Sie sind auf Seite 1von 6

SERVOS E SENHORES SOB UM NICO SENHOR 1Ti 6:1-2 Todos os servos que esto debaixo de jugo considerem dignos

de toda honra o prprio senhor, para que o nome de Deus e a doutrina no sejam blasfemados. 2 Tambm os que tm senhor fiel no o tratem com desrespeito, porque irmo; pelo contrrio, trabalhem ainda mais, pois ele, que partilha do seu bom servio, crente e amado. Ensina e recomenda estas coisas. A Bblia no foge de temas delicados como o da escravido. E o motivo disso tambm est relacionado ao contedo da carta a Timteo: escreve sobre qual deve ser o comportamento e atitude das diversas classes de pessoas presentes na igreja. Assim foi com as vivas, por exemplo, e acerca da liderana da igreja. No caso do nosso texto, no h dvidas que o termo doulos no est se referindo a servos, mas a escravos reais, conforme se pode apreender do incio do v. 1: servos que esto debaixo de jugo (o poder que os senhores tinham sobre seus escravos era quase total, semelhante aos animais que possuam). A escravido era elemento essencial da estrutura da antiga organizao social. Estima-se que cerca de 1/3 da populao de Roma fosse formada dessa classe. Tornavam-se escravos: 1. Como prisioneiros de guerra; 2. Como homens condenados; 3. Por causa de alguma dvida; 4. Por haverem sido vendidos por seus pais como escravos; 5. Por rapto; e 6. Por haverem nascido escravos. A lei romana no proibia o mal trato para com os escravos, mas h registro de vrios senhores que chegavam a tratar alguns de seus com justia e at lhes dar carta de alforria. Com o evangelho penetrando as esferas da sociedade, muitos escravos comearam a abraar a f. Gal 3:26-28 26 Pois todos vs sois filhos de Deus mediante a f em Cristo Jesus; 27 porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. 28 Dessarte, no pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vs sois um em Cristo Jesus. E provavelmente os escravos e as minorias eram a grande maioria da igreja:
1

1Co 1:26-29 26 Irmos, reparai, pois, na vossa vocao; visto que no foram chamados muitos sbios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; 27 pelo contrrio, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sbios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; 28 e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que no so, para reduzir a nada as que so; 29 a fim de que ningum se vanglorie na presena de Deus. E ao tratar do tema, o Senhor em sua sabedoria no defendeu a rebelio franca por parte dos escravos nem a continuao do status quo. Ao invs de defender qualquer extremo, Paulo prope destruir a prpria essncia da escravatura e seus efeitos colaterais de maneira indireta: Que o escravo honre a seu senhor e que o senhor trate seu escravo com bondade a graa de Cristo estaria operando de dentro para a fora, como um fermento que leveda toda a massa! I. RELACIONAMENTO DO ESCRAVO COM O SENHOR CRENTE v. 1 - Todos os servos que esto debaixo de jugo considerem dignos de toda honra o prprio senhor, para que o nome de Deus e a doutrina no sejam blasfemados. para que o nome de Deus no seja blasfemado. o que seria corrente que a mensagem do evangelho traria uma desordem social tremenda, j que insultaria ao desrespeito, rebelio e que os escravos que estivessem abraando a f seriam vistos como desobedientes a seus senhores. Eles no pensavam da maneira como pensamos. Nenhuma passagem do NT condena a escravido, mas condena os maus escravos e os maus senhores. A situao de desvantagem social no interessava naquele momento, mas sim a maneira como cada um deveria tratar o seu irmo e vivenciar a sua f. 1. Testemunho de vida sobre o que significa ser crente No nosso texto os escravos so exortados a dignificar e honrar os seus senhores no crentes como forma de testemunho de vida. Agora eles tinham motivo de se alegrar porque viviam a alforria do pecado e no mais a sua escravido. E a escravido do pecado muito mais cruel do que a escravido social. ISTO OS SEUS SENHORES VERIAM EM SUAS ATITUDES!
2

2. Identificao com os sofrimentos de Cristo - s vezes temos que sofrer injrias para que o nome de Cristo, a quem amamos, no seja difamado. Hoje estamos to distantes disso: muitas mensagens que so pregadas falam o oposto do que a Bblia ensina importa sofrer pelo nome de Cristo. 1Pe 2:18-24 18 Servos, sede submissos, com todo o temor ao vosso senhor, no somente se for bom e cordato, mas tambm ao perverso; 19 porque isto grato, que algum suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua conscincia para com Deus. 20 Pois que glria h, se, pecando e sendo esbofeteados por isso, o suportais com pacincia? Se, entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com pacincia, isto grato a Deus. 21 Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que tambm Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, 22 o qual no cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; 23 pois ele, quando ultrajado, no revidava com ultraje; quando maltratado, no fazia ameaas, mas entregava-se quele que julga retamente, 24 carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que ns, mortos para os pecados, vivamos para a justia; por suas chagas, fostes sarados. II. RELACIONAMENTO DO ESCRAVO COM O SENHOR CRENTE No segundo versculo, Paulo fala do relacionamento de escravos com donos crentes. Pode soar muito estranho para ns hoje, mas naqueles dias homens ricos e cheios de escravos tambm se convertiam e agora poderiam tambm ter entre seus escravos um certo nmero de crentes. Como j disse, o evangelho transpe barreiras. Agora, o escravo crente deve ainda com grado maior servir ao seu patro: crente e amado! Ele no deveria se valer agora de sua condio espiritual de nova criatura, irmo, para trat-lo com desdm, mas servi-lo ainda com mais afinco!

