Sie sind auf Seite 1von 8

deriva: Observaes acerca de Naufrgio com o espectador, de Hans Blumenberg

Jos Rivaldo de Oliveira Soares n39437 Docentes: Jorge Martins Rosa Jos Bragana de Miranda Teoria da Cultura

Lisboa

2013
[Para Schopenhauer] certo que aquilo que o espectador v o prprio passado, na medida em que pde tornar-se espectador e aprender a gostar da sabedoria da situao que se alheou da vida. Porm, o que ele v encontra-se tambm no futuro sua frente enquanto inevitabilidade que emerge da vida que um mar cheio de recifes e remoinhos. Ele evita-os com cuidado e prudncia, embora saiba que justamente o sucesso de todo o esforo e arte de abrir caminho que o leva ao ponto em que o seu naufrgio inevitvel. Ele sabe que assim, com cada passo, ele aproxima-se do maior, total, inevitvel e irremedivel naufrgio, que navega exactamente em direco a ele, em direco morte. Esta no s o objectivo final da fadiga, ela pior que todos os recifes que conseguimos evitar. Hans Blumenberg, Naufrgio com Espectador

Para escrever sobre a metfora do Naufrgio, de Hans Blumemberg ser utilizado a literatura, principalmente a poesia. Acredita-se que os poetas tenham vivido sob um clamor. Convida-se a adentrar na poesia de Ricardo Reis, pseudnimo do Fernando Pessoa habituado ao rigor da forma nota-se em sua obra uma grande marca de decasslabos sobre o mar, que tambm foi de Homero e de Cames. Este mar fonte desafiadora, enigmtica e at de admirao. Porm, o objetivo fundamental ser refletir acerca da necessidade de o homem necessitar de tantos riscos para seguir adiante, ou seja: discutir sobre elementos que invocam para a barbrie. Esta funcionaria como um aspecto desagregador para o individuo e para as civilizaes. Como afirma Blumemberg:
Aquilo que empurra para o alto mar tambm o transpor do limite das suas necessidades naturais. E assim, a estirpe humana esfora-se infrutiferamente e em vo, consome o seu tempo vital em preocupaes mesquinhas, porque no fixa o objectivo e o limite da posse e no faz a mnima ideia de como possa ser ainda aumentado o prazer real (BLUMEMBERG, pg. 48)

Observemos, ento a primeira mensagem potica:


O mar jaz; gemem em segredo os ventos Em Eolo cativos; S com as pontas do tridente as vastas guas franze Netuno; E a praia alva e cheia de pequenos Brilhos sob o sol claro. Inutilmente parecemos grandes. Nada, no alheio mundo, Nossa vista grandeza reconhece Ou com razo nos serve. Se aqui de um manso mar meu fundo indcio Trs ondas o apagam, Que me far o mar que na atra praia Ecoa de Saturno? (PESSOA, 1977)

Percebe-se que Ricardo Reis adepto da transgresso metafrica. Se voltarmos para o 7 verso: Inutilmente parecemos grandes, notamos nitidamente a idia de Blumemberg ao afirmar que a necessidade de transpor limites empurra o homem para o mar. Como destacado pelo autor:
Entre as realidades elementares com que o homem se confronta, a do mar pelo menos at tardia conquista do ar a mais suspeita.A ela se submetem potncias e deuses que se escapam da esfera dos poderes determinantes com a maior obstinao. Do oceano, que envolve a margem do mundo habitvel, vm os monstros mticos questo o mais afastado possvel das figuras da natureza [...] o homem,apesar de ser um ser vivo da terra firme, apresenta a totalidade do seu estado no mundo, de preferncia no imaginrio da viagem martima. (BLUMEMBERG, pg.22)

Desta forma, o autor em questo, coloca a questo dos monstros martimos como alegorias para representar a necessidade humana de ir alm dos seus limites. Pode-se usar da analogia para dizer que os monstros so os fantasmas da mente humana, seus medos, anseios, e at o medo do naufrgio, do fim. Mas, como a proposta tambm utilizar a poesia para explicar o pensamento de Blumemberg, olhemos atentamente para a segunda poesia a ser analisada.

mar salgado, quanto do teu sal So lgrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mes choraram, Quantos filhos em vo rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma no pequena. Quem quer passar alm do Bojador Tem que passar alm da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele que espelhou o cu. (PESSOA)

