Sie sind auf Seite 1von 15

TICA DA FELICIDADE EM ARISTTELES ETHICS OF HAPPINES IN ARISTTELES Wellington Lima Amorim1 Everaldo da Silva2 Matus Ramos Cardoso3 RESUMO:

Este artigo tem como objetivo analisar o conceito de Felicidade em Aristteles. Em primeiro momento Aristteles discute sobre os bens, que podem at ser prejudiciais para muitas pessoas. Fala de um bem supremo que a Felicidade. Para ele o bem agir e o bem viver equivale a ser feliz. A Felicidade uma atividade da alma conforme a virtude. E esta virtude ele divide em modalidades: intelectuais que se d pela gerao e crescimento realizado pelo ensino e as morais que se adquire pelo hbito e costume. Aristteles diz que o governo e as leis devem promover a Felicidade para as pessoas, mas no os privando da Felicidade particular. De fato se observa que a Felicidade pode ser um ideal a ser conquistado atravs da virtude e da prtica de atos justos. Palavras-chave: Felicidade. Bem. Prazer. Honra ABSTRAC: This article aims to analyze the concept of Happiness in Aristoteles. First time Aristotle discusses the assets, which may even be harmful to many people. It speaks of a supreme good which is Happiness. For him to act well and living well means being happy. Happiness is an activity of soul in accordance with virtue. And he shares this virtue in sports: intellectuals who gives the generation and growth achieved by education and morals that is acquired by habit and custom. Aristoteles says that the government and laws should promote happiness to people, but not depriving then of Happiness particular. In fact it is observed that happiness can be an ideal to be achieved through the practice of virtue and righteous deeds. Key-words: Happiness. Well. Pleasure. Honour.

1 2

Dr. em Cincias Humanas Universidade Federal de Santa Catarina E-mail: wellington.amorim@gmail.com Dr. em Sociologia Poltica Centro Universitrio de Brusque E-mail: evesociologia@gmail.com. 3 Especialista em tica e Cincias da Religio, Universidade Cndido Mendes-RJ. E-mail: teus33@yahoo.com.br

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Set/Out/Nov/Dez. 2012. N 6.

INTRODUO A Felicidade a busca de todo ser humano, de fato, tudo o que fazemos tem um fim, sendo a felicidade o seu fim ltimo. Muitos pensadores trataram do tema da tica e da felicidade desde os gregos at os dias atuais. Para tanto, analisaremos este tema sob a tica aristotlica. Muito antes de ter sido reduzida em nossos tempos a uma mercadoria publicitria, a busca da Felicidade era um ideal tico. A desvalorizao da Felicidade no contexto capitalista se relaciona ao mundo do espetculo, banalizao do desejo e tambm do sentido dos afetos em nossas vidas. Antes de qualquer anlise, temos de nos perguntar se ainda podemos falar de Felicidade em nossos dias e de qual modalidade estamos vivenciando. Primeiramente vamos analisar o conceito de felicidade em Aristteles. Mas, para isso sero necessrios descobrir conceitos que apoiam tal discusso. Percebe-se que algumas pessoas tm uma viso aristotlica da felicidade, mesmo sem saber, pois, para Aristteles toda ao visa um bem, tudo que feito por algum, feito em vista de algo de bom para si. Aristteles considera que para alcanar a Felicidade toda ao visa um bem qualquer, um fim. Segundo Aristteles, esse fim deve ser o sumo bem, e esse, em suma, a felicidade. Para se chegar ao conceito de Felicidade, necessrio trilhar um caminho muito vasto de conceitos e definies, que ser tratado no desenvolver desta pesquisa. Alguns conceitos precisam serem esclarecidos: o sumo bem, o prazer, a honra e a virtude. Aristteles afirma que o governo quem deve promover a Felicidade para todos. Assim, daremos os passos para entender como possvel chegar felicidade em Aristteles. 1. A FELICIDADE SEGUNDO ARISTTELES Aristteles trata da Felicidade em seu livro tica a Nicmaco. Para entender a felicidade Aristteles discorre sobre o sentido dos bens para o homem, quais so esses bens e que vantagens eles trazem para a vida do humana. Para se conseguir determinar o que Felicidade preciso determinar qual o fim da natureza humana e esta uma angstia que vem sendo despertada no ser humano desde o princpio do seu pensar, afinal, para poder resolver essa angstia, faz-se necessrio descobrir e definir esse bem, para o qual, antes de tudo, feito o homem, o bem pelo qual em ente racional se realiza e que lhe propriamente co nveniente. (MARITAIN, 1973. p. 52). Segundo Jacques Maritain, Aristteles procura determinar em que consiste a felicidade. Esta felicidade um dado da natureza que existe no homem. Desta forma analisaremos a definio dos termos, o bem; o prazer; a honra; a virtude e a Felicidade.

