Sie sind auf Seite 1von 3

Constituio do Estado de Gois

(...)

TTULO V

DA JUSTIA E DA DEFESA DA SOCIEDADE

CAPTULO I DO MINISTRIO PBLICO

Art. 114 - O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. Pargrafo nico - So princpios institucionais do Ministrio Pblico a unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional.

Art. 115 - Ao Ministrio Pblico assegurada autonomia administrativa e funcional, cabendolhe, na forma de lei complementar: I - propor Assemblia Legislativa a organizao de sua secretaria e dos servios auxiliares, a criao e extino de seus cargos, bem como a fixao dos vencimentos de seus membros e servidores; II - prover, mediante concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, os cargos da carreira e dos servios auxiliares, organizados em quadro prprio, praticar atos de gesto e exercer os atos de provimento derivado, decidindo sobre a situao do pessoal da carreira; III - compor os rgos de sua administrao superior e elaborar seu regimento interno; IV - exercer outras competncias dela decorrentes; V - elaborar sua proposta oramentria dentro dos limites da lei de diretrizes oramentrias, submetendo-a ao Chefe do Executivo para remessa Assemblia Legislativa.

Art. 116 - Lei complementar, cuja iniciativa facultada ao Procurador-Geral de Justia, estabelecer a organizao, atribuies e Estatuto do Ministrio Pblico, observados os

princpios constantes do art. 128, 5, da Constituio da Repblica e os seguintes: I - ingresso na carreira mediante concurso pblico de provas e ttulos assegurada a participao da Ordem dos Advogados do Brasil e do Instituto dos Advogados de Gois em sua realizao e observada, nas nomeaes, a ordem de classificao; II - promoo voluntria, por antiguidade e merecimento, alternadamente, de uma para outra entrncia e de entrncia mais elevada para o cargo de Procurador de Justia, observando-se o disposto no art. 93, inciso II, da Constituio da Repblica; III - vencimentos fixados com diferena no superior a dez por cento de uma para outra das categorias da carreira, garantindo-se, ao Procurador de Justia, o valor mximo que for estabelecido com a aplicao do art. 53 desta Constituio; A expresso "garantindo-se, ao Procurador de Justia, o valor mximo que for estabelecido com a aplicao do art. 53 desta Constituio", foi suspensa, liminarmente, at julgamento de mrito, pela ADIN n 372-1, D.J. de 09.11.90. Matria regulada pelo artigo 2 da Lei n 11.354, de 29.11.90. IV - aposentadoria com proventos integrais, sendo compulsria por invalidez ou aos setenta anos de idade, e facultativa aos trinta anos de servio, aps cinco anos de exerccio efetivo no Ministrio Pblico, aplicando-se o disposto no art. 40, 4, da Constituio da Repblica e na lei; V - penso integral por morte, reajustvel sempre que forem elevados os vencimentos e proventos dos membros ativos e inativos e na mesma base; VI - elaborao de lista trplice dentre integrantes da carreira para escolha do ProcuradorGeral de Justia, pelo Governador do Estado, para mandato de dois anos, permitida uma reconduo; Inciso regulamentado pela Lei Complementar n 05, de 21.01.91, D.O. de 30.01.91. VII - procedimentos administrativos de sua competncia. Art. 117 - So funes institucionais do Ministrio Pblico: I - promover privativamente a ao penal pblica na forma da lei; II - zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Pblicos e dos servios de relevncia pblica aos direitos assegurados nesta e na Constituio da Repblica, promovendo as medidas necessrias a sua garantia; III - promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; IV - promover a ao de inconstitucionalidade ou representao para fins de interveno do Estado, nos casos previstos nesta Constituio; V - expedir notificaes nos procedimentos administrativos de sua competncia, requisitando

informaes e documentos para instru-los, na forma da lei complementar respectiva; VI - exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar mencionada no artigo anterior; VII - requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial, indicados os fundamentos jurdicos de suas manifestaes processuais; VIII - exercer outras funes que lhe forem conferidas, desde que compatveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representao judicial e a consultoria jurdica de entidades pblicas; IX - defender judicialmente os direitos e interesses das populaes indgenas. 1 - A legitimao do Ministrio Pblico para aes civis previstas neste artigo no impede a de terceiros, nas mesmas hipteses, segundo o disposto na Constituio da Repblica e na lei. 2 - Os cargos do Ministrio Pblico so assemelhados aos da Magistratura Estadual, suas funes s podem ser exercidas por integrantes da carreira, que devero, obrigatoriamente, residir na respectiva comarca. Suspensa a eficcia deste pargrafo pela ADIN n 372-1. Aguardando julgamento de mrito. D.J. de 09.11.90. 3 - Na proteo de patrimnio pblico estadual e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos, o Ministrio Pblico investigar representao e notcia-crime formuladas por associaes profissionais, sindicatos e entidades da sociedade civil e promover a ao cabvel. 4 - Alm das funes previstas nesta e na Constituio da Repblica, cabe ainda ao Ministrio Pblico, nos termos de sua lei complementar, exercer a fiscalizao dos estabelecimentos prisionais e dos que abriguem idosos, menores, incapazes ou deficientes.

(...)

Das könnte Ihnen auch gefallen