Sie sind auf Seite 1von 12

satans III | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/satanas-iii/teologia

CURSOS DE TEOLOGIA RSS Feed

satans III
ESTUDOS BBLICOS | gamaliel | junho 5, 2013 1:59 pm | Edit

Apresentamos uma srie de trs estudos sobre a pessoa de Satans, analisando diversos ngulos de sua existncia e o seu objetivo principal em relao ao homem.

Sua existncia um fato. No Antigo Testamento ela mencionada em sete livros e por todos os livros do Novo Testamento. Jesus reconheceu a sua existncia. (O inimigo que o semeou o diabo; a ceifa a consumao do sculo, e os ceifeiros so os anjos. Mt 13.39; Eu via Satans caindo do cu como um relmpago. Lc 10.18; Se tambm Satans estiver dividido contra si mesmo, como subsistir o seu reino? Isto, porque dizeis que eu expulso os demnios por Belzebu. Lc 11.18)
um ser que possui personalidade, veja algumas: 1) Inteligncia, Astcia 2Co 11.3 Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astcia, assim tambm seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo. 2) Vontade - 2Tm 2.26 mas tambm o retorno sensatez, livrando-se eles dos laos do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade. 3) Moralmente responsvel Mt 25.41 Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. 4) Pronomes pessoais so usados para descrev-lo - J 1.7,8 O SENHOR perguntou: De onde voc vem vindo? Satans respondeu: Estive dando uma volta pela terra, passeando por aqui e por ali. A o SENHOR disse: V oc notou o meu servo J? No mundo inteiro no h ningum to bom e honesto como ele. Ele me teme e procura no fazer nada que seja errado. As suas designaes: A) Nomes: 1) satans (adversrio) Mt 4:10 Ento, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satans, porque est escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorars, e s a ele dars culto. 2) diabo (difamador) - Mt 4:1 A seguir, foi Jesus levado pelo Esprito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 3) lcifer (Filho da Alva) - A aplicao deste nome a satans tem-se feito desde o terceiro sculo, especialmente entre os poetas, por causa de uma interpretao errnea de que a passagem de Lc 10.18 uma explicao de Is 14.12 4) belzebu - Mt 12.24 Mas os fariseus, ouvindo isto, murmuravam: Este no expele demnios seno pelo poder de Belzebu, maioral dos demnios. 5) belial (rc) 2Co 6.15 E que concrdia h entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?

1 de 12

02/08/2013 11:00

satans III | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/satanas-iii/teologia

(ra) 2Co 6.15 Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que unio, do crente com o incrdulo?

1Jo 5.19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno. 1Ts 3.5 Foi por isso que, j no me sendo possvel continuar esperando, mandei indagar o estado da vossa f, temendo que o Tentador vos provasse, e se tornasse intil o nosso labor. Curtir 3) prncipe deste mundo Jo 12.31 Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu prncipe ser expulso. 4) deus deste sculo 2Co 4.4 nos quais o deus deste sculo cegou o entendimento dos incrdulos, para que lhes no Enviar resplandea a luz do evangelho da glria de Cristo, o qual a imagem de Deus. 5) prncipe da potestade do ar Ef 2.2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o prncipe da potestade do ar, do esprito que agora atua nos filhos da desobedincia. 6) acusador de nossos irmos Ap 12.10 Ento, ouvi grande voz do cu, proclamando: Agora, veio a salvao, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. 6 C) Representao: 1) serpente - Ap 12.9 E foi expulso o grande drago, a antiga serpente, que se chama diabo e Satans, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos. 2) drago Ap 12.3 Viu-se, tambm, outro sinal no cu, e eis um drago, grande, vermelho, com sete cabeas, dez chifres e, nas cabeas, sete diademas. 3) anjo de luz 2Co 11.14 E no de admirar, porque o prprio Satans se transforma em anjo de luz.

A sua natureza:
a) Carter: 1) uma criatura - Hb 11:3 Pela f, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visvel veio a existir das coisas que no aparecem. (UNIVERSO -O conjunto de todas as coisas que Deus criou; tudo o que existe no cu e na terra. 2) um ser espiritual - Ef 6.11,12 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta no contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as foras espirituais do mal, nas regies celestes. 3) pertence ordem dos querubins Ez 28.14 Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. 4) era o mais importante entre os anjos - Ez 28.12 Filho do homem, levanta uma lamentao contra o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Tu s o sinete da perfeio, cheio de sabedoria e formosura. B) Sua personalidade:

