Sie sind auf Seite 1von 9

Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho Faculdade de Engenharia de Bauru Departamento de Engenharia Mecnica

Manuteno e lubrificao de equipamentos.

Qualidade da mo de obra na manuteno.

Nomes: Alien VIgan de Souza Jonas Canesin Gomes Rodrigo Sorbo Fernandes

RA 712256 RA 712116 RA 711675

Prof. Dr. Joo Candido Fernandes

1. Introduo: Ao longo do tempo a rea de manuteno tem mudado significativamente e o incremento destas mudanas pode ser observado no nmero e na variedade das instalaes produtivas, com projetos cada vez mais complexos, com exigncias de conhecimento tcnico em nveis cada vez maiores, o que demanda uma atualizao constante dos profissionais da rea de manuteno. Uma tendncia que a rea de manuteno nas empresas passa a ser considerada estratgica para os resultados dos negcios das mesmas, pois por meio da manuteno sistemtica possvel antecipar-se e evitar falhas que poderiam ocasionar paradas imprevistas dos equipamentos produtivos. Da mesma forma, possvel se detectar uma situao onde haja expectativa de falha e programar-se para uma interveno em oportunidade mais apropriada, sem prejudicar os compromissos de produo assumidos. 2. Histria da Manuteno: Podemos dividir a histria da manuteno, de forma geral, em trs perodos distintos (MOUBRAY, 1997): Primeiro perodo anterior a 2.a Guerra Mundial, denominado como manuteno da primeira gerao onde a disponibilidade dos equipamentos e a preocupao pela preveno das falhas no era prioridade. Os equipamentos eram super dimensionados, os projetos eram simples e o seu reparo de fcil execuo sendo, portanto, mais confiveis. A limpeza e a lubrificao eram suficientes, no havendo necessidade de faz-los de forma sistemtica. Segundo perodo denominado manuteno da 2.a gerao, iniciou-se na dcada de 1950, onde o ps-guerra gerou crescente demanda por produtos impulsionando a mecanizao das indstrias, com mquinas numerosas e complexas. Planos de manuteno preventiva eram elaborados e passou a existir a preocupao com os tempos de parada dos equipamentos produtivos. O conceito de manuteno preventiva surge, ento, aparecendo tambm a considerao de que as falhas nos equipamentos podiam e deviam ser previstas. Os custos de manuteno elevaram-se sendo necessrio maior controle. Terceiro perodo iniciado em meados da dcada de 1970, foi denominado manuteno da 3.a gerao. Neste perodo buscou-se novas maneiras de maximizar a vida til dos equipamentos produtivos, passando a existir a preocupao com alta disponibilidade e confiabilidade, sem proporcionar nenhum dano ao ambiente, ter maior segurana, maior qualidade do produto e custos sob controle.

3. Tipos de manuteno: Existem basicamente quatro tipos de manuteno que so: manuteno corretiva (no planejada e planejada), que pode ser de emergncia ou no, manuteno preventiva, manuteno preditiva e manuteno detectiva. 3.1. Manuteno corretiva: 3.1.1. Manuteno corretiva no planejada: Esse tipo de manuteno caracterizado pela atuao das equipes de manuteno em fatos que j ocorreram, sejam estes fatos desempenhos inferiores ao almejado ou uma falha. No h tempo para a preparao de componentes e nem de planejar o servio; isto , manuteno corretiva no planejada a correo da falha de modo aleatrio a fim de evitar outras conseqncias (WILLIANS, 1994 apud CASTELLA, 2001). Do ponto de vista do custo de manuteno, esse tipo tem custo menor do que prevenir falhas nos equipamentos. Porm, pode causar grandes perdas por interrupo da produo. 3.1.2. Manuteno corretiva planejada: Neste caso, tem-se uma falha ou condio anormal de operao de um equipamento e a correo depende de deciso gerencial, em funo de acompanhamento preditivo ou pela deciso de operar at a quebra. A deciso de adotar a poltica de manuteno corretiva planejada pode ser originada com base em vrios fatores, tais como: negociao de parada do processo produtivo com a equipe de operao, aspectos ligados segurana, melhor planejamento dos servios, garantia de ferramental e peas sobressalentes, necessidade de recursos humanos tais como servios contratados. Esse tipo de manuteno possibilita o planejamento dos recursos necessrios para a interveno de manuteno, uma vez que a falha esperada. (PINTO e XAVIER, 2001 apud MUASSAB, 2002).

