Sie sind auf Seite 1von 17

1

LINEAR-HCS
RUA SO JORGE, 267 / 269 TEL.: (11) 2823-8800 SO CAETANO DO SUL - SO PAULO CEP: 09530-250

SOFTWARE HCS 2010


(Baseado na verso 6.0)

INFORMAES INICIAIS

Para o funcionamento ideal do programa, recomendada a utilizao em um microcomputador (PC) com sistema operacional Windows XP ou superior, e resoluo mnima de vdeo de 800x600 pixels. O PC deve possuir ainda uma porta serial (COM) disponvel, geralmente encontrada na parte traseira do computador. Nela ser conectado o Cabo de Comunicao com o Mdulo Guarita (PC RS232), fornecido gratuitamente com o equipamento.

Caso no haja uma porta serial livre, pode-se utilizar uma entrada USB, atravs de um Conversor Serial (DB9) para USB, encontrado em lojas de Informtica.

Para verificar se o PC possui uma porta serial livre, acesse o Painel de controle do Windows, item Sistema. Na janela que abrir, clique na aba Hardware e em seguida no boto Gerenciador de dispositivos. Verifique na lista se o item Portas (COM & LPT) est presente, e em caso positivo, ao clicar no + sero listadas todas as portas instaladas (inclusive as virtuais, geradas pelo Conversor Serial-USB). A distncia recomendada entre o PC e o Mdulo Guarita de, no mximo, 15 metros. Superior a isso, considerar a utilizao de dois Conversores 485-232, comumente encontrados em lojas de componentes eletrnicos.

INSTALANDO O PROGRAMA

Para efetuar a instalao do programa, clique duas vezes no arquivo software_hcs_2010.exe, e siga as informaes do Assistente de Instalao. Uma vez concludo, o programa estar pronto para ser utilizado, atravs do menu Iniciar ou atalho criado na rea de Trabalho do computador.

BLOQUEIO DOS MENUS

Com o objetivo de proteger o software de utilizao no autorizada, todas as opes de configurao e comunicao com o Mdulo Guarita so bloqueadas por senha. Clique no menu Liberar Menus e a tela ao lado ser exibida.

A senha padro de instalao linear, sem aspas, e pode ser alterada pelo boto Alterar Senha, como mostra a figura ao lado. Aps confirmar a senha, os menus sero desbloqueados. Para bloque-los novamente, basta clicar em Liberar Menus e confirmar uma senha em branco ou incorreta. Os menus sero bloqueados.

CONFIGURAO DO PROGRAMA

Clique no menu Configurar e selecione a opo Programa. A tela ao lado ser exibida.

O Modo minimizado permite que o programa apenas seja mostrado quando um evento for gerado pelo equipamento, minimizando aps o tempo configurado. Em Conectar automaticamente, se a opo Habilitar auto-conexo for marcada, o software far a conexo ao equipamento automaticamente, sempre que iniciado. Ainda, se a opo Habilitar autosincronizao tambm for marcada, ao iniciar o sincronismo de informaes ser automtico.

CONECTANDO O PROGRAMA

Clique no menu Conectar. O software localizar automaticamente o Mdulo Guarita conectado porta serial do PC. Neste caso, a mensagem ao lado ser exibida:

Clique no boto Sim para sincronizar as informaes do equipamento com o PC. Aps o trmino da coleta, o software estar pronto para utilizao. Se desejar sincronizar as informaes posteriormente, poder acessar o menu Avanado, Mdulo Guarita, opo Sincronizar.

BARRA DE STATUS

Quando conectado, a barra de status do software exibe algumas informaes importantes, como segue abaixo:

Status da conexo com o Mdulo Guarita

Porta serial e baudrate associados

Verso do Mdulo Guarita

Mensagens das operaes do software

MONITORAMENTO ON-LINE

O Monitoramento on-line exibe em tempo real qualquer acionamento ocorrido ao equipamento, registrando ainda um histrico com os oito eventos anteriores. Vale lembrar que esta tela no armazena os eventos no computador!

Tipo de evento

Unidade e Bloco Dados do dispositivo

Sada acionada

Receptor acionado

Histrico

CONFIGURAO DO MDULO GUARITA

Toda configurao do Mdulo Guarita 2010 pode ser feita via software, como segue abaixo: - Programao Clique no menu Avanado, Mdulo Guarita e selecione a opo Programao. A tela a seguir ser exibida.

