Sie sind auf Seite 1von 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO JOO DEL-REI CAMPUS ALTO PARAOPEBA ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS

SNTESE DO BIODIESEL

Samille Henriques Pereira 124200058

Ouro Branco, Minas Gerais Brasil 2013

1. INTRODUO O biodiesel um termo empregado para descrever os steres de cidos graxos derivados de leos vegetais e gorduras naturais obtidos atravs de um processo de transesterificao, no qual ocorre a transformao de triglicirideos em molculas steres de cidos graxos, cuja as propriedades so parecidas com as do leo diesel. 1.1 OBJETIVO Preparao do biodiesel a partir de leo de cozinha usado. 2. MATERIAIS E REAGENTES Proveta de 100 mL Bquer de 500 mL Chapa de aquecimento e agitador magntico leo de cozinha usado lcool etlico anidro Hidrxido de sdio 3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL A reao de transesterificao foi realizado em um aquecedor com agitao.O catalizador foi preparado misturando-se 175 mL de lcool e 0,3 g de NAOH, 40 C. Gotejou-se 30 mL de leo de cozinha usado no catalizador por 15 minutos. Deixou sob agitao e aquecimento a 40 C, por 15 minutos. 4. RESULTADOS E DISCUSSES Depois de realizar os procedimentos descritos na seo 4, a soluo foi colocada em um funil de separao e ficou em repouso por alguns minutos at o resfriamento.

No conseguimos separar o biodiesel, pois o tempo de espera para a mistura se separar no foi suficiente. Continuou monofsico, onde deveriam surgir duas fases. Por tanto no obtivemos os resultados esperados. Os resultados esperados era que com a transesterificao dos leos vegetais catalisada pelo NAOH era os seguintes: Houvesse a reao da base com o etanol, produzindo alcxido (base conjugada) e gua (cido conjugado). O alcxido, agindo como nuclefilo, ataca o tomo de carbono deficiente em eltrons do grupo carbonila do triacilglicerdeo, conduzindo formao do intermedirio tetradrico; a ruptura da ligao entre carbono e oxignio do glicerdeo no intermedirio tetradrico conduz ao produto carbonilado (ster metlico) e ao diacilglicerdeo, este ltimo formado aps a remoo do tomo de hidrognio do metanol, obtendo o nion metxido, permitindo a continuidade do processo reacional. Diacilglicerdeos e monoacilglicerdeos so convertidos pelo mesmo mecanismo para a mistura de steres metlicos e glicerol. 4.1 QUESTES a) Por que o biodiesel frequentemente preparado a partir do metanol? Porque a tecnologia disponvel faz com o metanol seja muito mais eficiente na produo do que o etanol, o que torna a produo muito mais barata. b) O que acontece com a transterificao na presena do lcool comum? Ocorre o processo de converso triglicerdeos a steres de cidos graxos e glicerina. c) Que tipo de cido graxo pode ser utilizado para preparar o biodiesel? Gorduras animais e leos vegetais. d) Existem outros tipos de catalizadores? Sim, como exemplo os catalizadores enzimticos, que consiste na sntese especifica de steres alcalinos. e) Como verificada a qualidade do biodiesel?

Retira-se cerca de 150 mL de biodiesel e se junta cerca de 150 mL de gua, agita-se durante 10 segundos. Se o biodiesel de separar da gua em cerca de uma hora, trata-se de um biodiesel de qualidade. Se o biodiesel no se separar no um biodiesel de qualidade. Neste caso a fase de transesterificao tem que ser revista. f) O que so feito com os subprodutos? A glicerina absorvida pela indstria de cosmticos como matria prima. 5. CONCLUSO A produo de biodiesel a nvel laboratorial no levanta problemas maiores se forem tidos em conta as regras de segurana adequada. A sua produo em larga escala poder, contudo ter que enfrentar questes de natureza no especifica nomeadamente associada aos interesses dos lobbies petrolferos e produo agrcola. A utilizao do biodiesel em larga escala apresentar contudo, vantagens, tanto ao nvel socioeconmico como tambm ambiental. Alm de ser uma energia renovvel tambm tem como conseqncia a diminuio dos gases do efeito estufa. 6. Referncias Bibliogrficas DIAS, A. G.; COSTA, M.A. da; GUIMARES, P.I.C., Guia prtico de qumica orgnica - tcnicas e procedimentos: aprendendo a fazer . Rio de Janeiro: Intercincia, 2004. V.1, 128 p. SOARES, B. G. Souza, A. S., Pires, D. X. Qumica orgnica Teoria e tcnicas de preparao, purificao e identificao de compostos orgnicos . Guanabara, 1988. P. 62-66. SOLOMONS,T. W. Graham S.; FRYHLE, Craig B. ; JOHNSON, Robert G. Guia de Estudo e Manual de Solues - Qumica Orgnica . 9. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. V. 2, 214 p.

VOGEL, A. I. Qumica orgnica Anlise orgnica qualitativa . 3. Ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1988, v.1, p.47-49; 164-165.

Das könnte Ihnen auch gefallen