Sie sind auf Seite 1von 7

PROCESSO LEGISLATIVO BRASILEIRO

1- Conceito:

A expresso processo legislativo compreende o conjunto de atos (iniciativa, emenda, votao, sano ou veto, promulgao e publicao) que o poder legislativo e o executivo executam para produzir uma lei. De acordo com a Constituio (art. 59), o processo legislativo compreende a elaborao de emendas Constituio, leis complementares, leis ordinrias, leis delegadas, medidas provisrias, decretos legislativos e resolues. O processo legislativo aplicado no dia- a- dia do Congresso Nacional e observa ritos formais, previstos na Constituio Federal, na lei complementar 95/1998, nos regimentos internos na Cmara dos Deputados e do Senado Federal.

2- As principais normas do processo legislativo:

2.1- Emenda a Constituio

Tm poderes de iniciativa para propor emendas Constituio:

1/3 dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado

Federal;

Presidente da Repblica;

Mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da

Federao (com manifestao da maioria simples dos membros de cada uma). A proposta discutida e votada em cada Casa (Senado e Cmara) em dois turnos e aprovada se obtiver, em ambos, o voto favorvel de 3/5 dos seus membros, isto 308 deputados e 49 senadores. A Emenda Constitucional promulgada pelas mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. E no permitido que matria rejeitada ou prejudicada seja objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa. Tambm no permitido que o objeto da Emenda tente abolir:

A forma federativa de Estado; O voto direto, secreto, universal e peridico; Direitos e garantias individuais.

Outra restrio emendas na vigncia de: interveno federal ou estado de defesa. 2.2- Conceito de lei complementar: A lei complementar tem seu surgimento vinculado ao aparecimento das constituies escritas, que em seu texto prev a lei complementadora. Dessa forma aquela prevista pela constituio federal com a finalidade de regrar matria especifica, conforme a previso constitucional. Afirmamos ento que lei complementar aquela assim prevista pela Constituio Federal, que tem matria prpria e exige quorum qualificado, de maioria absoluta para que seja aprovada.

2.3- Lei Ordinria

No processo de elaborao da lei ordinria sero observados os procedimentos comum ou ordinrio. Para tanto, impe-se uma marcha processual, seguindo-se fases de elaborao legislativa: Iniciativa, discusso e vetao; sano ou veto, promulgao.

2.3.1- Fase Introdutria Iniciativa de lei a faculdade que se atribui a algum ou algum rgo para apresentar projetos de lei ao Legislativo, podendo ser parlamentar ou extra parlamentar concorrente ou exclusiva. Diz-se, por outro lado, iniciativa de lei extra parlamentar aquela conferida ao chefe do Poder Executivo, aos Tribunais Superiores, ao Ministrio pblico e aos cidados (iniciativa popular de lei). Por sua vez, a iniciativa concorrente aquela pertencente a vrios legitimados de uma s vez ( por exemplo: Parlamentares e Presidente da Repblica), enquanto iniciativa exclusiva aquela reservada a determinado cargo ou rgo ( por exemplo: CF, art.61,1) anote-se que uma das funes primordiais do exerccio da iniciativa de lei, atravs da apresentao do projeto de Lei Ordinria no Congresso Nacional, definir qual das casas legislativas analisar primeiramente o assunto ( deliberao Principal) e qual atuar como revisora ( deliberao revisional). Assim, a discusso e votao dos projetos de lei de iniciativa do Presidente da Repblica, do Supremo Tribunal Federal, tribunais Superiores, dos cidados, tero inicio na Cmara dos Deputados, conforme preceituam os arts.61,2 e 64, caput, da Constituio Federal. 2.3.2- Fase Constitutiva Nessa fase, uma vez apresentado o projeto de lei ao Congresso Nacional, haver ampla discusso e votao sobre a matria nas duas casas, delimitando-se objeto a ser aprovado ou mesmo rejeitado pelo Poder Legislativo. Alm da atividade legislativa, na chamada deliberao parlamentar, caso o projeto de lei seja aprovado pelas duas casas legislativas, haver participao do chefe do Poder Executivo, por meio do voto ou sano ( deliberao executiva). 2.3.3- Promulgao Promulgao e atestar que a ordem jurdica foi alterada, declarando que uma lei existe e, em consequncia, devera ser comprida. Assim a promulgao incide sobre um ato perfeito e acabado, ou seja, a prpria lei, constituindo-se mera atestao da existncia da lei promulgada de sua executoriedade. Assim o projeto de lei torna-se lei,

ou com a sano presidencial, ou mesmo com a derrubada do veto por parte do Congresso Nacional, uma vez que a promulgao refere-se a prpria lei. Em regra, o prprio Presidente da Republica que promulga a lei, mesmo nos casos em que seu veto haja sido derrubado pelo Congresso Nacional. Para tanto, a Constituio Federal fixa um prazo de 48 horas, contadas da sano expressa ou tcita ou da comunicao da rejeio do veto, findo o qual, a competncia transfere-se ao Presidente do Senado Federal e, se este no promulga-la no mesmo prazo, o far o vicepresidente do Senado Federal ( CF, atr. 66, 7). 2.3.4- A publicao A publicao consiste em uma comunicao dirigida a todos que devem cumpri-la ato normativo, informando-os de sua existncia e de seu contedo, constituindo-se atualmente na insero do texto promulgado no Dirio Oficial, para que se torne de conhecimento pblico a existncia da lei, pois condio de eficcia da lei. Uma vez publicada a lei, no silencio do texto, entrar em vigncia aps 45 (quarenta e cinco) dias em todo pas, e no Estado Estrangeiro, trs meses depois de publicado ( LICC, art. 1), no lapso temporal denominado vocativo legis. A

