Sie sind auf Seite 1von 30

Fonte: GUIA EXAME 2010 - 150 MELHORES

Fonte: 100 MELHORES REVISTA POCA GREAT PLACE TO WORK 2006

uma ferramenta de diagnstico que gera uma base de dados para a tomada de decises de Gesto de Pessoas e Equipes.

Comprometimento Transparncia e tica Participao facultativa

Segurana/ confidencialidade.

Estruturao

Divulgao

Coleta de Dados

Internet

Papel

Entrevistas

Relatrio

Aes
(Gesto do Clima)

A Pesquisa pode ser baseada em um formulrio pr-definido, com total possibilidade de ajustes, ou pode ser estruturada sob medida para cada Organizao (contedo e forma) definido se a coleta de dados ser feita pela Internet e/ou em Papel

So definidas as segmentaes
Questes logsticas, cronograma, etc.

Identidade e Compromisso com a Empresa Objetivos e Metas Engajamento Qualidade e Produtividade Atuao das Lideranas Esprito de Equipe Formulrio Comunicaes da Pesquisa Inovao e Criatividade Polticas de RH Desenvolvimento Profissional Remunerao e Benefcios Segurana e higiene no Trabalho Qualidade de Vida.

Geral da Organizao

Ainda por:
Gerao (Baby Boomer / X / Y) Tempo de casa Sexo Escolaridade Turno de trabalho etc.

Por Local de Trabalho


Por rea de Atuao Por Nvel Hierrquico

Adicionalmente:
Censo Demogrfico

Fase crtica para o sucesso da Pesquisa


importante que cada participante sensibilizado para responder da pesquisa seja

Assegurar em todas as formas de divulgao, que as resposta so CONFIDENCIAIS e que ningum ser identificado A Consultoria apoia e orienta esta fase.

Ambiente seguro, protegido Consultoria faz disparo de e-mail com um link e chave de acesso e/ou distribuio de senhas em cartas impressas As respostas alimentam diretamente o banco de dados via WEB. Nenhuma resposta processada via E-mail Espao para comentrios, reclamaes e sugestes.

Opcionalmente apresentamos um segundo conjunto de colunas, para a Anlise de Evoluo Percebida: como os participantes percebem a evoluo de cada item, por exemplo nos ltimos 12 meses, permitindo projetar Tendncias.

Para os colaboradores sem acesso internet, a Pesquisa pode ser realizada em Papel (total ou parcialmente) Cada participante recebe um formulrio impresso, e instrues de preenchimento Depsito em Urna Lacrada Dispomos de uma exclusiva metodologia de anlise de consistncia de dados, para impossibilitar impreciso na digitao. Dependendo do volume os formulrios podem passar por leitura ptica de caracteres Existe ainda a opo de coleta de dados presencial c/apoio da consultoria.

Fase Opcional, organizao

para

ser

aplicada

em

amostragem

da

Tem como objetivo enriquecer o diagnstico com dados qualitativos, podendo ser aplicada inclusive no ps-pesquisa Entrevistas coletivas participantes cada e consecutivas com cerca de 6

Anotaes em flip-chart organizadas e transcritas no relatrio


Pessoas do mesmo nvel / mesma rea.

Introduo, objetivos, metodologia Adeso, Caracterizao da amostra e margem de erro amostral Tabela de dados, com frequncia de respostas, mdias, desvios padro e ndices de satisfao (e/ou favorabilidade) Representao grfica do resultados Comparaes com valores referenciais de mercado e das melhores empresas para se trabalhar (Exame) Comparaes de resultados passados (se disponveis) Anlise qualitativa dos resultados gerais (interpretao de dados) Tabelas e Grficos para cada segmento pesquisado Destaques pontos fortes e pontos a melhorar Transcrio de comentrios e perguntas abertas Sntese de recomendaes Gesto do Clima e Plano de Aes

Opcionalmente: Anlise de Evolues Percebidas Anlise de Correlao entre todos os itens pesquisados, procurando estabelecer relaes Causa-Efeito Estudo do equilbrio sistmico entre o DAR e o RECEBER Fichas Tcnicas para cada item pesquisado Anlise Qualitativa dos comentrios dos participantes

No ps-pesquisa, os resultados devem ser discutidos e analisados, e com base na viso de futuro, gerado um Plano de Aes
VISO DE FUTURO FOTOGRAFIA DO HOJE

Expectativas no devem ser frustradas Gerar um plano de aes Divulgar os resultados e o plano de aes Envolver e preparar as pessoas Realizar o plano Divulgar os progressos Acompanhar/ monitorar plano Em 1 ano: nova Pesquisa - ciclo de melhorias contnuas.

Personalizao Total do Formulrio Palestras de Sensibilizao Coleta de dados presencial Anlise das Evolues Percebidas Anlise das Correlaes Anlise do Equilbrio Sistmico DAR e RECEBER Segmentaes Adicionais Entrevistas Qualitativas Fichas Tcnicas Anlise dos Comentrios Qualitativos Workshop Gesto do Clima Apoio na implantao das Aes.

Realizamos este tipo de Pesquisas desde a dcada de 1980, tendo em 1986 desenvolvido a primeira verso de nosso software prprio (Exclusivo) Temos um atual software prprio, denominado Workclyma, desenvolvido sob medida para nossa metodologia, de uso exclusivo nosso (no existem uma verso comercial deste), permitindo inclusive coleta de dados via internet. Na grande maioria dos casos, estruturamos a Pesquisa sob medida para cada organizao, criando um formulrio customizado para cada caso. (Exclusivo) Fazemos anlises de correlaes entre as variveis, estabelecendo relaes de Causa-Efeito entre cada item pesquisado. Este estudo extremamente til para gerao de plano de aes no ps-pesquisa. (Exclusivo) Fazemos anlises das evolues percebidas de todos os itens pesquisados, possibilitando projetar tendncias. (Exclusivo) Fazemos anlise da relao sistmica entre o DAR e o RECEBER, baseados em indicadores extrados dos itens da Pesquisa bem como pela atribuio de notas objetivas, medindo a percepo de cada colaborador entre sua colaborao e retribuio.

(Exclusivo) Apresentamos os resultados em mltiplas formas, permitindo leituras complementares dos resultados, incluindo as fichas tcnicas para cada item. Geramos extratos segmentados por Gerao (Baby Boomer / Gerao X e Gerao Y), comparando suas percepes quanto ao clima. (Exclusivo) Geramos extratos segmentados no perfil de atuao (4 tipos) Rei/ Guerreiro / Mago e Amante, baseado no livro Con-viver em Equipe, de nossa autoria (metodologia exclusiva reconhecida pela ABTD - Associao Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento). Realizamos palestras de sensibilizao e coleta de dados presencial (se necessrio). Realizamos tambm treinamento em Pesquisa de Clima Organizacional, tanto in company como eventualmente em turmas abertas. (Exclusivo) Temos a possibilidade de demonstrar gratuitamente nossa metodologia de trabalho, pela realizao de um TEST-DRIVE gratuito.

Confidencialidade Internet ou Papel Flexibilidade Estabilidade Segurana Chave de acesso / enquete Envio de e-mail Editvel em ASP/HTML Espao para comentrios Extratos consolidados e/ou segmentados.

Sistema Boog de Consultoria R. Andrea Paulinetti, 274 Brooklin So Paulo SP 04707-050 www.boog.com.br
Marcelo Boog marcelo@boog.com.br (11) 5183-5187 ou 5183-5096

Das könnte Ihnen auch gefallen