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Set/Out/Nov/Dez. 2012. N 6.

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Set/Out/Nov/Dez. 2012. N 6.

1.1. A definio de Bem Existem muitas interpretaes em torno do conceito de bem, pelo fato de que um atributo que se apresenta em vrias categorias, na categoria de substncia, como de Deus e da razo; na de qualidade, . das diversas formas de virtudes; na de quantidade, . daquilo que moderado; na de relao, .. do til; na de tempo, . da oportunidade apropriada; na de espao, . do lugar conveniente. (ARISTTELES, 2003. p. 22.). Isto ocorre, pelo fato de que o b em no pode ser algo nico e universal presente em todos os casos. Precisa-se fazer referncia a uma nica ideia do que realmente vem a ser o bem. Para isto Aristteles prope separar as coisas boas em si mesmas das coisas teis. Os termos so muito distintos, por isso Aristteles indaga sobre empregar o bem atingvel e realizvel como um padro, mas, preciso conhecermos melhor os bens que verdadeiramente so bons para ns, e desse modo, poderemos atingi-los. (ARISTTELES, 2003. p. 24.) Para todas as coisas h um fim, segundo Aristteles, e esse fim deve ser o Sumo Bem: Se existe, ento, para as coisas que fazemos algum fim que desejamos por si mesmo e tudo o mais desejado por causa dele; (...) evidentemente tal fim deve ser o bem, ou melhor, o sumo b em. (ARISTTELES, 2003. p. 17.) E este merece ser buscado por si mesmo e por ser mais absoluto do que aquilo que merece ser buscado por causa de outra coisa. Ento, esse bem absoluto, e Aristteles chama de absoluto e incondicional aquilo que sempre desejvel em si mesmo e nunca no interesse de outra coisa. Considera ele que esse bem prevalece sobre todas as coisas. preciso que esse bem seja atingvel e realizvel pela pessoa. Aristteles tambm discorre sobre os bens que podem ser at prejudiciais para muitas pessoas, pelo fato de que alguns chegam at a perecer por causa de suas riquezas, e alguns perecem pelo fato de se confiarem demais em sua coragem, em relao aos bens, existe uma flutuao semelhante, em razo de poderem ser, para muitas pessoas, at prejudiciais. (ARISTTELES, 2003. p. 18). necessrio buscar com preciso, conforme permite a natureza do assunto, pois cada ser humano julga bem as coisas que ele conhece. O modo de viver de cada um no deve ser a busca dos objetivos ao sabor das paixes, o fim a que se deve visar o conhecimento e no a ao. Esse bem se encontra nas mais diversas aes e artes, pelo fato de que por sua causa (bem) que os humanos realizam todas as coisas, como por exemplo: na medicina o bem a sade, na arquitetura uma casa. Considerando isso, ento, h um fim em vista do que realizado, e esta o bem atingvel pela ao. Em se havendo mais de uma ao estas sero, segundo Aristteles, os bens atingidos por meio dela: tal finalidade ser o bem atingvel pela ao, e se h mais de uma, sero os bens atingveis por meio dela. (ARISTTELES, 2003. p.

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Set/Out/Nov/Dez. 2012. N 6.

25.). preciso discorrer sobre o que peculiar ao homem, excluindo as atividades de nutrio e crescimento, excluindo tambm a atividade de percepo, pois, os animais (boi, cavalo) tambm as possuem. Ficando para verificao a atividade de percepo do elemento racional, Aristteles refere-se acepo de exerccio ativo desse elemento. Pelo fato da funo do individuo ser uma atividade da alma que implica em princpio racional, o bem do homem vem a ser a atividade da alma em consonncia com a virtude. (ARISTTELES, 2003. p. 27). Aristteles divide os bens em:
exteriores, relativos alma ou ao corpo. Os que so relacionados alma classificam-se em aes e atividades psquicas; os bens que so relativos ao corpo so considerados como a boa ao do homem; e os considerados exteriores so aqueles relacionados s posses do homem, como as riquezas, por exemplo. (ARISTTELES, 2003. p. 28-29)

O Sumo Bem no pode ser concebido como posse ou exerccio, nem como estado de nimo ou de atividade, pois a atividade virtuosa, deve agir bem:
Mas h uma diferena e no pequena em concebermos o sumo bem como posse ou exerccio, ou, de outro lado, como estado de nimo ou atividade, pois pode existir o estado de nimo sem produzir qualquer bom resultado, como o caso de um homem que dorme ou que permanece inativo por algum motivo; mas no pode acontecer assim com a atividade virtuosa; essa deve ser necessariamente agir e agir bem. (ARISTTELES, 2003. p. 29.)

