Sie sind auf Seite 1von 4

Psicologia: Teoria e Pesquisa Set-Dez 2001, Vol. 17 n. 3, pp.

245-248

O Efeito Foucault: Desnaturalizando Verdades, Superando Dicotomias


Cecilia Maria Bouas Coimbra e Maria Livia do Nascimento1 Universidade Federal Fluminense
RESUMO- Este artigo parte de idias contidas em algumas obras de Foucault, levantando questes referentes produo de verdades, a hegemonia da cincia positiva e aos binarismos presentes no mundo contemporneo. Aponta, ainda, como o pensamento desse filsofo tem sido uma potente ferramenta, que tem possibilitado colocar em anlise as crenas produzidas pelo pensamento platnico, ainda hoje dominante no Ocidente. A partir da, coloca em discusso a diviso psicologia versus poltica, procurando pensar que efeitos tm sido produzidos por tal dicotomia cotidiana. Palavras-chave: verdade; dicotomias; prticas psi.

The Foucault Effect: Changing Truths, Overcoming Dicotomies


A B S T R A C T - The present article is based on ideas contained in some of Foucault s works, rising questions regarding the way truth is produced, the hegemonical stand-point of positive science and the present binarysms in contemporary world. It still points out how the thought of this philosopher has been a strong tool, which has turned possible to put under analysis the beliefs produced by the platonic thought, yet dominant in the Occident. From this, it puts under discussion the division psychology versus policy, trying to think which effects has been produced by this dicotomy. Key words: truth; dichotomies; psy practices. Parece-me que o que se deve levar em considerao no intelectual no , portanto, o portador de valores universais; ele algum que ocupa uma posio especfica, mas cuja especificidade est ligada s funes gerais do dispositivo de verdade em nossas sociedades. Em outras palavras, o intelectual tem uma tripla especificidade: a especificidade de sua posio de classe (...); a especificidade de suas condies de vida e de trabalho, ligadas a sua condio de intelectual (...); finalmente, a especificidade da verdade nas sociedades contemporneas. ento que sua posio pode adquirir uma significao geral, que seu combate local ou especfico acarreta efeitos, tem implicaes que no so somente profissionais ou setoriais. Ele funciona ou luta ao nvel geral deste regime de verdade, que to essencial para as estruturas e para o funcionamento de nossa sociedade. H um combate pela verdade ou, ao menos, em torno da verdade- entendendo-se, mais uma vez, que por verdade no quero dizer o conjunto das coisas verdadeiras a descobrir ou a fazer aceitar, mas o conjunto das regras segundo as quais se distingue o verdadeiro do falso e se atribui ao verdadeiro efeitos especficos de poder; entendendo-se tambm que no se trata de um combate em favor da verdade, mas em torno do estatuto da verdade e do papel econmico-poltico que ela desempenha (Foucault, 1988, p. 13).

Dentre as diferentes contribuies de Foucault nos mais diversos domnios do saber, tais como psiquiatria, justia, histria, medicina, este artigo privilegia a questo da produo de verdades, da dicotomia entre psicologia e poltica e alguns de seus efeitos sobre nossas prticas.
1 Endereo: Rua Joo Pessoa 154 apto. 403. CEP.: 24220-331 - Niteroi - RJ. E-mail: tunico@cruiser.com.br

A Histria da Loucura, um de seus primeiros escritos, que neste ano completa quarenta anos, inaugura uma histria dos processos de excluso presentes no mundo ocidental que, baseados em teorias cientfico-positivistas - ainda hoje hegemnicas - tm produzido verdades sobre os considerados diferentes, sistematicamente rotulados, estigmatizados e excludos (Foucault, 1972/1995). Nesta obra Foucault questiona a separao entre razo e loucura, onde esta tomada como o inverso da razo, como a desrazo. Para tanto, discute o conjunto dos discursos que foram se impondo pela razo ao falar sobre a no razo. Razo que se torna uma figura de poder e passa a funcionar tambm como um mecanismo de excluso (Ewald, 1995). Ao discutir o saber psiquitrico baseado em discursos racionais, esse filsofo levanta questes sobre como a cincia tem sido organizada em disciplinas estanques, em territrios isolados e mesmo excludentes, construindo-se, assim, verdades especficas e prprias, inerentes a esses determinados campos. Verdades que totalizam e passam a ser vistas como universais, permanentes, eternas e ahistricas. Nosso objetivo aqui no se prende a uma anlise desta sua primeira obra, mas a partir de algumas idias ali presentes, em especial a de constituio de verdades e de binarismos no mundo contemporneo, apontar como o pensamento de Foucault tem sido uma potente ferramenta que nos possibilita colocar, cotidianamente, em anlise as crenas em ns produzidas pelo pensamento dominante no Ocidente advindo da filosofia de Plato. Posteriormente, colocaremos em discusso a diviso psicologia versus poltica, procurando pen245