3.2. Manuteno preventiva: Trata-se de atuao realizada de maneira a reduzir ou evitar a falha ou a queda no desempenho do equipamento, obedecendo a um plano de manuteno preventiva previamente elaborada, baseado em intervalos definidos de tempo, isso , manuteno baseada no tempo.

Qualquer ativo fsico solicitado para realizar uma determinada funo estar sujeito a uma variedade de esforos. Estes esforos geraro fadiga e isto causar a deteriorao deste ativo fsico reduzindo sua resistncia fadiga. Esta resistncia reduzir-se- at um ponto no qual o ativo fsico pode no ter mais o desempenho desejado, em outras palavras, ele pode vir a falhar (MOUBRAY, 1997). Utilizando dados estatsticos de arquivos ou histricos disponveis nas empresas procura-se determinar o tempo provvel em que ocorrer a falha, pois sabe-se que esta poder ocorrer mas no se pode determinar exatamente quando. Pode-se, ainda, reduzir a probabilidade de falhas pelo fato de a manuteno ser programada com antecedncia, sendo o nus desta paralisao substancialmente baixo. A manuteno preventiva caracteriza-se pelo trabalho sistemtico para evitar a ocorrncia de falhas procurando a sua preveno, mantendo um controle contnuo sobre o equipamento. A manuteno preventiva considerada como o ponto de apoio das atividades de manuteno, envolvendo tarefas sistemticas tais como: as inspees, substituio de peas e reformas (PATTON JR. , 1983). 3.3. Manuteno preditiva: Tambm conhecida como manuteno sob condio ou manuteno com base no estado do equipamento. baseada na tentativa de definir o estado futuro de um equipamento ou sistema, por meio dos dados coletados ao longo do tempo por uma instrumentao especfica, verificando e analisando a tendncia de variveis do equipamento. Esses dados coletados, por meio de medies em campo como temperatura, vibrao, anlise fsico-qumica de leos, ensaios por ultra-som, termografia, no permitem um diagnstico preciso; portanto, trabalha-se no contexto de uma avaliao probabilstica. Esse tipo de manuteno caracteriza-se pela previsibilidade da deteriorao do equipamento, prevenindo falhas por meio do monitoramento dos parmetros principais, com o equipamento em funcionamento. A manuteno preditiva a execuo da manuteno no momento adequado, antes que o equipamento apresente falha, e tem a finalidade de evitar a falha funcional ou evitar as conseqncias desta (MOUBRAY, 1997). 3.4. Manuteno detectiva: Na dcada de 1990 o termo manuteno detectiva comeou a ser utilizado. um tipo de manuteno efetuada em sistemas de proteo buscando detectar falhas ocultas ou no perceptveis s equipes de operao e manuteno (PINTO, 2001 apud CASTELLA, 2001) Essa a poltica adotada quando o processo possui subconjuntos nos quais Praticamente impossvel detectar falhas antes que elas ocorram, buscando eliminar falhas ocultas por meio de testes peridicos no sistema.