O agir e viver bem segundo Aristteles equivale a ser feliz. Convm neste momento analisar o que vem a ser o prazer para Aristteles em sua construo da felicidade. 1.2. Definio de prazer A definio de prazer para Aristteles questionada a partir do que os homens entendem por prazer. Para ele os homens vulgares identificam o bem ou a felicidade com o prazer e por isso amam a vida agradvel. Para cada um agradvel quilo que ama. Os prazeres segundo Aristteles esto sempre em conflito uns com os outros porque no do prazer por natureza, pois, as coisas que os homens amam no trazem prazer, em si mesma, essas coisas so como que uma espcie de encanto acessrio, algo que delicia as atividades do homem sem acrescentar e sem fazer parte do prazer em si. O prazer que ocorre depois de cada ato do homem deve ser tomado como sinal indicativo de suas disposies morais, o prazer ou a dor que sobrevm aos atos devem ser tomados como sinais indicativos de nossas disposies morais, (ARISTTELES, 2003. p. 46.), e por disposies Aristteles quer significar que so as coisas em razo das quais nossa posio em relao s paixes boa ou m. (ARISTTELES, 2003. p. 46).

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Set/Out/Nov/Dez. 2012. N 6.

O prazer no pode ser considerado como um movimento, porque todo movimento visa a um fim, e s se torna completo depois de realizar o fim desejado. Segundo Aristteles movimento e gerao no podem ser atribudos a todas as coisas, e sim apenas s que so divisveis e no constituem um todo. (ARISTTELES, 2003. p. 222.) Por isso Aristteles considera a forma do prazer como completa em todo e qualquer movimento, e ainda, o prazer uma coisa inteira, sendo assim podemos sentir prazer, pois cada momento de prazer um todo completo. Em nossos sentidos temos prazer, e no menos em relao ao pensamento e contemplao segundo Aristteles, e quanto mais perfeita for a atividade ela mais agradvel e completa. Sendo assim o prazer acompanha qualquer sentido:
... o prazer experimentado, sobretudo quando o sentido se encontra nas melhores condies e em atividade com relao a um objeto apropriado; quando o sentido que o percebe e o objeto so os melhores possveis, h sempre prazer, j que esto presentes o agente e o paciente requerido. (ARISTTELES, 2003. p. 223.).

Com isso o prazer, segundo Aristteles, completa a atividade como um fim. E o prazer acompanha a atividade que realizada. Enquanto realizada, algo encanta e delicia o homem, enquanto novidade para ele, e em determinado tempo ela j se torna parte da sua vida e j no mais novidade, e essa coisa j no traz tanto ou quase nenhum prazer ao individuo. Aristteles explica esse fenmeno: a princpio o esprito estimulado e desenvolve intensa atividade em relao a tais coisas, como no caso do sentido da viso quando olhamos alguma coisa com ateno, mas depois nossa atividade se torna menos intensa, e por isso o prazer tambm diminui. (ARISTTELES, 2003. p. 223). Quando o homem realiza alguma atividade e esta lhe agradvel, ela se intensifica pelo prazer que lhe proporciona e feita com mais preciso do que outras atividades. Para Aristteles os prazeres sempre acompanham as atividades do homem, e cada atividade reforada pelo prazer que lhe prprio, que o caso quando algo bem realizado, esse algo se torna mais prazeroso, e com isso o prazer ir intensificar a atividade,
uma vez que cada classe de coisas mais bem julgada e feita com maior preciso por aqueles que se dedicam com prazer correspondente atividade; por exemplo, so as pessoas que se comprazem no raciocnio geomtrico que se tornam gemetras e compreendem os vrios teoremas da geometria, do mesmo modo, os que gostam de msica, de arquitetura, e assim por diante, fazem progresso nas respectivas reas porque sentem prazer nelas. (ARISTTELES, 2003. p. 224.)

