Sie sind auf Seite 1von 12

ESCOLA TECNICA ESTADUAL MAGALES BARATA - ETEMB DISCIPLINA: QUMICA PROFESSORA: ANA MARA ALUNO: FABRIZIO LUTIANE ..

CURSO: ELETRNICA PROEJA 2013 NOITE. DATA: 20.08.2013

Eletrnica PROEJA 2013 - ETEMB

PESQUISA SOBRE OS CONCEITOS QUMICOS E FSICOS PRESENTES NOS EQUIPAMENTOS ELETRNICOS

O FORNO DE MICRO-ONDAS

INDICE INTRODUO O QUE SO MICRO-ONDAS E COMO ELAS COZINHAM? FUNCIONAMENTO E DESCRIO TCNICA EXEMPLO DE DIAGRAMA FUNCIONAL DE FORNOS DIGITAIS PARA QUE FOI CRIADO E O QUE O MAGNETRON? UM POUCO MAIS DE HISTRIA A FSICA EXPLICA O FUNCIONAMENTO DO MAGNETRON A QUMICA DESCREVE A AO DAS MICRO-ONDAS CUIDADOS E CURIOSIDADES CONCLUSO BIBLIOGRAFIA WEB

INTRODUO
Prtico, rpido e muito til. O forno de micro-ondas, sem dvida, uma das maiores invenes do sculo XX. Nele voc pode rapidamente esquentar os mais variados tipos de alimentos, sem sujar panelas, nem sua cozinha, atravs das microondas. Mas como que ele faz isso?

O QUE SO MICROONDAS E COMO ELAS COZINHAM?


Micro-ondas so ondas eletromagnticas de alta freqncia entre 900 e 300.000 MHz. Dentro do forno h um componente chamado MAGNETRON que produz micro-ondas na frequncia de 2.450 MHz. Estas ondas aumentam bastante a vibrao das molculas de gua (H2O) dos alimentos. Assim os alimentos aumentam a temperatura e cozinham de fora para dentro. Esta freqncia (2.450 MHz) a de ressonncia (mxima vibrao) da gua. Abaixo vemos o aspecto fsico do magnetron e a atuao das micro-ondas:

FUNCIONAMENTO E DESCRIO TCNICA


O funcionamento do forno de micro-ondas ocorre da seguinte forma: No interior do aparelho existe uma onda eletromagntica de frequncia igual a 2.450 MHz que gerada por um magnetron e irradiada por um ventilador de metal, que fica localizado na parte superior do aparelho, para o interior do mesmo. Atravs do processo de ressonncia as molculas de gua existentes nos alimentos absorvem essas ondas, as quais fazem aumentar a agitao das mesmas, provocando assim o aquecimento dos alimentos de fora para dentro, veja o esquema acima. O forno de micro-ondas no atua de forma uniforme sobre todo o alimento, sendo por esse motivo que em alguns casos aparecem pontos mais escuros no alimento que est sendo aquecido. O prato giratrio que esses fornos possuem serve para garantir uma distribuio mais uniforme da radiao eletromagntica sobre todo alimento. As ondas eletromagnticas possuem certa dificuldade para penetrar em meios materiais, por esse motivo ela aquece de fora para dentro, agitando as molculas de gua e de gordura das camadas mais externas com mais intensidade que as camadas mais internas do alimento. Um forno micro-ondas formado por: A- Uma carcaa metlica chamada cavidade dentro da qual os alimentos cozinham. Dentro da cavidade as micro-ondas de 2.450 MHz so refletidas sobre os alimentos. Os recipientes para micro-ondas devem ser refratrios (vidro ou plstico). Se forem de metal, as ondas so refletidas, resultando em estalos, fascas e at a queima do magnetron. Abaixo vemos o comportamento dos recipientes dentro da cavidade do forno:

B- Porta metlica com vedao e visor acrlico. A porta possui travas de segurana para no vazar as micro-ondas;

C- Painel de controle das funes e abertura da porta; D- Prato de vidro para girar os alimentos durante o cozimento; E- Circuito para produzir as micro-ondas de 2.450 MHz a uma boa potncia cerca de 900W. F- Tampa metlica ou gabinete para fechar o forno e os circuitos eltricos. Abaixo vemos as partes de um micro-ondas:

EXEMPLO DE DIAGRAMA FUNCIONAL DE FORNOS DIGITAIS


A. Fonte de alta tenso alimenta o magnetron B. Magnetron produz as micro-ondas; C. Fonte de alimentao alimenta a placa; D. Placa de controle controla o funcionamento do circuito de alta tenso; E. Teclado escolhe a funo a ser usada; F. Display mostra a funo escolhida.