C. M. B. Coimbra e M. L. do Nascimento sar porque ela tem sido construda e vivida de forma to dicotmico-excludente. Partimos do pressuposto que as verdades so produes histrico-sociais e que ns, os intelectuais, cientistas, pesquisadores, especialistas, peritos, somos uma parcela importante daqueles que tm tido tal tarefa: a de construir verdades. Verdades consideradas como cientficas e, portanto, neutras, objetivas e universais. Sabemos ser espinhoso e mesmo marginal o caminho que nos propomos percorrer aqui, pois colocar em anlise crenas estabelecidas e fortemente institudas em nosso mundo psi pode se tornar perigoso. Entendemos que uma das revolues trazidas pelo pensamento de Foucault diz respeito ao lugar de destaque ocupado pelas prticas sociais na histria. Tal concepo coloca de cabea para baixo o pensamento hegemnico no Ocidente calcado na crena em naturezas e essncias, na existncia de objetos em si, de verdades universais; a crena na objetividade e homogeneidade do mundo que afirma ser possvel sua apreenso e o conhecimento imparcial da realidade que nos cerca. Com isso, tem-se produzido a primazia da razo e a desqualificao das sensaes. Este pensamento trazido por Plato, presente de modo geral nas prticas sociais e, em especial, nas academias, coloca outros modos de existir e de perceber o mundo como territrios marginais e desqualificados, muitas vezes negando-os. A fora de Foucault est, justamente, em afirmar a produo desses espaos de excluso, enfatizando os diferentes poderes que os atravessam/ constituem, suas potncias e mesmo suas possibilidades de singularizao (Guattari & Rolnik, 1986). Sua inovao consiste em assinalar que os objetos, saberes e sujeitos que esto no mundo no tm uma existncia em si, no so naturais, mas forjados historicamente por prticas datadas que os objetivam, como um trabalho jamais completado.
Mas cada prtica, ela prpria, com seus contornos inimitveis, de onde vem? Mas, das mudanas histricas, muito simplesmente. Das mil transformaes da realidade histrica, isto , do resto da histria, como todas as coisas. Foucault no descobriu uma nova instncia, chamada prtica, que era, at ento, desconhecida: ele se esfora para ver a prtica tal qual realmente; no fala de coisa diferente da qual fala todo historiador, a saber, do que fazem as pessoas: simplesmente Foucault tenta falar sobre isso de uma maneira exata, descrever seus contornos pontiagudos, em vez de usar termos vagos e nobres (Veyne, 1978/1982, pp. 159-160)

dades, a partir de saberes dominantes, qualificados como cientficos, competentes, pois racionais (Foucault, 1966/1987). Em oposio, os outros saberes que se encontram presentes no mundo passaram a ser caracterizados como no cientficos, incompetentes, ligados s sensaes, sendo, portanto, marginalizados e desqualificados.
...que tipo de saber vocs querem desqualificar no momento em que vocs dizem uma cincia? Que sujeito falante, que sujeito de experincia ou de saber vocs querem menorizar quando dizem: eu que formulo esse discurso, enuncio um discurso cientfico e sou um cientista? Qual vanguarda tericopoltica vocs querem entronizar para separ-la de todas as numerosas, circulantes e descontnuas formas de saber? (Foucault, 1988, p. 172)

Neste modo de entender o mundo, as diferentes prticas dos homens vo engendrando objetos sempre diversos, no se aceitando, portanto, a idia de uma evoluo atravs dos tempos, de um objeto que brotasse sempre de um mesmo lugar, que tivesse uma origem primeira.