Os prazeres do homem so aqueles que ele constitui como prazer, mas s pode constituir prazer, um homem que bom, a virtude e o homem bom enquanto tais so a medida

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Set/Out/Nov/Dez. 2012. N 6.

de todas as coisas, e, portanto as coisas que ao homem bom constituir prazer sero prazer e as coisas em que ele se deleitar sero agradveis. (ARISTTELES, 2003. p. 226.). No entanto, se as coisas que ele acha desagradveis parecerem agradveis a outras pessoas, nada h de surpreendente nisso, pois os homens podem perverter-se e corromper-se de muitos modos. (ARISTTELES, 2003. p. 226.). 1.3. Definio de honra Neste momento convm definir o que honra. Afinal, para muitos a felicidade a honra. Mas, esta muito superficial para definir a fel icidade, pois, a honra pertence a algum, visto que a honra depende mais de quem a concede que de quem a recebe. (ARISTTELES, 2003. p. 221.). Logo, parece que a maioria dos homens que buscam a honra, a buscam visando ao reconhecimento de seu valor: Ademais, os homens parecem buscar a honra visando ao reconhecimento de seu valor. (ARISTTELES, 2003. p. 221). Para Aristteles a virtude em relao honra a magnanimidade, que a grandeza de corao, que julgar-se digno de grandes coisas, de fato s-lo. O excesso desta virtude a ambio ou pretenso, tambm tida como vaidade, que ter os olhos ou discurso maior que a alma, acreditando ou pretendendo ser capaz de algo que na realidade no capaz de realizar; e a sua falta a pequenez do nimo ou humildade inadequada, que julgar-se incapaz de uma grande ao e, por isso mesmo ser incapaz de tal ato. (ARISTTELES, 2003. p. 51.). A honra o reconhecimento da comunidade pelo bem feito comunidade, pois a honra o prmio da virtude e da benevol ncia (...), pois o que pertence comunidade dado a quem a beneficia, e as honras pertencem comunidade. (ARISTTELES, 2003. p. 194.). 2. DEFINIO DE VIRTUDE Para compreender a felicidade, Aristteles argumenta que esta uma atividade da alma conforme a virtude ao falar do carter de um homem no dizemos que ele sbio ou que ele possui discernimento, mas, que calmo, amvel ou temperante; porm, louvamos um homem sbio referindo-nos sua disposio de esprito, e s disposies de esprito louvveis chamamos virtudes. (ARISTTELES, 2003. p. 39.). Para definir virtude se seguir a diviso que o autor faz dela, dividindo-a em duas espcies, a virtude intelectual e a virtude moral.

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Set/Out/Nov/Dez. 2012. N 6.

H duas espcies de virtude, a intelectual e a moral. A primeira deve, em grande parte, sua gerao e crescimento ao ensino, e por isso requer experincia e tempo; ao passo que a virtude moral adquirida em resultado do hbito (...). evidente, pois, que nenhuma das virtudes morais surge em ns por natureza, visto que nada que existe por natureza pode ser alterado pelo hbito. (ARISTTELES, 2003. p. 40.).

Adquirimos as virtudes intelectuais a partir da natureza que nos dar a devida capacidade de receb-las, e essa capacidade, segundo Aristteles, aperfeioa-se com o hbito. O que vem pela natureza nos vem primeiro como potncia e depois como atividade exterior. Aqui ele cita como exemplo a audio e a viso, que no foi por us-las vrias vezes que so adquiridas pelo homem, mas j tnhamos antes de comear a us -las, e no foi por us-las que passamos a tlas. (ARISTTELES, 2003. p. 40.). J com as virtudes as adquirimos pela experincia, exercitando-a, assim como acontece com as artes. O carter (ou disposies morais) de uma pessoa, segundo Aristteles, nasce das atividades semelhantes a ele (carter) nossas disposies morais nascem de atividades semelhantes a elas. por esta razo que devemos atentar para a qualidade dos atos que praticamos, pois nossas disposies morais correspondem s diferenas entr e nossas atividades (ARISTTELES, 2003. p. 42.), e precisamos definir como se devem praticar estes atos, pois eles determinam a natureza das disposies morais, e preciso considerar que est na natureza das virtudes o serem destrudas pela deficincia e pelo excesso (ARISTTELES, 2003. p. 42.), o caso dos exerccios, que segundo Aristteles, a prtica excessiva de exerccio ou sua falta prejudicam o vigor da pessoa, assim acontece tambm com os alimentos, com a coragem e com o prazer, todos so destrudos pelo excesso e pela deficincia (falta) e so preservados pela mediania (mediania aqui quer se referir ao meio termo, que ser tratado mais frente). As virtudes para Aristteles esto relacionadas com as aes e as paixes, e cada uma delas acompanhada por prazer ou sofrimento e por isso que muitos se tornam maus, uns buscando estes prazeres e outros se desvencilhando deles. As virtudes e os vcios do homem se relacionam com as mesmas coisas, o nobre e vil, o vantajoso e o prejudicial, o agradvel e o doloroso, e cada homem mede suas aes (...) pelo critrio do prazer e do sofrimento. (ARISTTELES, 2003. p. 44.). O caminho para conseguir a felicidade a virtude, e virtude para este pensador, significa ter o hbito de escolher o justo meio. Para tornar mais clara a natureza da virtude, analisaremos o que vem a ser o meio-termo. Meio-termo vem a ser aquilo que est entre o excesso e a falta. Aristteles define por meio termo aquilo que est distante entre os extremos (falta e excesso), algo que nico para todos os homens, o que no demais nem muito pouco. Esse meio-termo em relao pessoa e