PARA QUE FOI CRIADO E O QUE O MAGNETRON?


O fsico Albert Wallace Hull criou o Magnetron, que um gerador de microondas para radares. No entanto, ele percebeu que um copo de leite se aquecia, quando prximo ao Magnetron. Em 1950 surge o primeiro forno de micro-ondas.

UM POUCO MAIS DE HISTRIA


O forno de micro-ondas surgiu por um mero acaso. Por volta dos anos de 1946, nos Estados Unidos, o engenheiro eletrnico Percy Spencer teve a ideia de utilizar as micro-ondas na cozinha para facilitar no preparo dos alimentos. Spencer trabalhava em uma empresa fabricando magnetrons para aparelhos de radar. Certo dia ele colocou uma barra de chocolate no bolso da cala e foi trabalhar. Enquanto ele trabalhava num aparelho de radar ativo percebeu que a barra que estava no bolso da sua cala havia derretido. Spencer sabia que as microondas geravam calor, assim sups que essas ondas tinham escapado do tubo de magnetron e acabaram por atingir a barra de chocolate. Intrigado com o fato de o chocolate derreter com o calor gerado pelas ondas magnticas e no sentir tal calor, ele resolveu fazer um experimento. Comprou milho de pipoca e colocou o pacote na frente do tubo de magnetron. Resultado: em poucos instantes as pipocas estavam estourando. Depois dessa experincia ele ainda resolveu fazer uma nova experimentao, colocou um ovo cru dentro de um pote com um buraco e deixou o mesmo voltado para o tubo de magnetron. O resultado foi a exploso do ovo. Percy Spencer concluiu que o ovo cozinhara de dentro para fora e estourara em razo da presso. O ovo cozinhou rapidamente e, mediante o acontecimento, o engenheiro eletrnico pensou que se esse aquecimento acontecia com o ovo poderia acontecer com os outros alimentos. Ao perceber que poderia fazer o mesmo com outros alimentos, tratou de fazer com que se pudesse obter o mximo de proveito das micro-ondas. Isso no foi difcil, pois naquela poca o magnetron j estava muito desenvolvido. Assim, em 1952, surgiu o primeiro forno de micro-ondas. O forno que Spencer inventou no funciona base de radiao nuclear, pois as micro-ondas no so radioativas, tecnicamente so chamadas de radiao no ionizante. Elas pertencem ao mesmo grupo das ondas de rdio e da prpria luz, no entanto, possuem um tamanho bem menor.

A FSICA EXPLICA O FUNCIONAMENTO DO MAGNETRON POR MEIO DE CONCEITOS DE ELETRICIDADE/ELETRNICA.


Como j visto, o magnetron o principal componente do micro-ondas. Ele produz as ondas de 2.450 MHz a potncia de 900 W para cozinhar os alimentos dentro da cavidade. Conforme vemos abaixo, o magnetron uma vlvula diodo envolvida por dois ims permanentes. Possui uma antena metlica para a irradiao das ondas na parte de cima.

Dentro do magnetron h um tubinho metlico chamado catodo. O catodo vai ligado em dois filamentos que fazem contato com os dois terminais externos do magnetron. O catodo fica dentro de uma placa cheia de pequenas cavidades chamada anodo. Cada pequena cavidade funciona como se fosse bobina e capacitor sintonizados em 2.450 MHz. No desenho abaixo vemos o funcionamento interno do magnetron:

Aplicando 3 VCA ao filamento, ele aquece o catodo. O catodo aquecido emite eltrons. Aplicando uma alta tenso de 4.000 VCC entre o anodo (positivo) e o catodo (negativo), os eltrons saem do catodo e chegam ao anodo em alta velocidade.