4. A qualidade na manuteno: 4.1. Fator humano na manuteno: Um profissional de manuteno qualificado e bem equipado fundamental para que uma empresa consiga atingir seus objetivos, obter qualidade nos seus produtos e ter prestgio no mercado. Alm disso o sucesso ou fracasso de uma empresa depende do trabalho de equipe de seus colaboradores em qualquer atividade. Na manuteno este fator mais do que crtico, tanto internamente entre seus membros, quanto entre o seu relacionamento com a rea de operao. Conseguir que a manuteno e a operao formem uma verdadeira equipe na busca de solues constitui um desafio para as empresas que procuram a excelncia empresarial. A fim de obter uma vantagem competitiva, de importncia fundamental o engajamento do fator humano na organizao. Esse engajamento caracterizado por sua iniciativa, colaborao, empenho, vontade, motivao, disciplina, comprometimento e por sua satisfao em executar um trabalho que o realize e que realize tambm sua equipe. A manuteno depende cada vez mais da disposio de seus colaboradores em quebrar paradigmas e encarar novos desafios dentro da atividade. importante que o profissional de manuteno, alm de otimizar o custo da manuteno tenha uma viso de quanto representa de ganho ou perda para a empresa, a maior ou menor disponibilidade dos equipamentos produtivos. 4.2. Instrumentos de trabalho: Os custos na manuteno so: mo de obra, instrumentos e ferramentas, material para reparos, entre outros. Um instrumento de qualidade um grande aliado do profissional da manuteno, facilitando e agilizando o trabalho do mesmo. Um erro grande e comum cometido pelas empresas que elas buscam o melhor preo ao invs do melhor custo. Uma ferramenta ou material de reparo de menor preo pode dificultar o trabalho do profissional de manuteno, causando assim uma parada produo. Como o custo do instrumento infinitamente menor que a hora da produo, prefervel investimentos direcionados a ferramentas de qualidade. 4.3. Planejamento: Gesto da Manuteno Com objetivo de agilizar o atendimento operao, otimizar a utilizao de recursos humanos e materiais, alm de disseminar conhecimento tcnico, terico e prtico importante se adotar um sistema para medir, capacitar e melhorar continuamente o nvel de conhecimento das equipes responsveis por gerir os ativos industriais.

Para implantao de algo em uma organizao, como o da Gesto da Manuteno, a empresa, no entanto, pode ter um caminho longo e sinuoso a trilhar, atendo-se e respondendo questes como: O que leva a empresa a implantar a Gesto de Manuteno? Por que a Gesto da Manuteno importante para empresa? O servio de manuteno pode ser feito por um setor da prpria empresa ou melhor a contratao de servio terceirizado? Quais os servios que se devem buscar na empresa terceirizada?, Dentre outras questes. Para organizar esse conjunto de informaes preciso, primeiramente, cadastrar os equipamentos, estruturando tudo o que pertence organizao. Depois disso, iniciar e organizar a manuteno torna-se tarefa fcil, e mais do que isso, eficaz. Quando j se tem o tipo de manuteno escolhido, o perfil e quantidade de profissionais envolvidos e rea fsica, o momento de se pensar nos tipos de materiais necessrios para esse grupo poder trabalhar adequadamente: O que se tem em mente? Quais materiais so considerados fundamentais para realizar o trabalho com segurana? Por qu? Com as respostas dessas perguntas, tm-se subsdios para seguir em frente com a proposta, atentando para: Qual o custo da infra-estrutura e como deve ser composta? Claro, so necessrios alguns parmetros para essas respostas, considerados importantes para compor a infra-estrutura da equipe de manuteno, como: Ferramentas necessrias para tcnicos de cada rea de atuao desenvolver suas atividades; Equipamentos essenciais para usar em bancadas de manuteno, de acordo com cada rea de atuao; Documentao tcnica; Telefone, central de recados, bip, celular, computador, rede de internet, etc; Escritrio, suprimentos operacionais (canetas, envelopes, papis, mveis e utenslios, etc.); Infra-estrutura predial para manuteno; Assinatura de revistas e publicaes tcnicas, compras de livros, viagens, congressos, etc.; Treinamentos, sempre que possvel e necessrio.