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Set/Out/Nov/Dez. 2012. N 6.

no ao objeto: Por meio termo no objeto quero significar aquilo que equidistante em relao aos extremos, e que o nico e o mesmo para to dos os homens; e por meio termo em relao a ns quero dizer aquilo que no nem demasiado nem muito pouco, e isto no o nico e o mesmo para todos. (ARISTTELES, 2003. p. 47). A virtude deve ser qualitativa no tocante de visar o meio termo, aqui no sentido da virtude moral, pois esta se relaciona com as paixes e aes e em cada uma existe o excesso, a carncia e um meio-termo: a virtude deve ter a qualidade de visar ao meio-termo. Falo da virtude moral, pois ela que se relaciona com as paixes e aes, e nestas existe excesso, carncia e meio-termo. (ARISTTELES, 2003. p. 48). Com o meio-termo Aristteles define a virtude como uma disposio de carter relacionada com a escolha de aes e paixes, e consiste numa mediania, isto , a mediania relativa a ns, que determinada por um princpio racional prprio do homem dotado de sabedoria prtica. (ARISTTELES, 2003. p. 49). Em algumas paixes ou aes no h meio termo, pois, a maldade est implcita em si mesmas, ou seja, nos seus prprios nomes j est contido a maldade, como o desejo, o despudor, o adultrio, o roubo e o assassinato:
Nelas nunca ser possvel haver retido, mas to somente o erro. E no que se refere a essas aes e paixes, tampouco a bondade ou a maldade dependem, por exemplo, de cometer adultrio com a mulher certa, no momento certo e da maneira certa, mas simplesmente qualquer delas um erro. (ARISTTELES, 2003. p. 49).

Para atingir o meio termo necessrio no dar ouvidos ao prazer somente, se o homem impulsionados a fazer o mal ou o que errado, precisa-se ir direo do extremo contrrio, assim conseguir atingir o estado intermedirio, conseguindo afastar-se o mais possvel do erro: devemos nos forar a ir na direo do extremo contrrio, pois chegaremos ao est ado intermedirio afastando-nos o mais possvel do erro, tal qual se faz para endireitar madeira empenada. (ARISTTELES, 2003. p. 55). A virtude para Aristteles tambm consiste na justia que praticada em relao ao prximo, justia aquela disposio de carter que torna as pessoas propensas a fazer o que justo, que as faz agir justamente e a desejar o que justo (ARISTTELES, 2003. p. 103), pois justia o exerccio da virtude completa, e completa pelo fato de a pessoa no usa-l s para si, mas em funo do outro, Com efeito, a justia a virtude completa no mais prprio e pleno sentido do termo, porque o exerccio atual da virtude completa. (ARISTTELES, 2003. p. 105). Ainda por justia, pode-se definir que uma ao que o homem justo pratica, por vontade prpria, quanto da distribuio de algo a si e a um outro, em partes iguais:
A justia uma espcie de meio-termo, mas no no mesmo sentido que as outras virtudes, e sim porque ela se relaciona com uma quantia ou quantidade intermediria, ao

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Set/Out/Nov/Dez. 2012. N 6.

passo que a injustia se relaciona com os extremos. E a justia aquilo em razo do que se diz que o homem justo pratica, por escolha prpria, o que justo, e quando se trata de distribuir, quer entre si mesmo e outra pessoa, quer entre duas outras pessoas, no d mais do que convm a si mesmo e menos do que convm a seu prximo (e de maneira anloga no que diz respeito ao que no convm), e sim d o que igual de acordo com a proporo. Agindo da mesma forma quando se trata de distribuir entre duas pessoas. (ARISTTELES, 2003. p. 115).