O poeta conduz-nos reflexo acerca de quem presencia (espectador) a partida do navegante (possvel naufrago). Ao questionar Valeu a pena? Pessoa reflete sobre a mesma necessidade de o homem ir alm dos seus limites, ou seja Tudo vale a pena Se a alma no pequena leva-nos a crer que at mesmo o naufrgio, o fim, vlido. O poeta nos direciona tambm geograficamente para os pontos mais crticos da navegao martima portuguesa, ele afirma tambm que muitos filhos rezam em vo e noivas ficam por casar para que o mar seja dominado. Mais uma vez, a arte potica expressa a necessidade de o homem ter domnio sobre o oceano. Assim, a mensagem potica de Fernando Pessoa conduz-nos ao pensamento de Blumemberg que o porto no alternativa ao naufrgio, ele o local onde se perde a felicidade da vida. Ainda sobre o naufrgio, Fernando Pessoa diz no Livro do Desassossego:
Naufrgios? No nunca tive nenhum. Mas tenho a impresso de que todas as minhas viagens naufraguei, estando a minha salvao escondida em inconstncias intervalantes... Sonhos vagos, luzes confusas, paisagens perplexas eis o que me resta na alma que tanto viajei. Tenho a impresso de que conheci horas de toda as cores, amores de todos os sabores, nsias de todos os tamanhos. Desmedi-me pela vida fora e nunca me bastei nem me sonhei bastando-me. (PESSOA, pg. 484)

O poeta portugus coloca-se no papel dos dois agentes metafricos propostos por Blumemberg, ou seja, Pessoa o observador ao dizer que nunca teve naufrgios e coloca-se no lugar do navegante e possvel naufrago ao falar da sensao de suas viagens. Ao contar a experincia do eu - potico, Fernando Pessoa conduz-nos a ideia de Blumemberg de que O naufrgio j no a imagem extrema da situao do homem na natureza (pg. 59), pois possvel ser um naufrago sobrevivente.

A metfora nutica um smbolo de que a vida exige desafios e engloba o significado de uma permanncia em alto mar, pois que no existiria outra escolha seno a da salvao ou o perecimento e ser a conduta em alto mar quem definir o final. Segundo Blumenberg, tudo o que podemos fazer e tentar construir novas possibilidades, embarcaes originais a partir das pranchas deixadas por antigos naufrgios (que podem ser mais eficazes do que uma palha, porem no to satisfatrios a ponto de nos colocar em duradoura segurana). Navegar preciso..., escreveu o Fernando Pessoa. O espectador goza no apenas a sublimidade dos objetos que a sua teoria lhe revela, mas a autoconscincia perante o turbilho atmico, pelo qual constitudo tudo o que ele contempla e at ele mesmo. De acordo com o Lucrecio, sob um mar gigante todos aqueles que se entregaram as aes martimas e seus justificveis sofrimentos deveriam se encarar como inclumes. Assim, consideramos o ser humano um nauta, mesmo ancorado no porto, so marinheiro em estado de latncia, prestes a quererem navegar. Para Blumenberg, o Voltaire era ctico em aconselhar o homem a permanecer no porto. Isto jamais se tornaria coerente, segundo Pascal, que acreditava na metfora nutica como um smbolo de que a vida pressupe desafios e e adqua a necessidade de estar em alto mar, pois que no existiria outra escolha seno a da salvao ou o perecimento. Ignorar a possibilidade do obstculo algo que no existe. Vejamos o seguinte poema de Fiama Hasse Pais Brando:
Viver na Beira-Mar Nunca o mar foi to vido quanto a minha boca. Era eu quem o bebia. Quando o mar no horizonte desaparecia e a areia frvida no tinha fim sob as passadas, e o caos se harmonizava enfim com a ordem, eu

havia convulsamente e to serena bebido o mar. (Fiama Hasse Pais Brando, in "Trs Rostos - Ecos")

