Sie sind auf Seite 1von 2

Windows Azure chegou a vez do profissional de infraestrutura

Desde o lanamento do Windows Azure muitos de vocs devem ter reparado (pelo menos quem acompanha mais a comunidade tcnica Microsoft) que o Windows Azure era muito mais abordado pelo pessoal de desenvolvimento. Isto no era a toa, afinal o Windows Azure era muito mais indicado para armazenar aplicaes (.NET, JAVA, PHP, Python, Ruby, etc). Um dos principais pontos enfatizados no Windows Azure era o conceito de abstrair a camada de sistema operacional e infraestrutura, pois voc (desenvolvedor) no precisaria se preocupar com atualizaes, escalabilidade do site, etc. Uma vez que esta era a realidade para os profissionais de infraestrutura ento no havia motivos para ter interesse neste servio. Desde a semana passada esta realidade mudou, e agora tem muita coisa que vai impactar a infraestrutura de rede e fundamental que voc entenda. O Windows Azure um servio, e no um produto, portanto regularmente sofrer atualizaes significativas e imediatas. A ultima atualizao trouxe muitas coisas interessantes para os profissionais de infraestrutura e resolvi comentar sobre cada uma delas. Como base nestes comentrios estou utilizando imagens do blog do Scott Guthrie, vice-presidente corporativo da Microsoft, trabalhando na diviso de Servidores e Ferramentas:

Novo portal de administrao e ferramentas de linha de comando

Alm do novo portal, mais fcil de administrar mltiplas contas, foram includos novos comandos via PowerShell (Windows) e Bash (Linux e Mac) p/ administrao remota. Sim, imagine que voc pode gerenciar sua aplicao utilizando linha comando para isso. Isto bem interessante, pois at algum tempo atrs a administrao da sua aplicao no Windows Azure era feita via Portal de Administrao ou via System Center Operations Manager (usando um Management Pack do Windows Azure). Agora voc tem uma opo a mais para administrar suas aplicaes.
o

Maquina virtual

Antes ao criar sua aplicao no Windows Azure voc podia selecionar apenas 2 opes de sistema operacional para executa-las: Windows Server 2008 ou Windows Server 2008 R2. Agora voc pode hospedar sua aplicao e escolher novas opes de sistema operacional: OpenSUSE, SUSE, Ubuntu, Windows Server 2008 R2 e Windows Server 2012. Em termos de interoperabilidade este um dos pontos mais interessantes, pois agora se sua aplicao funciona somente em Linux (por exemplo) voc pode hospedala no Azure, sem problema algum, e usando todos os recursos de gerenciamento, escalabilidade, etc.
o

Web Sites

Voc tambm pode usar o Windows Azure para hospedar seu web site, usando templates prontos (Asp>NET, Node.js e PHP). O interessante que se voc deseja hospedar seu website em ambiente compartilhado h um limite gratuito para ate 10 web sites, entretanto se quiser hospedar de forma isolada, sem compartilhamento de host tambm possvel, via custo adicional.
o

Media Services

Uma opo interessante para quem deseja fazer streaming usando o Windows Azure Todas as novas funcionalidades esto descritas no site do Windows Azure, assim como o post do Scott Guthrie detalhando mais a respeito dos novos recursos: Os links esto abaixo: http://www.windowsazure.com/ http://weblogs.asp.net/scottgu/default.aspx Isso sem deixar de falar no System Center App Controller 2012, parte integrante do System Center 2012. Atravs do App Controller voc pode gerenciar suas maquinas virtuais no System Center Virtual Machine Manager e no Windwos Azure, atravs de uma nica console. http://technet.microsoft.com/en-us/library/hh546834.aspx Qual a mensagem? Simples: Windows Azure tem a ver com o dia-a-dia do profissional de infraestrutura, cada vez mais. Mesmo que voc ainda esteja reativo a estas mudanas valem a pena ler um pouco sobre estes novos recursos.

Das könnte Ihnen auch gefallen