A virtude algo que pode ser realizada pelo homem bom, o homem bom aquele que pratica a justia, e todos os atos que so praticados dentro da lei so justos. Para uma compreenso melhor preciso tambm dar uma breve definio do que vem a ser estes atos justos, para Aristteles. Ato justo aquela ao que est em conformidade com as leis prescritas, evidentemente todos os atos conforme lei so atos justos em certo sentido, pois os atos prescritos pela arte do legislador so conforme lei, e dizemos que cada um deles justo. (ARISTTELES, 2003. p. 104). E por atos justos Aristteles define que so aqueles que so praticados em funo de produzir e a preservar a Felicidade e os elementos que a compem para a sociedade poltica. (ARISTTELES, 2003. p. 105). Segundo Valls, em Aristteles se conquista a felicidade pelas virtudes, e esta deve ser adquirida pelo homem: A Felicidade verdadeira conquistada pela virtude (...) O ser do homem uma substncia composta: corpo material e alma espiritual. Como o corpo sujeito s paixes, a alma deve desenvolver hbitos bons, uma vez que a virtude sempre uma fora adquirida, um hbito, que no brota espontaneamente da natureza. (VALLS, 1994. p. 32 -33). Por fim, preciso definir agora o sentido de homem bom o homem bom jamais cometer ms aes voluntariamente. (ARISTTELES, 2003. p. 102), com isso se verifica que o homem bom, evidentemente aquele que pratica boas aes e nunca ms aes, pois, uma pessoa boa (...) visto que vive com o pensamento fixo no que nobre, submete-se argumentao. (ARISTTELES, 2003. p. 235). voltado para tudo que nobre. Sendo assim, o pensamento do homem bom est sempre

3. A DEFINIO DE FELICIDADE

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Set/Out/Nov/Dez. 2012. N 6.

Muitos pensam que a felicidade algo simples e bvio, como o prazer. O Sumo bem, aquele que buscado por si mesmo e a felicidade buscada acima de qualquer outra coisa, por si mesma e no em vista de outra coisa, ao passo que a honra, o prazer, a razo e as demais virtudes, ainda que escolhamos por si mesmas, fazemos isso no interesse da Felicidade (...) mas a Felicidade ningum a escolhe tendo em vista alguma outra virtude, nem, de uma forma geral, qualquer coisa alm dela prpria. (ARISTTELES, 2003. p. 26). Aristteles entende a Felicidade como algo autossuficiente e absoluto, algo que no possui carncia, alm disso, ela a mais desejvel de todas as coisas dentre os bens. Tambm a considera como a finalidade da ao. Para entender melhor o que a felicidade preciso identificar qual a funo do homem, pois na funo que est o bem e a perfeio da atividade do homem e das coisas que so prprias do homem e de nenhum dos demais animais ou plantas, somente a atividade do elemento racional. (ARISTTELES, 20 03. p. 27), que constitui a excelncia humana. A funo que o homem exerce deve ser boa com relao aos outros. Sendo assim o bem do homem vem a ser a atividade da alma em consonncia com a virtude, e se h mais de uma virtude, em consonncia com a melhor e mais completa entre elas. (ARISTTELES, 2003. p. 27). preciso dizer tambm que somente os que agem retamente que podem conquistar as coisas nobres e boas da vida. Se o que bom na vida de um homem a sua virtude, este dever buscar sempre agir conforme a virtude para ser bom, e a bondade pertencer ao homem que feliz, pois estar sempre buscando atravs de suas aes ou na contemplao do que est em conformidade com a virtude. O atributo com apreo, portanto, pertencer ao homem feliz, que o ser por toda a vida, pois estar sempre, ou quase sempre, empenhado na ao ou na contemplao do que conforma a virtude. (ARISTTELES, 2003. p. 33). Aquele que consegue suportar todas as eventualidades da sua vida com certa dignidade considerado por Aristteles um homem verdadeiramente bom e sbio, ele precisa tirar o mximo proveito das atividades realizadas. Esta autossuficincia da felicidade, deve ter uma relao com a atividade contemplativa. Logo, toda a atividade conforme a virtude essa atividade contemplativa:
Porque, em primeiro lugar, essa atividade a melhor, pois no s a razo a melhor coisa que existe em ns, como tambm os objetos com os quais a razo se relaciona so os melhores entre os objetos cognoscveis; em segundo lugar, essa atividade a mais contnua, j que a contemplao da verdade pode ser mais continua do que qualquer outra atividade. E pensamos que a Felicidade tem um elemento de prazer, e que a atividade da sabedoria filosfica reconhecidamente a mais agradvel das atividades virtuosas. (ARISTTELES, 2003. p. 229).

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Set/Out/Nov/Dez. 2012. N 6.