Os tempos de rel determinam eventos no atendidos

Funes utilizadas para o Modem GPRS

Rtulos exibidos no Mdulo Guarita

Confirme as alteraes clicando no boto Alterar. - Identificao

Para alterar as linhas 2 e 3 do display do Mdulo Guarita 2010, clique no menu Avanado, Mdulo Guarita e selecione a opo Identificao. A tela ao lado ser exibida. Confirme as alteraes clicando no boto Alterar.

6 - Labels

Para alterar os nomes de exibio (labels) dos blocos, receptores e sadas, clique no menu Avanado, Mdulo Guarita e selecione a opo Labels. A tela ao lado ser exibida. Confirme as alteraes clicando no boto Gravar.

Cada label pode ter at 8 caracteres

- Data e Hora possvel alterar o relgio do Mdulo Guarita 2010 a partir do horrio do Windows. Para tanto, acesse o menu Avanado, Mdulo Guarita, opo Alterar Data/Hora. Confirme a alterao.

EVENTOS

Os eventos gerados ao Mdulo Guarita 2010 so armazenados em sua memria interna, em aproximadamente 8.100 posies. Sempre que este limite atingido, o equipamento automaticamente copia toda memria a um Carto SD devidamente instalado, passando ento a sobre-escrever os eventos mais antigos na memria interna. Se o Carto SD no estiver presente, apenas a memria interna ser gerenciada. Para salvar uma cpia dos eventos no PC, clique no menu Leitura e selecione a opo Eventos. A tela a seguir ser exibida:

Selecione uma das opes de leitura e em seguida, clique no boto Iniciar. O software solicitar um local no PC para salvar o arquivo de eventos (extenso EVT), sugerindo inclusive o nome do arquivo (data e hora). Clique no boto Salvar e aguarde o processo de coleta.

7 Ao finalizar, ser solicitado ao usurio se deseja visualizar o relatrio dos eventos. Selecione a opo desejada, lembrando que por o arquivo j estar salvo no PC, este pode ser visualizado a qualquer momento pelo menu Relatrios.

DISPOSITIVOS

O Mdulo Guarita 2010 permite armazenar at 12.000 dispositivos que incluem Controle Remoto (RF), TAG Ativo (TA), TAG Passivo (TP), Carto de Proximidade (CT) e Senhas de Acesso (SN). Cada dispositivo possui informaes de unidade e bloco, identificao de 18 caracteres, e dados de veculo (marca, cor e placa). Para salvar uma cpia dos dispositivos no PC, clique no menu Leitura e selecione a opo Dispositivos. A tela a seguir ser exibida:

Clique no boto Iniciar. O software solicitar um local no PC para salvar o arquivo de dispositivos (extenso DPT), sugerindo inclusive o nome do arquivo (data e hora). Clique no boto Salvar e aguarde o processo de coleta.

Ao finalizar, ser solicitado ao usurio se deseja visualizar o relatrio dos dispositivos. Selecione a opo desejada, lembrando que por o arquivo j estar salvo no PC, este pode ser visualizado a qualquer momento pelo menu Relatrios.

RELATRIO DE EVENTOS

Ao realizar a leitura dos eventos ou recuperar uma leitura salva, pelo menu Relatrios, opo Eventos, a janela Visualizar Eventos exibida, conforme imagem a seguir:

Aps selecionar os filtros desejados, clique no boto Visualizar. O relatrio ser montado e exibido em tela.

RELATRIO DE DISPOSITIVOS

Ao realizar a leitura dos dispositivos ou recuperar uma leitura salva, pelo menu Relatrios, opo Dispositivos, a janela Visualizar Dispositivos exibida, conforme imagem a seguir:

Aps selecionar os filtros desejados, clique no boto Visualizar. O relatrio ser montado e exibido em tela.

PR-VISUALIZAO

Para os relatrios de eventos e dispositivos, a janela a seguir ser exibida:

Clique aqui para exportar o relatrio para PDF

Configuraes de impresso

Primeira pgina, pgina anterior, pgina seguinte, ltima pgina

Nesta tela possvel imprimir o relatrio ou export-lo para PDF, clicando no boto Salvar, como mostra a imagem a seguir:

Primeiro selecione o formato de exportao (PDF ou RPF)

Em seguida, clique aqui para escolher a pasta de destino e o nome do arquivo

Tambm possvel export-lo em formato RPF, padro do software.

LEITURA COMPLETA

A opo Leitura completa disponvel no menu Leitura pode ser utilizada como backup do Mdulo Guarita 2010, ou como uma maneira de fornecer a terceiros acesso aos relatrios de eventos e dispositivos, sem precisar instalar o software completo.

