Sie sind auf Seite 1von 8

1/10/2010

Distribuio de vapor
Dimensionamento e especificao de tubos; dilatao trmica; purgadores

Dilatao trmica
Artifcios para flexibilizao de tubulaes de vapor

http://www.spiraxsarco.com/resources/steam-engineering-tutorials.asp

http://www.spiraxsarco.com/resources/steam-engineering-tutorials.asp

Desvio em U

Junta de expanso

Vantagens: compacta;

Vantagens: robustez, simplicidade, baixo custo; Desvantagens: requer espao.

Desvantagens: sujeito presso, requer alinhamento perfeito entre os tubos.

1/10/2010

Fole de expanso

Suportes para a tubulao


Espaamento recomendado entre suportes para tubulao de ao carbono, de acordo com a Euronorma EN 13480, Parte 3
Dimetro nom. (mm) 15 20 25 32 40 50 65 Horizontal (m) 1,8 2,4 2,4 2,4 2,4 2,4 3,0 3,0 3,7 4,5 Vertical (m) 2,4 3,0 3,0 3,7 3,7 4,6 4,6 5,5 5,5 5,5

Para trechos retos, L > 15 m, os suportes devem permitir o movimento de dilatao trmica do tubo.

Vantagens: compacta; no requer montagem mecnica; Desvantagens: deve incorporar limitadores; sujeita presso.

100 125 150

Formao
Aps o uso do vapor no(s) processo(s), o calor latente foi totalmente transferido, resultando em mudana para a fase lquida; O condensado tambm se forma devido s perdas de carga e de calor ao longo da tubulao de vapor;

Gerenciamento de condensado
Formao, remoo e dimensionamento da tubulao

http://www.spiraxsarco.com/resources/steam-engineering-tutorials.asp

1/10/2010

Purgadores
So acessrios para remoo de condensado; A queda de presso no purgador faz com que parte do condensado se reevapore; Este vapor chamado de flash.

Estudo de caso
Calcule a quantidade de vapor flash formada devido condensao de 700 kg/h de vapor saturado a 12 bar(m) quando sua presso cair para a atmosfrica. Resp. 123,2 kg/h

Vapor flash
Tende a ocupar grandes volumes na tubulao (cerca de 200x maior que o do condensado); A tubulao deve ser dimensionada de modo a evitar que o vapor flash a afogue;

Retorno de condensado
Porque se deve remover o condensado?
A alta velocidade do vapor no ramal principal pode arrastar gotas de lquido, levando corroso, golpes de arete e rudo; Em geral, os aparatos do processo devem operar secos para otimizar seu desempenho e evitar a corroso;

1/10/2010

Retorno de condensado
Porque se deve reutilizar o condensado?
Financeiramente justificvel; Economia de gua; Restries de efluentes; Produtividade da caldeira; Qualidade da gua.
http://www.spiraxsarco.com/resources/steam-engineering-tutorials.asp

Purgadores
Termostticos, termodinmicos e mecnicos

Termostticos

aberto

Termostticos
Vantagens
vlvula aberta

fechado entrada descarga

preenchido com vapor

Trs tipos: expanso lquida, de fole e presso balanceada; Minimizam a formao de flash, mas podem exigir tubulaes impraticveis. Seu funcionamento intermitente e precisam descarregar vapor vivo para fechar. Aplicaes tpicas em linhas de distribuio e processos onde a vazo de condensado baixa.

Compacto, leve e alta capacidade para seu tamanho; A vlvula est completamente aberta na partida, o que permite a descarga de ar e gases no-condensveis e mxima remoo de condensado em carga mxima; Robusto quanto ao congelamento; Ajusta-se automaticamente s variaes da presso do vapor. Tambm tolera superaquecimento de at 70 C; Manuteno simples e rpida.

Desvantagens
A vlvula no abre at que a temperatura do condensado esteja abaixo da do vapor, o que indesejvel se a aplicao no permite alagamento do espao do vapor (por exemplo, drenos principais e trocadores de calor).

1/10/2010

Termodinmicos
entrada

Termodinmicos
sede
abertura perifrica disco entrada cmara de controle

descarga filtro Na partida, a presso do condensado frio suspende o disco; O condensado quente perde presso pela entrada, gerando vapor flash em alta velocidade; A alta velocidade cria uma depresso sob o disco, ao mesmo tempo em que o espao sobre o disco preenchido; Como a rea acima do disco maior, a fora sobre o disco maior, forando-o sobre a sede e fechando a passagem. O fechamento permanece at que o vapor flash sobre o disco (cmara de controle) se condense; Isso ocorre ao chegar uma nova batelada de condensado, reiniciando o ciclo do purgador.

Extremamente robusto, com uma nica pea mvel (disco); o mais simples e barato, sendo por isso o mais utilizado (algumas vezes, inadequadamente); Opera devido ao efeito dinmico da passagem de vapor flash pelo seu interior.

Ar e condensado frio so descarregados pelas abertura perifricas sob o disco; So trs aberturas (apenas duas mostradas).

