Sie sind auf Seite 1von 8

EXECUO DE ATERROS

O trabalho comea com o desmatamento, quando necessrio, e a marcao dos off-sets de aterro, como j visto. As estacas so colocadas 5 m das cruzetas de marcao, que indicam alturas da plataforma em relao ao p do aterro.

No caso de aterros de grande altura, as cruzetas devem ser escalonadas, at atingir a cota do greide da plataforma. O eixo remarcado pela equipe de topografia varias vezes, e o controle das rampas pode ser feito por gabaritos de madeira, como no caso de corte. bom conferir sempre, com a equipe de topografia, pois a correo de erros na inclinao dos taludes sempre onerosa.

Conferindo o ngulo do talude de aterro e acertando o talude com uma motoniveladora . Onde a motoniveladora no alcana, o acerto feito manualmente. ESTABILIDADE DOS ATERROS CONSOLIDAO DAS FUNDAES

Fundao e compactao: Ainda que a compactao de um aterro seja excelente, se o mesmo for construdo sobre um subleito fraco, poder apresentar recalques excessivos ou rupturas. Principais tipos de ocorrncias indesejveis: a) Recalque por adensamento:

Resultante das presses devidas ao peso prprio e das cargas mveis trafegando sobre o aterro, o adensamento conseqncia do escoamento de gua, expulsa dos vazios do solo, quando estes diminuem. SEMPRE EXISTIR ADENSAMENTO E RECALQUE, mas este dever ser previsto e mantido sob controle. b) Ruptura por afundamento :

Quando uma camada subjacente ao aterro for de capacidade de suporte muito baixa e de grande espessura, pode afundar por igual, expulsando lateralmente o material ruim, e formando bulbos. c) Ruptura por escorregamento:

Quando uma camada mole, de baixa resistncia ao cisalhamento, sobre outra mais dura, tem seu teor de umidade aumentado e tornando ainda mais baixa tal resistncia. Da Mecnica dos Solos, sabe-se que no limite de liquidez, por

exemplo, ela baixssima, da ordem de 25 g/cm2. Quando esse tipo de acidente acontece, a forma do escorregamento quase sempre lenticular (tem forma semelhante de uma lente). SOLUES: Quando o sub-leito fraco, como por exemplo um brejo, podemos tentar estabiliza-lo ou remov-lo, com substituio do solo por outro mais adequado. Sempre adotamos a soluo mais econmica. REMOO DO SOLO RUIM E SUBSTITUIO POR MELHOR: Geralmente a remoo feita por dragas, com imediata substituio por material arenoso. Uma boa tcnica a operao por faixas alternadas, com esgotamento da gua que se acumula no fundo atravs de bombas de suco ou se a topografia permitir, por valas de escoamento. Aps o esgotamento da gua, o lodo remanescente tem de ser retirado, e imediatamente aterrado com material arenoso (para permitir fluxo de gua, e evitar capilaridade). Nas primeiras camadas no se toma muito cuidado com o grau de compactao, no caso de brejos, pois a velocidade imprescindvel. O material ruim disposto em "bota-fora". No caso de "minas dgua" de grande vazo, podem ser colocadas manilhas verticais com constante bombeamento enquanto se procede ao aterro provisrio. Aps ser atingida uma altura suficiente, fechada e compactada rapidamente (em caso de barragens, pode at ser colocado um tampo em concreto). DESLOCAMENTO DO MATERIAL INSTVEL:

Um procedimento utiliza o prprio peso do aterro para deslocar o material original, quando este muito mole. O aterro feito aos poucos, em setores, e o material mole vai sendo expulso medida que a altura do aterro cresce. Ser vivel se a camada ruim no for muito alta, e houver um horizonte de material firme subjacente, mas no possvel um bom controle da homogeneidade das camadas(bolses de material mole podem prejudicar a estabilidade). Entretanto o mais usado em obras provisrias, como na construo de ensecadeiras que devam durar um tempo fixo, apenas enquanto as obras principais de uma barragem so executadas. A execuo em "ponta de aterro", esquematizada em seguida, uma das opes desta tcnica.

EMPREGO DE EXPLOSIVOS: Quando a camada mole (vista no caso anterior ) resiste ao deslocamento pelo peso prprio do aterro, e for profunda, pode ser cogitado o uso de explosivos. Ao incio, executa-se uma srie de exploses superficiais visando segregao entre fases slida e lquida, e remoo do entrelaado de razes. Depois se aterra com espessura maior que a de projeto, e executa-se a primeira linha de furos (principal) para a colocao das cargas, espaada de 3 m., e em profundidade capaz de atingir a metade da camada mole. Tambm com espaamento de 3 m. em relao primeira linha, executar a segunda linha de furos, e quantas mais forem necessrias em funo da largura da plataforma. O fogo dado na primeira linha, em seguida na segunda, etc. Dentre os explosivos, um dos mais usados a gelatina, resistente gua, no consumo de 150 a 200 g por m3 de material a ser deslocado.