O campo magntico dos ims faz os eltrons sarem em rbita do catodo e chegarem girando ao anodo de cavidades. Com o movimento giratrio, os eltrons induzem um sinal eltrico de 2.450 MHz em cada pequena cavidade resonante do anodo. Como estas cavidades so interligadas, o sinal de 2.450 MHz se torna intenso e sai pela antena do magnetron em forma de micro-ondas. Conforme veremos mais a frente, o filamento-catodo do magnetron funciona com 4.000 V e o anodo com 0 V. O corpo do magnetron blindado para dissipar todo o calor que ele produz, cerca de 900 W de potncia. Alm da blindagem o forno tem um pequeno ventilador para resfriar o magnetron.

A QUMICA DESCREVE A AO DAS MICROONDAS


Ao tratarmos das micro-ondas, podemos observar a ocorrncia de efeitos qumicos, tanto na estrutura dos alimentos aquecidos por este tipo de radiao, quanto no processo, em si, do aquecimento. O aquecimento dos alimentos dentro do aparelho decorre da absoro das microondas por molculas de gua com plos de cargas eltricas diferentes, o que aumenta a energia cintica das molculas, fazendo-as atritar e aumentar a temperatura; As micro-ondas no so ionizantes; Quando aquecidos, no h retirada de nutrientes ou mudana no estado molecular dos alimentos; Os recipientes plsticos, utilizados inadequadamente dentro do aparelho de micro-ondas, ao serem aquecidos liberam gases, propcios transmisso para o alimento, podendo contamin-lo; Algumas pesquisas apontam possveis riscos sade devido s alteraes qumicas provocadas nos alimentos expostos radiao do aparelho, porm, se tomados os devidos cuidados e a utilizao do forno de micro-ondas for adequada, tais riscos podem ser considerados praticamente inexistentes.

CUIDADOS E CURIOSIDADES

1-As micro-ondas so ondas eletromagnticas. Essas ondas fazem aparecer pequenas correntes eltricas Imantadas condutoras ( o princpio de funcionamento dos celulares - essas pequenas correntes so depois amplificadas e com auxlio da eletrnica convertidas em som no auscultador). No caso dos fornos de micro-ondas os fios metlicos que decoram os pratos trabalhados servem de antenas; as correntes que nele so geradas so em geral suficientes para provocar pequenas descargas eltricas e o aquecimento por efeito de Joule desse fino filete metlico. 2-Quando se aquecem lquidos no micro-ondas em recipientes muito lisos, por exemplo de vidro de elevada qualidade, pode dar-se um fenmeno de sobreaquecimento. Quando aquecemos gua presso atmosfrica, a temperatura no sobe acima dos 100 C, porque a essa temperatura a presso de vapor da gua igual presso atmosfrica e podem formar-se bolhas de vapor que vo libertando o calor fornecido. No entanto em recipientes polidos no micro-ondas pode no existir o "motor de ignio" que origina o aparecimento das primeiras bolhas de vapor Nesse caso a gua pode aquecer demasiado sem ferver. Este processo perigoso - s falta a fasca para se dar a exploso - que em geral iniciada pelo retirar do recipiente do micro-ondas ou pela introduo do saco de ch na gua: nesse momento a gua ferve toda de uma vez com tal violncia que em geral sai toda do recipiente podendo provocar graves queimaduras. 3-Cuidado! Nunca ligar o micro-ondas sem colocar no seu interior gua. No necessariamente um copo de gua. Basta a gua que se encontra presente nos alimentos. Mas no deve ligar o micro-ondas, por exemplo, s com um prato vazio no seu interior. As micro-ondas so geradas num magnetron. Essas ondas electromagnticas seguem por um guia de ondas at ao interior do forno. Caso no exista qualquer alimento no seu interior que dissipe essa energia, pode aumentar at um nvel que faa com que as ondas eletromagnticas sejam refletidas de volta para o magnetron podendo avari-lo.