Selecione a opo desejada, clique no boto Iniciar e aguarde o processo de leitura. Ao finalizar, ser solicitado o local para salvar os arquivos gerados. Aps confirmar, a pasta abrir automaticamente exibindo os arquivos copiados.

Por padro, a pasta criada recebe como nome a data da leitura, no formato dia_ms_ano. Os arquivos de backup so: DISP.DPT (arquivo de dispositivos), EVENT.EVT (arquivo de eventos), PARAM.PAR (arquivo do multifuno) e SETUP.STP (arquivo de labels). Outros arquivos sero exibidos caso seja selecionada a opo Visualizador, entre eles o executvel Visualiza 2010.exe, para visualizao por terceiros.

GERENCIAR DISPOSITIVOS

Pelo software tambm possvel cadastrar, editar e apagar dispositivos. Para tanto, acesse o menu Avanado, Avanado II, Gerenciar Dispositivos. A tela a seguir ser exibida:

10

- Cadastrar dispositivo Para cadastrar um novo dispositivo, clique no boto Cadastrar. Verifique que direita estaro disponveis os campos para cadastro. Existem trs formas para preencher os campos do grupo Dados do dispositivo: 1. Manualmente, selecionando o Tipo de dispositivo e preenchendo os campos Serial (ou Senha, quando aplicvel) e Contador (apenas para Controle Remoto). 2. Via Mdulo Guarita 2010, virando a chave de programao e acionando o dispositivo escolhido na direo do equipamento. Para Controle Remoto, pressione uma vez as teclas B1 e B2 ao mesmo tempo; para Carto de Proximidade, apenas aproxime o carto ao equipamento; para TAG Ativo, ligue e desligue a chave do dispositivo. Note que os campos em Dados do dispositivo sero preenchidos automaticamente. 3. Via Leitora de Mesa USB (Desktop Reader), clicando no boto Leitora USB com este ligado a uma porta USB disponvel no PC. Acione o dispositivo escolhido na direo da leitora e verifique que os campos em Dados do dispositivo sero preenchidos automaticamente.

Aps seguir um dos passos acima, preencha todos os campos em Dados de cadastro e por fim clique no boto Confirmar. O programa exibir a mensagem Dispositivo cadastrado com sucesso! caso esteja tudo correto; Memria do Mdulo Guarita cheia! caso o limite de dispositivos seja atingido; Dispositivo j cadastrado! caso j houver no equipamento um dispositivo com os mesmos Dados do dispositivo associados. - Editar dispositivo

Para editar um dispositivo j cadastrado, selecione-o na lista e clique no boto Editar, ou simplesmente clique duas vezes no dispositivo escolhido na lista. O modo de edio ser mostrado esquerda, onde somente os campos do grupo Dados de cadastro podem ser alterados. Confirme a alterao clicando no boto Confirmar.

11 - Apagar dispositivo Para apagar um dispositivo j cadastrado, selecione-o na lista e clique no boto Apagar. Uma mensagem de confirmao ser exibida, bastando clicar em Sim para remover completamente o dispositivo do equipamento. - Adicionar e Apagar Foto possvel associar uma foto a cada dispositivo, para ser exibida no Monitoramento On-line durante o acionamento. Para tanto, selecione o dispositivo escolhido e clique no boto Adicionar Foto. Selecione a imagem no PC (formatos aceitos: JPG, JPEG e BMP) e clique no boto Abrir. Recomenda-se escolher fotos com resoluo mdia e tamanho reduzido, por limitaes de exibio no software. Para remover a foto, selecione o dispositivo escolhido e clique no boto Apagar Foto. Confirme a excluso da foto e esta no ser mais exibida no Monitoramento On-line.

ATUALIZAO DOS RECEPTORES

Aps cadastrar, editar ou apagar qualquer dispositivo, a atualizao dos receptores deve ser executada, para garantir que todas as alteraes sejam informadas aos receptores ligados ao Mdulo Guarita 2010. Para tanto, ao fechar a janela Gerenciar Dispositivos, o programa solicita se o usurio deseja atualizar os receptores. Clique em Sim e aguarde o processo de atualizao. Tambm possvel fazer a atualizao via menu Avanado, Avanado II e opo Atualizar Receptores.