DRENOS VERTICAIS DE AREIA, COM COLCHO DE AREIA, para acelerar o adensamento : Como o adensamento um fenmeno lento, pode ser acelerado para encaixarse ao tempo da construo, fazendo-se furos (sonda rotativa ou cravao de tubos drenantes), com o contedo lavado por jatos dgua e preenchido com areia. Uma camada de areia (colcho) lanada sobre o topo dos drenos, para que a gua drenada possa sair, quando pressionada pelo aterro em execuo. O dimensionamento dos drenos funo dos coeficientes de percolao da gua, estudados em Mecnica dos Solos. Os dimetros variam de 20 a 60 cm, com espaamento da ordem de dez vezes o valor do dimetro (2 a 6 m).

OUTROS PROCESSOS: Remoo (e/ou aterramento) de solos lodosos com dragas de suco. Usada com solos extremamente moles, geralmente de origem recente. No caso de aterro, chamado ATERRO HIDRULICO. Muito usado no litoral, tem como

exemplos mais conhecidos os desaterros de argila marinha na baixada santista e no morro do Castelo(Rio de Janeiro). Emprego de BERMAS DE EQUILBRIO:

Bermas evitam a formao de bulbos e o deslocamento do material instvel. EMPREGO DE SOBRECARGAS: fazer o aterro com cota excessiva, para que o peso acelere o recalque com a expulso do material sem capacidade de suporte. Evitar ruptura do solo instvel e afundamento do solo de aterro. Depois de tempo suficiente, quando no se observam mais recalques, remover o excesso, que pode ser reutilizado.

EXECUO E COMPACTAO DE ATERROS Maior preocupao: obter as massas especficas indicadas pelas Especificaes da Obra.

REGRAS BSICAS NO SERVIO:

a. Iniciar o aterro nas cotas mais baixas, em camadas horizontais; b. prever caimento lateral, para rpido escoamento de gua de chuva; c. escalonar ou zonear praas de trabalho, onde as trs etapas do trabalho de aterro no se atrapalhem : enquanto em uma praa feito o descarregamento de material, em outra est sendo espalhado na espessura prevista para compactao, outra est sendo compactada.
No significa que haja apenas trs praas: outras podem estar j com seu grau de compactao aprovado pela fiscalizao, sendo gradeadas para execuo da prxima camada, ou terem repeties, como alternativa para algum acmulo momentneo de equipamentos ou de servios. O aleatrio, em uma obra, completamente previsvel: uma mquina que quebra, chuva imprevista, devem conduzir aes alternativas para as quais os encarregados estejam previamente treinados;

d. a situao mais sensvel um chuva quando o material est espalhado e pulverizado, antes da compactao, pois uma pancada de chuva poderia transform-lo num mar de lama. Na possibilidade desta ocorrncia, a camada dever ser "SELADA", isto , ser rapidamente compactada com rolos lisos ou equipamento de pneus para que seu topo seja adensado e tornado impermevel. Uma vez que a camada j possui um caimento, a gua de chuva escorre sem penetrar na camada, e a secagem posterior rpida, por escarificao e gradeamento. Se no, a camada encharcada dever ser totalmente removido para bota-fora antes do prosseguimento dos servios.

e. durante a execuo do aterro, as beiradas devem ser mantidas mais altas, o que aumenta a segurana. Isto parece contradizer o exposto nos itens (b) e (d), mas tais beiradas podem ser rapidamente removidas com tratores e motoniveladoras. Essas beiradas sempre devem ser removidas ao final da jornada de trabalho; f. os trajetos dos equipamentos de transporte sobre o aterro devem permitir uma descarga segura e boa compactao, com o mnimo de resistncia ao rolamento, que poderia provocar a paralisao de uma unidade transportadora. Assim, esses trajetos devem ser continuamente reajustados de modo a nunca passarem por uma praa de compactao ou espalhamento, por exemplo.

g. os taludes dos aterros, principalmente os de grande altura, geralmente ficam mal compactados, pois os rolos compactadores no atuam bem nas beiradas, ou estas recebem menos passadas. Fica ento uma faixa lateral mal compactada de 30 a 50 cm, que poderia produzir uma superfcie de

escorregamento, com conseqente ruptura. Embora seja um servio difcil, preciso compactar a superfcie da saia de aterro, aps o acerto final. Isto pode ser conseguido com pequenos rolos compactadores tracionados por guincho acoplado tratores. h. Nunca executar uma compactao em umidade diferente da tima. O empreiteiro que o faz, perde por consumir combustvel em excesso, alm de arriscar-se a ter a camada recusada, e ser obrigado a: arrancar, corrigir a umidade, homogeneizar, espalhar e compactar novamente , sem ser pago por isso. As raras excees a esta regra sero mencionadas adiante (no assunto "compactao" apenas com o objetivo de chamar a ateno do futuro engenheiro para a necessidade de manter sua mente aberta, e estar sempre pronto ousar experimentar, atualizar-se sempre em sua profisso e criar novas tcnicas. Principalmente, a funo do engenheiro engenhar solues para problemas, criar tcnicas e rotinas, executar e construir e melhorar o mundo e as condies de vida.

Das könnte Ihnen auch gefallen