Desnaturalizando Verdades
O caminho que nos propomos percorrer aqui pretende reafirmar esse carter de produo que constitui a razo como fora hegemnica no mundo ocidental, determinante das ver246

Para Foucault os saberes, compreendidos como materialidade, prticas e acontecimentos, so dispositivos polticos articulados com as diferentes formaes sociais inscrevendo-se, portanto, em suas condies polticas. Da, afirmar que no h saber neutro: todo saber poltico. Para ele a anlise do saber implica necessariamente na anlise do poder, visto no haver relao de poder sem a constituio de um campo de saber. Da mesma forma, todo saber constitui novas relaes de poder, pois onde se exercita o poder, ao mesmo tempo, formam-se saberes e estes, em contrapartida, asseguram o exerccio de novos poderes. Dessa forma, cada formao social tem seus regimes de verdade. Nos sculos XIX e XX, tais verdades eram, e continuam sendo, dadas pelas cincias positivistas que acolhiam, e ainda acolhem, certos discursos como verdadeiros, fazendo distino entre seus enunciados e outros considerados falsos. Foucault vai apontar que essas cincias no tm estabelecido relaes com os diferentes saberes que esto no mundo. Ao contrrio, tm desqualificado uns como no competentes, sobrepondo outros considerados cientficos e, portanto, verdadeiros. Chama de saberes dominados os considerados abaixo do nvel requerido pelos postulados da cientificidade; os no qualificados porque locais, descontnuos, heterogneos e, portanto, no legitimados pela tirania dos discursos hierarquizantes, homogneos, universalizantes e totalizantes que condizem com os critrios de cincia e de verdade. , principalmente, a partir do sculo XIX, com a emergncia do que Foucault denomina de instituies de seqestro, que o poder epistemolgico se estabelece, passando a ser um dos responsveis pela constituio das cincias humanas e sociais. Tal rede de estabelecimentos pedaggicos, mdicos, penais ou industriais passa a ter como principal caracterstica a vigilncia e a disciplina, atravs de uma srie de funes (Foucault, 1975/1986). Por todo o sculo XIX, esses estabelecimentos se multiplicam objetivando o seqestro e o controle de trs funes: do tempo, do corpo e do saber dos sujeitos a eles submetidos e neles includos. a famosa incluso por excluso, tpica das sociedades disciplinares, que tem por funo ligar os indivduos aos aparelhos de produo, formao, reformao ou correo de produtores (Foucault, 1996, p. 114).
Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, Set-Dez 2001, Vol. 17 n. 3, pp. 245-248

Sobre Verdades e Dicotomias A primeira funo dessas instituies de seqestro, segundo Foucault, o controle do tempo, pois necessrio que o tempo dos homens seja constantemente colocado disposio dos aparelhos de produo capitalista. Da, a grande preocupao em conseguir extrair, controlar e vigiar o tempo de existncia dos sujeitos nos diferentes espaos e nos diferentes momentos de sua vida.
... preciso que o tempo dos homens seja colocado no mercado, oferecido aos que o querem comprar, e compr-lo em troca de um salrio; e preciso, por outro lado, que este tempo dos homens seja transformado em tempo de trabalho. (Foucault, 1996, p. 116).