BACKUP E RESTORE

O software disponibiliza opes de cpia de todo o Mdulo Guarita 2010 (Backup) assim como opes para devoluo dessas cpias ao equipamento (Restore). Os backups podem ser realizados individualmente ou em conjunto, utilizando a opo Leitura completa, descrita anteriormente. - Backup Labels Esta opo possibilita o backup da identificao (linhas 2 e 3 do display) e labels do Mdulo Guarita 2010. Clique no menu Leitura e selecione a opo Backup Labels. O programa solicitar um local no PC para salvar o arquivo de labels (extenso STP), sugerindo inclusive o nome do arquivo (data e hora). Clique no boto Salvar e aguarde o processo de coleta. - Backup Recs. Multi. Esta opo possibilita o backup da configurao dos Receptores Multifuno presentes ou no no sistema. Clique no menu Leitura e selecione a opo Backup Recs. Multi. O programa solicitar um local no PC para salvar o arquivo (extenso PAR), sugerindo inclusive o nome do arquivo (data e hora). Clique no boto Salvar e aguarde o processo de coleta.

12 O processo de restore individual e no possvel enviar ao Mdulo Guarita 2010 os eventos salvos. Vale lembrar que nos procedimentos abaixo, as informaes sero apagadas e substitudas por novas. Muita ateno ao utilizar estas opes! - Restore Dispositivos Esta opo envia os dispositivos e programao salvos no PC (arquivo DPT) para o Mdulo Guarita 2010. Clique no menu Avanado, Avanado II, Restore e selecione a opo Dispositivos. A tela abaixo ser exibida:

Clique no boto Enviar e o programa solicitar o arquivo de dispositivos. Selecione o arquivo corretamente e clique no boto Abrir. Aguarde o progresso do envio e ao finalizar, o programa solicitar a Atualizao dos Receptores. Em seguida, ser solicitada a Sincronizao do Mdulo Guarita.

- Restore Labels Esta opo envia a identificao e os labels do PC ao Mdulo Guarita 2010 (arquivo STP). Clique no menu Avanado, Avanado II, Restore e selecione a opo Labels. A seguinte tela ser exibida:

Clique no boto Enviar e o programa solicitar o arquivo de labels. Selecione o arquivo corretamente e clique no boto Abrir. Aguarde o progresso do envio e ao finalizar, o programa solicitar a Sincronizao do Mdulo Guarita.

- Restore Recs. Multi. Esta opo envia a programao dos Receptores Multifuno, do PC ao Mdulo Guarita 2010 (arquivo PAR). Clique no menu Avanado, Avanado II, Restore e selecione a opo Rec. Multi. A seguinte tela ser exibida.

Clique no boto Enviar e o programa solicitar o arquivo de programao. Selecione o arquivo corretamente e clique no boto Abrir. Aguarde o progresso do envio e ao finalizar, o programa solicitar a Atualizao dos Receptores.

13

CARTO SD

O Mdulo Guarita 2010 possui duas interfaces para Carto SD, uma interna e outra externa. Ambas funcionam como memria de backup, armazenando todas as informaes do Mdulo Guarita e separando-as por data e hora da operao. Os backups podem ser realizados manualmente (pelo menu do prprio equipamento), ou automaticamente (sempre quando a memria interna atinge aproximadamente 8.100 eventos). Eles tambm podem ser devolvidos ao equipamento via menu, acessando a opo de Restore. Os arquivos salvos no Carto SD esto codificados, por isso s podem ser lidos ou alterados via software. Para tanto, as seguintes opes esto disponveis: - Carto SD (Guarita) Esta opo permite ler o contedo do Carto SD (interno ou externo) diretamente ligado ao Mdulo Guarita, ideal quando o PC no possui interface para este tipo de carto. Clique no menu Leitura e selecione a opo Carto SD (Guarita). A tela a seguir ser exibida.

Selecione a posio do Carto SD e clique no boto Selecionar. Aguarde o carregamento das informaes onde o programa listar todos os backups realizados. Selecione a data e hora desejadas, e a opo de coleta (com Visualizador ou para Backup). Clique no boto Iniciar e aguarde. Ao finalizar, ser solicitado um local para salvar as informaes. Aps confirmar, a pasta abrir automaticamente exibindo todos os arquivos copiados, nos moldes da Leitura completa.

- Carto SD (PC) Esta opo permite ler o contedo do Carto SD ligado diretamente ao PC. Acesse o menu Relatrios e selecione a opo Carto SD (PC). A tela a seguir ser exibida.

Selecione a unidade de disco onde se encontra o Carto SD e clique no boto Verificar. O programa listar todos os backups realizados, bastando selecionar a data e hora desejadas e clicar no boto do relatrio que deseja exibir: Dispositivos ou Eventos. O relatrio correspondente ser exibido.

14

- Apagar Backup possvel apagar de maneira correta qualquer backup realizado ao Carto SD. Para tanto, acesse o menu Configurar, Carto SD (PC) e selecione a opo Apagar Backup. A tela a seguir ser exibida.

