Sie sind auf Seite 1von 2

2.1 Conceitos e definies A Bacteriologia uma cincia, ramo da Biologia, que estuda as bactrias e suas propriedades.

s. As bactrias so organismos unicelulares procariotas (sem ncleo, ou seja, no apresentam seu material gentico delimitado por uma membrana). Os principais temas e propriedades das bactrias estudados pela Bacteriologia so: - Taxonomia (classificao das bactrias) - Sistemtica (descreve a biodiversidade e as relaes entre os organismos) - Morfologia (estudo das formas das bactrias ou partes delas) - Bioqumica (estuda os processos qumicos que ocorrem nas bactrias) - Estudo das bactrias para a produo de medicamentos. - Propriedades nocivas de muitas espcies de bactrias. - Gentica das bactrias (os gens das diversas espcies de bactrias)

2.2 - Caractersticas e informaes sobre as bactrias At 300 anos atrs, ningum sabia da existncia deste tipo de vida, foi um holands chamado Leeuwenhoek que as observou pela primeira vez. Em 1865, Louis Pasteur, atravs de seus estudos e observaes, descobriu como elas se multiplicam e causam doenas. Contudo, os estudos desta forma de vida s foram mais precisos depois que Roberto Koch, em 1870, descobriu como colori-las e mantlas vivas em uma espcie de gelia que ele mesmo criou. Desta forma, elas poderiam ser observadas por mais tempo e tambm de formas diferentes, fato que permitiria um conhecimento mais completo e aprofundado deste tipo de vida. Elas se encontram por toda parte, e h milhares delas no ar, na gua, no solo e, inclusive, em nossos corpos. Contudo, nem todas so malficas, h aquelas que desempenham papis extremamente teis para muitas formas de vida, inclusive para os seres humanos. No caso de plantas, como as ervilhas, elas se beneficiam desta forma de vida, que habita em suas razes dentro de pequenos caroos, em seu crescimento atravs da substncia qumica que estas bactrias produzem. Podemos citar como principais tipos de bactrias : Cocos (formato arredondado); Bacilos (alongadas em forma de bastonetes); Espirilos (formato espiralado) e Vibries (possuem formato de virgulas). Principais doenas causadas por bactrias : Tuberculose: causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis. Hansenase (lepra): transmitida pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium lepra). Difteria: provocada pelo bacilo diftrico. Coqueluche: causada pela bactria Bordetella pertussis. Pneumonia bacteriana: provocada pela bactria Streptococcus pneumoniae. Escarlatina: provocada pelo Streptococcus pyogenes. Ttano: causado pelo bacilo do ttano (Clostridium tetani). Leptospirose: causada pela Leptospira interrogans.

Tracoma: provocada pela Chlamydia trachomatis. Gonorria ou blenorragia: causada por uma bactria, o gonococo (Neisseria gonorrhoeae). Sfilis: provocada pela bactria Treponema pallidum. Meningite meningoccica: causada por uma bactria chamada de meningococo. Clera: doena causada pela bactria Vibrio cholerae , o vibrio colrico. Febre tifide: causada pela Salmonella typhi.

2.3 Importncia ecolgica das bactrias Os rios e lagos so habitados normalmente por muitos tipos de bactrias, algas e peixes. Quando um rio recebe esgoto, passa a ter outros tipos de bactrias que no so da gua e podem causar doenas s pessoas que a consumirem. As bactrias comensais do intestino do homem e de animais mais comuns so Escherichia coli (E.coli), Streptococcus faecalis e Clostridium perfringens ( C. welchi), sendo excretadas em grande nmero. S por si, estas bactrias no so perigosas, mas a sua presena indica a contaminao da gua por matrias fecais de maneira direta (esgotos sem tratamento) ou, que no foram removidas pelos processos de tratamento a que a gua foi submetida, representando o risco de que a gua esteja contaminada com espcies intestinais patognicas causadoras de infeces graves. As bactrias tambm atuam na reciclagem de matria orgnica, decompondo a matria orgnica morta e devolvendo-a ao solo ou a gua sob a forma de matria inorgnica. Outro aspecto importante, no mbito ecolgico, se refere ao ciclo do nitrognio, pois os seres vivos no absorvem este elemento qumico diretamente do ar (existem na atmosfera cerca de 71 %). As bactrias do gnero Rhizobium que se encontram nas razes de plantas leguminosas, como por exemplo, o feijo, milho, ervilha, etc., que transformam o nitrognio atmosfrico em sais nitrogenados (nitrito e nitrato) para as plantas, aumentando a quantidade de nutrientes que elas absorvem. Na seqncia, o nitrognio passado para os animais herbvoros, que se nutrem das plantas, e depois aos carnvoros, que se alimentam dos herbvoros. H ainda outras bactrias dos gneros Nitrossomonas e Nitrobacter que transformam respectivamente, a amnia (NH3) liberada pela urina dos animais em nitrito e o nitrito em nitrato, o que aumenta a fertilidade do solo. Porm, quando encontradas na gua, estas substancias atuam como indicadores de contaminao. No solo existem bactrias que podem ser benficas de vrias maneiras, uma delas ajudar as folhas velhas das plantas a apodrecerem fornecendo alimento s novas plantas. Entretanto, h certas bactrias que so daninhas aos vegetais prejudicando-os a ponto de destru-los. As bactrias tambm so amplamente utilizadas no combate as pragas na agricultura. Um exemplo disto o Bacillus thuringensis, que ataca as larvas de determinados insetos, produzindo cristais de protenas que acabam por romper seus intestinos, ocasionando a morte dessas mesmas larvas. Desse modo, elas controlam os insetos que atacam as plantaes - o que ns denominamos de controle biolgico ou natural de pragas. No campo da esttica pessoal, as bactrias tambm esto sendo utilizadas, ou melhor, sua toxina posta em ao. o caso da toxina botulnica (o "botox") que serve para paralisar, por um perodo, a musculatura do rosto (linhas de expresso), evitando as rugas da idade. Em suma, a existncia de diferentes formas de vida em nosso planeta necessita da presena das bactrias e de sua vasta atuao no ambiente, na alimentao, na sade fsica e at na esttica.

Das könnte Ihnen auch gefallen