Superando Dicotomias
A psicologia emerge, no sculo XIX, dentre outras cincias humanas e sociais, principalmente em cima de dois saberes: o de observao e o clnico, estando presente no cotidiano dessas instituies de seqestro. No por acaso nossa formao psi tem sido atravessada pelas crenas em uma verdade imutvel, universal e, portanto, ahistrica e neutra; numa apreenso objetiva do mundo e do ser humano; em uma natureza especfica para cada objeto; em uma identidade prpria de cada coisa e nas dicotomias que, por acreditarem nas essncias, produzem excluses sistemticas. Tais crenas que atravessam, constituem e esto presentes em nossas prticas cotidianas, ao mesmo tempo esto sendo fortalecidas e atualizadas por essas mesmas prticas. Por isso, so to frequentes no mundo e, em especial, no psi os binarismos que opem objetos, conceitos, territrios como teoria e prtica, saber e poder, indivduo e sociedade, macro e micro, interior e exterior, psicologia e poltica, dentre outros. A potncia do pensamento de Foucault em nossas prticas diz respeito desconstruo de todas essas crenas ao apont-las enquanto produes histrico-sociais, indicando a multiplicidade presente nos diferentes objetos que esto no mundo, negando com isso a possibilidade de apreendlos de forma objetiva e neutra e colocando em questo nosso conhecimento baseado em verdades. Na base de todos esses binarismos est a crena de que cada conceito que se ope a outro ocupa um territrio separado e bem delimitado, tem identidade prpria e funciona de maneira especfica e previsvel, o que configura uma homogeneidade, uma unidade, uma natureza que lhe seria intrnseca. Dessa maneira, por exemplo, psicologia e poltica tm sido construdas e aceitas, de um modo geral, como territrios separados, estanques; como objetos que se opem, como conceitos que nada tm em comum, pois so tomados como naturais, ahistricos e possuidores de uma essncia imutvel. Tal compreenso tem reafirmado as prticas que separam radicalmente esses dois campos, pois se entende que a cincia psicolgica no permite interlocues com determinados temas, em especial os considerados polticos, no podendo ser conspurcada por questes consideradas to distantes dela e que nada tm a ver com sua essncia. Ao contrrio, negamos essas crenas e modelos hegemnicos e entendemos psicologia e poltica como territrios que se cruzam, que se atravessam, que se complementam, que so mltiplos e impossveis de serem apreendidos em sua totalidade. O efeito Foucault nos tem permitido estranhar a separao entre psicologia e poltica, pois em momento algum esses dois domnios se excluem. Ao trabalhar em psicologia na pesquisa, na docncia, na orientao de alunos, nas intervenes em diferentes estabelecimentos - estamos atravessados e constitudos a todo momento pelos conhecimentos

A segunda funo das instituies de seqestro refere-se ao controle dos corpos que passaram a ser, a partir do sculo XIX, formados, reformados, corrigidos, para adquirirem aptides, qualificarem-se para poder, cada vez mais, se disciplinarem, se submeterem e trabalharem melhor. Que o corpo dos homens se torne fora de trabalho. (Foucault, 1996, p. 119). A terceira funo a que nos interessa mais diretamente para que possamos pensar a questo da produo de verdades - o seqestro do saber dos sujeitos. Esse poder epistemolgico, polimorfo e polivalente, segundo Foucault, tem o propsito de extrair os saberes produzidos pelas mais diversas prticas dos sujeitos submetidos e controlados pelos diferentes poderes. Atravs de minuciosos e constantes registros, observaes e classificaes dos comportamentos desses sujeitos em diferentes situaes e momentos vai sendo construdo, em cima de seu saber-experincia, um outro saber sobre ele, que fala dele, que o descreve, diagnostica, que prescreve o que, como e quando deve agir, pensar, sentir. Enfim, que rumos deve dar sua vida. Aprende, com isto, a caminhar neste mundo guiado por modelos, que dizem o que fazer e como fazer e onde em nenhum momento colocado em questo o para qu fazer. Nesses modelos esto as verdades, que definem e determinam como ser bom cidado, bom pai, bom filho, bom aluno, boa me, bom trabalhador. Vrios saberes so a produzidos: o tecnolgico, o de observao, o clnico, dentre outros, que so, cotidianamente, fortalecidos e atualizados pelas prticas dos profissionais ligados s cincias humanas e sociais. Dessa forma, so extrados dos prprios sujeitos seus saberes produzidos por suas prticas cotidianas. Este conhecimento seqestrado ser retranscrito e acumulado segundo certas normas.
O saber psiquitrico se formou a partir de um campo de observao exercida prtica e exclusivamente pelos mdicos enquanto detinham o poder no interior de um campo institucional fechado que era o asilo, o hospital psiquitrico. Do mesmo modo, a pedagogia se formou a partir das prprias adaptaes da criana s tarefas escolares, adaptaes observadas e extradas do seu comportamento para tornarem-se em seguida leis de funcionamento das instituies e forma de poder exercido sobre a criana (Foucault, 1996, p. 122).