1) homicida Jo 8.44 Vs sois do diabo, que vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o
princpio e jamais se firmou na verdade, porque nele no h verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe prprio, porque mentiroso e pai da mentira. 2) mentiroso Jo 8.44 Vs sois do diabo, que vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princpio e jamais se firmou na verdade, porque nele no h verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe prprio, porque mentiroso e pai da mentira. 3) pecador contumaz 1Jo 3.8 Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princpio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. 4) acusador Ap 12.10 Ento, ouvi grande voz do cu, proclamando: Agora, veio a salvao, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. 5) adversrio 1Pe 5.8 Sede sbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversrio, anda em derredor, como leo que ruge procurando algum para devorar. C) Suas limitaes: 1) uma criatura, no onisciente. Hb 11:3 Pela f, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visvel veio a existir das coisas que no aparecem. 2) sua ao pode ser resistida Tg 4.7 Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugir de vs. 3) Deus impe limite a ele J 1.12 Disse o SENHOR a Satans: Eis que tudo quanto ele tem est em teu poder; somente contra ele no estendas a mo. E Satans saiu da presena do SENHOR. Seu estado original e a queda:

2 de 12

02/08/2013 11:00

satans III | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/satanas-iii/teologia

a) Seus privilgios Ez 28.11-15 Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, levanta uma lamentao contra o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Tu s o sinete da perfeio, cheio de sabedoria e formosura. Estavas no den, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o srdio, o topzio, o diamante, o berilo, o nix, o jaspe, a safira, o carbnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado at que se achou iniqidade em ti. b) Seu pecado - Is 14.12-20 Como caste do cu, estrela da manh, filho da alva! Como foste lanado por terra, tu que debilitavas as naes! Tu dizias no teu corao: Eu subirei ao cu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregao me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altssimo. Contudo, sers precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplaro, ho de fitar-te e dizer-te: este o homem que fazia estremecer a terra e tremer os reinos? Que punha o mundo como um deserto e assolava as suas cidades? Que a seus cativos no deixava ir para casa? Todos os reis das naes, sim, todos eles, jazem com honra, cada um, no seu tmulo. Mas tu s lanado fora da tua sepultura, como um renovo bastardo, coberto de mortos traspassados espada, cujo cadver desce cova e pisado de pedras. Com eles no te reunirs na sepultura, porque destruste a tua terra e mataste o teu povo; a descendncia dos malignos jamais ser nomeada. 1) A pessoa - Is 14.12, 15-20

a) seu nome v.12 Como caste do cu, estrela da manh, filho da alva! Como foste lanado por terra, tu que debilitavas as naes! b) seu poder vv.15-20 Contudo, sers precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplaro, ho de fitar-te e dizer-te: este o homem que fazia estremecer a terra e tremer os reinos? Que punha o mundo como um deserto e assolava as suas cidades? Que a seus cativos no deixava ir para casa? Todos os reis das naes, sim, todos eles, jazem com honra, cada um, no seu tmulo. Mas tu s lanado fora da tua sepultura, como um renovo bastardo, coberto de mortos traspassados espada, cujo cadver desce cova e pisado de pedras. Com eles no te reunirs na sepultura, porque destruste a tua terra e mataste o teu povo; a descendncia dos malignos jamais ser nomeada.
2) O pecado Is 14.13,14 Tu dizias no teu corao: Eu subirei ao cu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregao me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altssimo.

a) eu subirei ao cu b) acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono c) no monte da congregao me assentarei d) serei semelhante ao Altssimo e) em 1Tm 3.6 o seu pecado chamado de orgulho - ele ficar cheio de orgulho e ser condenado como o Diabo foi. f) A sua punio Ez 28.16-19 Na multiplicao do teu comrcio, se encheu o teu interior de violncia, e pecaste; pelo que te lanarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras. Elevou-se o teu corao por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem. Pela multido das tuas iniqidades, pela injustia do teu comrcio, profanaste os teus santurios; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu, e te reduzi a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam. Todos os que te conhecem entre os povos esto espantados de ti; vens a ser objeto de espanto e jamais subsistirs.
Os juzos contra satans: a) Expulso de sua posio original no cu Ez 28.16 Na multiplicao do teu comrcio, se encheu o teu interior de violncia, e pecaste; pelo que te lanarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras. b) Julgamento pronunciado no den Gn 3.14,15 Ento, o SENHOR Deus disse serpente: Visto que isso fizeste, maldita s entre todos os animais domsticos e o s entre todos os animais selvticos; rastejars sobre o teu ventre e comers p todos os dias da tua vida. Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendncia e o seu descendente. Este te ferir a cabea, e tu lhe ferirs o calcanhar. c) Julgado na cruz Jo 12.31 Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu prncipe ser expulso. d) Nos tempos finais, preso no abismo Ap 20.2,3 Ele segurou o drago, a antiga serpente, que o diabo, Satans, e o

