio. Traduo por Paulo Cezar Castanheda e Srgio Lessa. So Paulo: Boitempo, 2002

PACHUKANIS, E.P. Teoria Geral do Direito e o marxismo. Traduo por Paulo Bessa. Rio de Janeiro, Renovar, 1989.

ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

SARTORI, Vitor Bartoletti. Direito e Fetichismo: Forma jurdica, Forma-Mercadoria e Alienao na Sociedade Civil-Burguesa. In: Cadernos de Direito e Marxismo. So Paulo: Expresso Popular, 2011

_______. Lukcs e a crtica ontolgica ao Direito. So Paulo: Cortez, 2010

ISSN 2237-0870 - Verso Online ISSN 2236-0492 - Verso Impressa

Das könnte Ihnen auch gefallen