Como importante e necessrio conhecer os custos de implantao e manuteno do grupo, deve-se enquadrar os materiais em itens de custo fixo e de custo varivel. Aps todas essas etapas, finalmente chegou a hora de se colocar todas as idias, estudos e resultados no papel e passar ao propriamente dita. Depois do estudo detalhado de sua organizao, suas condies e seu conjunto de equipamentos instalados, j se pode estabelecer a implantao do Sistema de Manuteno, passando para a to esperada Gesto da Manuteno. Para montagem adequada dessa proposta, para que se tenha catalogada, sendo objeto de pesquisa e de informao, importante seguir uma estrutura para o plano de trabalho: Introduo; Metodologia; Cronograma de desembolso; Concluso. Com tudo devidamente registrado, resta, somente, colocar em prtica o sistema de gesto da manuteno, descomplicando, assim, o processo e gerindo com firmeza a manuteno da organizao, como ao estratgica da empresa que quer o sucesso. Fica patente e indiscutvel a necessidade de implantao de sistemas de gesto da manuteno nas organizaes que querem gerir seus negcios, numa viso holstica e estratgica. Garantindo a disponibilidade de equipamentos ou processos e instalaes com confiabilidade, segurana e custos adequados, a organizao estar otimizando processos, auferindo maiores lucros, conseqentemente garantindo a sua sobrevivncia. A responsabilidade da Gesto da Manuteno passa, pois, a ser um setor partcipe direto do processo, por conseguinte passa a propiciar condies de evitar todas as falhas no previstas, transformando-se na geradora de tranqilidade, minimizando as necessidades de manuteno emergencial. Independente do tipo de manuteno empregada pela organizao, todas, sem exceo, para se dizer de sucesso, tem um processo instalado.

4.4. Benefcios da qualidade na mo de obra: Uma empresa que trabalha com sua linha de produo ou mquinas funcionando corretamente consegue fornecer produtos ou servios de melhor qualidade. Por isso os profissionais da manuteno tm que ser qualificados para manter esses equipamentos em ordem e assim proporcionando benefcios para a mesma.

Alguns benefcios trazidos pela qualidade da mo de obra so: Qualidade final do produto ou servio fornecido ao cliente; Credibilidade; Garantia; Certificados de especializao; Competitividade no mercado;

4.5. Conseqncia: A freqncia de problemas com equipamentos pode decorrer no s da qualidade inferior deles, mas tambm da qualificao da mo-de-obra utilizada na manuteno. Quanto maior o grau de mecanizao das linhas de produo e maior o grau de complexidade das mquinas, mais qualificadas devem ser as pessoas. A utilizao de mo-de-obra inferior pode trazer duas conseqncias danosas: Uma freqente repetio de servios: em funo de m realizao; Inevitveis interrupes da produo: decorrentes da parada de equipamentos. O que eleva custos e compromete o prazo de entrega dos pedidos. Danos e diminuio da vida til dos equipamentos: decorrente do mal funcionamento devido m realizao da manuteno dos mesmos. Acidentes;

Pessoal inabilitado srio inconveniente boa manuteno. Um setor competente dispe de tcnicos treinados. Nesse caso, o salrio pago a mais e a compra de instrumentos e material de melhor qualidade retorna no melhor aproveitamento da mo-de-obra e na velocidade do trabalho realizado, especialmente quando se faz necessria a manuteno emergencial. Para isso o treinamento fundamental.

5. Bibliografia: http:// www.manter.com; http:// www.metro.sp.gov.br; Ribeiro, lvaro Manuteno de equipamentos em empresas siderrgica 2004; www.google.com.br; http://www.youtube.com/results? search_query=Video+Carro+Mecnica++Mdulo+2:+Manutenes+Preventivas&aq=f&aq=f; http://www.revistaopinioes.com.br/aa/materia. php?id=329.

Das könnte Ihnen auch gefallen