3 de 12

02/08/2013 11:00

satans III | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/satanas-iii/teologia

prendeu por mil anos; lanou-o no abismo, fechou-o e ps selo sobre ele, para que no mais enganasse as naes at se completarem os mil anos. Depois disto, necessrio que ele seja solto pouco tempo. e) Nos tempos finais, lanado no lago de fogo Ap 20.10 O diabo, o sedutor deles, foi lanado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde j se encontram no s a besta como tambm o falso profeta; e sero atormentados de dia e de noite, pelos sculos dos sculos. A sua atuao: Em relao Obra redentora de Cristo: 1) predio de conflito - Gn 3.15 Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendncia e o seu descendente. Este te ferir a cabea, e tu lhe ferirs o calcanhar. 2) na tentao - Mt 4.1-11 A seguir, foi Jesus levado pelo Esprito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Ento, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se s Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pes. Jesus, porm, respondeu: Est escrito: No s de po viver o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Ento, o diabo o levou Cidade Santa, colocou-o sobre o pinculo do templo e lhe disse: Se s Filho de Deus, atira-te abaixo, porque est escrito: Aos seus anjos ordenar a teu respeito que te guardem; e: Eles te sustero nas suas mos, para no tropeares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Tambm est escrito: No tentars o Senhor, teu Deus. Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glria deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Ento, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satans, porque est escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorars, e s a ele dars culto. Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram. 3) usou vrias pessoas para atrapalhar - Mt 2.16 Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belm e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com preciso se informara dos magos; Mt 16.23 Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satans! Tu s para mim pedra de tropeo, porque no cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.; Jo 8.44 Vs sois do diabo, que vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princpio e jamais se firmou na verdade, porque nele no h verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe prprio, porque mentiroso e pai da mentira. 4) possuiu Judas para a traio Jo 13.27 E, aps o bocado, imediatamente, entrou nele Satans. Ento, disse Jesus: O que pretendes fazer, faze-o depressa. Em relao s naes (igrejas): 1) engana Ap 20.3 lanou-o no abismo, fechou-o e ps selo sobre ele, para que no mais enganasse as naes 2) reunir para a batalha Ap 16.13-14 Ento, vi sair da boca do drago, da boca da besta e da boca do falso profeta trs espritos imundos semelhantes a rs; porque eles so espritos de demnios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajunt-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso. Em relao aos homens: 1) cega o entendimento 2Co 4.3,4 Mas, se o nosso evangelho ainda est encoberto, para os que se perdem que est encoberto, nos quais o deus deste sculo cegou o entendimento dos incrdulos, para que lhes no resplandea a luz do evangelho da glria de Cristo, o qual a imagem de Deus. 2) apaga a palavra dos coraes Lc 8.12 A que caiu beira do caminho so os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do corao a palavra, para no suceder que, crendo, sejam salvos. 3) usa como instrumento Ap 2.13 Conheo o lugar em que habitas, onde est o trono de Satans, e que conservas o meu nome e no negaste a minha f, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vs, onde Satans habita. 4) tenta a mentir At 5.3 Ento, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satans teu corao, para que mentisses ao Esprito Santo, reservando parte do valor do campo? 5) acusa e difama o servo Ap 12.10 Ento, ouvi grande voz do cu, proclamando: Agora, veio a salvao, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. 6) dificulta o trabalho 1Ts 2.18 Por isso, quisemos ir at vs (pelo menos eu, Paulo, no somente uma vez, mas duas); contudo, Satans nos barrou o caminho. 7) usa demnio para tentar derrotar o servo - Ef 6.11,12 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta no contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as foras espirituais do mal, nas regies celestes. 8) tenta imoralidade 1Co 7.5 No vos priveis um ao outro, salvo talvez por mtuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes orao e, novamente, vos ajuntardes, para que Satans no vos tente por causa da incontinncia. 9) semeia o joio entre os Servos Mt 13.38,39 o campo o mundo; a boa semente so os filhos do reino; o joio so os filhos do maligno; o inimigo que o semeou o diabo; a ceifa a consumao do sculo, e os ceifeiros so os anjos. 10) levanta perseguies contra os Servos Ap 12.10 Ento, ouvi grande voz do cu, proclamando: Agora, veio a salvao, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.