Alguns podem perder muito desses textos com a crtica: O cristianismo no viu o absurdo da escravido?! Esquecem de olhar que o caminho do novo relacionamento de mo dupla: Efsios 6.5-6 5 Quanto a vs outros, servos , obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso corao, como a Cristo, 6 no servindo vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de corao, a vontade de Deus; 7 servindo de boa vontade, como ao Senhor e no como a homens, 8 certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receber isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre. E vs, senhores, de igual modo procedei para com eles, deixando as ameaas, sabendo que o Senhor, tanto deles como vosso, est nos cus e que para com ele no h acepo de pessoas. Vejamos como Paulo tratou um episdio em que um escravo chamado Onsimo havia fugido de seu senhor chamado Filemon: Filemon 1:8-20 8 Pois bem, ainda que eu sinta plena liberdade em Cristo para te ordenar o que convm, 9 prefiro, todavia, solicitar em nome do amor, sendo o que sou, Paulo, o velho e, agora, at prisioneiro de Cristo Jesus; 10 sim, solicito-te em favor de meu filho Onsimo, que gerei entre algemas. 11 Ele, antes, te foi intil; atualmente, porm, til, a ti e a mim. 12 Eu to envio de volta em pessoa, quero dizer, o meu prprio corao. 13 Eu queria conserv-lo comigo mesmo para, em teu lugar, me servir nas algemas que carrego por causa do evangelho; 14 nada, porm, quis fazer sem o teu consentimento, para que a tua bondade no venha a ser como que por obrigao, mas de livre vontade. 15 Pois acredito que ele veio a ser afastado de ti temporariamente, a fim de que o recebas para sempre, 16 no como escravo; antes, muito acima de escravo, como irmo carssimo, especialmente de mim e, com maior razo, de ti, quer na carne, quer no Senhor. 17 Se, portanto, me consideras companheiro, recebe-o, como se fosse a mim mesmo. 18 E, se algum dano te fez ou se te deve alguma coisa, lana tudo em minha conta.
4
9

Eu, Paulo, de prprio punho, o escrevo: Eu pagarei -- para no te alegar que tambm tu me deves at a ti mesmo. 20 Sim, irmo, que eu receba de ti, no Senhor, este benefcio. Reanima-me o corao em Cristo. Mas no caso de um escravo crente, seu trabalho ainda deve ser com mais afinco porque est ligado a algum que possui um lao consanguneo: de CRISTO! So agora participantes da mesma graa!! A condio crist do senhor a maior motivao para que o servo sirva com dedicao. Alguns ensinamentos: 1. Se no pra romper (para dar tempo s mudanas graduais da cultura), deve-se banir a crueldade e a injustia dos relacionamentos; 2. O cristianismo deu o grande e significativo passo para a abolio da escravatura, falando dos princpios essenciais dos relacionamentos de justia e equidade. NA IGREJA NUNCA HOUVE APARTHEID. Trazendo algumas aplicaes para ns: 1. Devemos glorificar a Deus em nosso ambiente de trabalho. 1Pe 2.18-20 18 Servos, sede submissos, com todo o temor ao vosso senhor, no somente se for bom e cordato, mas tambm ao perverso; 19 porque isto grato, que algum suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua conscincia para com Deus. 20 Pois que glria h, se, pecando e sendo esbofeteados por isso, o suportais com pacincia? Se, entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com pacincia, isto grato a Deus. Naturalmente que hoje h mecanismos legais que no existiam naqueles tempos e que podem ser acionados para o nosso bem. Mas o princpio maior permanece:

19

1 Tm 6.1 Todos os servos que esto debaixo de jugo considerem dignos de toda honra o prprio senhor, para que o nome de Deus e a doutrina no sejam blasfemados. No porque posso ser ultrajado que vou revidar, ser respondo, insubordinado ou desenvolver de maneira relaxada o meu trabalho. Devo entregar ao Senhor e ser o melhor naquilo que ele me deu pra fazer. 2. Devemos caprichar ainda mais quando trabalhamos para algum que possui a mesma f J ouvi de alguns patres crentes: evito contratar algum crente porque confundem as coisas: chegam atrasado e se so advertidos acham que o patro, por ser crente, deveria pegar mais leve com ele. 3. Os patres crentes devem ser exemplo de fineza e justia para com seus funcionrios No que vo ser condescendentes com o erro de funcionrios, mas saber o tempo e o modo correto de tratar com eles, sabendo que sua postura, palavras, gestos manifestaro a glria de Deus! O evangelho transforma todas as relaes que assim prossigamos em viver nesse mundo, transformando e sendo transformados pelo Esprito de Deus. Cristo que faz a obra.

Das könnte Ihnen auch gefallen