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, Set-Dez 2001, Vol. 17 n. 3, pp. 245-248

247

C. M. B. Coimbra e M. L. do Nascimento especficos de nossa rea, pelo lugar legitimado de saber/ poder que ocupamos socialmente, por nossas implicaes e crenas polticas, pelo contexto histrico em que vivemos, pelos diferentes saberes-experincias que vo nos constituindo ao longo de nossa trajetria, pelas diferentes escolhas e opes que vamos realizando, pelos mltiplos encontros e agenciamentos que vo acontecendo em nossas vidas. Hoje impossvel para ns separar o que psicolgico do que poltico; negamos suas essncias, apostamos na constituio histrica desses campos de conhecimento e nas articulaes que se operam entre eles. O que quisemos enfatizar no presente trabalho, mesmo que de forma bastante rpida, diz respeito produo, por parte da chamada cincia positivista, de duas competentes instituies2: verdade e dicotomia. As prticas consideradas cientficas afirmam que devem se resguardar das misturas, das impurezas e poluies que esto ao seu redor e circulam pelo mundo. Como vestais, sarcerdotisas e guardies do Santurio de Vesta (deusa da Vida entre os romanos) inacessvel aos considerados leigos devem manter sua virgindade enquanto estiverem a servio do culto. Assim, os intelectuais resguardam a pureza da verdadeira cincia e, por isso, poucos so os privilegiados que tm acesso a esses templos sagrados, poucos os que podem funcionar como vestais; antes, devem ser purificados, evitando toda e qualquer mistura (Coimbra, 1995). Este tem sido, em geral, o papel das formaes na rea das cincias humanas e sociais, em especial na da psicologia. Entretanto, se apostamos nas multiplicidades, nas prticas sociais como produtoras dos objetos, saberes e sujeitos que esto no mundo, apostamos em outras formas de existncia. Apostamos na possibilidade da criao e da inveno, na provisoriedade das coisas, como nos aponta Foucault.
Foucault, M. (1988). Microfsica do poder. (R. Machado, Org. e Trad.) Rio de Janeiro: Graal. (Trabalhos originais publicados sem data). Foucault, M. (1995). Histria da loucura na idade clssica. (J.T. Coelho Netto, Trad.) So Paulo: Perspectiva. (Trabalho original publicado em 1972). Foucault, M. (1996). A verdade e as formas jurdicas (R.C.M. Machado e E.J. Morais, Trads.). Rio de Janeiro: Nau Ed. Guattari, F. & Rolnik, S. (1986). Micropoltica: cartografias do desejo. Petrpolis: Vozes. Veyne, P. (1982). Como se escreve a histria - Foucault revoluciona a histria. (A. Baltar e M.A. Kneipp, Trad.) Braslia: UnB. (Trabalhos originais publicados em 1971/1978).

Referncias
Coimbra, C.M.B. (1995). Guardies da ordem: uma viagem pelas prticas psi no Brasil do milagre. Rio de Janeiro: Oficina do Autor. Ewald, F.(1995). Foucault: analytique de lexclusion. Magazine Littraire, 334, 22-24. Foucault, M. (1986). Vigiar e punir: nascimento da priso. (L.M.P. Vassallo, Trad.) Petrpolis: Vozes. (Trabalho original publicado em 1975). Foucault, M. (1987). As palavras e as coisas: uma arqueologia das cincias humanas. (S.T. Muchail, Trad.) So Paulo: Martins Fontes. (Trabalho original publicado em 1966).

Por instituio, dentro do referencial socioanaltico francs, entendemos no o estabelecimento ou local geogrfico, mas relaes e campos de foras institudos e percebidos como naturais que se opem constantemente a outros campos de foras instituintes. Da, dizemos que as instituies, diferentemente de como so vistas, no so estticas, cristalizadas e, portanto, eternas. Esto em constante movimento, em devir permanente.

Recebido em 30.10.2001 Aceito em 04.02.2002

248

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, Set-Dez 2001, Vol. 17 n. 3, pp. 245-248

Das könnte Ihnen auch gefallen