Sie sind auf Seite 1von 5

NOME CHAMADA: PROCESSO DISCIPLINAR NA PMBA: APRENDA A SE DEFENDER.

ORIENTADORA: NELMA BARRETO( BACHAREL EM DIREITO E CINCIAS ECONMICAS, PS GRADUANDA EM CINCIAS CRIMINAIS E DIREITO MILITAR, POLICIAL MILITAR, SERVINDO ATUALMENTE NA CORREGEDORIA GERAL DA PMBA) Aula 01 A POLCIA MILITAR E A IMPORTNCIA DAS SUAS ATRIBUIES NO MBITO CONSTITUCIONAL. A manuteno da ordem pblica, em especial no seu aspecto de segurana pblica, atribuio das foras policiais, sendo esta funo essencial para a existncia da sociedade. O Estado como responsvel pelas questes de segurana, art. 142 e 144 da CF, busca por meio das corporaes policiais garantirem a incolumidade fsica e patrimonial dos administrados, para que estes possam realizar seus objetivos e contribuir para o aperfeioamento das Instituies. A polcia no decorrer dos tempos tem se mostrado como uma instituio responsvel no s pela manuteno da ordem pblica, mas tambm pelo cumprimento das decises administrativas e judiciais. A presena das foras policiais significa a preservao da ordem pblica, o respeito aos direitos fundamentais do cidado, que so essenciais para a existncia do estado democrtico de direito. A violao desses princpios, o uso indevido da fora, ao lado do abuso, leva a responsabilidade do Estado e de seus agentes, art. 37 6 da CF. A existncia da fora policial essencial para o desenvolvimento da sociedade e a manuteno da ordem e da paz social. Em decorrncia dessa importncia, o Estado deve buscar o aprimoramento das corporaes policiais, para se evitar que os cidados sejam penalizados. As foras policias no podem ser omissas no exerccio de suas atividades, sob pena de responsabilidade do Estado. O uso da fora para a manuteno ou reestabelecimento da ordem deve ser legtimo, sendo que o abuso, ou arbitrariedade, trazem como consequncia a obrigao de indenizar o administrado, que dever provar o nexo de causalidade entre o fato e a leso.

Aula 02 O PROCESSO DISCIPLINAR E SEUS RITOS PROCEDIMENTAIS

Explanar as sanes disciplinares e suas peculiaridades; Como evitar a responsabilizao administrativa numa infrao disciplinar; Como agir perante uma acusao em um PDS e em um PAD; O que uma Sindicncia?Qual seu cabimento?Qual seu procedimento? O que um PDS? Qual seu cabimento?Qual o seu procedimento? O que um PAD? Qual o seu cabimento?Qual o seu procedimento?

Aula 03 A REVISO DO PROCESSO DISCILINAR Conforme o art. 91 do Estatuto polical militar, o processo disciplinar poder ser revisto a qualquer tempo, a pedido ou de offcio, quando se aduzirem novos fatos ou circunstncias suscetveis de justificar a inocncia do punido ou a inadequao da penalidade aplicada. A reviso do processo no poder resultar agravamento de penalidade. Como agir atualmente para pedir a reviso do processo? Como pedir representao? A precluso em 30 dias a contar a publicao do direito de apresentar e reconsiderao. Existem prazos para representar e requerer.Porm, quando eivados de ilegalidade, podero ser revistos a qualquer tempo.

Aula 04 A IMPORTNCIA DO ADVOGADO NO PROCESSO DISCIPLINAR O posicionamento do STJ; O posicionamento do STF; Smula Vinculante n 05; A interpretao restritiva do art. 133 da CF;

Quais os pontos devem ser observados na contratao de um advogado na rea disciplinar?

PONTO PARA DISCUSSO: O PRINCPIO DA PUBLICIDADE E O BOLETIM GERAL RESERVADO BGR E O PRINCPIO DO JUIZ NATURAL NO PROCESSO DISCIPLINAR.

CURSO

EM

DIREITO

DISCIPLINAR

SOB

TICA

PRINCIPIOLGICA

CONSTITUCIONAL . Objetivo: Ampliar o conhecimento acerca de o Processo Disciplinar e seus ritos, passando pela importncia do advogado no referido processo e uma discusso sobre os princpios do Direito Administrativo. Pblico-Alvo: Policias Militares, advogados e estudantes.

Local de realizao: Auditrio Cenajur

Horrios: dia 06: 19:00 s 19:30 Abertura do evento 19:30 s 20:30 Aula 01 20;30 s 20:45 Intervalo 20;45 s 21:45 Aula 02 Dia 07: 19:30 s 20:30 Aula 03 20:30 s 20:45 Intervalo 20:45 s 21:45 Aula 04 Dia 08: Ponto de Discusso Sorteios de livros Encerramento.

Data: 06, 07 e 08 de agosto de 2013

Organizao do curso: CENAJUR e Barreto e Andrade Consultoria e palestras jurdicas. Recursos necessrios: data show;pasta em L;bloco de anotaes;canetas; gua; caf e uma confraternizao no dia seguinte com um caf da manh. Contatos: 87661348 96604890 87031009

Obs: Acreditamos na proposta desse curso, tendo em vista a necessidade que os policiais militares tm em conhecer sua legislao e os procedimentos adotados no processo disciplinar.

Ultimas Informaes

27, 28 e 29 de agosto, pode colocar essa datas ao invs de 06, 07 e 08, s horrios permanecem. Obrigada! Me mande por e-mail seus telefones, se tiver OI ou VIVO melhor. Nelma Barreto --

Das könnte Ihnen auch gefallen