Termodinmicos
Vantagens
Operam em toda sua faixa operacional sem requerer qualquer tipo de ajuste; So simples e compactos , apresentando alta capacidade de remoo de condensado para seu tamanho; Suportam altas presses e vapor superaquecido, no sendo afetados por vibraes e golpes de arete; Construo em ao inox os tornam resistentes corroso; Manuteno simples e rpida; O som caracterstico da abertura e fechamento do disco evidencia seu correto funcionamento.

Mecnicos

Desvantagens
No funcionam bem sob pequenas diferenas de presso; Podem descarregar grandes quantidades de condensado durante a partida, se a taxa de aumento da presso do sistema for lenta; Se a taxa de aumento de presso for muito rpida, o ar pode bloquear o purgador. Modelos mais modernos possuem um dispositivo para evitar tal ocorrncia;. Pode-se utilizar tambm um purgador de ar termosttico em paralelo com o purgador termodinmico. A descarga ruidosa. Um difusor pode ser utilizado para amenizar este problema; O superdimensionamento leva ao aumento do nmero de ciclos e conseqente desgaste do disco.

Dois tipos: bia e panela invertida; Atuam por diferena de densidade; So os que melhor se adquam maioria das aplicaes; Especialmente adequados para grandes vazes de condensado e funcionamento contnuo.

1/10/2010

capsula termosttica

Mecnicos: bia
Vantagens
A bia comanda a abertura do orifcio. Conforme o condensado se acumula, a bia sobe, desalojando a vlvula e permitindo a descarga do condensado.

Mecnicos: bia
o purgador mais prximo do ideal; Descarrega condensado continuamente na temperatura do vapor; Opera bem com cargas altas ou baixas de condensado, e no afetado por mudanas bruscas de vazo ou presso; capaz de eliminar o ar automaticamente (termostato); Grande capacidade para seu tamanho; Resistente a golpes de arete.

extrao manual de ar

Purgadores antigos tm uma vlvula manual para extrao de ar, enquanto que os mais modernos possuem extrao de ar comandada por termostato, permitindo a passagem de ar ao mesmo tempo em que a descarga de condensado controlada.

Desvantagens
Sujeito a danos por congelamento; Requer diferentes montagens internas para diferentes faixas de presso.

Mecnicos: panela invertida


sada orifcio orifcio de sangramento panela invertida

Mecnicos: panela invertida


Vantagens
Pode suportar altas presses; Boa tolerncia a golpes de arete; Pode ser usado em linhas de vapor superaquecido; O modo de falha normalmente aberto.

Na partida, o ar tambm eleva a panela e fecha a vlvula. O orifcio de sangramento essencial para permitir que o ar saia. Como o orifcio pequeno e a queda de presso baixa, a extrao do ar relativamente lenta. Um purgador de ar em paralelo reduz o tempo de partida.

Desvantagens
Extrao lente de ar; Requer condensado atuando como selo, o que pode gerar perda de vapor se este se desfizer em funo de queda acentuada de presso; Exige vlvula de reteno na entrada em aplicaes onde h flutuaes de presso; Sujeita a danos por congelamento; Requer diferentes montagens internas para diferentes faixas de presso.

entrada

orifcio fechado

orifcio aberto

sangramento de ar e vapor

1/10/2010

Drenagem do ramal principal


Inclinao de 1:100 a cada 30-50 m de intervalo

Drenagem do ramal principal


Dimensionamento da bota:
D (mm) at 100 125 200 acima de 250
vapor purgador de bia

d1 (mm) D 100 min. D / 2

d2 (mm) min. 100 min. 150 min. D

vapor

bota purgador

condensado retorno de condensado

Drenagem do ramal principal


Formao de condensado durante a partida:
Calor latente requerido para aquecer a tubulao at a temperatura de operao

Estudo de caso
Calcule a taxa de formao de condensado durante o aquecimento da tubulao de vapor especificada anteriormente. Resp. 48,6 kg/h
A especificao de purgadores feita principalmente a partir deste parmetro; Queda de presso, regime de operao (contnuo ou intermitente) e parmetros geomtricos tambm devem ser considerados; Milhares de opes no mercado. Consulte os fabricantes.

1/10/2010

Purgadores de processo
Alm dos purgadores da linha principal, os purgadores do processo devem ser especificados; Cada processo deve ter seu prprio purgador; A Spirax-Sarco tem um bom guia de seleo:
http://www.spiraxsarco.com/resources/steamengineering-tutorials/steam-traps-and-steamtrapping/considerations-for-selecting-steamtraps.asp

Linha de retorno de condensado


A sada de todos os purgadores devem descarregar nesta tubulao; Trs pontos a se observar:
No incio da operao, ar ser descarregado pelos purgadores; A seguir, grande quantidade de condensado frio; Atingido o regime permanente, vapor flash vai se formando na descarga dos purgadores;

Uma boa prtica dimensionar a tubulao para a condio de carga inicial; Em geral, o retorno se d por gravidade, especificando-se uma inclinao para compensar a perda de carga.

Estudo de caso
a) Dimensione a tubulao de retorno de condensado do nosso caso, considerando velocidade de escoamento de 1 m/s e comprimento da tubulao de 70 m. b) Qual deve ser a inclinao para que a gravidade compense a perda de carga? Resp. a) 1/2; b) 6,7 %

Das könnte Ihnen auch gefallen