Sie sind auf Seite 1von 2

As Marcas de Uma Verdadeira Converso

Texto: Atos 9.26 Quando chegou a Jerusalm, tentou reunir-se aos discpulos, mas todos estavam com medo dele (Saulo), no acreditando que fosse realmente um discpulo.

Quando a Igreja nasceu em Jerusalm, liderada pelos apstolos que haviam sido discipulados diretamente pelo Senhor Jesus, um homem judeu, fariseu muitssimo dedicado, levantou-se contra a Igreja com muita fria; seu nome era Saulo de Tarso. Quando ocorreu o primeiro martrio de um lder da Igreja, Estevo, l estava o jovem Saulo consentindo naquele apedrejamento (Atos 8.1). Em Atos 8.3, temos o registro de que Saulo devastava a Igreja, indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lanava na priso.

Todos os discpulos de Cristo na Judia conheciam a m fama de Saulo de Tarso. Porm, nosso Deus tem uma forma surpreendente de agir maravilhosamente. Escolheu justamente o perseguidor para torna-lo o maior pregador da Igreja e o missionrio dos gentios. Quem poderia imaginar que o grande perseguidor se tornaria o maior defensor? Lembre-se de que dos vinte e sete livros do Novo Testamento, treze so de autoria de Paulo!

A converso de Saulo narrada em Atos 9, que inicia-se dizendo que Saulo respirava ameaas de morte contra os discpulos do Senhor. Esta descrio demonstra que Saulo odiava os cristos e queria mata-los a todos! No satisfeito em perseguir os discpulos da Judia, buscou autorizao dos sacerdotes para perseguir os judeus de Damasco que haviam se convertido ao Caminho (como era chamada a Igreja no incio). Foi no caminho de Jerusalm para Damasco que o Senhor transformou Saulo de Tarso em Paulo, o apstolo.

Em Atos 9.26, somos informados que ao retornar a Jerusalm, os cristos no acreditavam que Saulo houvesse mesmo se convertido. Tinham receio de que fosse uma armadilha! Esta histria nos ajuda a entender quais so as verdadeiras marcas que demonstram a converso de uma pessoa a Jesus.

1. MARCA: Mudana de comportamento (Atos 9.20-22). A experincia de conhecer Jesus pessoalmente atravs da viso que teve na estrada para Damasco provocou uma transformao radical na vida de Saulo. O que antes reputava como uma mentira, agora reconhecia como a Verdade. Seu comportamento mudou: agora no perseguia mais ao contrrio, dava testemunho para que outros tambm se tornassem discpulos de Cristo.

Uma verdadeira converso deve trazer mudana. Converso significa mudana de direo. Por exemplo, em I Co 6.9-11, Paulo lembra os discpulos de Corinto que alguns deles foram impuros, idlatras, adlteros, efeminados, sodomitas, ladres, avarentos, bbados, maldizentes, desonestos... mas que a verdadeira converso a Cristo trouxe mudanas profundas: Assim foram alguns de vocs. Mas vocs foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do

Senhor Jesus Cristo e no Esprito de nosso Deus. (v. 11). Encontrar-se com Jesus, como Saulo encontrou-se, produz a marca das mudanas de comportamento.

2. MARCA: O testemunho corajoso acerca de Jesus (vs. 27 e 28). O relato bblico ressalta a forma corajosa como Paulo testemunhava acerca de Jesus a todas as pessoas. E isto no demorou a acontecer. Desde o momento quando ele chegou a cidade de Damasco e recuperou a viso, comeou a contar sobre sua experincia de converso a Jesus Cristo. Observe o detalhe do texto bblico: Saulo pregava corajosamente (vs. 27 e 28).

Alis, todos ns temos a obrigao de dar testemunho corajoso de Jesus. Em Atos 1.8, encontramos a recomendao de Jesus de que no poder do Esprito Santo devemos ser testemunhas dEle at os confins da Terra.

O testemunho corajoso de Saulo produziu dois resultados: a) Pessoas se converteram e se tornaram discpulas do prprio Paulo! Isto ocorreu j em Damasco, conforme Atos 9.25. Note que o texto descreve como Paulo foi colocado num cesto e pendurado por cordas, pode sair de Damasco. A Bblia conta que foram as pessoas que Paulo havia ganho para Jesus que o desceram pelo cesto! b) Pessoas ficaram com muita raiva e queriam at mesmo matar a Paulo que era tido por eles como um traidor. Mas isto no fez o novo convertido parar de testemunhar.

Testemunhar com coragem uma marca de uma verdadeira converso.

3. MARCA: Buscar a comunho com a Igreja (vs. 26 e 27). Barnab, um discpulo mais antigo na Igreja, foi usado por Deus para apresentar o novo irmo em Cristo a todos os lderes da Igreja em Jerusalm. Para Paulo era muito importante ter comunho com a Igreja. A comunho com a Igreja, a Famlia de Deus, uma outra importante marca de uma converso verdadeira.

CONCLUSO: Da mesma forma que Saulo experimentou a converso a Jesus, as pessoas que voc tem recebido em sua clula precisam conhecer ao Senhor e apresentar estas trs marcas. Ore com os presentes e lhe d oportunidade de confessarem a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Aproveite este momento para profetizar sobre estas vidas as trs marcas aqui estudadas.

Das könnte Ihnen auch gefallen