4-As micro-ondas podem sair pela janela da porta? Ns vemos o prato dentro do micro-ondas porque a luz (radiao eletromagntica) atravessa a janela. Ser que h perigo das micro-ondas tambm poderem sair por essa mesma janela? A resposta negativa. Se olharmos mais atentamente para a janela do microondas notamos que ela se encontra completamente coberta por uma rede metlica repleta de pequenos buracos. As ondas electromagnticas penetram pouco dentro dos condutores eltricos. E se os condutores forem constitudos por uma malha de orifcios s a radiao com comprimentos de onda muito inferiores s dimenses dos orifcios que conseguem penetrar. esta a diferena! As micro-ondas tm comprimentos de onda da ordem do centmetro e por isso no atravessam a rede metlica que cobre toda a janela; pelo contrrio a luz com comprimentos de onda cerca de dez a cem mil vezes mais pequenos passa sem dificuldade pela dita rede -vemos por isso os alimentos a aquecer. 5-Porque difcil cozer "Ao Sal" no micro-ondas? Quando se cobre completamente com sal de cozinhas um alimento para o confeccionar "ao sal", a crosta de sal que se forma em geral boa condutora eltrica. Forma por isso um escudo que dificulta a penetrao das micro-ondas: o peixe ir cozinhar mais lentamente. como se colocssemos um alimento embrulhado em papel de alumnio como na receita da batata; o sal funciona como uma gaiola eletricamente isolante (gaiola de Faraday). 6-O corpo humano constitudo em sua grande parte por gua, ento devemos lembrar alguns cuidados com o forno micro-ondas. O mais importante ter certeza que a radiao no est vazando, pois pode ser bem prejudicial. Apesar do aparelho ser blindado, ou seja, ele projetado para que as ondas eletromagnticas no atravessem suas paredes, importante fazer alguns testes quando se tem a dvida. Para isso coloque uma laranja na parte de cima do forno micro-ondas quando for utiliz-lo, faa isso colocando a fruta prxima a porta tambm e deixe-a por um tempo. Se a fruta apresentar alteraes (como por exemplo partes com aspecto queimado ou ferido) significa que seu forno microondas est vazando. FONTE:Peter Barham, "The Science of Cooking", Springer-Verlag, 2000.

CONCLUSO
Embora tenha sido inventado por motivo acidental por volta de 1946 pelo Engenheiro eletrnico americano Percy Spencer, o forno de micro-ondas ainda uma novidade na vida cotidiana de grande parte das familias brasileiras. Cabe ao profissional de manuteno o conhecimento mnimo dos conceitos fsicos, qumicos e aspectos funcionais descritos nesta pequena pesquisa. Aprendemos que o magnetron de suma importncia para a existncia deste equipamento devido ao estimulo elevado de eltrons,direcionando-os em ondas eletromagnticas, e ao tratarmos das micro-ondas, podemos observar a ocorrncia de efeitos qumicos, tanto na estrutura dos alimentos aquecidos por este tipo de radiao, quanto no processo, em si, do aquecimento. Algumas pesquisas apontam possveis riscos sade devido s alteraes qumicas provocadas nos alimentos expostos radiao do aparelho, porm, se tomados os devidos cuidados e a utilizao do forno de micro-ondas for adequada, tais riscos podem ser considerados praticamente inexistentes.

BIBLIOGRAFIA
Peter Barham, "The Science of Cooking", Springer-Verlag, 2000. Manual de manuteno de forno micro-ondas burgos eletrnica 2012

WEB
http://www.brasilescola.com/fisica/forno-microondas.htm http://papofisico.tumblr.com/post/36105055409/como-funciona-um-forno-de-microondas http://www.youtube.com/watch?v=SMbuhM4DuN8 http://www.efeitojoule.com/2008/09/como-funciona-forno-microondas.html https://www.google.com/search?q=como+funciona+o+microondas+fisica&safe=off&hl=ptBR&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=UMgRUrv2AYGK2gXAgoCYAQ&ved=0CEMQsAQ &biw=1366&bih=651 http://www.infopedia.pt/$microondas-(fisica);jsessionid=9Z79rzgzIk22Vb7XYDmlOQ__

Das könnte Ihnen auch gefallen