E ao aplicar-se a essas atividades se obtm prazeres maravilhosos, por causa de sua pureza e sua perenidade. E os que j conhecem esse caminho dedicam o seu tempo sua busca e vivem melhores ou de um modo mais agradvel dos que ainda no conhecem ou esto procurando conhecer este prazer. Aquele que pode ter uma atividade completa o filsofo:
... embora um filsofo, assim como um homem justo, ou o que possui qualquer outra virtude, necessite das coisas bsicas da vida, o homem justo, enquanto est suficientemente provido de coisas desta espcie, necessita de outras pessoas com as quais possa agir justamente, e o homem temperante, o corajoso e cada um dos demais se encontram no mesmo caso; o filsofo, porm, mesmo quando est sozinho pode contemplar a verdade, e tanto melhor o far quanto mais sbio for. (ARISTTELES, 2003. p. 27).

Sendo assim essa atividade citada apreciada por si mesma, pois a nica coisa que se origina dela mesma a contemplao, j no caso das demais atividades prticas, segundo o autor, o homem alcana vantagens alm da prpria ao. Muitos pensam que a felicidade depende do lazer, pensa-se que a Felicidade depende do lazer, pois trabalhamos para poder ter momentos de cio (ARISTTELES, 2003. p. 27). Mas, muitas atividades das virtudes em si visam uma finalidade, e no so buscadas por si mesmas. Ao passo que a atividade racional superior e tem maior validade pelo fato de ela ser contemplativa no visando nenhum outro fim alm dela mesma, e por ser buscada por si mesma, ela traz em si o seu prazer prprio:
... se entre as aes virtuosas as aes militares ou poltica se distinguem pela nobreza e pela grandeza, e estas no se relacionam com o lazer, visam a uma finalidade, e no so desejveis por si mesmas, enquanto a atividade racional, que contemplativa parece ser superior e mais valiosa por sua seriedade, alm de no visar a nenhum outro fim que no ela mesma, e ter em si o seu prazer prprio (o qual por seu turno intensifica a atividade), e a auto-suficincia, o lazer, a ausncia de fadiga (tanto quanto isso for possvel ao homem), e todos os demais atributos das pessoas sumamente felizes so, evidentemente, os que se relacionam com essa atividade segue-se, ento, que essa (a atividade racional) ser a Felicidade completa do homem, desde que tal atividade lhe seja assegurada por toda existncia, pois nenhum dos atributos da Felicidade pode ser incompleto. (ARISTTELES, 2003. p. 230)

Por isso Aristteles considera o filsofo como o detentor da felicidade plena pelo fato de ele ser essa pessoa que busca a contemplao da verdade em sua vida. E segundo Aristteles s onde h contemplao que chega a felicidade, e os nicos que podem exercer a atividade contemplativa com maior capacidade que desfrutam da felicidade, nesse sentido o filsofo o mais feliz dos homens. (ARISTTELES, 2003. p. 234) Mas claro que o amante da contemplao, este homem que feliz ou possui a felicidade, precisa tambm de outros bens, os bens exteriores, pois a Felicidade necessita igualmente dos bens exteriores, pois impossvel, ou pelo menos no fcil, praticar aes nobres sem os

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Set/Out/Nov/Dez. 2012. N 6.

devidos meios (ARISTTELES, 2003. p. 30), e assim, deve buscar sempre as necessidade bsicas da sua vida, o que possui qualquer outra virtude, necessite das coisas bsicas da vida. (ARISTTELES, 2003. p. 229). Seu corpo precisa ser saudvel, ter boa alimentao e os cuidados devidos para manter-se longe de doenas. No precisando de muitas coisas, no necessrio ser dono do mundo para praticar aes boas e nobres, atingindo assim a Felicidade, de fato, a autossuficincia e a ao no implicam excesso, e podemos praticar aes nobres sem para isso necessitarmos ser donos da terra e do mar. (ARISTTELES , 2003. p. 233 A virtude, que j foi definida pela sua prtica, no consiste na mesma coisa que possuir a felicidade, porque para Aristteles a arte de viver bem no a arte de ser feliz por meio da virtude ou de realizar a adequao virtude-felicidade, (MARITAIN, 1973, p. 54), mas, sim de manter uma ordem na vida, que pelo seu feitio possa atingir o fim supremo, que a felicidade. A felicidade formada por trs coisas essenciais que so a sabedoria, a virtude e o prazer. E a sabedoria possui maior importncia ou est acima das outras, pois ela adquirida pelo esprito e contemplao: a sabedoria essencialmente contemplativa. uma atividade imanente, uma atividade de repouso e de fruio (MARITAIN, 1973, p. 55), e por isso que ela considerada mais importante que a prpria ao. A virtude vem por segundo lugar por ela ser parte integrante da realizao do homem em sua plenitude.
Aparece como um resultado necessrio. uma lei geral que ele acompanha o ato, como a alegria a juventude. E o homem no pode viver sem uma certa dose de alegria ou de delectao. Essa espcie de contentamento interior ou sentimento de florescncia a que chamamos, no sentido mais profundo da expresso, de prazer a recompensa natural de uma vida virtuosa. , (MARITAIN, 1973, p. 54),

