Sie sind auf Seite 1von 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE - Centro Acadmico de vitria

ATLETISMO E GINSTICA

ALUNA: FRANCIELE CONCEIO

SO LOURENO DA MATA, 23/05/2013 Atividade Fsica

A atividade fsica consiste na realizao de todo e qualquer movimento corporal produzido pelos msculos esquelticos, que resulta num gasto de energia acima dos nveis de repouso (como lavar a loua, varrer a casa, lavar o carro, tirar o p dos mveis, andar etc.) De acordo com Bouchard e Shephard (1994), a atividade fsica claramente a componente mais varivel de todos os fatores que influenciam o gasto energtico dirio. A ausncia de atividade fsica origina uma maior acumulao energtica, podendo ser um fator para o desenvolvimento da obesidade (Motta 2002). A inatividade fsica (falta de atividade fsica) foi identificada como o fator de risco para a quarta maior mortalidade global (6% das mortes em todo o mundo). Alm disso, inatividade fsica estimada como sendo a causa principal de aproximadamente 21-25% dos cancros do clon e da mama, 27% de diabetes e aproximada mente 30% da carga isqumica cardaca doena. A atividade fsica no deve ser confundida com exerccio. Exerccio uma subcategoria da atividade fsica que planejada, estruturada, repetitiva e proposital no sentido de que a melhoria ou manuteno de um ou mais componentes da aptido fsica o objetivo. A atividade fsica inclui o exerccio, bem como outras atividades que envolvem o movimento corporal e so feitas como parte de jogar, trabalhar, transporte ativo, tarefas domsticas e atividades recreativas. Todo exerccio fsico uma atividade fsica, mas nem toda atividade fsica um exerccio fsico.

Exerccio Fsico

Os exerccios fsicos so considerados como uma sequncia sistematizada de movimentos de diferentes segmentos corporais, executados de forma planejada e com um determinado objetivo a ser atingido. Por exemplo: um passeio ao ar livre considerado uma atividade fsica, enquanto uma caminhada orientada um exerccio fsico, j que possui um determinado planejamento, como a intensidade e a durao e o objetivo, que pode ser a queima de gordura. Ambos trazem diversos benefcios para a sade, como o controle do peso corporal, perda de gordura, diminuio da presso arterial, reduo do estresse, alm de prevenir doenas como as cardiovasculares e o diabetes desde que seja realizado regularmente. Uma pessoa para ser considerada ativa e alcanar esses benefcios precisam de no mnimo 150 minutos de atividade fsica por semana, seja de forma contnua ou intercalada. O mais indicado que seja realizado 30 minutos, 5 vezes por semana, ou 3 dias na semana com sesses de 50 minutos. Procure atingir intensidades moderadas para alcanar melhores benefcios. Contudo, esse tempo semanal insuficiente para provocar mudanas na aptido fsica e na composio corporal, sendo necessrio progredir para 200 a 300 minutos. Para esses objetivos so aconselhados programas de exerccios fsicos formais (elaborados por profissionais), com incremento das atividades fsicas. Um programa regular de exerccios fsicos deve possuir pelo menos trs componentes: aerbio (caminhadas, corrida, ginstica), resistido (musculao) e flexibilidade (alongamentos), variando a nfase em cada um de acordo com a condio clnica e os objetivos de cada indivduo. Todo exerccio fsico deve ser sempre realizado sob a orientao de um profissional ou centro desportivo qualificado, pois a prtica desses exerccios somente nos permite atingir os objetivos esperados quando devidamente orientada.

Treinamento Fsico

O treinamento fsico um processo sistemtico atravs do qual, atletas melhoram seu preparo fsico para atender s demandas de seu esporte. O treinamento um processo progressivo e de longo prazo, e posiciona o atleta em seu nvel adequado de preparo fsico e condicionamento. Treinamento usa exerccios genricos e especficos para desenvolver um atleta em seu esporte. Treinamento em ciclos: quebra, recuperao, super - compensao e formao (adaptao). Quando treinamos, causamos danos especficos a algumas clulas, e usamos recursos celulares (combustvel, gua, sais). Quando voc sai da pista ou da piscina aps treinar, voc est mais fraco, e no mais forte. O nvel de fraqueza depende da quantidade e da intensidade do exerccio. Aps a sesso de treinamento, se o corpo receber descanso e alimentao adequados, ele se ajustar para super - compensar e se preparar para o prximo esforo.

Princpios de treinamento:

Princpio da Sobrecarga

O corpo se adapta carga de treinamento isso explica o funcionamento do treinamento. Cargas de treinamento adequadas melhoram o preparo fsico e aumentam o desempenho. Fatores de influncia na carga de treinamento frequncia, durao e intensidade.

Princpio da Reversibilidade

Das könnte Ihnen auch gefallen