prpria lei, porm poder estabelecer a data de incio de sua vigncia, sendo costumeiramente fixada de forma imediata. 2.4- Medida Provisria A medida provisria um ato normativo, com fora de lei, editada pelo Presidente da Repblica, no exerccio de competncia privativa, prevista no art.84,XXVI,da constituio federal. Uma vez editada, a medida provisria permanecer em vigor pelo prazo de 60 dias e ser submetida imediatamente ao poder legislativo, para apreciao, nos termos dos 12 incisos do art.62. O prazo ser contado da publicao da medida provisria, porm ficar suspensa nos perodos de recesso do Congresso Nacional. Assim poder

excepcionalmente exceder o prazo constitucional de 60 dias, e assim permanecer em vigor por 120 dias. Quando a medida provisria chegar ao Congresso Nacional, ser encaminhada para a comisso mista de Deputados e Senadores, que apresentar parecer por sua aprovao ou no. Aps anlise, pela comisso mista, ser encaminhada para a Cmara dos Deputados, que realizar a deliberao principal nesse processo legislativo e a primeira votao, devendo, antes de analisar seu mrito, efetivar juzo sobre os requisitos constitucionais exigveis, ou seja, sobre a presena de relevncia e urgncia. Tendo sido aprovado pela Cmara dos Deputados, por maioria simples, a medida provisria ser encaminhada ao Senado Federal, que igualmente dever analisar a presena dos requisitos constitucionais exigidos para sua edio, antes da analise do mrito eventual aprovao por maioria simples. A aprovao da medida provisria, ser convertida em lei, devendo o Presidente do Senado promulga-la, uma vez que se consagrou na espera Legislativo, remetendo ao Presidente da Repblica que publicar a lei de converso. Ressalte-se que, apesar de o prazo da medida provisria ter sido ampliado pela emenda constitucional n32/01 para 60 dias, se ela no estiver sido apreciada em at 45 dias contados de sua publicao, entrar em regime de urgncia. O regime de urgncia constitucional para medidas provisrias poder, excepcionalmente, estender-se por 75 dias, pois, no sendo suficientes os 15 dias restantes de vigncia da medida provisria, haver possibilidade de uma nica reedio por novo prazo de 60 dias, para que a medida provisria tenha votao encerrada. Por lgica, o regime de urgncia permanecer durante o prazo integral da reeleio da medida provisria.

2.5- Leis Delegadas As leis delegadas so elaboradas pelo Presidente da Repblica, que solicitar a competente delegao ao Congresso Nacional.

Como tiram sua validade da Constituio, dizemos que ato normativo primrio. Porm no pode cuidar de qualquer matria. A matria vedada medida provisria coincide com a que proibida lei delegada. Essa coincidncia no absoluta, pois h proibies que se aplicam somente MP (ex.: expor sobre sequestro de bens), bem assim vedaes que somente foram impostas lei delegada (ex.: dispor sobre direitos individuais). A delegao legislativa opera-se por meio de resoluo do Congresso Nacional. Essa delegao dever ser limitada, especificando a resoluo o contedo e os termos para o seu exerccio. Ser flagrantemente inconstitucional um ato de

delegao genrico, vago, impreciso, que passe ao Presidente da Repblica um verdadeiro cheque em branco em termos de competncia legislativa. A resoluo no pode ser validamente substituda, em tema de delegao legislativa, por lei comum, pois o processo legislativo de formao desta no se ajusta disciplina ritual fixada pelo art. 68 da CF. O processo de elaborao de lei delegada desencadeado por meio da solicitao de autorizao do Presidente da Repblica ao Congresso Nacional para a edio de lei sobre determinada matria. Efetivada a solicitao pelo Chefe do Executivo, o Congresso Nacional a examinar e, sendo aprovada, ter a forma de resoluo, que especificar o contedo e os termos para o exerccio da delegao concedida.

3- O princpio da irretroatividade tributria o princpio de Direito Tributrio que estabelece que no haver cobrana de tributo sobre fatos que aconteceram antes da entrada em vigor da lei que o instituiu. Segundo a doutrina majoritria, tal princpio decorre da ideia de irretroatividade das normas, segundo a Constituio, art. 5, segundo a qual "a lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada". De forma mais especfica, a irretroatividade tributria encontra seu fundamento legal na Constituio Federal, em seu art. 150, III, "a":

Art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: III - cobrar tributos: a) em relao a fatos geradores ocorridos antes do incio da vigncia da lei que os houver institudo ou aumentado; Da mesma forma que outros princpios de Direito Tributrio, como a legalidade e a anterioridade, a irretroatividade , na realidade, uma limitao ao poder de tributar, e que confere ao sujeito passivo um direito imunidade tributria em face do Estado.

Das könnte Ihnen auch gefallen