O mar traz para o poeta o desejo de expandir seus horizontes no sentido literal da palavra horizonte. Hasse retrata o mar de forma sublime, objeto de desejo de quem o observa. A literatura provocativa neste aspecto, talvez muitos olhem o mar apenas como uma beleza natural passvel de admirao. Porm, a sua simbologia sempre foi fonte de inspirao potica. A inconformidade da sensibilidade artstica provoca essa inquietao tambm proposta por Blumenberg. Charles Baudelaire, no poema o Homem e o mar tambm poetiza o mar como um desconhecido abismo.
Homem livre, o oceano um espelho fulgente Que tu sempre hs-de amar. No seu dorso agitado, Como em puro cristal, contemplas, retratado, Teu ntimo sentir, teu corao ardente. Gostas de te banhar na tua prpria imagem. Ds-lhe beijo at, e, s vezes, teus gemidos Nem sentes, ao escutar os gritos doloridos, As queixas que ele diz em mstica linguagem. Vs sois, ambos os dois, discretos tenebrosos; Homem, ningum sondou teus negros paroxismos, mar, ningum conhece os teus fundos abismos; Os segredos guardais, avaros, receosos! E h sculos mil, sculos inumerveis, Que os dois vos combateis n'uma luta selvagem, De tal modo gostais n'uma luta selvagem, Eternos lutador's irmos implacveis! (Charles Baudelaire, in "As Flores do Mal")

Bourdelaire enfatiza a liberdade humanitria logo no primeiro verso e no terceiro verso expes que ningum conhece os abismos fundos do mar. Os segredos guardais, avaros, receosos!, desta maneira o poema tambm explicita que tanto o homem como tambm o mar so discretos tenebrosos. Ou seja, em Blumenberg percebos implicitamente a ideia de que o observador sente um prazer ao ver o naufrgio do outro, e mesmo assistindo o naufrgio alheio. Assim, podemos associar as caractersticas dadas pelo poeta como a possibilidade prazerosa de o homem sentir prazer diante do

sofrimento/naufrgio alheio. Neste aspecto, Ricardo Reis, pseudnimo de Fernando Pessoa diz que:
O mar jaz; gemem em segredo os ventos Em Eolo cativos; S com as pontas do tridente as vastas guas franze Netuno; E a praia alva e cheia de pequenos Brilhos sob o sol claro. Inutilmente parecemos grandes. Nada, no alheio mundo, Nossa vista grandeza reconhece Ou com razo nos serve. Se aqui de um manso mar meu fundo indcio Trs ondas o apagam, Que me far o mar que na atra praia Ecoa de Saturno? (Ricardo Reis, in "Odes" Heternimo de Fernando Pessoa)

Que me far o mar que na atra praia Ecoa de Saturno? Ao questionar-se o eu lrico d a si a prpria resposta: Inutilmente parecemos grandes. O poeta leva-nos a pensar que achamo-nos grandes, temos necessidade de romper nossas barreiras e ao mesmo tempo o desconhecido amedronta. Em lvaro de Campos, outro pseudnimo do Fernando Pessoa, encontramos os seguintes trechos:
Ah, as praias longnquas, os cais vistos de longe, E depois as praias prximas, os cais vistos de perto. O mistrio de cada ida e de cada chegada, A dolorosa instabilidade e incompreensibilidade Deste impossvel universo A cada hora martima mais na prpria pele sentido! O soluo absurdo que as nossas almas derramaram Sobre as extenses de mares diferentes com ilhas ao longe, Sobre as ilhas longnquas das costas deixadas passar, Sobre o crescer ntido dos portos, com as suas casas e a sua gente, Para o navio que se aproxima. (...) Ah seja como for, seja por onde for, partir! Largar por a fora, pelas ondas, pelo perigo, pelo mar. Ir para Longe, ir para Fora, para a Distncia Abstrata, Indefinidamente, pelas noites misteriosas e fundas, Levado, como a poeira, plos ventos, plos vendavais! Ir, ir, ir, ir de vez! (lvaro de Campos, - Heternimo do Fernando Pessoa in "Poemas")

Em suma, este ltimo poema sintetiza muito bem toda a metfora nutica proposta em Naufrgio com o espectador. Ah seja como for, seja por onde for, partir!, o que mostra-nos que estamos, de facto, deriva. No importa quando, nem onde, nem como, mas o desejo da navegao intrnseco.

Estamos sempre a chegar, a partir, e o risco do naufrgio algo que no nos impede de seguir...

Referncia Bibliogrfica BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. 5. ed. Traduo e notas de Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. BLUMENBERG, Hans.Naufrgio com espectador .Lisboa:Vega,Limitada,s/data. BRANDO, Fiama Hasse Pais. Trs Rostos Lisboa, 1989. PESSOA, Fernando.Obra potica.Rio de Janeiro: Ed. Nova Aguilar, 1977. PESSOA, Fernando. Livro do Desassossego, Org. Richard Zenith. 3 edio So Paulo: Companhia das Letras, 2011.

Das könnte Ihnen auch gefallen