Sie sind auf Seite 1von 7

Arquitetura OSI

Para satisfazer requerimentos de clientes para a capacidade de computao remota, fabricantes de computadores de grande porte desenvolveram uma variedade de arquiteturas de redes. Algumas destas arquiteturas definem o inter-relacionamento de fornecedores de hardware e software, em particular, para permitir o fluxo de comunicaes atravs da rede para fabricantes de computadores em geral. Com a finalidade de padronizar o desenvolvimento de produtos para redes de comunicao de dados, foi elaborado um modelo aberto, que teve como referncia o OSI - Open System Interconnection pela ISO (International Organization for Standardization). Este modelo estabelece sete camadas para as funes de comunicao de dados:

Nvel 7 : Aplicao Nvel 6 : Apresentao Nvel 5 : Sesso Nvel 4 : Transporte Nvel 3 : Rede Nvel 2 : Enlace Nvel 1 : Fsica

Fsica (N1)
A camada fsica prov caractersticas fsicas, eltricas, funcionais e procedimentos para ativar, manter e desativar conexes entre duas partes. Uma entidade de dados de servio neste nvel consiste em um bit em transmisso serial e de n bits em transmisso paralela. As funes dentro deste nvel so:

ativao e desativao da conexo fsica entre duas entidades do nvel de ligao de dados, inclusive concatenao e circuitos de dados quando solicitado pelo nvel de ligao transmisso de unidades de dados de servio (bits), que pode ser executada de modo sncrono ou assncrono controle de erros

Enlace (N2)
A camada de enlace providencia maneiras funcionais e procedimentos para estabelecimento, manuteno e liberao de enlaces de dados entre as entidades da rede. Os objetivos so providenciar a transmisso de dados para a camada de rede e detectar, e possivelmente corrigir erros que possam ocorrer no meio fsico. As caractersticas funcionais desta camada so:

conexo dos enlaces, ativao e desativao. Estas funes incluem o uso de facilidades multiponto fsico para suportar conexes entre funes da camada de rede mapeamento de unidades de dados para a camada de rede dentro das unidades do protocolo de enlace para transmisso multiplexao de um enlace de comunicao para vrias conexes fsicas delimitao de unidades de transmisso para protocolos de comunicao deteco, notificao e recuperao de erros identificao e troca de parmetros entre duas partes do enlace

Rede (N3)
A funo bsica desta camada providenciar a transferncia transparente de todos os dados submetidos pelo nvel de transporte. A estrutura e contedo detalhados dos dados submetidos sero determinados exclusivamente pelas camadas acima da camada de rede. O propsito permitir que as camadas mais altas tenham independncia para rotear e comutar consideraes associadas com o estabelecimento e operao de uma conexo. O estabelecimento, manuteno e terminao de conexes das entidades comunicando-se so inclusos nos servios executados por esta camada. Essas funes e servios so:

endereamento da rede e identificao do ponto final multiplexao da rede de conexes acima das conexes da camada de enlace providenciadas pela prxima camada mais alta segmentao e/ou blocagem para facilitar a transferncia de dados servios de seleo quando diferentes servios esto disponveis seleo da qualidade de servios baseados em parmetros como: erros residuais, disponibilidade, confiabilidade, fluxo de trfego, tempo gasto no estabelecimento da conexo e no trnsito deteco e recuperao de erros para atingir a qualidade de servios desejada notificao de erros para as camadas acima quando a qualidade dos servios no pode ser mantida

entrega sequenciada de dados, se disponvel, para uma implementao em particular controle de fluxo, isto , suporte de indicadores de controle do fluxo providenciados pela camada de transporte transferncia de dados como um servio opcional rearranjo de conexo quando ocorre perda de rota de retorno de dados e notificao para o usurio servios de terminao quando solicitados por parte do usurio

Transporte (N4)
Esta camada existe para realizar a transferncia transparente de dados entre entidades em sesso. Protocolos de transporte so empregados para estabelecimento, manuteno e liberao de conexes de transporte que representam um caminho duplo para os dados entre dois endereos de transporte. O modelo OSI define trs fases de operao dentro da camada de transporte, sendo:

Fase de estabelecimento
O objetivo desta fase o estabelecimento de conexes entre funes de servios das camadas mais altas. A qualidade dos servios de conexo pode ser negociada durante esta fase. Os servios providenciados incluem:

seleo de servios de rede, como funes de parmetros, por exemplo: throughput, ajuste do tempo de transmisso e caractersticas de erros gerenciamento de conexes de transporte para conexes de camadas mais baixas estabelecimento de tamanho apropriado para pacotes de dados selees de funes empregadas na transferncia de dados transporte de dados de camadas mais altas

Fase de transferncia
Esses servios tm como objetivo a transfncia de dados de acordo com a qualidade dos servios descritos na fase de estabelecimento. Os servios providenciados incluem:

blocagem concatenao segmentao multiplexao de conexes providenciadas pelas camadas mais baixas controle de fluxo em uma sesso orientada fim a fim manuteno de uma unidade de dados retida da camada de sesso manuteno de conexo entre duas funes de transporte atuando entre duas entidades em conversao deteco de erros para: perda, danos, duplicao, ou desordem nas unidades de dados recuperao de erros de endereos detectados por esta camada ou assinalados pelas camadas mais baixas transporte de dados que empregam mecanismos normais de controle de fluxo

Fase de terminao
Esses servios permitem encerrar uma sesso terminando a conexo, sendo notificadas ambas as partes. Esses servios incluem:

notificao da razo do encerramento identificao da conexo terminada informaes adicionais como requerido

Sesso (N5)
O objetivo desta camada prover os mecanismos necessrios para organizar e sincronizar o dilogo e o gerenciamento da troca de dados entre entidades de apresentao. Para tal, a camada de sesso entre duas entidades de apresentao o suporte para ordenar a troca de dados. Como suporte a esses objetivos, a camada de sesso providencia os seguintes servios para a camada de apresentao:

estabelecimento de conexo de sesso liberao de conexo de sesso troca normal de dados gerenciamento de interao reporte de condies de exceo mecanismos para sincronizao de conexo de sesso

Apresentao (N6)
Esta camada responsvel pela representao da informao para entidades de aplicao, comunicando-se em um determinado caminho, e preservar o sentido em determinado espao de tempo resolvendo diferenas de sintaxe. Para esses objetivos, esta camada pode prover as seguintes funes:

transformao de dados formatao de dados sintaxe de seleo

Aplicao (N7)
A camada de aplicao dentro do processo de comunicao representada pelo usurio final para o modelo OSI. Ou seja, baseado em pedidos de um usurio da rede, esta camada seleciona servios a serem fornecidos por funes das camadas mais baixas. Esta camada deve providenciar todos os servios diretamente relacionados aos usurios. Alguns destes servios so:

identificao da inteno das partes envolvidas na comunicao e sua disponibilidade e autenticidade estabelecimento de autoridade para comunicar-se acordo sobre o mecanismo de privacidade determinao da metodologia de alocao de custo determinao de recursos adequados para prover uma qualidade de servios aceitvel

sincronizao de cooperao para aplicaes seleo da disciplina de dilogo responsabilidade da recuperao de erros de estabelecimento acordo na validao de dados transferncia de informaes

A intercomunicao entre entidades de aplicao ocorre de acordo com protocolos especficos. Estes protocolos podem ser de trs categorias:

Administrao do sistema
Este protocolo refere-se administrao dos vrios recursos e seus estados atravs dos nveis da arquitetura OSI. Algumas funes deste tipo de protocolo so:

administrao da ativao/desativao monitorao controle de erros recuperao

Somente a administrao de atividades que implicam comunicaes entre entidades remotas considerada neste tipo de protocolo, outras atividades de administrao do sistema local esto fora do ambiente OSI.

Administrao das aplicaes


Este protocolo refere-se administrao dos processos de aplicao. Os protocolos deste tipo incluem:

inicializao/manuteno de processos de aplicao encerramento de processos de aplicao controle de acesso recuperao de deadlock

Aplicao do usurio
Estes protocolos habilitam RJE (Remote Job Entry) e acesso a arquivos. Protocolos adicionais deste tipo podem ser criados para suportar aplicaes especficas, tais como transferncia eletrnica de fundos, correio eletrnico, etc.

Das könnte Ihnen auch gefallen