Com isso o prazer que pode ser considerado como um acrscimo ao ato, algo que necessrio vida do homem, como que uma recompensa por viver uma vida virtuosa. CONSIDERAES FINAIS Neste artigo, procurou-se demonstrar em linhas gerais a tica aristotlica que tem por finalidade a busca da felicidade pela virtude. A felicidade considerada por ele o maior de todos os bens, sendo que a ao de cada pessoa realizada em vista desse supremo bem. Percebeu-se ao longo desse artigo, que Aristteles em seu livro tica a Nicmaco, procura conceituar a felicidade como o soberano bem. Define bem como aquilo que deve ser buscado por si, sem o desejo de algo mais, alm do prprio bem. E a felicidade esse bem que buscado por si mesmo no em vista de uma outra coisa.

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Set/Out/Nov/Dez. 2012. N 6.

Dado o exposto no texto, compreende-se que a virtude uma disposio de carter relacionado com as escolhas que a pessoa faz de suas aes e paixes, e a justia que praticada em relao ao outro. Fica claro que felicidade para Aristteles algo absoluto, autossuficiente e possui em si todos os bens desejados; e que s pode viver a felicidade aquele que tem a capacidade de contemplao, e a nica pessoa que tem essa capacidade o filsofo. Ento, somente o filsofo pode ser feliz. O que se pode tambm observar a importncia do governo na elaborao de uma boa legislao que possa promover ou proporcionar a felicidade dos indivduos em particular e na defesa da felicidade coletiva, quando essa ameaada, por um determinado indivduo. Com o trmino desta discusso, convm citar a expresso latina: Omnis agens agit propter finem todo agente age por uma finalidade/alvo, ou seja, toda pessoa que est agindo est agindo por um fim. Se a finalidade da pessoa a busca da felicidade, toda a sua ao ser realizada nesse intuito. Tudo o que pode proporcionar a felicidade, ela o far, pois, o fim de determinada ao lhe trar a Felicidade almejada. Em Aristteles a diferena entre outras ticas reside no fato de ele ser finalista, ou seja, a sua tica parte para os fins que precisam ser alcanados pelo homem: podemos dizer que a tica aristotlica finalista e eudemonista, quer dizer, marcada pelos fins que devem ser alcanados para que o homem atinja a Felicidade ( eudaimonia). (VALLS, 1994. p. 29.) Jaqueline Russ afirma que Aristteles busca em sua tica fazer da felicidade o supremo bem e o fim ltimo da vida humana: Recordemo -nos de Aristteles e seu eudemonismo: a Felicidade designa-se o fim supremo da vida e se confunde com a atividade racional da alma, em conformidade com a virtude. Fazer da felicidade o Soberano Bem no um trao comum maioria das grandes morais da antiguidade? (RUSS, 1999, p.66). Ento, para alcanar, conquistar e viver a felicidade, preciso ser uma pessoa virtuosa, que pratica atos justos e bons e que saiba viver a vida com prazer. De fato, algo autossuficiente e absoluto, algo que no possui carncia e a mais desejada de todas as coisas. tambm a finalidade da ao, pois na ao que est o bem e a perfeio da atividade do homem. Logo, esta funo que o homem exerce e que deve ser boa com relao aos outros, pois, os que agem retamente que podem conquistar as coisas nobres e boas da vida. CONSIDERAES FINAIS ARISTTELES. tica a Nicmaco. Martin Claret. So Paulo, 2003.

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Set/Out/Nov/Dez. 2012. N 6.

ARISTTELES. Poltica. Nova Cultural. So Paulo, 1999. RUSS, J. Pensamento tico contemporneo. So Paulo: Paulus, 1999. MARITAIN, J. A Filosofia Moral. 2. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1973. MORA, J. F. Dicionrio de Filosofia Tomo II. Loyola. So Paulo, 2001. SPAEMANN, R. Felicidade e Benevolncia ensaio sobre tica. So Paulo: Loyola, 1996. SILVA, M. B. Sentido tico de Prxis Comunitria o valor da conscincia. So Paulo: Paulus, 1994. RUSS, J. Pensamento tico contemporneo. Paulus. So Paulo, 1999. p.66. PEGORARO, O. A. tica Justia. 3. ed. Petrpolis RJ: Vozes, 1995. VALLS, A. L. M. O que tica. 9. ed. Brasiliense. So Paulo, 1994. p. 29.

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Set/Out/Nov/Dez. 2012. N 6.

Das könnte Ihnen auch gefallen