Selecione a unidade de disco onde se encontra o Carto SD e clique no boto Verificar. O programa listar todos os backups realizados. Selecione a data e hora desejadas e clique no boto Apagar. Confirme a excluso clicando em Sim.

GERENCIAR DISPOSITIVOS OFF-LINE

Em Gerenciar Dispositivos Off-line, o usurio tem a opo de cadastrar, editar ou apagar dispositivos sem comunicao direta com o Mdulo Guarita, podendo executar posteriormente a funo Restore para gravar as informaes no equipamento. Clique no menu Configurar e selecione a opo Gerenciar Dispositivos Off-line. A tela a seguir ser exibida.

15 Utilize o boto Anexar Dispositivos para recuperar um arquivo salvo anteriormente. Os botes Adicionar, Editar e Apagar gerenciam individualmente o dispositivo, nos mesmos moldes do Gerenciar Dispositivos explanado anteriormente. direita esto disponveis opes para edio em massa dos dispositivos. Para selecionar vrios ao mesmo tempo, utilize as teclas SHIFT ou CTRL do teclado. Ao finalizar as operaes, clique no boto Salvar Dispositivos. A tela a seguir ser exibida. Selecionando Computador, o programa solicitar uma pasta no PC para salvar o arquivo de dispositivos gerado, no formato DPT. Selecione a pasta adequada e clique no boto Salvar. Selecionando Carto SD, o programa salvar uma pasta de backup contendo a lista de dispositivos, diretamente no carto SD, bastando apenas efetuar o Restore no prprio Mdulo Guarita 2010. O backup ser exibido no equipamento com o label de identificao GRAVACAO OFF-LINE.

OPES AVANADAS

O software possui ainda algumas funes avanadas, de uso no comum, ideal para tcnicos, instaladores ou integradores. - Avanado > Receptores > Acionar Sadas

Permite acionar os rels de cada Receptor (ou Leitora) ligado ao Mdulo Guarita 2010.

- Avanado > Receptores > Ativar Modo Remoto

Habilita o modo remoto temporizado nos Receptores. Neste modo, o rel do equipamento ficar totalmente dependente do PC (ao acionar um dispositivo, o rel no atracar automaticamente).

16 - Avanado > Receptores > Listar Verses

Exibe as verses de firmware de todos os Receptores ligados ao Mdulo Guarita 2010.

- Avanado > Avanado II > Apagar Eventos Apaga Todos os eventos da memria interna do Mdulo Guarita 2010, ou o ltimo evento gerado (o mais recente). - Avanado > Avanado II > Modo Escuta

Exibe um sniffer serial simplificado para identificao dos acionamentos do Monitoramento On-line (para integradores).

- Configurar > Converter Dispositivos

Permite migrar as informaes de um Mdulo Guarita 2000 ou Mdulo Guarita 2005, para o novo Mdulo Guarita 2010. A Converso Direta utilizada quando o usurio possuir os dois Mdulos Guaritas em bancada. J a Converso de Arquivos baseada nos arquivos de dispositivos e labels presentes no PC.

17 - Configurar > Atualizar Firmware

Permite atualizar o firmware dos equipamentos, contendo correes e atualizaes para o sistema. Utilize esta opo com o mximo de cuidado e sempre com verses oficiais disponibilizadas pela Linear-HCS.

PROBLEMAS E SOLUES

O problema mais comum que pode ocorrer com relao comunicao entre o PC e o Mdulo Guarita 2010, conforme a mensagem abaixo:

Neste caso, verifique se o Cabo de Comunicao est bem conectado e caso haja um Conversor Serial-USB entre as conexes, verifique se est funcional e completamente instalado no PC. possvel verificar a integridade da Porta Serial em um teste simples efetuado via software. Clique no menu Configurar e selecione a opo Testar Porta Serial. A janela a seguir ser exibida:

Desconecte a extremidade do Cabo de Comunicao ligada ao Mdulo Guarita e faa um jumper (curto) com um fio entre os pinos 2 e 3 do conector, como mostra a figura. Em seguida, selecione a Porta Serial correspondente e clique no boto Testar. O programa exibir uma mensagem com o resultado do teste. Problemas com instabilidade nas operaes, como leituras incompletas e erros aleatrios tambm esto relacionados conexo. Efetue os testes acima e se possvel, faa testes utilizando outro PC. Se mesmo assim os problemas persistirem, entre em contato com o nosso suporte tcnico pelo telefone (11) 2823-8800.

Das könnte Ihnen auch gefallen