4 de 12

02/08/2013 11:00

satans III | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/satanas-iii/teologia

Elias R. de Oliveira fonte: Bblia Sagrada Outros artigos relacionados

O ardil de Satans

Vitria sobre Satans Satans antes e depois da queda

A inveja de Satan

A origem de Satans O pai da mentira

Fbulas - O menino e os trs passarinhos

Adorao

A RESTAURAO DE O Diabo Continua na DEUS NA TRAGDIA Presena de Deus?

ESCATOLOGIA Doutrina das ltimas coisas.

Compartilhe isso:

Curtir isso:

Carregando...

Tags: satans III Tweet This Share on Facebook Digg This Save to delicious Stumble it RSS Feed

Comentrios
1.
5 de 12 02/08/2013 11:00

satans III | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/satanas-iii/teologia

@igamaliel disse: junho 5, 2013 s 2:27 pm (Editar) satans III http://t.co/oGBIZv87F9

2. Antonio Carlos Pires Souza disse: junho 5, 2013 s 7:23 pm (Editar) Antonio Carlos Pires Souza liked this on Facebook.
Comentrios pblicos Visualizao do moderador Configuraes

Comentar...

Publicar no Facebook
Plug-in social do Facebook

Publicando como Instituto Teolgico Gamaliel (Trocar)

Comentar

Bblia Online

Curta nossa fanpage

6 de 12

02/08/2013 11:00

satans III | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/satanas-iii/teologia

Encontre-nos no Facebook

Instituto Teolgico Gamaliel


Curtir Voc curtiu isso.

Voc e outras 1.461 pessoas curtiram Instituto Teolgico Gamaliel.

Plug-in social do Facebook

Tpicos recentes
Caio Fbio diz que acordos com a Globo silenciaram Silas Malafaia sobre uso de dinheiro pblico na JMJ: Antes ele desceria o cacete; Pastor Marco Feliciano critica a presidente Dilma por sancionar lei que pode autorizar o aborto: aqui um animal vale mais que um ser humano Caos: Cmara do Uruguai aprova venda de maconha Governo suspende novas regras para troca de sexo pelo SUS Pastor Silas Malafaia volta a criticar a Igreja Catlica: Querem Jesus, mas no querem Sua Palavra

Estamos no

+19

Comentrios
Pastor Marco Feliciano critica a presidente Dilma por sancionar lei que pode autorizar o aborto: aqui um animal vale mais que um ser humano | institutogamaliel.com em Pastor
7 de 12 02/08/2013 11:00

satans III | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/satanas-iii/teologia

Marco Feliciano critica a presidente Dilma por sancionar lei que pode autorizar o aborto: aqui um animal vale mais que um ser humano Pastor Silas Malafaia volta a criticar a Igreja Catlica: Querem Jesus, mas no querem Sua Palavra | institutogamaliel.com em Pastor Silas Malafaia volta a criticar a Igreja Catlica: Querem Jesus, mas no querem Sua Palavra Salmo 96 Como adorar o Senhor na beleza da sua santidade? | institutogamaliel.com em Salmo 96 Como adorar o Senhor na beleza da sua santidade? Salmo 95 Convite para adorar a Cristo | institutogamaliel.com em Salmo 95 Convite para adorar a Cristo Salmo 58 Os adgios e enigmas deste salmo | institutogamaliel.com em Salmo 58 Os adgios e enigmas deste salmo

Categorias
ACONSELHAMENTO ANGELOLOGIA APOLOGTICA ARQUEOLOGIA BBLICA Atualidades BIBLIOLOGIA CASAMENTO DOUTRINAS EDIFICAO ESBOOS ESCATOLOGIA ESTUDOS BBLICOS TICA EVENTOS HAMARTIOLOGIA HISTRIA DA IGREJA MUNDO NOTCIAS Novo Testamento Salmos SERMES SOTERIOLOGIA TEOLOGIA UFOLOGIA VELHO TESTAMENTO VDEOS

8 de 12

02/08/2013 11:00

satans III | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/satanas-iii/teologia

Arquivos
agosto 2013 julho 2013 junho 2013 maio 2013 abril 2013 maro 2013 fevereiro 2013 janeiro 2013 janeiro 2012

Feed de Notcias
Subscribe in a reader

Cursos

Teologia

9 de 12

02/08/2013 11:00

satans III | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/satanas-iii/teologia

10 de 12

02/08/2013 11:00

satans III | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/satanas-iii/teologia

Instituto Teolgico Gamaliel

1.240 me adicionaram a crculos

Ver tudo

networkedblogs

Follow this blog

11 de 12

02/08/2013 11:00

satans III | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/satanas-iii/teologia

HyperSmash Copyright 2013 Portal da Teologia. All Rights Reserved. Designed by

12 de 12

02/08/2013 11:00

Das könnte Ihnen auch gefallen